ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01276</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Spot  Não faça Papelão para o Projeto Transformar - Coleta Seletiva</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Cobra Lisboa Rosa (Universidade Federal do Pampa); Luana Dias Kasper (Universidade Federal do Pampa); Gabriel Prestes Batista (Universidade Federal do Pampa); João Victor da Silva Souza (Universidade Federal do Pampa); Levi de Macedo Carvalho (Universidade Federal do Pampa); Sara Alves Feitosa (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No segundo semestre de 2018, nos foi apresentado uma proposta de job, dentro do componente curricular obrigatório de "Agência I", do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa. A disciplina foi ministrada pelas professoras Merli Leal Silva, Juliana Zanini Salbego, Renata Correa Coutinho e a coordenadora do componente Sara Alves Feitosa. Este projeto tinha como finalidade o desenvolvimento de uma campanha publicitária para o Projeto Transformar - Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal de São Borja. Para melhor compreensão do processo de criação, é válido salientar a forma como o componente curricular é estruturado. No componente de "Agência I" a turma é dividida em "mini-agências", onde estas elaboram uma campanha para um cliente em comum e competem entre si, com o objetivo de serem aprovadas pela banca avaliadora das professoras do componente. As "mini-agências" selecionadas apresentam para o cliente, para que este decida qual campanha será, de fato, aplicada. No que diz respeito ao projeto "Transformar - Cuidando para o futuro" é uma iniciativa promovida pela Prefeitura de São Borja. Seu intuito é integrar esferas do poder público, da iniciativa privada e da comunidade tendo em vista ações que tragam benefícios ao meio ambiente e garantam condições adequadas para as futuras gerações. Uma das partes que compõem o projeto diz respeito à coleta seletiva. Essa etapa fundamental possui o objetivo de despertar uma responsabilidade pública e estimular o interesse da comunidade por ações sustentáveis, partindo da política dos três R's: reduzir, reutilizar e reciclar. Deve-se salientar, para melhor compreensão do processo de criação do spot, o contexto em que esse está inserido. A campanha que levou o nome de "Assuma seu papel" foi dividida em três fases, sendo elas o reconhecimento (localizar o indivíduo no ciclo da reciclagem), a aprendizagem (abordar didaticamente o processo de separação do lixo) e o convite para ação (convidar o indivíduo à mudança de hábito). O spot "Não faça Papelão" está inserido na primeira fase, cujo objetivo é possuir uma abordagem mais motivacional e provocativa de maneira que não persuada o indivíduo, mas o emancipe. Após a confecção da campanha, foi realizada uma banca avaliadora para apresentação, composta pelas professoras do componente curricular. Ao final, foram selecionadas três "miniagências" para a fase com o cliente, sendo a Blu Comunicação Estratégica uma delas. Posteriormente, foi elaborada a defesa da campanha para a segunda banca, composta pelas professoras juntamente com Darlan Santos, diretor do Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Borja (DECOM). No fim da apresentação, sucedeu a escolha de uma das campanhas para a veiculação pela Prefeitura Municipal do município, sendo a elaborada pela Blu Comunicação Estratégica escolhida pelo cliente. Vale ressaltar que todo o material produzido para a campanha foi disponibilizado pela Blu para o DECOM e será veiculado neste ano de 2019. Por fim, ressaltamos que este trabalho visa expor o processo de pré-produção, produção e pós produção do spot em questão, com o intuito de justificar as escolhas feitas para que esse material sonoro fosse concebido. O spot produzido para o projeto Transformar tem como objetivo principal sintetizar o processo do ciclo de reciclagem para que a população entenda esse procedimento, evidenciando cada etapa que o lixo passa até ser reciclado e retornar ao mercado. Este objetivo foi pensado considerando que o spot está inserido na primeira fase da campanha, ou seja, "o reconhecimento", em que a intenção dos conteúdos é que sejam voltados ao estímulo do indivíduo no reconhecimento de sua responsabilidade dentro da cadeia de reciclagem (responsabilidade compartilhada).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para atingir esse objetivo, precisamos entender o comportamento da sociedade são borjense em relação à coleta seletiva e traçar um público-alvo. Para isso, aplicamos uma pesquisa com os habitantes da cidade e elaborarmos uma análise dos fatores de macro e microambiente que interferem diretamente no projeto. Com isso, diagnosticamos que o problema da falta de adesão da população ao projeto recém implantado era de ordem cultural: os moradores não possuíam o hábito de separar o lixo, por não conhecerem e entenderem o processo. O público-alvo foi definido a partir da pesquisa realizada, após a aplicação do briefing, com os habitantes de São Borja. Todas a seis miniagências (Blu, La Morada, Flow-in, Mirada, Tulipa e Musi) participaram da aplicação da pesquisa, a partir da divisão da zona urbana do município tendo como base o mapa com dias e horários da coleta seletiva. Desse modo, cada miniagência ficou com uma