ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01272</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jingle Publicitário: do supermercado para a família</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Larissa Marcon (Universidade de Caxias do Sul); Paloma da Silva (Universidade de Caxias do Sul); Natália Marcon (Universidade de Caxias do Sul); Denieli Broilo (Universidade de Caxias do Sul); Marcell Bocchese (Universidade de Caxias do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o Jingle, produzido na Disciplina de Laboratório de Áudio e Vídeo pela Universidade de Caxias do Sul, foi utilizado como cliente o Supermercado Marcon. Um estabelecimento localizado em Nova Prata - RS que possui anos de experiência no mercado e é consagrado entre os moralidades da localidade onde funciona. Sendo assim, foi trabalhado em cima das necessidades do cliente que buscava uma comunicação que possuísse um caráter mais familiar e atrativo. Para tanto, houve todo um planejamento para que atende-se a linguagem do público-alvo e, ainda, fosse introduzido os elementos característicos que um Jingle deve conter, como: repetição de conteúdo, rimas, palavras-chave, melodia... tudo para que causasse o chamado "efeito chiclete" e fosse bem assimilado pelo público. O objetivo final era lembrar da familiaridade que todos os clientes têm pelo mercado e dar-lhes a certeza de que ele está pronto para atendê-los sempre. O trabalho foi feito com muito empenho, cuidado e atenção para que levasse a mensagem de forma afetuosa e simpática para o público, resultando em um produto final que atende ao cliente e cumpre seus objetivos publicitários. Por isso, acreditamos que se insere perfeitamente no contexto do Intercom já que seus objetivos comunicacionais foram alcançados com qualidade e clareza.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Começamos o trabalho buscando embasamento tanto teórico como também prático, ouvindo Jingles de sucesso e até feito anteriormente pelos alunos que já passaram pela disciplina de Laboratório de Áudio e Vídeo. Em seguida, nosso planejamento teve como base dois alicerces em suas pesquisas: O primeiro, tratava-se do que a família espera de um supermercado, visando os valores econômicos, morais, aspectos intrínsecos e extrínsecos; e, é claro, dentro desse público tivemos uma atenção especial em estudar principalmente a dona de casa, pois é frequentemente a agente tomadora de decisões nessa pauta; E segundo, pesquisamos sobre palavras-chaves que cativam esse público com o intuito de chamar sua atenção e causar apreço com a letra ao mesmo tempo que atenda a mensagem final que o cliente almejava transmitir. Portanto, nota-se a repetição estratégica de termos como "preço justo", "economia", "tradição", "alegria" e "todo dia".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os métodos utilizados para a construção de um Jingle tem caráter sonoros em sua grande maioria. Primeiramente, a utilização de uma linguagem que condiz com o público a ser alcançado é muito importante, pois eles devem receber a mensagem com clareza e facilidade; se as palavras não forem de fácil entendimento, poderá implicar em um resultado ineficaz. Em segundo lugar, a repetição de conteúdo é indispensável para estimular o ouvinte entender, assimilar e decorar a mensagem. O conteúdo é a grande informação a ser passada. Posteriormente, se todos esses aspectos conseguirem ser somados ao uso de rimas, além potencializar a assimilação do conteúdo, contribuirá para o resultado final ser mais divertido, cativante, agradável e familiar aos ouvidos. Outro técnica muito relevante se tratando de vídeo é o cuidado para na hora da gravação as palavras serem ditas com clareza, não obstruindo sílabas ou palavras inteiras. Pois o ouvinte não pode ficar com dúvidas no que está ouvindo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>