INSCRIÇÃO: 01298
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: A sombra que nos persegue
 
AUTORES: Fábio Cândido de Gois (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Íris Yae Tomita (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Mariana da Silva Valente (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Lucas José Seiti Kumakura (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Marco Hajime Shimosaka (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O roteiro foi realizado como atividade da disciplina de Criação e Produção Audiovisual do curso de Comunicação Social: Habilitação Publicidade e Propaganda da UNICENTRO, e que teve como produto final a execução de um curta-metragem. A criação do roteiro tem como objetivo, através do humor, fazer um retrato caricato dos conflitos masculinos e femininos em papéis de liderança. Ademais, a intenção do roteiro é de ser um amálgama de referências de grandes filmes no segmento de investigação policial através da paródia. ਀ O roteiro “A sombra que nos persegue” foi escrito por alunos do 4º ano do curso de Comunicação Social: Habilitação Publicidade e Propaganda para a disciplina de Criação e Produção Audiovisual. O produto final resultou em um curta-metragem. Nos requerimentos da produção, a diretriz era produzir um roteiro de ficção. Conforme Andreia Gonçalves Praun no texto Sexualidade, gênero e suas relações no poder, Revista Húmus (UFMA, 2011), o gênero feminino se constrói em oposição ao gênero masculino. Essa diferença não significa necessariamente contradição, conflito ou luta (PRAUN, p. 57, 2011), porém a nível do senso comum criou-se na sociedade, a ideia de que existe uma disputa entre os gêneros, e que na maioria das vezes o profissional do sexo masculino é mais apto a exercer certas funções do que a mulher. Foi exatamente neste conflito que o roteiro foi construído. Para dar forma e essência ao personagem principal foram utilizadas como referência mulheres da ficção como Clarice Starling (Silêncio dos Inocentes), Lisbeth Salander (Millenium) e Princesa Léia (Star Wars).਀ O objetivo do roteiro “A sombra que nos persegue” foi abordar o conflito advindo do entre masculino versus feminino em situações de poder, fazendo uma correlação no que se presencia no ambiente universitário, lugar em que é frequente o profissional masculino obter destaque e prestígio mesmo não entregando as responsabilidades que o cargo exige, enquanto profissionais femininas muitas vezes são ignoradas mesmo quando possuem técnica e conhecimento superiores em relação ao homem que está no dito cargo. Através do roteiro e sua narrativa cômica a intenção é fazer uma crítica a este tipo de atitude gerado em um ambiente cujo o profissionalismo deveria ser o foco.਀ A exploração desse tema se justifica pela exposição das relações atuais que priorizam o profissional masculino em prol de uma imagem preconceituosa e machista de que poder e eficiência, sendo esse um dos principais motivos que um dos personagens, de forma caricata, ignora a protagonista mesmo quando ela se sobressai em uma situação de conflito direto pois “é incrível acreditar que em pleno século XXI a visão machista ainda esteja presente no mundo do trabalho. Pois ainda existe a noção de que as posições de comando são espaços masculinos. Se, de um lado, as mulheres têm dificuldade para se impor, ou se desinteressam por disputas de espaço, por outro, os homens estão longe de cedê-lo por vontade própria” Eugenia Leone et al, Mulheres: mundo do trabalho e autonomia econômica (CESIT, 2017). O roteiro permitiu retratar de forma exagerada e humorada os conflitos presentes em nossa sociedade, trazendo para a narrativa elementos presentes no cotidiano dos estudantes da UNICENTRO.