área da cidade para desenvolvimento da pesquisa. Com os resultados da pesquisa uma das conclusões foi de que os  responsáveis pela residência e/ou pela tarefa de separar o lixo são homens e mulheres de 18 a 60 anos. Com o propósito de alcançar o público-alvo descrito, optamos por utilizar o rádio, uma mídia tradicional. Produzindo um spot leve e descontraído, de fácil fixação na mente do interlocutor e que cumprisse a função de reconhecimento das responsabilidades de cada um no processo da coleta seletiva. Buscando suprir essa demanda e alcançar o público desejado, uma das principais mídias escolhidas, foi o rádio. A escolha do uso de mídias tradicionais está ligada ao alcance, prestígio e credibilidade que esses meios oferecem no contexto do município de São Borja, município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, distante 584 km da capital Porto Alegre. Além disso, o rádio ainda possui muita força comunicacional, principalmente em um cenário de interior do Brasil, onde a grandeza da cultura radiofônica se equipara à de outros meios dominantes, como TV e internet.  Entre os denominados meios tradicionais, a rádio é, em relação à imprensa e à televisão, o único que continua a assumir a sua complementaridade e a acompanhar as nossas actividades (CORDEIRO, 2011). Considerando que 57,4% da população são borjense que já possuíam alguma informação acerca da coleta seletiva, esta foi alcançada por meio do rádio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de produção do spot teve início na análise do briefing, seguindo para a concepção do conceito criativo e tema da campanha, através de um brainstorm, que iria nortear a criação de todas as peças publicitárias. A ideia principal do spot e de como sua narrativa seria conduzida. Determinando tais questões, partimos para elaboração de um roteiro, que levaria em consideração a fase específica da campanha. Com o roteiro montado e os elementos de narrativa definidos, foi enviado às professoras para que fosse aprovado e desse início às gravações. O texto visa abordar o público de maneira didática, demonstrando a credibilidade que um órgão como a Prefeitura Municipal necessita transparecer. Mas procura, também, atingi-lo de forma pessoal, empregando palavras e expressões corriqueiras que permitem a aproximação e a identificação do interlocutor com o locutor. Seguindo a mesma lógica, optamos por um tom narrativo leve e jovial, que passasse a mensagem de forma lúcida sem perder a familiaridade com o ouvinte. Na produção do roteiro, foi utilizada uma narrativa com um formato repetitivo, em que passa ao interlocutor a sensação de um movimento que, ao final, se mostra cíclico. O uso de duplo sentido fazendo correlação com o tema da campanha, para melhor fixação no imaginário da audiência. Se utiliza de provocação, para despertar interesse e ao mesmo tempo uma reflexão no ouvinte. O tom utilizado na narração foi fundamental para que esse questionamento final fosse interpretado de maneira leve e descontraída. Em relação à expressão vocal na publicidade radiofônica,  Um anúncio tem de ser adequado à sua própria cultura. Não importa quão inteligente ou complicado ele seja - pois só é bom em relação ao que acontece depois de transmitido, e nunca em si mesmo (MCLEISH, 2001). Nesse caso, a escolha da entonação e clima corretos foi fundamental para a compreensão e interpretação da mensagem da maneira desejada. Durante todo a narrativa, nos apropriamos da linguagem coloquial, com termos de fácil compreensão e elementos presentes no cotidiano, a fim de aproximar o público. O período de gravações do spot em questão se deu em dois dias, sendo no primeiro dia de gravação as prévias e testes de entonação da narrativa, no segundo dia as gravações no laboratório de rádio da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), totalizando cinco gravações feitas, para que posteriormente fosse feita a escolha da melhor versão.  Em termos de produção, a inflexão vocal, a ênfase, o ritmo e a projeção variam infinitamente. Mesmo começando com uma ideia bem definida, talvez seja preciso tentar várias vezes (MCLEISH, 2001). Os equipamentos utilizados para esse processo de gravação resumem-se em um Iphone 5s e fone de ouvido  para os testes  e os equipamentos contidos no estúdio de rádio da universidade. Em todos os momentos citados, houve orientação docente a fim de deixar esse processo mais brando. A última etapa desse processo de confecção do spot trata-se da edição, responsável por finalizar harmonicamente e complementar o sentido da narrativa. O software utilizado foi o Adobe Audition CC que possibilitou a montagem da estrutura do spot. Para ressaltar a sensação de movimento que a locução oferece, foram-se utilizados efeitos sonoros que traçam o caminho do lixo de casa até seu destino final, criando ritmo na narrativa. Após o passo a passo do percurso da reciclagem, há uma quebra de aproximadamente 2  de silêncio, para enfatizar a locução que destaca o produto reciclado como  novinho em folha ao mesmo tempo desacelerar o ritmo do início. A trilha sonora que entra logo em seguida é uma trilha leve, descontraída, harmônica e familiar, entrando em sintonia com a locução e gera a sensação de proximidade com o ouvinte, deixando o spot amigável e convidativo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>