INSCRIÇÃO: 01189
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT06
 
TÍTULO: Alimentos Para Vida: contando histórias através de um storyboard
 
AUTORES: Luiza Emiko Ozaki (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Carolina Fernandes da Silva Mandaji (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O “Alimentos Para Vida: contando histórias através de um storyboard” foi realizado pela aluna Luiza Emiko Ozaki em conjunto com a professora Carolina Fernandes da Silva Mandaji, para a disciplina de Linguagem Visual 2, no curso de bacharelado de Comunicação Organizacional, oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.਀ O trabalho faz parte do “Projeto de comunicação para o Templo Hare Krishna Curitiba”, desenvolvido na disciplina de Projeto 4. O plano de comunicação, incluindo o planejamento de um audiovisual, do qual o storyboard faz parte, teve como objeto de estudo o Templo Hare Krishna Curitiba, organização do terceiro setor que está inserida dentro do contexto religioso do hinduísmo e do vaishnavismo, cujos conceitos buscam estabelecer uma relação com o Deus Único, monoteísta, tornando a ‘consciência de ego’ do devoto em uma ‘consciência de Deus’, transformando-o em um receptor da graça divina” (PROJETO 4, Comunicação Organizacional, 2º semestre de 2018).਀ Os devotos, que constituem a organização estudada, procuram viver de forma harmônica, segundo eles, estando livre de negatividades e com tolerância. Desta forma, a instituição promove ações que tem como objetivo beneficiar a comunidade da região na qual estão inseridos. Como uma dessas ações, conhecemos o projeto Alimentos para Vida (Food for Life), que produz e distribui refeições vegetarianas de forma gratuita. Tais comidas são, primeiramente, oferecidas a Krishna e, depois de purificadas, à população em geral, com o propósito de alimentar o corpo, bem como de acordo com a filosofia, também a alma de quem as consome. A ação é vista com prestígio por aqueles que a conhecem, alimentando cerca de 300 pessoas diariamente, dos mais diversos perfis.਀ Dito isso, o “Projeto de comunicação para o Templo Hare Krishna Curitiba” por meio de diversas pesquisas, concluiu que o Projeto Alimentos para Vida é de grande importância para o bem-estar e convívio da organização para com a comunidade, e que, por esse motivo, precisaria ser mais conhecido e reconhecido. Como forma de solucionar o problema de visibilidade do projeto, foram produzidos diversos materiais de comunicação com o intuito de divulgar o trabalho do Templo Hare Krishna Curitiba. Dentre eles, um audiovisual institucional, no qual o storyboard a ser descrito fez parte do planejamento de produção.਀ De acordo com John Hart em The Art of the Storyboard (Editora Focal Press, 2008), o storyboard pode ser definido como a pré-visualização projetada, de quadro em quadro, para ilustrar o roteiro do audiovisual. Dando forma à narrativa, o storyboard permite que a equipe de produção se organize antes de realizar a filmagem, criando o olhar correto de como a mensagem deve ser transmitida antes das cenas serem filmadas.਀䄀氀洀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 昀甀渀漀 搀漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 挀漀洀漀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀 猀攀爀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䰀愀眀爀攀渀挀攀 娀攀攀最攀渀 䌀爀甀猀栀 渀漀 琀攀砀琀漀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䤀氀甀猀琀爀愀漀 ⠀䔀搀椀琀漀爀愀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀  㤀⤀Ⰰ 愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 搀攀昀椀渀攀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀攀爀漀搀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 ᰀ樠甀猀琀漀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 爀攀最椀猀琀爀漀甀 愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 搀漀 栀漀洀攀洀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀渀搀漀ⴀ愀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 渀漀 攀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀渀琀攀猀 搀漀 渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀ᴀ⸠ ਀䄀椀渀搀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀 琀攀洀 愀 昀甀渀漀 搀攀 搀愀爀 昀漀爀洀愀 瘀椀猀甀愀氀 愀漀 焀甀攀 猀攀 焀甀攀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀焀甀椀 搀攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 搀愀爀 瘀椀搀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀  瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 ᰀ吠攀洀瀀漀猀 搀攀 倀甀爀椀昀椀挀愀漀ᴀ†瀀爀漀挀甀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀㨀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䄀氀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 嘀椀搀愀⸀  ਀䐀攀昀椀渀椀渀搀漀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 挀漀渀琀愀搀愀猀 渀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 攀氀攀渀挀愀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 瀀氀愀渀漀猀 攀 猀攀焀甀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀漀 栀漀洀攀洀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 愀 攀氀攀瘀愀漀 攀猀瀀椀爀椀琀甀愀氀Ⰰ 猀攀樀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀氀愀爀愀 攀 洀愀渀琀攀渀搀漀 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀 漀猀 搀攀瘀漀琀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀猀琀甀搀愀搀愀 搀攀搀椀挀愀洀ⴀ猀攀 愀漀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 爀攀昀攀椀攀猀 焀甀攀 瀀爀攀猀琀愀洀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 挀甀爀椀琀椀戀愀渀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 Para definir os métodos de comunicação que seriam utilizados para beneficiar o Templo Hare Krishna Curitiba, foram realizadas pesquisas secundárias com o objetivo de entender melhor a cultura, o contexto e a história da organização estudada. Para isso, foram feitas diversas visitas técnicas ao local, entrevistas semi-estruturadas com os devotos do templo e também o mapeamento dos públicos conectados a instituição.