ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01253</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Arigaf: projeto de assessoria de comunicação para uma Oscip da educação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kauhany Bruna Oliveira de Souza (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Douglas Lopes Rigamonte (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Thaiane Lago Rovani (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Felipe da Silva Camargo (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Juliane Fürbringer Klassen (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Wellington Teixeira Lisboa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente projeto de assessoria de comunicação para o terceiro setor foi desenvolvido na disciplina de Projeto 4, a qual integra a grade curricular do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), presente no quarto período do currículo acadêmico. Seu objetivo principal é desenvolver um plano de comunicação específico para a Associação Ricardo Gadotti Feldmann (Arigaf), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, que oferece gratuitamente ensino extracurricular a crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Assim, durante os períodos de fevereiro a julho de 2018, realizou-se um processo de pesquisa, análise e diagnóstico acerca da Oscip para propor um Projeto de Assessoria de Comunicação que estabelecesse critérios para a adoção de ações estratégicas e estruturassem o processo comunicativo da Arigaf com seus públicos de interesse. Para Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (2011), é preciso mais do que somente avaliar os pontos positivos e negativos de uma organização, é preciso estabelecer critérios.  A identificação da predominância de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da empresa não pode ser feita de maneira despretensiosa, por meio de simples soma aritmética, mas pelo estabelecimento de critérios estruturados para essa identificação. (OLIVEIRA. 2011, p.129). As etapas de pesquisa basearam-se na coleta de informações acerca do contexto histórico da instituição; estrutura organizacional, física e funcional; identidade visual, isto é, como as percepções sobre a Arigaf foram construídas por meio das suas representações visuais; e mapeamento de públicos. Na etapa de análise, foram acuradas as políticas e práticas de comunicação com os públicos já existentes na associação e realizada uma análise ambiental, composta por pesquisas quantitativas e exploratórias; entrevistas em profundidade com representantes dos públicos mapeados e construção de matriz SWOT de acordo com os dados levantados. Por fim, em relação ao diagnóstico, utilizou-se a compreensão adquirida com todas as etapas anteriores para a realização deste processo disposto em uma Matriz GUT a fim de estabelecer critérios para a tomada de decisões. Após todas as análises realizadas, identificou-se que há variáveis passíveis de serem alteradas ou implementadas, visando a melhoria do funcionamento e desenvolvimento da organização e seus vínculos comunicacionais. Entre elas, estão a implementação de atividades de assessoria de imprensa e ações para melhorar o relacionamento com a comunidade, pois a falta de notoriedade da organização nas diversas mídias e o relacionamento enfraquecido com a população foram diagnosticados como fatores essenciais para desenvolver um plano de ações adequado à realidade da instituição, que exerce um papel social de grande importância às criança menos favorecidas, oferecendo a oportunidade de educação gratuita e de qualidade, mas possui dificuldade em captar recursos e se manter financeiramente por não possuir a visibilidade necessária e diretrizes bem estruturadas de comunicação com seus públicos de interesse. Assim, as ações dispostas no tópico 3 foram planejadas de acordo com as necessidades da organização e baseadas na fundamentação de propostas com baixo custo e facilidade de implementação, condizente com o quadro reduzido de funcionários e a não existência de um profissional de comunicação na instituição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para estruturar o projeto, foram realizadas análises sobre os públicos e os processos comunicacionais. Conforme Wilson da Costa Bueno (2009, p. 310) políticas e práticas de comunicação são um processo articulado de definições de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, cuja finalidade é orientar o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de comunicação (...), tendo em vista o seu relacionamento com os públicos de interesse. Assim, fez-se necessário um processo de mapeamento dos públicos vinculados à instituição. No terceiro setor, as organizações se relacionam com públicos como beneficiários, parceiros, apoiadores, doadores, meios de comunicação, instituições educacionais, poder público, moradores de uma localidade, fornecedores, equipe interna, população em geral, entre outros (PERUZZO, 2007, p. 11). O relacionamento que a organização estabelece com seus diversos públicos objetiva aproximar a instituição aos grupos de interesse. Assim, contribui para ampliar a visibilidade da organização, auxiliar na captação de novos recursos, estabelecer e firmar novas parcerias e patrocínios e, mobilizar os apoiadores e a própria comunidade a realizarem novas atividades ao público beneficiado. Na análise do cenário da Arigaf, foram executadas entrevistas em profundidade - as quais apresentam maior flexibilidade e permitem ao entrevistado construir respostas sem ficar preso a um nível mais rigoroso de diretividade (OLIVEIRA, 2012, p. 11). Para entender diferentes pontos de vista e vivências, também realizaram-se entrevistas com a secretária, a diretora, o diretor administrativo-financeiro, o professor de filosofia, e um ex-aluno. As entrevistas foram conduzidas na presença apenas dos interlocutores, em locais escolhidos por estes. Em relação à vizinhança, para averiguar o conhecimento sobre os serviços realizados pela Arigaf no comércio local, efetuou-se uma pesquisa exploratória, em formato de sondagem, com vinte trabalhadores. Nesta pesquisa, a única premissa imposta foi a localização do comércio ser próximo à Oscip. As respostas foram compiladas e posteriormente organizadas em gráficos comparativos. Também realizou-se uma pesquisa quantitativa com os alunos da Arigaf (principal público beneficiado), objetivando compreender o relacionamento dos mesmos com os profissionais, a associação e com os demais estudantes da instituição. Para a aplicação da pesquisa, elaborou-se um questionário online, composto por dez perguntas, com identificação opcional.  