ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01342</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Publicitária para o Cooldown E-Sports n'Burgers</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rodrigo Kauê Olsemann Strapação (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Fernanda Biazetto Vilar Fabricio (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Kamila Fernandes Lima (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Gabriel Luis Munhoz (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); João Batista Piana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Gustavo Luiz de Souza Pereira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho de conclusão de curso atendeu ao cliente  Cooldown E-sports n Burger , sendo este um bar e hamburgueria com temática direcionada a campeonatos de e-sports, jogos de tabuleiro, videogames, filmes, séries, quadrinhos, e toda a esfera do universo nerd e geek. A proposta do estabelecimento é ir além da venda de comida e bebida, oferecendo uma experiência completa gerada através da imersão no universo nerd. Essa experiência proporcionada pelo estabelecimento, traz, como consequência, uma rotatividade baixa dos consumidores, isso porque o local transmite em tempo integral streaming de jogos e também proporciona aos clientes a opção de jogar, atividades essas, que ocupam um médio/longo período de tempo. Levando em consideração a média de tempo que os consumidores ficam no local, uma boa receita deveria ser consequência decorrente da longa permanência dos consumidores. No entanto, um problema apontado pelo proprietário do estabelecimento é a receita abaixo do desejado. Com base nessas em análises e pesquisas, nota-se que a experiência proporcionada pela Cooldown é boa, porém, não incentiva o consumo dos clientes. Outras pesquisas realizadas também mostraram a falta de um posicionamento e algumas falhas na comunicação do local sendo, portanto, necessária a proposta de um posicionamento e de um plano de comunicação que buscasse solucionar os problemas encontrados. Além disso, foi apontado pelo dono da hamburgueria a necessidade do aumento do faturamento do estabelecimento dado que o tempo médio de permanência dos clientes no local é longo, porém o ticket médio ainda é baixo. Portanto, o objetivo de marketing é trazer novas pessoas do público-alvo para o estabelecimento e utilizar da experiência dentro do local para estimular mais o consumo, aumentando em 17% a receita mensal - no período de 12 meses após o início da campanha. Já o objetivo de comunicação é elaborar um posicionamento de marca bem definido e divulgar de maneira estratégica e eficiente para o público-alvo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foram realizadas 10 pesquisas ao todo, as quais possuem diferentes metodologias, sendo elas qualitativas e quantitativas, por meio de levantamento de dados, análises, observações e também exploratórias em profundidade. Metade das pesquisas buscam entender características do estabelecimento, para serem usadas como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A outra parcela é inteiramente voltada para o termo  nerd , que é apontado para a caracterização do público-alvo e posicionamento da Cooldown, porém antes de ser escolhido e utilizado, pesquisas foram realizadas a respeito do termo, visando entender se o público da hamburgueria teria uma boa relação com a palavra, ou se ela poderia ser considerada pejorativa. Por fim as pesquisas trouxeram informações que ajudaram a definir os problemas e objetivos, e também a definir o posicionamento, elaborar o plano de comunicação e denominar o público da Cooldown E-sports n Burger como nerd, pois não só teve a aceitação, mas também o orgulho com relação ao termo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto desenvolvido apresenta um planejamento de comunicação e marketing que atenda aos problemas de comunicação  Elaboração de um posicionamento de marca bem definido e divulgação estratégica e eficiente ao público-alvo e aos objetivos de marketing  Atrair novos consumidores do público-alvo e estimular o consumo para aumentar a receita média mensal do estabelecimento encontrados durante o processo de pesquisa e análise ambiental. Para que isso fosse possível, inicialmente coletou-se um brief detalhado juntamente ao proprietário do estabelecimento, após isso, pesquisas e análises realizadas pelo grupo originaram o planejamento de comunicação. Na sequência, os objetivos, estratégias e táticas de mídia foram definidos, originando a elaboração das linhas criativas, tendo como tema  Você imerso  Viva essa ideia . Como mostrado no planejamento, o estabelecimento busca proporcionar nas pessoas uma experiência completa e única. O local é diferente das demais hamburguerias e ao estar lá dentro os consumidores sentem-se imersos no mundo dos games, séries, etc. Portanto, todas as estratégias e desdobramentos das peças devem levar ao público o conceito de imersão. O objetivo é trazer para a comunicação aquilo que as pessoas sentem ao jogar, ler ou assistir algo que gostam: a sensação de fugir dessa realidade e se  transportar para outra. Essa característica está muito presente ao realizar qualquer uma das atividades citadas acima, e é justamente essa característica que deve ser ressaltada na campanha. A campanha será dividida em diferentes linhas criativas. A primeira linha criativa será voltada ao conceito principal da campanha - imersão -, sendo essa linha a mais importante de toda a campanha e tendo como objetivo levar ao público o posicionamento do local. A segunda linha criativas da campanha terá apelo promocional e o foco principal é reforçar os produtos do estabelecimento e estimular o consumo. A terceira linha criativa tem como objetivo convidar o público para ir até o local e/ou estimular o consumo dos produtos da Cooldown através do delivery. Por fim, a quarta linha criativa segue um conceito moderno, com peças minimalistas que trazem referências sutis do mundo geek e nerd, para serem utilizadas em promoções e datas comemorativas importantes para a temática do estabelecimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>