INSCRIÇÃO: 01229
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Tantas Marias
 
AUTORES: Adryelle Aparecida de Freitas Minatti (Universidade Positivo); Gabriel Hammoud (Universidade Positivo); Filipe Bordinhão dos Santos (Universidade Positivo)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Em A Dominação Masculina (2002), Pierre Bourdieu exemplifica em uma relação de oposição homologa a diferença entre os gêneros. O alto e baixo; em cima e embaixo; na frente e atrás; direita e esquerda; reto e curvo; seco e úmido; duro e mole; claro e escuro; fora e dentro. Essas comparações são vistas de forma subjetiva e, involuntariamente, interpretamos que a mulher é a parte dominada e inferior nessas relações, não se fazendo necessário duvidar da força masculina sobre a feminina, socialmente falando.਀ O homem toma a forma de um parceiro forte e líder, e a mulher volta ao papel submisso da ideologia patriarcal retrógrada, assumindo a posição de um meio social que a oprime e lhe obriga a ceder à essa opressão, por falta de opções em um cenário cruel no mundo real de dominância de gênero e insegurança. ਀ Hoje, as mulheres possuem mais poder, legalmente falando, em caso de matrimônio, e maior liberdade social, se comparado com épocas passadas. Mas o que não mudou é a discriminação do gênero que historicamente é oprimido.਀ Segundo uma pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizada pelo Instituto Datafolha, cerca de 27,4% das mulheres brasileiras sofreram agressões físicas no ano de 2018. Destas, 42% foram vítimas do próprio parceiro e 52% não denunciaram, muitas vezes por medo, dependência financeira ou emocional ou receio do cumprimento das leis.਀ Tantas Marias é uma produção literária realizada na disciplina de Pesquisa em Comunicação, orientada pelo Professor Doutor Filipe Bordinhão, no Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Tendo a intenção, através de poemas e ilustrações, incentivar as denúncias de violência contra mulher e conscientizar não somente elas, mas também os homens e todos (as) aqueles (as) que convivem com este cenário.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀愀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀洀漀猀 猀漀戀爀攀 最渀攀爀漀 ⠀匀䌀伀吀吀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀㬀 䐀䔀䰀 倀刀䤀伀刀䤀Ⰰ ㈀  ㈀㬀 䌀䠀䄀一吀䔀刀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 猀漀 瘀椀猀琀漀猀 攀 挀漀洀漀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀洀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀㬀 猀漀戀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀 攀 挀漀洀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀 琀椀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀㬀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 攀洀瀀爀攀最愀琀挀椀愀猀㬀 攀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 猀甀愀 愀琀爀椀戀甀椀漀 搀愀搀愀 攀洀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀洀漀爀漀猀漀⸀  ਀吀漀搀漀猀 漀猀 搀愀搀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 戀愀猀攀愀搀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀愀渀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀漀甀 甀洀 挀愀猀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀 挀愀搀愀 ㄀㘀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 一切挀氀攀漀 搀攀 倀爀漀洀漀漀 搀愀 䤀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 䜀渀攀爀漀 ⠀一甀最椀瀀攀⤀Ⰰ 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 倀切戀氀椀挀漀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀ ਀⠀⸀⸀⸀⤀ ᰀ朠渀攀爀漀ᴀ†琀攀洀 甀洀愀 挀漀渀漀琀愀漀 洀愀椀猀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 攀 渀攀甀琀爀愀 搀漀 焀甀攀 ᰀ洠甀氀栀攀爀攀猀ᴀ⸠ ᠀䜠渀攀爀漀ᴀ†瀀愀爀攀挀攀 猀攀 愀樀甀猀琀愀爀  琀攀爀洀椀渀漀氀漀最椀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 搀愀猀 挀椀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 搀椀猀猀漀挀椀愀渀搀漀ⴀ猀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 ⠀猀甀瀀漀猀琀愀洀攀渀琀攀 爀甀椀搀漀猀愀⤀ 搀漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀⸀ 一攀猀猀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀Ⰰ 漀 琀攀爀洀漀 ∀最渀攀爀漀∀ 渀漀 椀洀瀀氀椀挀愀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 甀洀愀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 瀀漀猀椀漀 猀漀戀爀攀 愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 漀甀 漀 瀀漀搀攀爀Ⰰ 渀攀洀 琀愀洀瀀漀甀挀漀 搀攀猀椀最渀愀 愀 瀀愀爀琀攀 氀攀猀愀搀愀 ⠀攀 愀琀 栀漀樀攀 椀渀瘀椀猀瘀攀氀⤀ ⠀匀䌀伀吀吀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀Ⰰ 瀀⸀ 㔀⸀⤀⸀ ਀䄀瀀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 甀洀 挀爀椀琀爀椀漀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀㨀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 挀漀洀 椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀愀愀搀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 甀洀 挀漀渀瘀椀琀攀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 攀 瘀椀渀琀攀 攀 搀甀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 搀攀 ㄀㘀 愀 ㌀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 愀挀攀椀琀愀爀愀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀⸀ 䔀洀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 椀渀昀漀爀洀愀氀Ⰰ 猀攀洀 愀 瀀爀攀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 