INSCRIÇÃO: 01345
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP07
 
TÍTULO: Mulheres que cuidam de outras mulheres
 
AUTORES: Lucas José Seiti Kumakura (Universidade Estadual do Centro Oeste); Fábio Cândido de Gois (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Mariana da Silva Valente (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Marco Hajime Shimosaka (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Íris Yae Tomita (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O VT produzido pelo aluno do curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO, teve o intuito de ser uma produção para a disciplina de Criação e Produção Audiovisual do curso. A criação do VT teve como principal objetivo a conscientização sobre o autoexame preventivo na identificação de estágios iniciais do câncer de mama O VT "Mulheres que cuidam de outras mulheres" foi desenvolvido pelos alunos do 4º ano do curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda para a disciplina de Criação e Produção Audiovisual da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO. A decisão de produzir um VT institucional para ser veiculado na própria universidade foi guiada pela necessidade inerente de conscientizar as mulheres a fazerem o autoexame preventivo na identificação de nódulos cancerígenos nos seios ainda na fase inicial. Segundo Simone Aparecida de Andrade no texto A importância do autoexame e exame clínico das mamas (UNILUS, 2014) o autoexame "[...] é importante porque dessa maneira a mulher passa a conhecer melhor as suas mamas, e se houver alguma alteração ela logo perceberá e irá procurar o médico" (ANDRADE, p. 112, 2014). A construção do roteiro, personagens e cenário foram criados a partir do conceito de sororidade feminina, que se classifica em processos identitários naturalmente vividos pelas mulheres em suas relações entre si, que corresponde a sensibilidade recíproca segundo Suely Gomes Costa em Onda, rizoma e "sororidade" como metáforas: representações de mulheres e dos feminismos (UFSC, 2009). Acreditamos ser importante falar sobre o assunto, uma vez que traz um tema que nunca está fora de debate e que, sobretudo, conscientiza e mostra como câncer de mama não é o final da linha na vida de uma mulher, e que com o apoio e suporte de amigos, família e tratamento médico a mulher pode se curar e ter uma vida normal. O Objetivo do VT Mulheres que cuidam de outras mulheres foi abordar a importância do apoio de outras mulheres durante o diagnóstico e tratamento do câncer de mama. E conscientizar sobre a importância do auto exame. Visto a importância do autoexame no diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial, como afirma ANDRADE (2014), o VT Mulheres que cuidam de outras mulheres mostra a importância do apoio mutuo entre mulheres na prevenção e tratamento da doença. O VT permite explorar, além da prevenção e a importância do autoexame, a união entre mulheres em relação aos cuidados com a saúde, aparência, bem estar social e de relacionamento.
 
INTRODUÇÃO
No que se refere aos métodos e técnicas utilizadas para a produção do VT Mulheres que cuidam de outras mulheres, foram pensadas situações habituais que pudessem demonstrar o cuidado de uma mulher em relação à outra, dando ênfase no apoio moral e psicológico no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Uma vez que sem nenhum tipo de diálogo os momentos de interação entre as personagens precisavam falar por si próprios, existindo a necessidade de mostrar muito bem isso na imagem.
 
OBJETIVO
O tema e construção do VT mudaram diversas vezes por questões de problemas com a linguagem não verbal que seria utilizada na produção, uma vez que a ideia era fugir do clichê presente em VTs que abordam o autoexame. A ideia sempre foi trabalhar personagens sem falas. Após a definição do conceito, foram criadas as situações que demonstrassem o cuidado de uma mulher em relação a outra. A ideia do VT não é mostrar o câncer de mama como o mal definitivo na vida de uma mulher, mas sim que há possibilidade de tratamento e de como é importante o apoio de terceiros em situações como a do câncer.਀ A produção do VT dentro do ambiente universitário para estudantes de Produção e criação audiovisual permite que seja aplicada a teoria à prática. A execução de desenvolvimento do VT permite que o aluno e seus colegas de equipe desenvolvam noções reais de produção audiovisual e que seus conhecimentos, talentos e horizontes sejam ampliados, uma vez que pesquisas e trabalho em equipe foram necessárias para a criação e execução do trabalho. Um dos maiores desafios do VT Mulheres que cuidam de outras mulheres foi expressar que o diagnóstico do câncer de mama não é o ponto final da vida de uma mulher. Como não existiam diálogos, o cenário teve que ser muito bem pensado, assim como o tom de cores que, além de remeterem a cor do outubro rosa - mês de conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – também buscou ser agradável aos olhos de nossos interlocutores. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