ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01241</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de comunicação organizacional para o Templo Hare Krishna Curitiba</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thaís Prado (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Karen Garcia Wada (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Thaís Cruz Jess (Universidade Tecnológica Federal do Paraná ); Ezequiel Vieira Monteiro Junior (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Janaína Silva Lopes (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Wellington Teixeira Lisboa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Luiza Emiko Ozaki (Universidade Tecnológica Federal do Paraná )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento de comunicação organizacional desenvolvido para o Templo Hare Krishna Curitiba foi elaborado no âmbito da disciplina de Projeto 4, do quarto período do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Segundo Margarida Maria Krohling Kunsch (Editoral Summus Editorial, 2016), em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada,  buscar a excelência da comunicação organizacional é uma das finalidades do planejamento de relações públicas (p. 318). Assim, com o objetivo de conhecer as práticas de comunicação e os públicos com que o Templo Hare Krishna Curitiba interage, foi traçado um diagnóstico dos processos comunicacionais e, a partir disso, um plano de ações foi proposto. Para tanto, estabeleceu-se um cuidado com o contexto religioso e histórico em que seus membros estão inseridos e as características culturais da localização da entidade - o centro histórico de Curitiba. O movimento Hare Krishna propaga o vaishnavismo, uma fragmentação do hinduísmo, que é considerado a terceira maior religião do mundo, segundo dados da Central Intelligence Agency (CIA), agência de inteligência americana, em seu site oficial (2019). Seus devotos buscam, através da meditação e do canto de mantras, elevar a própria consciência para promover a paz no mundo. O conhecimento desta cultura é transmitido há mais de cinco mil anos em sânscrito, idioma milenar indiano. O Templo Hare Krishna Curitiba foi criado no início dos anos noventa e atualmente está localizado no bairro São Francisco, ponto histórico e turístico da capital paranaense. A instituição tem como propósito promover o bem-estar da sociedade através da consciência espiritual. Sua principal fonte de receita provém da venda de livros sobre a cultura do Vaishnavismo. Além disso, a partir do projeto Alimentos Para Vida, o templo distribui gratuitamente cerca de 300 refeições vegetarianas diárias, atividade que rendeu prestígio à organização frente à população curitibana. Neste contexto, um mapeamento dos públicos que interagem com a organização e uma análise das práticas de comunicação do templo foram realizados. Estas etapas deram sustentação para um diagnóstico de comunicação organizacional e a elaboração do plano de ações proposto, na perspectiva das relações públicas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do planejamento estratégico de comunicação organizacional realizamos pesquisas secundárias, a fim de conhecer um pouco a cultura, o contexto e o histórico do Templo Hare Krishna Curitiba. Foram feitas, também, visitas técnicas para conhecer o local, entrevistas semi-estruturadas com devotos do Templo e um mapeamento dos públicos que se relacionam com a organização. Os dados secundários coletados permitiram uma maior compreensão sobre a cultura e contexto religioso em que o Templo Hare Krishna Curitiba está inserido, tendo um maior cuidado nas visitas técnicas e entrevistas com os devotos. A partir das entrevistas semi-estruturadas realizadas ao longo do projeto, e maior contato com a cultura Hare Krishna, pudemos observar os públicos com os quais o Templo Hare Krishna Curitiba interage, sendo eles: devotos, voluntários, consumidores, apoiadores, beneficiados, prefeitura, imprensa, fornecedores, vizinhança, comunidade e frequentadores esporádicos. Após o levantamento de informações sobre o Templo Hare Krishna Curitiba, as visitas e observações in loco, o mapeamento de públicos, faz-se necessário um diagnóstico da comunicação organizacional para dar estrutura e condições reais de um plano de ações comunicacionais que possam ser efetivas e atendam às necessidades da instituição, na interação com seus públicos. Para isso, foram escolhidas duas ferramentas de auxílio para