INSCRIÇÃO: 01259
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP03
 
TÍTULO: Exposição Fotográfica Existimos & Resistimos - Movimentos de Resistência de Londrina em Imagens
 
AUTORES: Matheus de Matos Oliveira (Universidade Estadual de Londrina); Ana Laura Matsumoto Pinheiro (Universidade Estadual de Londrina); Jéssica Buck Dias (Universidade Estadual de Londrina); Maria Eduarda Lupion Vieira (Universidade Estadual de Londrina); Vivian Vardai Pereira (Universidade Estadual de Londrina); Kelly Cristina Pereira Machado (Universidade Estadual de Londrina); Bruna Tiemi Gonçalves Funada (Universidade Estadual de Londrina); Amanda Maki Kobayashi (Universidade Estadual de Londrina); Natály Rente Ferreira Camilo (Universidade Estadual de Londrina); Bruno Henrique Previdello (Universidade Estadual de Londrina); Thales Matheus Souza Reis (Universidade Estadual de Londrina); Clara Pandolfi Amador (Universidade Estadual de Londrina); Wesley Ignacio (Universidade Estadual de Londrina); Oséias de Souza Pereira (Universidade Estadual de Londrina); Thainá Oliveira Lopes (Universidade Estadual de Londrina); Marlene Ferreira Royer (Universidade Estadual de Londrina); Reginaldo Moreira (Universidade Estadual de Londrina)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O debate sobre a comunicação popular e comunitária nunca esteve tão evidente quanto na contemporaneidade. Quando observamos nossa sociedade percebemos quantas disparidades existem nos diversos aspectos da vida humana (econômica, cultural, ideológica, social e outras). Diante disso, como comunicadores, observamos a necessidade de discutirmos e mudarmos essas realidades tão distintas e que muitas vezes são tão excludentes e tão diferentes das que vivenciamos.਀䌀漀洀漀 爀攀猀瀀漀猀琀愀  攀猀琀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀砀挀氀甀搀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀琀爀愀ⴀ栀攀最攀洀渀椀挀漀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀渀搀漀 攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 爀攀瘀攀爀琀攀爀 攀猀琀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀攀洀  洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀漀甀 洀攀椀漀猀 栀攀最攀洀渀椀挀漀猀⤀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 昀漀爀琀愀氀攀挀ⴀ氀漀猀 攀 最愀爀愀渀琀椀爀 猀甀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 猀甀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 氀甀琀愀猀⸀ As discussões sobre comunicação contra-hegemônica ocorreram durante 2018 na disciplina 6NIC213 - Comunicação Popular e Comunitária onde, sob orientação do Professor Dr. Reginaldo Moreira, foram realizadas aproximações com a comunicação de resistência e neste processo os alunos conheceram e se aproximaram de quatro coletivos londrinenses:਀䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀漀渀猀琀爀甀漀 ⴀ 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 攀 搀愀 瀀愀爀愀搀愀 䰀䜀䈀吀䤀⬀ 搀攀 䰀漀渀搀爀椀渀愀㬀 Coletivo ElityTrans - coletivo que luta pelos direitos e reconhecimento da população Trans e Travesti de Londrina;਀䌀椀爀愀渀搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 ⴀ 挀漀氀攀琀椀瘀漀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 漀昀椀挀椀渀愀猀 攀 愀瀀漀椀漀  瀀漀瀀甀氀愀攀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀椀猀挀漀 攀洀 戀愀椀爀爀漀猀 瀀攀爀椀昀爀椀挀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀㬀 Feirão da Resistência e da Reforma Agrária - evento organizado pelo MST, Movimento dos Artistas de Rua de Londrina e Sindicato dos Jornalistas do Paraná, que luta pela reforma agrária e pela divulgação de trabalhos de artistas e artesãos locais.਀䌀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 攀 渀漀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀渀搀漀 攀洀 猀甀愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 昀漀椀 瘀椀猀氀甀洀戀爀愀搀愀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 攀猀琀攀猀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 䔀猀琀攀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀愀甀琀愀搀漀猀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 㘀一䤀䌀㈀ 㜀 ⴀ 䔀瘀攀渀琀漀猀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 攀洀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ O evento é uma estratégia de alinhar os quatro movimentos sociais londrinenses a um público estratégico - o universitário, buscando a conscientização deste segmento sobre a necessária atuação e intervenção na realidade. ਀䄀 攀砀瀀漀猀椀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 洀甀氀琀椀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀攀戀愀琀椀搀愀猀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 愀渀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䰀漀渀搀爀椀渀愀 ⴀ 唀䔀䰀 ⠀琀愀椀猀 挀漀洀漀 愀 最攀猀琀漀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀⤀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀愀 挀漀渀琀爀愀ⴀ栀攀最攀洀漀渀椀愀 攀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀⸀  Dessa forma, o evento foi criado à partir dos objetivos: ਀ⴀ 䜀攀爀愀氀㨀 倀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 䰀漀渀搀爀椀渀愀⸀  Específicos: ਀ⴀ 刀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 