ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01271</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de Campanha Eleitoral para Governador do Estado do Rio Grandedo Sul</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Walas Mariano Amorim (Universidade Federal do Pampa); Viviane Cardoso Correa (Universidade Federal do Pampa); Daniele da Silva Oliveira (Universidade Federal do Pampa); Ingrid Bomfim Gonçalves (Universidade Federal do Pampa); Gabriel da Silva Germoliato (Universidade Federal do Pampa); Carmen Regina Abreu Gonçalves (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Proposta da disciplina de Comunicação e Política, este trabalho consistiu em realizar um planejamento de comunicação fictício de uma campanha eleitoral para Governador e Vice-Governador do estado do Rio Grande do Sul. Para que o trabalho fosse realizado, houve compreensão sobre as relações entres os profissionais da comunicação social, com ênfase nas atividades de Relações Públicas, os processos políticos e eleitorais atuais. Compreensão do espaço midiático e seu papel na democracia, observações das estratégias dos discursos políticos em campanhas passadas e atuais, bem como, as transformações do poder político na era das redes sociais, e as ações das relações públicas nas práticas governamentais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira etapa para o desenvolvimento do trabalho foi estabelecer uma estrutura de planejamento. Usamos como base uma estrutura disponível no site do PT - Partido dos Trabalhadores (disponível em:https://pt.org.br/wp-content/uploads/2018/08/caderno_organizando-a-campanha-eleitoral.pdf), e o livro "Manual completo de campanha eleitoral" (Francisco Ferraz, 3º ed. - Porto Alegre, 2008). Em seguida, traçamos uma proposta que servisse de resposta a um contexto regional, pensadas a partir da cidade de São Borja, como foi o caso de apresentar uma candidata mulher e feminista para o cargo do executivo. Para a construção da persona, observamos figuras de mulheres presentes na política e a apropriação dos seus discursos, agregamos as características a personagem e damos início ao planejamento. Outra etapa importante para a viabilização da campanha foi elaborar uma estratégia para a mudança de captação de recursos para a campanha, já que em 2018, não poderia mais receber doações por parte de pessoas jurídicas, só pessoas físicas. Nesse sentido, devido ao extenso território do estado, dividimos-o em regiões e em 18 delegacias, com o objetivo de arrecadar doações.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em relação às estratégias pensadas, pode-se destacar o alinhamento das peças junto às crenças da persona: promoção da justiça de gênero por meio de práticas de participação e cidadania ativa, combate às várias formas de opressão das mulheres, sobretudo a violência de gênero e o feminicídio, por meio da aplicação de leis e de mecanismos que reprimem qualquer tipo de violência e que favoreçam a libertação das mulheres, promoção do direito ao trabalho via concursos públicos com cotas para as mulheres e inclusão do quesito igualdade de gênero para pontuação nos editais para os contratos públicos, consultorias e outras formas de convênio do Estado, capacitar profissionais para a prevenção e o atendimento às situações de violência doméstica e sexual com enfoque em direitos humanos e relações de gênero, raça/etnia, orientação sexual e deficiência e relações de classe, adoção de política de saúde para mulheres trans, lésbicas e bissexuais. Já entre as ações pensadas e desenvolvidas para a campanha eleitoral da candidata ao Governo do estado do Rio Grande do Sul, propomos criação de um Website de campanha; a criação de perfis nas mídias sociais como: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube; jingle para carro de som e rádio e elaboração de "santinhos". Todas as estratégias de mídias sociais foram pensadas para atingir o público específico, tendo em vista que, o papel das redes sociais nas eleições 2018.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>