O jornal mural ComunicArte é um produto laboratorial desenvolvido no Curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional Uninter, desde 2009. Sob orientação de professores do curso, o Comunicarte tem como objetivo possibilitar aos estudantes a produção em um formato diferenciado dos demais produtos laboratoriais do curso, contribuindo para o processo de aprendizagem em um formato impresso. 䔀洀 ㈀ 㠀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 攀搀椀攀猀 搀愀猀 琀甀爀洀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀 攀 洀愀椀猀 攀 ㈀ 攀搀椀攀猀 搀攀 琀甀爀洀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 愀 搀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 伀猀 樀漀爀渀愀椀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 漀猀 焀甀攀 漀戀琀椀瘀攀爀愀洀 洀搀椀愀 愀挀椀洀愀 搀攀 㤀 ⸀ 䄀猀 攀搀椀攀猀 昀椀挀愀洀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 挀愀渀愀氀 搀漀 䤀猀猀甀甀Ⰰ 愀挀攀猀猀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀椀猀猀甀甀⸀挀漀洀⼀挀漀洀甀渀椀挀愀爀琀攀㠀⸀
Cada edição, produzida por grupos de três alunos, trata de uma temática específica, compreendida dentro da linha editorial do veículo. A proposta pode ser identificada pelo próprio nome do jornal que propõe a junção das palavras Comunicação e Arte. Nesse sentido, todas as edições, ainda que tratem de diferentes temas, fazem sempre referência aos aspectos culturais. O público-alvo do veículo são estudantes, professores e funcionários dos cursos da Uninter. 伀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 猀甀氀昀椀琀攀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 䄀㌀Ⰰ 挀漀氀漀爀椀搀漀⸀ 䌀漀洀 琀椀爀愀最攀洀 搀攀 ㌀ 攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀Ⰰ 挀愀搀愀 攀搀椀漀 攀砀瀀漀猀琀愀 焀甀椀渀稀攀渀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 昀氀甀砀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 栀愀氀氀猀 攀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 吀椀爀愀搀攀渀琀攀猀⸀ 匀甀愀猀 攀搀椀攀猀 愀戀漀爀搀愀洀 琀攀洀愀猀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀猀 挀漀洀 愀爀琀攀 攀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 琀爀猀 琀攀砀琀漀猀 挀甀爀琀漀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 ⠀甀洀 琀攀砀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀 搀甀愀猀 挀漀爀爀攀氀愀琀愀猀⤀Ⰰ 搀甀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 ⠀甀洀愀 最爀愀渀搀攀Ⰰ 搀漀 琀攀砀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀 漀甀琀爀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 搀愀猀 挀漀爀爀攀氀愀琀愀猀⤀ 攀 琀琀甀氀漀猀 挀甀爀琀漀猀 攀 愀琀爀愀攀渀琀攀猀⸀
O ComunicArte segue um padrão previsto em projeto gráfico próprio do veículo disponibilizado aos alunos. O tipo Bree Serif é o mais recorrente, tendo variações de tamanho e densidade quando se trata de títulos, gravatas, legendas, olhos, etc. O corpo é composto pelo tipo Chaparral Pro, com corpo 14 pontos de modo que se garante leiturabilidade a uma distância de até 2 metros. 伀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀漀搀攀洀 攀猀挀漀氀栀攀爀 搀漀椀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀漀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀㨀 甀洀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 攀 甀洀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀 渀漀 䄀搀漀戀攀 䤀渀搀攀猀椀最渀⸀ 匀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 愀椀渀搀愀 愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 攀 戀氀漀挀漀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀漀搀甀氀愀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀搀愀瀀琀愀搀漀猀 愀 挀愀搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀⸀
O ComunicArte é resultante da associação de 4 disciplinas que compõem a Unidade Temática de Aprendizagem Processos Jornalísticos. Fazem parte deste módulo as seguintes disciplinas: Processo de produção jornalístico, Redação jornalística, Diagramação e layout e Produção textual. O jornal mural atende às capacidades de produção dos alunos eme stágio iniciais do curso, possibilitando o contato com fontes de informação, redação e diagramação de conteúdos.匀攀最甀渀搀漀 䘀爀愀渀愀 ⠀䨀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀㨀 渀漀瘀愀 攀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 漀瀀漀Ⰰ 㤀㤀㠀Ⰰ 瀀⸀⤀Ⰰ ᰀ愠漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 搀愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 氀攀瘀愀搀愀 瀀愀爀愀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀Ⰰ 漀 䴀甀爀愀氀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瘀攀椀挀甀氀愀爀 搀愀搀漀猀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀猀 愀 攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀ᴀ⸠
A título de exemplo, apresentamos a edição “Decifrando o olho do Museu”, publicada no segundo semestre de 2018. A edição tratou do Museu Oscar Niemeyer (MON), uma das maiores referências culturais da sociedade contemporânea de Curitiba. O museu contém uma torre de arquitetura diferenciada, seu formato deu ao museu o apelido de “museu do olho”. O objetivo dessa edição do ComunicArte foi apurar os fatos que inspiraram o arquiteto Oscar Niemeyer a desenvolver o projeto do MON, bem como, contextualizar a história do museu e levantar, através de entrevistas, o que o público opina sobre qual teria sido a inspiração do arquiteto ao desenvolver a obra.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㠀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 最愀渀栀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀洀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 漀甀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 挀氀椀攀渀琀攀猀 漀甀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 椀渀琀攀爀渀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 ᰀ挠漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀甀猀 攀洀瀀爀攀最愀搀漀猀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 戀甀猀挀愀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 最攀爀愀爀 洀愀椀漀爀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀椀搀愀搀攀ᴀ†⠀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 洀搀椀愀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀㤀㔀⤀⸀
