INSCRIÇÃO: 01305
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO15
 
TÍTULO: Os Senhores do Baile
 
AUTORES: Sara Fontana (Universidade de Caxias do Sul); João Vítor Perozzo Soares (Universidade de Caxias do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A proposta de realização de um documentário para a plataforma de rádio foi dada como uma das atividades finais na disciplina de Radiojornalismo II, ministrada pela Profa. Leyla Thomé, no segundo semestre acadêmico de 2018. A ideia era cartografar as atividades noturnas da cidade de Caxias do Sul, de forma a criar um documentário em áudio. Reforça-se que esse é o gênero que ampliou a reportagem, já que a notícia, antes breve e superficial, ganha aprofundamento, não limitando-se ao lead. Portanto, o documentário é responsável por apresentar diversos ângulos de um tema. Ele compõe, desta forma, um panorama geral e significativo sobre a pauta, sendo mais do que apenas um serviço.਀䐀椀愀渀琀攀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀愀爀琀漀最爀愀昀愀爀 愀 瘀椀搀愀 渀漀琀甀爀渀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 搀攀挀椀搀椀爀愀洀 猀攀最甀椀爀 瀀甀戀猀 攀 戀愀爀攀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 挀爀椀漀甀 ᰀ匠攀渀栀漀爀攀猀 搀漀 䈀愀椀氀攀ᴀ†焀甀攀爀椀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 洀愀爀挀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 攀洀 挀愀猀愀猀 渀漀琀甀爀渀愀猀 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀洀  琀攀爀挀攀椀爀愀 椀搀愀搀攀⸀ Os chamados bailes da terceira idade apresentam modelo de festa consolidado ao longo da história de Caxias do Sul e da região Nordeste do Rio Grande do Sul, onde há predominância da imigração italiana, ocorrida, principalmente, nas últimas décadas do século XIX.਀伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀猀 洀漀琀椀瘀愀攀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 焀甀攀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 最攀爀愀洀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 琀爀愀愀爀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 愀琀爀愀攀猀 焀甀攀 猀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀漀爀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀最爀愀搀愀爀Ⰰ 愀琀爀愀椀爀 攀 洀愀渀琀攀爀 漀 昀氀甀砀漀 搀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀ A partir dos relatos, o documentário contemplou aspectos subjetivos acerca do público frequentador. Além disso, remeteu o tema para análise da psicóloga Vanessa Zulian. A especialista em psicossomática destacou a importante influência que atividades de nível ocupacional desenvolvidas para a faixa etária abordada incitam em aspectos sociais e terapêuticos. A reflexão converge com os depoimentos extraídos do público que, ainda que indiretamente, exaltou a qualidade de vida que a participação em bailes exerce no dia a dia.
 
INTRODUÇÃO
Voz, música, efeitos sonoros e silêncio são os elementos que compõem a linguagem radiofônica. Utilizados separadamente ou em conjunto, são eles que possibilitam a existência do rádio enquanto meio de comunicação. Esses mesmos elementos, atrelados a outros fatores, estruturam um dos formatos provenientes do gênero interpretativo: o documentário radiofônico. ਀ऀ倀愀爀愀 愀氀最甀渀猀Ⰰ 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 攀 愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 氀椀洀椀琀愀ⴀ猀攀 愀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 搀甀爀愀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 䨀漀猀 䨀愀瘀椀攀爀 䴀甀漀稀 攀 䌀猀愀爀 䜀椀氀 ⠀愀瀀甀搀 䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀㔀⤀ 愀瀀漀渀琀愀洀 漀甀琀爀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀㨀 ⠀㄀⤀ 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀砀椀猀琀攀 愀戀甀渀搀渀挀椀愀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 匀漀 洀愀椀猀 氀漀渀最漀猀 攀 攀猀瀀漀渀琀渀攀漀猀 焀甀攀 愀焀甀攀氀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀㬀 ⠀㈀⤀ 愀 洀攀渀漀爀 搀甀爀愀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 漀戀爀椀最愀 甀洀愀 攀搀椀漀 挀漀洀瀀爀椀洀椀搀愀 愀 爀攀搀甀稀椀爀 愀 渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 昀愀氀愀㬀 ⠀㌀⤀ 猀攀洀 愀 瀀爀攀猀猀漀 搀漀猀 瀀爀愀稀漀猀Ⰰ 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 洀愀椀漀爀㨀 ⠀㐀⤀ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀渀昀漀爀洀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀 ᰀ瀠爀漀最爀愀洀愀 攀洀 猀椀 洀攀猀洀漀ᴀ⸠  Analisando essas diferenças podemos afirmar que o documentário radiofônico exige uma produção mais complexa. Segundo Ferraretto (2014, pg. 224), os documentários são utilizados quando alguns temas necessitam de uma abordagem para além dos noticiários, dos programas de entrevista ou de opinião e das mesas-redondas. Ainda segundo o autor, existem diversas modalidades para o levantamento de informações na produção de um documentário. São elas: (1)Pesquisa bibliográfica; (2) Pesquisa documental; (3) Pesquisa audiovisual e (4) Entrevistas.਀ᰀ䄠瀀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 瘀爀椀漀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 猀甀最攀爀攀ⴀ猀攀 甀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 洀漀渀漀最爀昀椀挀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 愀 搀攀最爀愀瘀愀漀 瀀愀爀挀椀愀氀 漀甀 琀漀琀愀氀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 愀猀猀椀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瘀愀椀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 猀攀樀愀洀 攀氀攀渀挀愀搀漀猀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 愀 猀攀爀 洀愀椀猀 漀甀 洀攀渀漀猀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀漀猀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀猀 攀 搀椀瘀攀爀最渀挀椀愀猀 ⴀ 攀猀琀愀猀 切氀琀椀洀愀猀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 渀愀猀 昀愀氀愀猀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ᴀ†⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀㜀⤀ Após a realização destas etapas, torna-se possível a criação do roteiro final, contendo informações para os locutores e a técnica. Em síntese, podemos compreender que o documentário é uma peça radiofônica que busca interpretar, de maneira aprofundada, determinado tema com base em fatos históricos, dados e depoimentos.਀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 氀漀挀愀氀⸀ 䔀洀 愀爀琀椀最漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 ㈀  ㌀Ⰰ 倀愀甀氀漀 䌀⸀ 倀漀猀猀愀洀愀椀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀 挀漀洀漀 昀攀猀琀愀猀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀愀洀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 愀渀琀攀猀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 漀昀椀挀椀愀氀椀稀愀漀 攀 攀洀愀渀挀椀瀀愀漀 瀀氀攀渀愀 搀漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 栀漀樀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀猀⸀ 一漀 瀀攀爀漀搀漀 焀甀攀 猀甀挀攀搀攀甀 愀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 ㄀㠀㠀 Ⰰ 昀攀猀琀愀猀 樀 攀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 匀攀爀爀愀 攀 攀猀琀愀瘀愀洀 氀椀最愀搀愀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 挀氀攀爀漀⸀  ⠀倀伀匀匀䄀䴀䄀䤀Ⰰ ㈀  ㌀⤀⸀ O formato original foi adaptado e suas respectivas mudanças têm impactos que perduram até hoje. “[...] Antes de 1900, os divertimentos não se realizavam somente aos domingos, ocorrendo também durante a semana (LORENZONI, 1975, p. 161). [...] Lorenzoni relata uma festa campestre, organizada pela Sociedade Italiana Rainha Margarida, que, em 4 de fevereiro de 1912, durou até a noite, contando com a presença de uma banda que animava os presentes.” (LORENZONI, 1975, p. 161-237 apud POSSAMAI, 2003, p. 12).਀䴀攀猀洀漀 愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 愀渀攀搀漀琀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 氀挀漀漀氀 樀 攀爀愀洀 挀漀洀甀渀猀 渀漀猀 瀀爀椀洀爀搀椀漀猀 搀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 渀攀猀猀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀愀 椀最爀攀樀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀渀漀琀愀 漀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀猀 ᰀ挠漀渀猀攀爀瘀愀搀漀爀ᴀ†攀洀 戀愀椀氀攀猀 攀 昀攀猀琀攀樀漀猀⸀ Constatou-se, portanto, que a realização de bailes esteve presente desde a formação da cidade e o modelo abordado no documentário sempre teve a simpatia de moradores. Isso se deve, provavelmente, aos elementos culturais que permanecem integrando o formato do evento, especialmente suas características supostamente mais “conservadoras”. Por isso, os bailes tornaram-se preferência de um público de faixa etária mais elevada.