estruturar o diagnóstico e propiciar, ainda mais, o entendimento das demandas comunicacionais do templo: análise SWOT e matriz GUT. A primeira visa organizar os pontos positivos e negativos da instituição de forma clara e objetiva, possibilitando definir as estratégias que serão desenvolvidas, enquanto a segunda permite definir a prioridade na execução das tarefas. Com essas ferramentas, pudemos constatar que os pontos mais urgentes a se tratar são: a falta de registros, tanto históricos quanto dos frequentadores da instituição, dificultando a gestão dos vínculos estabelecidos, a falta de uma consciência sustentável entre os devotos, baixa qualidade do site institucional, uma das principais ferramentas que promove a divulgação de informações e fomenta laços entre a organização e certos públicos e a má utilização das redes sociais digitais, por meio das quais também se alimentam as relações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após as etapas elencadas acima, dividimos as áreas de atuação com maior nível de urgência a serem trabalhadas. De acordo com o diagnóstico organizacional realizado, as áreas que necessitavam mais atenção são: a ausência de registros institucionais, a falta de uma consciência sustentável entre os devotos e voluntários, além da necessidade de alinhamento e planejamento dos meios de comunicação utilizados pela organização, direcionando assim as ações propostas para devotos que moram no templo e aos frequentadores esporádicos, direcionando melhor os vínculos estabelecidos. As propostas de ações de comunicação apresentadas no planejamento de relações públicas para o Templo Hare Krishna Curitiba foram divididas em quatro eixos: registros, sustentabilidade, assessoria de imprensa e divulgação. Para o primeiro, propomos um memorial virtual para auxiliar na documentação histórica e desenvolver o compartilhamento dos princípios do Templo através de um olhar documentado de sua história, o que enriquecerá a percepção de seus propósitos pelos públicos com que interage. Para isso, se faz necessária uma lista de e-mails para possibilitar a manutenção do contato com as pessoas que frequentam o templo. Essa lista seria feita a partir da implementação de um livro de registros na entrada da instituição para os visitantes escreverem seus nome e e-mails. No eixo da sustentabilidade, por conta da falta de uma consciência sustentável entre os devotos, propomos um circuito de conversas com os devotos e os voluntários que trabalham na distribuição dos alimentos, sobre consumo sustentável e conhecimento do lixo produzido. Além da elaboração de cartazes para orientação sobre separação de lixo, que ficariam expostos nas cozinhas do templo e na área reservada para o restaurante. Sugerimos, também, a busca por parcerias com associações de catadores de lixo, contribuindo também para a vida daqueles que trabalham com reciclagem. O terceiro eixo pensa em melhorias no âmbito de assessoria de imprensa, para isso desenvolvemos um press kit composto por dois releases - um sobre o Templo e outro sobre o projeto de maior visibilidade da organização, o Alimentos Para Vida -, um vídeo institucional e uma lista de fontes institucionais Para o eixo de divulgação, realizamos uma análise SWOT do atual site da instituição e, a partir dela, propomos melhorias, como uma aba para o memorial virtual, a inserção do press kit e do vídeo institucional, juntamente com uma área exclusiva para as notícias que são veiculadas na mídia sobre a instituição e o movimento Hare Krishna. Além de mais visibilidade para os links das redes sociais, atualização periódica do site e mais destaque para os programas de grande importância para organização. Ainda nesse eixo sugerimos um planejamento de conteúdos para as redes sociais, focando da divulgação das práticas do templo, dando visibilidade a cultura vaishnava de forma simples, mas eficaz, para informar os diversos públicos de todas as atuações do templo. Foi produzido um cartaz com o cronograma das atividades com objetivo de divulgar um pouco sobre o templo e a sua programação para as pessoas que ainda não conhecem a organização e suas atividades. Além disso, desenvolvemos um produto audiovisual intitulado  Tempos de Purificação para as mídias digitais, bem como para ser inserido no Press Kit. O audiovisual tem como tema central o programa Alimentos Para Vida, buscando valorizar a cultura do templo e dialogar com seus diferentes públicos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>