਀ Os dados nos mostraram que o templo se relaciona com públicos de perfis distintos, indo desde os devotos que moram no templo a frequentadores esporádicos. Com todas essas informações mapeadas, deu-se início um diagnóstico da cultura organizacional do templo, utilizado para estabelecer estruturas e condições viáveis para o plano de comunicação.਀ Com o diagnóstico feito, procuramos estabelecer uma prioridade para as demandas que precisavam ser cumpridas por meio da análise SWOT e da matriz GUT. Com o auxílio das duas ferramentas, constatamos que a falta de registros, da consciência sustentável e da produção de conteúdos para as mídias sociais eram os principais problemas de comunicação do templo.਀ Após elencar os principais problemas a serem resolvidos, demos início a elaboração do planejamento do audiovisual “Tempos de Purificação”. Na pré-produção do material, foi criado o storyboard, com o objetivo de dar forma ao que seria feito no audiovisual, auxiliando na esquematização do material a ser filmado. ਀ Segundo Alex Moletta em Criação de curta metragem em vídeo digital: uma proposta de produção de baixo custo (Editora Summus, 2009), o storyboard é uma referência visual esquemática que se parece com as histórias em quadrinhos, contendo planos, ângulos de câmera, dimensões e proporções do objeto da imagem. Trata-se de uma visualização, um rascunho da cena, que pode apresentar apenas contornos de objetos e pessoas.਀ Neste projeto, optou-se por rascunhos bidimensionais que destacaram as cenas-chave no storyboard, apresentando-as na ordem em que as mesmas deveriam aparecer na obra audiovisual, enfatizando a dedicação que os devotos têm pela religião e pelos serviços que prestam. Estabelecendo quem ou o que e como deveriam aparecer os elementos de cada cena, a ilustração pré estabeleceu o planejamento das cenas que foram gravadas posteriormente no Templo Hare Krishna Curitiba durante a oferta dos almoços à população. Foram previstas as cenas do lado de fora do templo e detalhes do local, da rotina de seus moradores, de seus ambientes internos, das entrevistas dadas por devotos da organização, da preparação das refeições e da distribuição das mesmas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀 渀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 ᰀ吠攀洀瀀漀猀 搀攀 倀甀爀椀昀椀挀愀漀ᴀ⸠ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 搀甀爀漀甀 挀攀爀挀愀 搀攀 琀爀猀 洀攀猀攀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀⸀ 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 搀愀搀漀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 攀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 㐀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀 挀漀洀漀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 䠀愀爀攀 䬀爀椀猀栀渀愀 攀 洀攀氀栀漀爀愀爀 猀甀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 昀漀挀愀渀搀漀 渀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 䄀氀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 嘀椀搀愀⸀ ਀䐀攀挀椀搀椀搀漀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 愀 猀攀爀 猀攀最甀椀搀漀Ⰰ 搀攀甀ⴀ猀攀 椀渀挀椀漀  攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 搀漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀⸀ 倀攀渀猀愀搀漀猀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀猀 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 椀渀猀攀爀椀爀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀猀琀甀搀愀搀愀Ⰰ 愀 攀猀焀甀攀洀愀琀椀稀愀漀 搀漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 猀攀 搀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 渀漀瘀攀 焀甀愀搀爀漀猀⸀  Utilizando lápis aquareláveis e canetas nanquim, o templo foi apresentado, primeiramente, em dois quadros externos, mostrando o lado de fora do local e, em seguida, os detalhes do mesmo ambiente. Depois a área interna do templo foi introduzida à história, mostrando o cotidiano dos devotos, que posteriormente seria gravado no cômodo principal da organização, em que podemos encontrar o altar e onde são realizadas as aulas diárias. O quarto quadro apresenta a primeira devota entrevistada, que respondeu às perguntas que foram elencadas pela equipe de Projeto 4 e que visavam responder questões sobre a cultura, a religião, o templo e o Alimentos para Vida.਀ Dando sequência ao storyboard, foi criada a cena em que os objetos do altar e do cômodo principal ganham destaque, familiarizando o espectador com o ambiente interno. O sexto quadro trouxe mais uma entrevista concedida por devotos Hare Krishna. Após a breve explicação do entrevistado, o sétimo quadro partiu para a preparação dos alimentos, mostrando como a preparação dos pratos de refeição é feita, antes de ser entregue à comunidade.਀ O oitavo quadro mostra o objetivo final do projeto Alimentos para Vida: a distribuição das refeições vegetarianas para os mais diversos perfis que se relacionam com a organização, conforme foi percebido no mapeamento de públicos da organização. Para finalizar o storyboard, destacamos a placa do Templo Hare Krishna Curitiba no último quadro, para encerrar o vídeo com a marca já registrada da instituição estudada ao longo de todo o segundo semestre de 2018 para a disciplina de Projeto 4.਀ Deste modo, o produto final do storyboard atendeu as demandas de melhorias de comunicação estabelecidas pelo grupo de Projeto 4 e ao planejamento do material audiovisual, contribuindo para a produção do mesmos. Apresentando de forma ilustrada a primeira narrativa ser construída para o vídeo “Tempos de Purificação”, o trabalho aqui presente deu forma esquematizada aos feitos importantes do Templo Hare Krishna Curitiba, ajudando a divulgá-los nas mídias sociais.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