O aspecto visual é algo bastante destacado na produção do jornal. A diagramação é inspirada em movimentos artísticos, que ao longo da história expressaram simbólica e esteticamente a experiência humana. A arte sempre teve papel fundamental na sociedade e na política, por este motivo, o ComunicArte tenta trazer obras e movimentos artísticos em seu layout.䐀攀渀琀爀攀 愀猀 琀愀爀攀昀愀猀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 漀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀Ⰰ 攀猀琀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 攀搀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 甀猀漀 搀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀⼀䄀搀漀戀攀Ⰰ 搀椀愀最爀愀洀愀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䤀渀搀攀猀椀最渀 搀愀 䄀搀漀戀攀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀甀渀椀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 猀攀爀攀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 琀愀洀戀洀 猀漀 漀爀椀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 焀甀攀 愀瘀愀氀椀愀洀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀椀渀甀挀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀爀爀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 挀漀爀爀椀最椀搀漀猀 愀渀琀攀猀 搀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀
Em seu livro, Lopes (Jornal laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor, 1989, p.14) usa as palavras do pioneiro em estudos em folkcomunicação no Brasil, Luiz Beltrão, que nos dá três funções que uma escola deve cumprir para formar jornalistas. 䰀漀最漀Ⰰ 樀甀渀琀愀渀搀漀 愀 愀爀琀攀 攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀洀漀 昀椀砀愀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀渀搀攀 攀洀 猀愀氀愀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀 愀樀甀搀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀攀洀 攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀攀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 昀漀爀洀愀漀 挀漀洀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀琀攀樀愀洀 洀椀渀椀洀愀洀攀渀琀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀猀 攀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 甀洀愀 爀攀搀愀漀 攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀猀 焀甀攀 椀渀椀挀椀愀洀 渀漀猀 攀猀琀最椀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀
Um aspecto que procura extrapolar as barreiras de espaço e tamanho do jornal é a inclusão de conteúdo digital com possibilidades de acesso via dispositivos móveis. Através do QR code , permite-se acesso a conteúdos em transmídia, uma vez que é possível acessar outras mídias por meio do uso de dispositivos móveis. Assim, além de apreciar a obra estampada na diagramação o leitor pode encontrar mais informações. 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 瀀爀漀挀甀爀愀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀猀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀猀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 甀洀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 渀愀 洀攀搀椀搀愀 攀洀 焀甀攀 愀琀甀愀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 愀瀀琀椀搀漀 瀀愀爀愀 ᰀ挠漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀ᴀ⸠
Com isso, cada parte do conhecimento recebido nas disciplinas são convergidos para o desenvolvimento de um projeto, que permite a elaboração de produção jornalística em um roteiro que abrange o pensamento da pauta, o planejamento da execução das entrevistas e pesquisa, o desafio de iniciar uma linha de narrativa e escrever a matéria. 䐀攀瀀漀椀猀Ⰰ 氀椀搀愀爀 愀 挀漀渀攀砀漀 搀攀猀猀愀 洀愀琀爀椀愀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 愀氀椀渀栀愀搀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 搀攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 攀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 椀洀愀最攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀愀爀洀渀椀挀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 攀搀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀⸀ 唀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 爀攀切渀攀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀⸀
|
O jornal mural ComunicArte procura proporcionar aos alunos a prática de uma produção jornalística. Na primeira etapa, os estudantes definem o objeto de estudo dentro dos temas arte e cultura, apresentado pelo orientador da disciplina, que esclarece todo o processo e cronograma da disciplina. As etapas seguintes seguem na seguinte ordem: os alunos conhecem a proposta do ComunicArte e os objetivos do jornal mural. A partir disso, eles são provocados a apresentarem pautas que se enquadre na proposta do veículo. As pautas são avaliadas pelos professores com o objetivo de identificar questões éticas, dificuldades para produção, enquadramento à proposta, ente outros aspectos. 䄀 攀琀愀瀀愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 椀渀挀氀甀椀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 猀漀 椀渀猀琀椀最愀搀漀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 搀攀瘀攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 昀漀琀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀
Após processo de avaliação dos professores, o que pode exigir uma checagem dos dados ou complementação de informações, os alunos redigem os textos. Após a redação o material passa para a fase de diagramação. Neste momento, os alunos realizam a atividade em laboratório. Nesta fase, os alunos utilizam os conhecimentos de layout e operam a ferramenta para preparar o material para publicação. Após a revisão dos textos e do conteúdo diagramado, o jornal é enviado via Ambiente Virtual de Aprendizagem. A etapa seguinte é a avaliação do material por meio de feedback dos professores. Neste caso, a avaliação é realizada não apenas pelo professor que coordena o projeto, mas também pelos demais professores das 4 disciplinas associadas. As notas são lançadas e são selecionados os melhores trabalhos, aqueles que que obtiveram nota acima de 90 (de 0 a 100) para serem publicados nos murais. Além da publicação em mural, o jornal também é divulgado em formato online pelo Mediação, portal de notícias do curso de Jornalismo da Uninter, ficando disponível também para acesso de qualquer lugar.