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䘀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀洀 漀 瀀攀爀椀最漀 焀甀攀 漀 瘀椀氀漀 攀砀瀀爀攀猀猀愀瘀愀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 挀洀椀挀漀 攀 渀漀渀猀攀渀猀攀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 氀攀瘀愀猀猀攀洀 攀猀琀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 愀 猀爀椀漀Ⰰ 愀氀椀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 栀甀洀漀爀 焀甀攀 愀 漀戀爀愀 猀攀 瀀爀漀瀀猀⸀ 倀愀爀愀 攀渀琀爀攀最愀爀 攀猀琀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀 渀漀渀猀攀渀猀攀 氀攀瘀愀搀愀猀 愀 猀爀椀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀甀渀猀 愀 漀戀爀愀猀 搀漀 最渀攀爀漀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 瀀漀氀椀挀椀愀氀Ⰰ 猀漀 攀氀攀猀㨀 愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀漀 瘀椀氀漀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 洀漀猀琀爀愀 漀 猀攀甀 爀漀猀琀漀Ⰰ 愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀漀 瘀椀氀漀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀 挀漀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀椀猀琀愀猀 搀攀椀砀愀搀愀猀 愀琀 漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀爀愀瘀漀氀琀愀 焀甀愀渀搀漀 愀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 攀渀挀愀爀愀 漀 爀攀愀氀 瘀椀氀漀 攀 漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 昀椀渀愀氀 渀愀 焀甀愀氀 愀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 琀攀洀 愀 猀甀愀 挀愀琀愀爀猀攀 愀漀 猀攀 瘀椀渀最愀爀 搀漀 焀甀攀 漀 瘀椀氀漀 愀 昀攀稀 瀀愀猀猀愀爀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 愀渀氀椀猀攀猀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 搀漀 最渀攀爀漀 挀漀洀漀 匀椀氀渀挀椀漀 搀漀猀 䤀渀漀挀攀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀渀愀琀栀愀渀 䐀攀洀洀攀Ⰰ 䠀愀渀渀椀戀愀氀 搀攀 刀椀搀氀攀礀 匀挀漀琀琀Ⰰ 娀漀搀愀挀漀 搀攀 䐀愀瘀椀搀 䘀椀渀挀栀攀爀 攀 伀猀 䠀漀洀攀渀猀 焀甀攀 渀漀 愀洀愀瘀愀洀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 琀愀洀戀洀 搀攀 䐀愀瘀椀搀 䘀椀渀挀栀攀爀 爀漀琀攀椀爀漀猀 渀漀猀 焀甀愀椀猀 䌀漀洀 愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 洀漀猀 猀攀 愀瀀漀椀漀甀 渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 䔀搀最愀爀 圀爀椀最栀琀 昀愀稀 栀甀洀漀爀 瘀椀猀甀愀氀 渀愀 搀椀爀攀漀 搀攀 猀攀甀猀 昀椀氀洀攀猀 攀 挀漀洀漀 䴀漀渀琀礀 倀礀琀栀漀渀 昀愀稀 栀甀洀漀爀 搀攀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 愀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 爀椀搀挀甀氀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 爀漀琀攀椀爀漀  戀愀猀攀愀搀漀 攀洀 猀椀琀甀愀攀猀 爀椀搀挀甀氀愀猀 焀甀攀 猀漀 氀攀瘀愀搀愀猀 愀 猀爀椀漀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䐀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 攀猀琀愀 椀搀攀椀愀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ 䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 甀洀愀 栀漀洀攀渀愀最攀洀 愀漀猀 攀猀焀甀攀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 椀渀最氀猀 䴀漀渀琀礀 倀礀琀栀漀渀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 昀漀猀猀攀 甀猀愀搀愀 搀漀 攀猀琀椀氀漀 渀漀渀猀攀渀猀攀 搀漀 最爀甀瀀漀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 瀀愀爀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀猀漀氀甀漀 搀攀 甀洀 挀爀椀洀攀 愀漀 攀猀琀椀氀漀 昀椀氀洀攀猀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 瀀漀氀椀挀椀愀氀 瘀攀椀漀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 攀渀琀爀攀最愀爀 甀洀愀 琀爀愀洀愀 焀甀攀 挀爀椀愀猀猀攀 琀攀渀猀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 琀爀漀甀砀攀猀猀攀 攀洀瀀漀氀最愀漀 瀀愀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀 挀漀渀昀氀椀琀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 䌀氀愀爀椀挀攀 攀 䌀愀爀氀漀猀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 昀椀挀愀爀 挀氀愀爀漀 渀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 挀攀渀愀猀 焀甀攀 漀猀 搀漀椀猀 椀渀琀攀爀愀最攀洀Ⰰ 甀洀愀 搀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 焀甀攀 愀 琀爀愀洀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 猀攀爀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 攀 焀甀攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 攀氀攀  漀 瘀椀氀漀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀猀 挀漀洀瀀愀爀猀愀猀 搀漀 瘀椀氀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 栀 洀甀氀栀攀爀攀猀 洀愀挀栀椀猀琀愀猀 攀 搀攀 挀漀洀漀 攀猀琀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 愀 琀漀爀渀愀洀 爀椀搀挀甀氀愀猀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 漀猀 瘀椀氀攀猀 琀洀 甀洀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 攀搀椀昀椀挀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 愀琀漀猀 焀甀攀 挀漀渀搀甀稀攀洀 愀猀 瘀椀氀猀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 爀愀猀愀Ⰰ 猀甀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 猀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀爀 愀漀 栀漀洀攀洀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀 愀 琀爀愀洀愀 琀攀渀搀攀 愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 挀愀琀爀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀攀洀椀渀椀渀愀猀 焀甀愀渀搀漀 搀攀挀椀搀攀洀 挀漀洀戀愀琀攀爀 漀 洀愀挀栀椀猀洀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