Em A Dominação Masculina (2002), Pierre Bourdieu exemplifica em uma relação de oposição homologa a diferença entre os gêneros. O alto e baixo; em cima e embaixo; na frente e atrás; direita e esquerda; reto e curvo; seco e úmido; duro e mole; claro e escuro; fora e dentro. Essas comparações são vistas de forma subjetiva e, involuntariamente, interpretamos que a mulher é a parte dominada e inferior nessas relações, não se fazendo necessário duvidar da força masculina sobre a feminina, socialmente falando.
O homem toma a forma de um parceiro forte e líder, e a mulher volta ao papel submisso da ideologia patriarcal retrógrada, assumindo a posição de um meio social que a oprime e lhe obriga a ceder à essa opressão, por falta de opções em um cenário cruel no mundo real de dominância de gênero e insegurança.
Hoje, as mulheres possuem mais poder, legalmente falando, em caso de matrimônio, e maior liberdade social, se comparado com épocas passadas. Mas o que não mudou é a discriminação do gênero que historicamente é oprimido.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizada pelo Instituto Datafolha, cerca de 27,4% das mulheres brasileiras sofreram agressões físicas no ano de 2018. Destas, 42% foram vítimas do próprio parceiro e 52% não denunciaram, muitas vezes por medo, dependência financeira ou emocional ou receio do cumprimento das leis.
Tantas Marias é uma produção literária realizada na disciplina de Pesquisa em Comunicação, orientada pelo Professor Doutor Filipe Bordinhão, no Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Tendo a intenção, através de poemas e ilustrações, incentivar as denúncias de violência contra mulher e conscientizar não somente elas, mas também os homens e todos (as) aqueles (as) que convivem com este cenário.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㠀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀愀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀洀漀猀 猀漀戀爀攀 最渀攀爀漀 ⠀匀䌀伀吀吀Ⰰ 㤀㤀㔀㬀 䐀䔀䰀 倀刀䤀伀刀䤀Ⰰ ㈀ ㈀㬀 䌀䠀䄀一吀䔀刀Ⰰ ㈀ ⤀Ⰰ 挀漀洀漀 猀漀 瘀椀猀琀漀猀 攀 挀漀洀漀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀洀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀㬀 猀漀戀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀 攀 挀漀洀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀 琀椀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀㬀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 攀洀瀀爀攀最愀琀挀椀愀猀㬀 攀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 猀甀愀 愀琀爀椀戀甀椀漀 搀愀搀愀 攀洀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀洀漀爀漀猀漀⸀
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Para a execução final do produto, no que se diz respeito à produção literária, as métricas do corpo do texto não possuem, necessariamente, a prática de contagem das sílabas que tornam a escrita de um poema mais clássica, porém, foram escritos e diagramados, em sua maioria, com estruturas destinadas à leitura sonora. Ou seja, contendo pausas e separações de versos desejados, com a melodia pretendida pela poetisa baseado nos depoimentos reais, para que o leitor tenha a experiência de imersão completa diante da obra.
Escritos pela aluna autora do projeto Adryelle Minatti, os poemas tomaram forma a partir dos relatos coletados das mulheres entrevistadas, vítimas de violência de todos os tipos, com foco na agressão física, verbal, psicológica e doméstica. Como sugere Beatriz Citelli, em Produção e Leitura de Textos no Ensino Fundamental (2001), a formação poética se dá a partir de um objeto comumente já visto antes.
Outra técnica narrativa usada na composição dos textículos foi o storytelling, que no livro 5 Lições de Storytelling de James Mcsill (2013), afirma-se que há uma certa diferença em se contar "histórias" e "estórias" dentro desta técnica. O primeiro é ligado com fatos, enquanto o segundo é ficcional, em Tantas Marias os dois tipos de narrativas foram usadas no material final, ou seja, a ferramenta utilizada tem o objetivo de desencadear uma história e conseguir reter a atenção do leitor – esteja ele onde estiver – e que marque-o, fique em sua memória.
Os elementos técnicos que consistem na adequação da produção gráfica, auxiliam o direcionamento da estética com o conteúdo literário. A diagramação, por exemplo o padrão seguido são dois tipos de conteúdo diferentes por página. Em uma, apresentamos o título com o poema baseado nos relatos citados anteriormente e na outra, uma ilustração que traduza aquele poema para um ambiente mais subjetivo. Diferente dos corpos, os títulos dos poemas possuem uma forma de diagramação que deixa de lado a estrutura formal e transita entre tipografias com designs propositalmente assimétricos e texturizados, com a ideia de transmitir maior informalidade e associar o texto à cartazes de rua para gerar identificação e relacionar à protesto e lutas sociais.
No lado oposto, as ilustrações trazem traços irregulares, traduzindo a combinação do que o poema quis dizer com associação aos relatos. Mantendo o padrão do produto inteiro, as artes variam entre branco sobre preto e vice e versa, possuindo a mesma preocupação dos títulos em trazer características urbanas significativas para o livro.
Depois dos processos de criação a decisão de transformar as mulheres em números, cada página mostra dados de mortes, agressores e vítimas levando direto ao incentivo à denúncia que, além da conscientização dos leitores e voz às vítimas, caracteriza o objetivo principal do projeto. Concluído como o esperado em sua idealização, a forma física do projeto teve, desde o princípio, a intenção de se apresentar como um produto simples, porém com um impacto significativo, onde o leitor não espera o que se propõe à primeira vista, usando as metodologias apresentadas anteriormente.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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