INSCRIÇÃO: 01270
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP04
 
TÍTULO: Pesquisa Mercadológica para Cooldown E-Sports n' Burgers
 
AUTORES: KAMILA FERNANDES LIMA (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA); JULIANA DEL SECCHI (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA); GABRIEL LUIS MUNHOZ (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA); GUSTAVO LUIZ DE SOUZA PEREIRA (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA); JOÃO BATISTA PIANA JUNIOR (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA); RODRIGO KAUÊ OLSEMANN STRAPAÇÃO (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O trabalho de conclusão de curso atendeu ao cliente ‘Cooldown E-sports n’ Burger’, sendo este um bar e hamburgueria com temática direcionada a campeonatos de e-sports, jogos de tabuleiro, videogames, filmes, séries, quadrinhos, e toda a esfera do universo nerd e geek. A proposta do estabelecimento é ir além da venda de comida e bebida, oferecendo uma experiência completa gerada através da imersão no universo nerd. Essa experiência proporcionada pelo estabelecimento, traz, como consequência, uma rotatividade baixa dos consumidores, isso porque o local transmite em tempo integral streaming de jogos e também proporciona aos clientes a opção de jogar, atividades essas, que ocupam um médio/longo período de tempo. Levando em consideração a média de tempo que os consumidores ficam no local, uma boa receita deveria ser consequência decorrente da longa permanência dos consumidores. No entanto, um problema apontado pelo proprietário do estabelecimento é a receita abaixo do desejado. Com base nessas em análises e pesquisas, nota-se que a experiência proporcionada pela Cooldown é boa, porém, não incentiva o consumo dos clientes. Outras pesquisas realizadas também mostraram a falta de um posicionamento e algumas falhas na comunicação do local sendo, portanto, necessária a proposta de um posicionamento e de um plano de comunicação que buscasse solucionar os problemas encontrados. Além disso, foi apontado pelo dono da hamburgueria a necessidade do aumento do faturamento do estabelecimento dado que o tempo médio de permanência dos clientes no local é longo, porém o ticket médio ainda é baixo. Portanto, o objetivo de marketing é trazer novas pessoas do público-alvo para o estabelecimento e utilizar da experiência dentro do local para estimular mais o consumo, aumentando em 17% a receita mensal - no período de 12 meses após o início da campanha. Já o objetivo de comunicação é elaborar um posicionamento de marca bem definido e divulgar de maneira estratégica e eficiente para o público-alvo. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䘀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 ㄀  瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 愀漀 琀漀搀漀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀 攀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀猀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 攀 琀愀洀戀洀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 䴀攀琀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 戀甀猀挀愀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 甀猀愀搀愀猀 挀漀洀漀 昀漀爀愀猀Ⰰ 昀爀愀焀甀攀稀愀猀Ⰰ 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 愀洀攀愀愀猀⸀ 䄀 漀甀琀爀愀 瀀愀爀挀攀氀愀  椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 琀攀爀洀漀 ᠀渠攀爀搀ᤀⰠ 焀甀攀  愀瀀漀渀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 䌀漀漀氀搀漀眀渀Ⰰ 瀀漀爀洀 愀渀琀攀猀 搀攀 猀攀爀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 琀攀爀洀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 猀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 栀愀洀戀甀爀最甀攀爀椀愀 琀攀爀椀愀 甀洀愀 戀漀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀Ⰰ 漀甀 猀攀 攀氀愀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 瀀攀樀漀爀愀琀椀瘀愀⸀ 倀漀爀 昀椀洀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀爀愀洀 愀 搀攀昀椀渀椀爀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 愀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀爀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀攀渀漀洀椀渀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 䌀漀漀氀搀漀眀渀 䔀ⴀ猀瀀漀爀琀猀 渀ᤀ†䈀甀爀最攀爀 挀漀洀漀 渀攀爀搀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀 猀 琀攀瘀攀 愀 愀挀攀椀琀愀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 漀 漀爀最甀氀栀漀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀爀洀漀⸀
 
OBJETIVO
O projeto desenvolvido apresenta um planejamento de comunicação e marketing que atenda aos problemas de comunicação ‘Elaboração de um posicionamento de marca bem definido e divulgação estratégica e eficiente ao público-alvo’ e aos objetivos de marketing ‘Atrair novos consumidores do público-alvo e estimular o consumo para aumentar a receita média mensal do estabelecimento’ encontrados durante o processo de pesquisa e análise ambiental. Para que isso fosse possível, inicialmente coletou-se um briefing detalhado juntamente ao proprietário do estabelecimento, após isso, pesquisas e análises realizadas pelo grupo originaram o planejamento de comunicação. Na sequência, os objetivos, estratégias e táticas de mídia foram definidos, originando a elaboração das linhas criativas, tendo como tema ‘Você imerso – Viva essa ideia’. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