䰀漀渀搀爀椀渀愀ⴀ倀刀㬀  - Promover discussão sobre a resistência e a contra hegemonia; ਀ⴀ 倀爀漀洀漀瘀攀爀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀㬀  - Demonstrar para os visitantes os contrastes da realidade Londrinense; ਀ⴀ 倀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 䔀瘀攀渀琀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 戀愀猀攀 琀攀爀椀挀愀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀 攀洀 猀愀氀愀 攀 焀甀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀甀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀椀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 䴀愀爀椀渀最攀氀愀 䈀攀渀椀渀攀 刀愀洀漀猀 匀椀氀瘀愀 攀 圀愀氀搀礀爀 䜀甀琀椀攀爀爀攀稀 䘀漀爀琀攀猀Ⰰ 渀愀 漀戀爀愀 ᰀ䔠瘀攀渀琀漀猀 ⴀ 䔀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 䔀砀攀挀甀漀ᴀ†⠀䔀搀椀琀漀爀愀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀⸀ A partir da situação problema de como suprir as necessidades dos coletivos de visibilidade dentro do meio universitário, foi fundamental a escolha de tipologias de evento que sensibilizassem os participantes e ao mesmo tempo apresentassem as informações sobre os coletivos. A tipologia é a conceituação utilizada para caracterizar, segmentar e orientar os procedimentos de cada evento. Conforme apontam Silva e Fortes (Editora Summus, 2011), a exposição é uma tipologia de evento fixo, apresentado no formato de estandes onde apresentam-se conteúdos culturais, técnica, industrial entre outros. A exposição fotográfica é uma tipologia que atende adequadamente aos objetivos propostos do evento, pois permite a exposição de momentos, registros sociais e históricos através da fotografia à públicos estratégicos para os movimentos sociais, que são os estudantes universitários.਀倀愀爀愀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 挀漀洀 猀栀漀眀 愀爀琀猀琀椀挀漀 挀漀洀漀 琀椀瀀漀氀漀最椀愀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀愀猀⸀ 䔀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 漀 猀栀漀眀 愀爀琀猀琀椀挀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 挀爀琀椀挀漀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀  瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 漀猀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀洀 攀 椀渀琀攀爀愀最攀洀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Ainda embasados na teoria de Silva e Fortes (Editora Summus, 2011), foi utilizada a estrutura geral de planejamento de eventos como base teórica da disciplina de eventos. Esta metodologia proporciona um vasto conjunto de ferramentas conceituais e práticas que permitem máxima eficácia no planejamento de eventos de qualquer porte e grau de complexidade.਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 ᰀ 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 洀愀爀挀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 搀攀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 ጀ†猀攀爀瘀椀漀猀⼀瀀爀漀搀甀琀漀猀⼀瀀爀漀樀攀琀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀ⴀ愀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀猀 爀攀挀攀瀀琀椀瘀愀猀 愀 渀漀瘀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 爀攀氀愀攀猀ᴀ†⠀匀䤀䰀嘀䄀㬀 䘀伀刀吀䔀匀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀漀渀挀攀戀椀搀漀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 愀搀攀焀甀愀搀愀洀攀渀琀攀⸀ 倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 㐀 最爀愀渀搀攀猀 昀愀猀攀猀 攀 瀀攀爀洀攀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 愀 愀瘀愀氀椀愀漀⸀ A primeira fase é o estágio preliminar do evento onde é feito o levantamento de informações como justificativa, objetivos, públicos-alvo, análise situacional, previsão orçamentária, cronograma geral e formação de comissões. Após o briefing e com a decisão de prosseguir o evento é iniciada a captação de recursos, através da elaboração de projeto e visitas.਀一漀 猀攀最甀渀搀漀 攀猀琀最椀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ  昀攀椀琀愀 愀 昀椀砀愀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀樀甀猀琀攀猀 渀愀猀 搀攀昀椀渀椀攀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 猀漀 搀攀氀椀洀椀琀愀搀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀Ⰰ 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 挀栀攀挀欀ⴀ氀椀猀琀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀攀 攀 愀瘀愀氀椀愀漀 攀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀⸀ Na terceira fase do evento todas as ações planejadas são executadas e os recursos humanos, materiais e financeiros são implementados. ਀一愀 焀甀愀爀琀愀 攀 切氀琀椀洀愀 昀愀猀攀 漀挀漀爀爀攀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 攀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 猀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 愀 洀攀氀栀漀爀愀爀 攀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀  渀攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀洀 漀猀 戀愀氀愀渀漀猀 漀爀愀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 猀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 猀攀 瀀爀漀搀甀稀 漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 挀漀渀搀攀渀猀愀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ Este processo viabilizou a concretização das ideias iniciais e permitiu a realização do projeto de maneira ordenada e coletiva.
