ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01347</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Plano de Gerenciamento de Crises - Viação Montenegro (VIMSA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Guilherme Augusto de Souza (Univerisdade Feevale); Laura Silveira (Universidade Feevale); Eduardo Assis Rodrigues (Universidade Feevale); Ladyana Machado Ody (Universidade Feevale); Cristine Kaufmann (Universidade Feevale)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Através do trabalho, foi desenvolvido um plano de prevenção e gerenciamento de crises para a VIMSA - Viação Montenegro. O mesmo foi desenvolvido em sala de aula, atendendo a disciplina de Projeto III - Prevenção e Gerenciamento de Crises, da Universidade Feevale. A empresa tem sede em Montenegro e se destaca por ser uma das principais empresas de transporte público do Vale do Caí, ligando a região à área Metropolitana de Porto Alegre. O objetivo foi traçar um diagnóstico da organização, dos ambientes em que ela está inserida e dos cenários de crises aos quais ela está exposta. Com base nisso, foram traçadas possíveis situações adversas que a Viação poderia enfrentar nas esferas financeira, de imagem ou de serviços públicos, por exemplo. A partir daí foi desenvolvido um planejamento de ações que permeiem a organização e possam reduzir as consequências de eventuais situações de crises a serem enfrentadas pela organização. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Para dar sustentação ao trabalho foram realizadas uma série de entrevistas prévias ao projeto. Foram aplicadas entrevistas junto ao público interno e também ao externo. Os colaboradores foram ouvidos em pesquisas abertas de roteiro semiestruturados, enquanto que pessoas da comunidade em geral foram ouvidas em pequisas fechadas. Além disso, para obtenção de cenários mais fieis à realidade, também foi realizada pesquisa junto aos veículos locais de comunicação. Através dela foi possível estabelecer radiografia de imagem, mensurando e avaliando a presença da viação na mídia. Os dados coletados foram explorados junto aos levantados com os colaboradores, a comunidade e, claro, os gestores da empresa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento do trabalho foram empregadas uma série de técnicas e métodos do universo da comunicação estratégica. Dentre as quais, foram utilizadas entrevistas com gestores, visitas, pesquisas desk com dados secundários, auditoria e radiografia de imagem, pesquisas bibliográficas, coleta de dados documentais, pesquisas qualitativas internas e também com amostras do público externo. Ainda, foi aplicado questionário online com moradores da cidade e usuários dos serviços.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>