漀甀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀Ⰰ 攀氀愀猀 猀攀 瀀甀猀攀爀愀洀 愀戀攀爀琀愀洀攀渀琀攀 愀 爀攀氀愀琀愀爀 猀甀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 搀攀昀攀爀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 瀀愀爀挀攀椀爀漀 愀洀漀爀漀猀漀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀愀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瘀攀稀 攀洀 焀甀攀 猀攀渀琀椀甀ⴀ猀攀 漀瀀爀椀洀椀搀愀 瀀攀氀漀 最渀攀爀漀 漀瀀漀猀琀漀⸀ 刀攀氀愀琀漀猀 攀猀猀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 愀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ ਀一攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 搀攀氀椀挀愀搀攀稀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀 挀攀爀琀漀 挀甀椀搀愀搀漀 愀漀 愀戀漀爀搀ⴀ氀愀猀⸀ 䘀漀椀 琀漀洀愀搀愀 甀洀愀 挀愀甀琀攀氀愀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀愀猀 猀攀 愀戀爀椀猀猀攀洀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀 瀀愀爀琀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀 搀愀 搀甀瀀氀愀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀 攀渀琀爀愀猀猀攀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ 䐀攀猀猀愀猀Ⰰ 搀甀愀猀 猀攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀爀愀洀 攀 愀挀愀戀愀爀愀洀 搀攀猀椀猀琀椀渀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 愀猀 搀攀洀愀椀猀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀 氀攀瘀愀爀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 愀琀 漀 昀椀渀愀氀⸀  ਀䄀 挀漀氀攀琀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀 焀甀攀 攀氀愀猀 洀愀椀猀 猀攀 猀攀渀琀椀猀猀攀洀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀椀猀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀甀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀搀椀漀猀 渀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀攀渀栀甀洀 爀攀氀愀琀漀 漀甀 渀漀洀攀 昀漀椀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀⸀
 
OBJETIVO
Para a execução final do produto, no que se diz respeito à produção literária, as métricas do corpo do texto não possuem, necessariamente, a prática de contagem das sílabas que tornam a escrita de um poema mais clássica, porém, foram escritos e diagramados, em sua maioria, com estruturas destinadas à leitura sonora. Ou seja, contendo pausas e separações de versos desejados, com a melodia pretendida pela poetisa baseado nos depoimentos reais, para que o leitor tenha a experiência de imersão completa diante da obra. ਀ Escritos pela aluna autora do projeto Adryelle Minatti, os poemas tomaram forma a partir dos relatos coletados das mulheres entrevistadas, vítimas de violência de todos os tipos, com foco na agressão física, verbal, psicológica e doméstica. Como sugere Beatriz Citelli, em Produção e Leitura de Textos no Ensino Fundamental (2001), a formação poética se dá a partir de um objeto comumente já visto antes. ਀ Outra técnica narrativa usada na composição dos textículos foi o storytelling, que no livro 5 Lições de Storytelling de James Mcsill (2013), afirma-se que há uma certa diferença em se contar "histórias" e "estórias" dentro desta técnica. O primeiro é ligado com fatos, enquanto o segundo é ficcional, em Tantas Marias os dois tipos de narrativas foram usadas no material final, ou seja, a ferramenta utilizada tem o objetivo de desencadear uma história e conseguir reter a atenção do leitor – esteja ele onde estiver – e que marque-o, fique em sua memória.਀ Os elementos técnicos que consistem na adequação da produção gráfica, auxiliam o direcionamento da estética com o conteúdo literário. A diagramação, por exemplo o padrão seguido são dois tipos de conteúdo diferentes por página. Em uma, apresentamos o título com o poema baseado nos relatos citados anteriormente e na outra, uma ilustração que traduza aquele poema para um ambiente mais subjetivo. Diferente dos corpos, os títulos dos poemas possuem uma forma de diagramação que deixa de lado a estrutura formal e transita entre tipografias com designs propositalmente assimétricos e texturizados, com a ideia de transmitir maior informalidade e associar o texto à cartazes de rua para gerar identificação e relacionar à protesto e lutas sociais. ਀ No lado oposto, as ilustrações trazem traços irregulares, traduzindo a combinação do que o poema quis dizer com associação aos relatos. Mantendo o padrão do produto inteiro, as artes variam entre branco sobre preto e vice e versa, possuindo a mesma preocupação dos títulos em trazer características urbanas significativas para o livro. ਀ Depois dos processos de criação a decisão de transformar as mulheres em números, cada página mostra dados de mortes, agressores e vítimas levando direto ao incentivo à denúncia que, além da conscientização dos leitores e voz às vítimas, caracteriza o objetivo principal do projeto. Concluído como o esperado em sua idealização, a forma física do projeto teve, desde o princípio, a intenção de se apresentar como um produto simples, porém com um impacto significativo, onde o leitor não espera o que se propõe à primeira vista, usando as metodologias apresentadas anteriormente.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