 
OBJETIVO
Na 1ª fase do evento foi realizada uma reunião de briefing que resultou na definição do mote (“Existimos & Resistimos”); nas tipologias (exposição fotográfica e lançamento com show artístico); divisão de comissões (Coordenação Geral; Cerimonial; Financeira; Comunicação/Marketing; Logística/Infraestrutura; Conteúdo da exposição); atribuição de responsabilidades; análise situacional e cronograma geral. ਀䄀椀渀搀愀 渀愀 ㄀ꨀ 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀猀 ⠀愀渀攀砀漀⤀ 攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀猀 焀甀攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀猀猀攀洀 漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 伀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 昀漀爀愀洀 漀戀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀琀愀猀 搀攀 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀Ⰰ 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀愀洀 搀攀猀挀漀渀琀漀猀 攀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀 爀椀昀愀⸀  No 2º estágio do planejamento todas as informações, objetivos e estratégias do evento foram fixadas e ajustadas. Cada comissão elaborou sua relação de atividades, cronogramas e check-lists.਀一愀 ㌀ꨀ 昀愀猀攀 ⴀ 攀砀攀挀甀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 昀漀爀愀洀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 昀漀爀愀洀 椀洀瀀爀攀猀猀愀猀 㘀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 ⠀愀甀琀漀爀愀椀猀 漀甀 挀攀搀椀搀愀猀⤀ 搀攀 挀愀搀愀 挀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 ㈀㐀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 渀漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀攀 ㈀ 堀㌀  挀洀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 昀椀砀愀搀愀猀 攀洀 戀愀猀攀 搀攀 瀀愀瀀攀氀漀 挀漀戀攀爀琀愀 挀漀洀 挀愀爀琀漀氀椀渀愀 愀洀攀爀椀挀愀渀愀 瀀爀攀琀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 洀愀椀漀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀 猀甀愀猀 氀攀最攀渀搀愀猀⸀ As fotografias foram fixadas com barbantes no teto do corredor central de acesso da Biblioteca Setorial de Ciências Humanas para o Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) , e foram utilizados tijolos pintados com as cores tema do evento (laranja, verde, azul e rosa - representando cada coletivo), como peso para garantir a estabilidade das fotos, além das fotografias e textos legenda, foram fixadas informações de apresentação dos coletivos e um banner com 1,20mX90cm com a apresentação geral do evento.਀䌀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 攀洀 戀愀渀渀攀爀猀 攀 琀攀愀猀攀爀猀 攀猀瀀愀氀栀愀搀漀猀 攀洀 瀀漀渀琀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 ⠀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 猀攀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 挀愀猀愀猀 搀攀 挀瀀椀愀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀猀⤀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 漀爀愀氀 渀愀猀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ A cerimônia de lançamento da exposição foi composta pela apresentação de fragmentos da peça “Transtornada Eu” produzida pelas integrantes do coletivo ElityTrans. O cerimonial incluiu falas dos coletivos, dos professores orientadores, além de visita guiada à exposição e um coffee break.਀伀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 䌀䔀䌀䄀 攀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 㜀  瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 ㈀㔀  瀀攀猀猀漀愀猀 愀琀椀渀最椀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 愀氀挀愀渀挀攀 搀攀 ㈀Ⰰ㤀 洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ A exposição ficou aberta durante 3 dias, sendo recolhida e depois remontada no Feirão da Resistência e Reforma Agrária, atingindo assim uma média de 728 pessoas que circularam nos locais da exposição. Após a desmontagem, foi realizada uma reunião de autoavaliação dos estudantes e avaliação de desempenho das comissões.਀伀 攀瘀攀渀琀漀 琀攀瘀攀 甀洀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 刀␀ 㤀㘀㈀Ⰰ㤀㄀ 攀 愀爀爀攀挀愀搀愀漀 搀攀 刀␀ ㄀⸀㄀㔀㔀Ⰰ  Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 搀攀 猀愀氀搀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 刀␀ ㄀㤀㈀Ⰰ 㤀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀猀  椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 昀椀渀愀氀⸀  A avaliação ocorreu por meio dos seguintes instrumentos: Cronogramas para cada estágio; Flip chart com espaço para recados e mensagens; Quantidade de participantes na abertura; Likes na página; Recados; Enquetes; Lista de presença; Analytics e índices de engajamento nas redes sociais; Reunião de feedback e Clipping, confirmando que o evento possibilitou a criação de um ambiente de discussão da contra hegemonia, pautou a interdisciplinaridade no curso de RP da UEL, promoveu a reflexão sobre a resistência e a transformação social e demonstrou as disparidades nas realidades sociais. ਀䄀漀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 愀瘀愀氀椀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀漀猀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 昀漀椀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 愀琀椀渀最椀搀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀猀 昀攀攀搀戀愀挀欀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 渀漀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀Ⰰ 樀甀渀琀漀 愀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀漀猀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