O ambiente interno e o externo são de suma importância para que a organização conheça suas forças (..) e suas fraquezas. (OLIVEIRA; PEREZ; SILVA, 2005) . O processo de estudo ambiental da Arigaf deu-se a partir da estruturação de uma Análise SWOT, avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, com a qual foi possível identificar quais processos devem ser modificados e quais devem ser mantidos, a fim de alcançar resultados positivos (KOTLER, 2000). Com base nas pesquisas de mapeamento de público e os processos comunicacionais da Oscip com estes, a estruturação da matriz SWOT possibilitou a identificação de pontos favoráveis e desfavoráveis presentes no seu funcionamento. A partir da organização disso, os pontos identificados em cada uma das categorias foram elencados de acordo com a importância de intervenção, com o auxílio da Matriz GUT (Kepner; Tregoe, 1978, p.20). Essa ferramenta é utilizada para classificar a relevância de cada ponto observado, considerando a importância dada pelos representantes da organização sobre cada um deles, conforme a gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e sua tendência em piorar com rapidez ou lentamente (caso nenhuma intervenção seja realizada). Em cada uma das categorias (gravidade, tendência e urgência) foram atribuídas notas de 1 a 5, em ordem crescente. Por fim, os resultados foram multiplicados gerando uma pontuação total, com a qual foi possível formar uma escala de ações conforme grau de prioridade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por meio do diagnóstico organizacional constatou-se que a Arigaf necessita de processos de divulgação institucional e captação de recursos melhor estruturados. Assim, as ações a seguir foram planejadas e são condizentes com o quadro reduzido de funcionários e a ausência de um profissional de comunicação. As ações digitais, principalmente, possuem fundamentos e teorias de marketing digital, na interface com a comunicação organizacional, visando a divulgação e atração de potenciais doadores, pois para sobreviver a longo prazo, a organização deve desenvolver processos que permitam a atração de recursos em quantidade e qualidades suficientes, já que o objetivo de troca deve ser de valor para ambos os transacionadores.  O marketing (& ) é um processo que aplica princípios e técnicas (...) para criar, comunicar e proporcionar valor a fim de influenciar comportamentos de públicos-alvo que beneficiam tanto a sociedade (saúde pública, segurança, meio ambiente e comunidades) como públicos-alvo propriamente ditos. (KOTLER, LEE E ROTHSCHILD, 2011, p. 26). Dessa forma, pode-se afirmar que a Arigaf, na condição de Oscip, pode utilizar de princípios e técnicas de comunicação organizacional aliadas ao marketing para arrecadar fundos e manter-se ativa. Também foram identificadas as variáveis que podem ser modificadas ou trabalhadas para melhorar o funcionamento da Arigaf. A partir disso, decidiu-se realizar este planejamento através da ferramenta 5W2H, a qual promove o entendimento de todas as necessidades da organização com base na resposta de algumas perguntas que nortearão o desenvolvimento do projeto e suas ações. São elas: Mailing List: criação de mailing list, com diversos contatos de jornalistas e assessores de imprensa de diversas redações e jornais da região de Curitiba e Paraná, a fim de possibilitar e aumentar a conexão com jornalistas, visando a aparição da Oscip em matérias e, até mesmo, cobrindo possíveis eventos. Press Kit: O objetivo é chamar a atenção da imprensa para que possam vir a cobrir eventos ou realizar reportagens que noticiem mais a instituição na mídia. O material que será entregue para a imprensa será desenvolvido na própria instituição e será composto por uma pasta contendo todos os arquivos e conquistas fundamentais da organização; um folder informativo a respeito da história organizacional e sobre o Projeto Minotauro; e um pendrive com fotos, matérias anexadas e vídeos institucionais. Capacitação para assessoria de imprensa: crê-se que capacitar um ou mais indivíduos para realizar a intermediação entre mídia e instituição, através de assessoria de imprensa, seja essencial para a mesa. O curso seria realizado na plataforma/site Educamundo.com.br. O preço do curso é de R$ 69,90 por pessoa, mas é possível um usuário compartilhar seu acesso com os demais colaboradores. Planejamento de conteúdo para as redes sociais: Voltado ao Facebook, espera-se que as publicações passem a receber mais interatividade com o público e, consequentemente, potencialize os resultados obtidos via redes sociais, pois atualmente a Arigaf não possui um cronograma de postagens na principal plataforma utilizada. A ideia é trabalhar a imagem institucional e compartilhar matérias e assuntos que captem a atenção do público envolvido. Arigaf nas ruas: Evento comunitário que contará com atividades recreativas, gastronômicas e de bazar para a comunidade, objetivando diminuir a falta de comunicação com a população do bairro Barreirinha. Essa ação demonstraria que a Arigaf possui a intenção de estar presente na rotina do moradores e trabalhadores locais, e seria realizada pela Cacto Comunicação, empresa Júnior de Comunicação da UTFPR, a qual poderia cobrir o evento gratuitamente ou com valores reduzidos quando comparados ao mercado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>