A produção leva em torno de 14 semanas, seguindo um calendário previamente informado aos alunos. 倀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 攀搀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 搀漀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 渀漀 猀椀琀攀 眀眀眀⸀渀椀攀洀攀礀攀爀⸀漀爀最⸀戀爀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 琀漀搀愀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 愀爀焀甀椀琀攀琀漀 伀猀挀愀爀 一椀攀洀攀礀攀爀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 愀爀焀甀椀琀攀琀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀氀愀琀愀洀 猀甀愀猀 椀渀猀瀀椀爀愀攀猀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀漀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 漀昀椀挀椀愀氀 搀漀 䴀伀一Ⰰ 眀眀眀⸀洀甀猀攀甀漀猀挀愀爀渀椀攀洀攀礀攀爀⸀漀爀最⸀戀爀Ⰰ 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 搀愀 琀漀爀爀攀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 瀀漀爀 一椀攀洀攀礀攀爀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 昀爀攀渀琀攀 搀漀 洀甀猀攀甀⸀
Foram realizadas entrevistas com vinte visitantes do museu, entre sete e cinquenta e dois anos, com a seguinte pergunta: O que a torre do Museu Oscar Niemeyer é? Tais entrevistas nortearam toda a pesquisa, na busca de desvendar o que retrata a torre principal do museu. 䄀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 甀琀椀氀椀稀漀甀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀⸀ 䐀攀甀ⴀ猀攀 渀昀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 洀甀猀攀甀 焀甀攀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 攀洀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 愀漀 挀愀戀攀愀氀栀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 甀猀漀 搀漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀Ⰰ 漀挀甀瀀愀渀搀漀 琀漀搀漀 漀 氀愀搀漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 攀洀 猀甀愀猀 切氀琀椀洀愀猀 挀漀氀甀渀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀漀爀渀愀 愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀ⴀ愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀⸀ 䄀 攀搀椀漀 猀攀最甀攀 甀洀 瀀愀搀爀漀 搀攀 㤀 挀漀氀甀渀愀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀⸀ 唀洀愀 猀攀最甀渀搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀瀀攀 愀 愀爀琀攀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀 挀漀渀琀爀愀瀀攀猀漀 渀愀 椀洀愀最攀洀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀琀漀 搀漀 洀甀猀攀甀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀愀搀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 一椀攀洀攀礀攀爀⸀ 䔀猀琀愀 猀攀最甀渀搀愀 昀漀琀漀 攀猀琀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀 渀漀 挀愀渀琀漀 椀渀昀攀爀椀漀爀 搀椀爀攀椀琀漀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 甀洀愀 瘀愀爀爀攀搀甀爀愀 搀漀 漀氀栀漀 攀洀 搀椀愀最漀渀愀氀⸀ 唀洀 戀漀砀 攀洀 琀漀洀 洀愀椀猀 攀猀挀甀爀漀Ⰰ 愀戀爀椀最愀 愀 洀愀琀爀椀愀 挀漀爀爀攀氀愀琀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 最愀渀栀攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀攀洀 焀甀攀 瀀漀氀甀愀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀 琀漀搀漀⸀
Como pode ser observado, o jornal procura respeitar uma identidade visual, expressa pelo respeito aos espaços, o uso de uma tipografia padrão para cada elemento textual das matérias, bem como das cores utilizadas. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|