ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01289</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de comunicação: Croasonho  Santa Maria</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Paloma Steinhaus de Oliveira (Universidade Federal de Santa Maria); Eduardo Melo Moura (Universidade Federal de Santa Maria); Matheus Wohlenberg (Universidade Federal de Santa Maria); Renata da Silva Freitas (Universidade Federal de Santa Maria); Nathália Velasques Romero (Universidade Federal de Santa Maria); Natasha Kuffner da Silva (Universidade Federal de Santa Maria); Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz (Universidade Federal de Santa Maria)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Elaborado e executado na disciplina de Planejamento em Publicidade do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria. Foi necessária a utilização de um cliente real, portanto escolhemos a Croasonho. O intuito do trabalho foi desenvolver, junto à disciplina, um planejamento adequado para a empresa franqueada, visto que, apesar de deter o reconhecimento da imagem vindo da matriz, não aproveitava em sua comunicação em âmbito local seus diferenciais, como sua localização na cidade, nem o fato de ser a única especialista no produto que comercializa, o croissant. O objetivo de trabalhar com a Croasonho, dentro do contexto de reinauguração da filial, partiu do interesse em pesquisar e entender os problemas organizacionais e comunicacionais que pudessem ocorrer na empresa. Sendo assim, iniciamos e mantivemos contato com a filial para entendermos suas necessidades e obtermos maior assertividade, tanto em relação a suas expectativas na comunicação, quanto às restrições que pudessem atingir a equipe por se tratar de uma filial e precisar de uma permissão para realizar alterações. A Croasonho foi fundada em 1997, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A franquia surgiu a partir da ideia de mesclar croissants e sonhos, e a marca ficou conhecida no mercado gastronômico, destacando-se por seus croissants artesanais com massa crocante e recheios oferecidos em uma grande diversidade, em versões doces e salgadas. A franquia de Santa Maria existe há aproximadamente 7 anos, mas em 2018 foi adquirida pelos donos da filial de Santa Cruz do Sul, sendo reinaugurada em 12 de julho de 2018. A Croasonho de Santa Maria fica localizada na Rua Venâncio Aires, 1613, no bairro Bom Fim. A população da cidade de Santa Maria é composta, em sua grande maioria, por um público estudante, universitários e frequentadores de cursinhos preparatórios de pré-vestibular. Muitos desses cursinhos estão localizados na região central da cidade, por essa razão a franquia de Santa Maria é frequentada por muitos estudantes que estão diariamente convivendo naquele espaço.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Planejamento Estratégico iniciou a partir de uma reunião de briefing com o cliente para que pudéssemos nos ambientar sobre a situação da empresa com o mercado, a concorrência e o público-alvo, além do histórico da franquia na cidade. Através da análise do documento, identificamos a necessidade da realização de uma pesquisa com o público que consome ou já consumiu na Croasonho em Santa Maria, para compreender essa relação além do ponto de vista do cliente. Após a pesquisa ser realizada e analisada, partimos para a elaboração do Planejamento, que abordou concorrência, tendências de consumo, comportamento do público, entre outros. Observou-se que a franquia não possuía uma concorrência direta, assim, analisamos os concorrentes indiretos da cidade para identificar a influência deles em relação à Croasonho. Contamos com o estudo das tendências de consumo, bem como o histórico do mercado, a partir de dados como os da Associação Brasileira da Indústria de Café, nicho no qual a franquia se encaixa, e identificamos que é um mercado em ascensão, portanto se destaca e tem grande potencial de crescimento. Rayney (apud COOPER, Como planejar a propaganda, 2002, p. 22) defende que o  Planejamento de comunicação nos dias de hoje não significa necessariamente encontrar novas respostas nem mesmo fazer descobertas. O importante é formular novas perguntas . A análise e diagnóstico de problemas da empresa resultou na definição de pautas que não estavam sendo exploradas conceitualmente, como a unidade da comunicação e o diferencial pouco explorado (o próprio croissant, sem concorrência direta no mercado local). Analisamos a sazonalidade do consumo, e partimos para análise comunicacional que contribuiu para encontrarmos o problema de comunicação, direcionando-nos para o desenvolvimento do Planejamento como objeto central da resolução do trabalho. Para Butterueld (apud COOPER, Como planejar a propaganda, 2006, p. 44),  o problema empresarial da marca, que normalmente se expressa em termos comerciais, não é apenas uma questão de atitude ou de imagem (...) Será preciso procurar o problema