 
OBJETIVO
Para elaborar o documentário radiofônico foi realizada uma etapa de pré-produção conjunta, em que a turma e a professora analisaram possíveis linhas para a criação de uma série de documentários. Ao fim da avaliação, o tema “A noite de Caxias do Sul” foi selecionado para a produção dos documentários: “É preciso entreter e ao mesmo tempo informar, esclarecer e também estimular novas ideias e interesses.” (CHANTLER E HARRIS, 1998, p. 65)਀䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀爀 攀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ  猀甀爀最攀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 渀愀爀爀愀爀 挀漀洀漀 愀 渀漀椀琀攀 挀愀砀椀攀渀猀攀 漀挀漀爀爀攀 瀀愀爀愀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 椀搀愀搀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 猀攀氀攀漀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀漀渀漀爀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀爀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䘀漀椀 瘀攀爀椀昀椀挀愀搀漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀椀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀猀愀猀 搀攀 昀攀猀琀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀 椀搀漀猀漀猀㨀 䌀愀氀栀愀洀戀攀焀甀攀Ⰰ 嘀攀氀栀漀 䘀漀最漀 搀攀 䌀栀漀Ⰰ 䄀瘀攀渀椀搀愀Ⰰ 嘀椀琀爀椀愀Ⰰ 䜀愀甀挀栀椀渀栀漀 攀 䌀栀愀爀搀漀渀渀愀礀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀琀爀愀爀愀洀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 琀漀搀愀猀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 愀氀最甀洀愀猀 愀戀爀椀爀愀洀 猀甀愀猀 瀀漀爀琀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀挀攀戀攀爀 攀猀猀攀 攀猀琀甀搀漀⸀ Após esta etapa houve a organização do documentário, que contou com a edição e elaboração do roteiro radiofônico. A estrutura narrativa do projeto fundamenta-se nas características da mensagem jornalística favorecendo a seleção de dados relevantes que foram coletados por meio de entrevistas ou pesquisas. ਀ 一愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 洀切猀椀挀愀 攀 愀猀 瘀漀稀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 猀漀渀猀⸀ 䌀漀洀漀 椀渀搀椀挀愀 吀愀瘀愀爀攀猀 ⠀㄀㤀㤀㤀⤀Ⰰ ᰀ漠 爀搀椀漀  漀 樀漀爀渀愀氀 搀攀 焀甀攀洀 渀漀 猀愀戀攀 氀攀爀㬀  漀 洀攀猀琀爀攀 搀攀 焀甀攀洀 渀漀 瀀漀搀攀 椀爀  攀猀挀漀氀愀㬀  漀 搀椀瘀攀爀琀椀洀攀渀琀漀 最爀愀琀甀椀琀漀 搀漀 瀀漀戀爀攀㬀  漀 愀渀椀洀愀搀漀爀 搀攀 渀漀瘀愀猀 攀猀瀀攀爀愀渀愀猀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ⸠ Após gravação e edição, o produto final foi apresentado em data combinada com a professora, em aula, criando assim um momento de troca e reflexão acerca do conteúdo que havia sido produzido.਀䘀漀椀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 琀攀瘀攀 甀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 猀甀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀氀攀洀戀爀愀爀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀⸀ 伀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀椀爀攀攀猀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀⼀漀甀 攀搀椀漀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 琀椀渀栀愀洀 漀 洀攀猀洀漀 椀渀琀甀椀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 挀愀琀椀瘀愀渀琀攀 攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀攀渀搀攀猀猀攀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 挀愀爀爀攀最愀 挀漀渀猀椀最漀 昀漀爀琀攀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 氀椀最愀搀愀猀  挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 洀愀猀猀愀㨀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