com as fontes de informação disponíveis, entre dados do setor, ou da auditoria, ou colhidos em pesquisa qualitativa e quantitativa própria . Portanto, a análise e correlação de problemas organizacionais e comunicacionais foram importantes para entendermos como o planejamento poderia resolver problemas internos da empresa. Por meio da análise FOFA, percebemos a falta de comunicação personalizada para Santa Maria, pouco visível e afetiva em seu entorno e na cidade em si. Além disso, outros problemas foram destacados, como a falta de estacionamento no local, o preço elevado e o horário de atendimento relativamente curto em comparação com outros estabelecimentos próximos. Dentro da análise de ameaças, observamos o que Butterueld (p. 49) revela ao afirmar que tendências sociais têm uma série de características que podemos aprender a reconhecer na nossa busca por estratégia. Pessoas que seguem a tendência de uma vida saudável e fitness, por exemplo, podem não ter interesse em consumir croasonhos. Não obstante, estabelecimentos com preços mais acessíveis são mais atraentes devido ao contexto econômico. Butterueld (p. 59) também diz que os objetivos de propaganda relacionam-se à transmissão de determinada mensagem. Assim, a afirmação básica do posicionamento traz uma carga de definição que aponta uma característica bastante original (ser especialista em algo) no imaginário do consumidor, o qual é acostumado com uma infinidade de produtos de marcas similares e pouco originais. Concluímos o planejamento ajustando todos os detalhes que poderiam dificultar a transmissão de nossas perspectivas sobre a Croasonho, como a sintetização da frase que pauta o problema de comunicação, o alinhamento das estratégias e táticas com os conceitos definidos, e as prioridades da apresentação, como a ordem de revelação de cada tópico numa narrativa coesa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Plano de Comunicação da Croasonho de Santa Maria foi desenvolvido a partir de conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria, nas disciplinas de Pesquisa Mercadológica em Propaganda e Planejamento em Publicidade, ministradas pela Professora Doutora Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz. Primeiramente, houve a análise da situação do anunciante, neste caso, tanto a filial e a empresa matriz. Dados sobre o cliente e seus concorrentes foram coletados e, através da análise dos produtos, serviços, atendimento e serviços, foi feita a correlação e distinção entre problemas organizacionais, comunicacionais e publicitários, chegando à conclusão de que a empresa não comunicava suas forças e oportunidades. A construção do arquétipo baseou-se nos comportamentos e interesses do público-alvo, além de relacionarmos muitas das características apresentadas na disciplina com a empresa e seu modo de atuação - a singularidade do produto e a paixão provocada pelo chocolate. Assim, definimos o arquétipo do público-alvo como  Amante , o qual opta por  produtos exclusivos, raros ou customizados (...), oferece um excelente produto de alta qualidade . O arquétipo está presente em categorias de alimentos ligadas à sensualidade e ao prazer, portanto o relacionamos com o amor envolvendo o chocolate - o qual recheia os croissants doces da empresa -, tanto pelo próprio recheio quanto pelos momentos mais íntimos e amorosos compartilhados com o croissant. Assim, desenvolvemos duas personas para representar o público-alvo de maneira mais próxima, considerando o local da franquia na cidade e a segmentação de seus consumidores. Ambas jovens, as personas são estudantes (uma de cursinho preparatório e outra de Ensino Superior) que valorizam as qualidades da Croasonho, como o ambiente aconchegante e o requinte proporcionado pelo produto. Enquanto uma delas pensa que vale a pena consumir o produto pelo menos duas vezes ao mês, independentemente do valor, a outra frequenta o local devido ao status, à seletividade de grupos, e à proximidade de sua escola. Para chegarmos no posicionamento da franquia, nos baseamos na ideia de que a Croasonho vende experiências, promovendo paixão através do chocolate, prazer em consumir um produto único e de qualidade. A franquia é especialista trazer experiências de felicidade, amor, ternura, além de oferecer um local de compartilhamento de sentimentos e sensações. A Croasonho é uma franquia especialista em croissant e todas as sensações que esse produto possibilita, como satisfação e felicidade. Sendo uma grande rede, as filiais devem carregar esta responsabilidade, entretanto, a filial de Santa Maria não é valorizada e reconhecida pelo seu potencial, pois não comunica todas essas qualidades. Sendo assim, chegamos em um posicionamento que une todos os atributos desta rede especialista em croissant, por fim, o posicionamento desenvolvido para a filial de Santa Maria foi:  Especialista em transformar sabores em sensações .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>