ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01394</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Animal Planet: a Tartaruga</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Júlia Gomes Chaves (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Débora Jin Zhou (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Roberto Tietzmann (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina de Representação e Expressão IV, dentro do curso de Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, possui uma abordagem teórico-prática que trabalha com a criação e animação de modelos em 3D. A proposta de atividade final da disciplina foi a elaboração de uma animação curta, de no máximo um minuto, composta por palavras ou logotipos animados, de modo que se utilizassem os diversos conceitos vistos em aula. Dentre as ideias discutidas, foi decidido que o conteúdo do vídeo seria baseado na interação de um animal com o logotipo de alguma marca que pudesse ser contextualizada com a proposta. A partir de uma pesquisa aprofundada, foi definido que o projeto se inspiraria em vinhetas do canal televisivo Animal Planet (em português, planeta animal). O presente trabalho objetiva apresentar o processo de desenvolvimento do projeto audiovisual Animal Planet: a Tartaruga, uma vinheta de 38 segundos que aborda a vida tranquila de uma tartaruga em uma ilha isolada no meio de um oceano livre de poluição. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Animal Planet é um canal de televisão por assinatura pertencente à Discovery Inc. transmitido para diversos continentes, incluindo o americano, e lançado oficialmente no Brasil no ano 2000. O canal possui uma programação de séries e documentários que, além de retratar comportamentos de natureza agressiva e predatória, busca observar a vida dos animais em seu habitat. A partir disso, foi feito um levantamento de dados a respeito da identidade do canal e seu repertório visual, além de símbolos que são utilizados regularmente nas vinhetas, de modo a aumentar o grau de verossimilhança no projeto apresentado. Em um primeiro momento, foi iniciada a pesquisa para definir qual animal seria utilizado e qual o impacto que o vídeo, em formato de vinheta, poderia causar no espectador. De acordo com a pesquisa de Qamar A. Schuyler, intitulada Risk analysis reveals global hotspots for marine debris ingestion by sea turtles (em português, Análise de risco revela hotspots globais para ingestão de detritos marinhos por tartarugas marinhas) e publicada no periódico científico Global Change Biology (em português, Biologia de Mudança Global), mais da metade das tartarugas marinhas do mundo já ingeriram plástico e outros detritos devido à poluição dos mares e oceanos. Archie Carr, no artigo Impacts of Nondegradable Marine Debris on the Ecology and Survival Outlook of the Sea Turtles, em português, Impactos de Detritos Marinhos Não Degradáveis na Ecologia e na Perspectiva de Sobrevivência das Tartarugas Marinhas, (Marine Pollution Bulletin, vol. 18, edição 6B, 1987), analisa as consequências do consumo de lixo por tartarugas marinhas, afirmando que os efeitos vão desde a perda de peso até a morte por obstrução do intestino. Após a definição da tartaruga como o animal a ser retratado, iniciou-se o estudo de movimentação para a animação de seus gestos e movimentos terrestres e aquáticos. Para isso, foram vistos diversos vídeos de filhotes saindo do ovo e andando em direção ao mar, além de adultos nadando livremente. A justificativa principal do projeto audiovisual é, portanto, a criação de uma peça audiovisual que mostre a perspectiva ideal para o habitat de um animal que sofre com o desequilíbrio de seu ecossistema.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os conceitos apresentados na disciplina de Representação e Expressão IV incluem diversos recursos de modelagem e gerenciamento de objetos, princípios de animação 3D e utilização de câmera, luzes e materiais. A partir disso, decidiu-se que o vídeo seguiria a estética Low Poly, termo utilizado para definir a técnica de reduzir o número de polígonos em um objeto tridimensional gerado por computador. Após a escolha de um visual simples foi necessário analisar quais outros aspectos seriam levados em consideração para a elaboração da vinheta, como a criação do cenário, a escolha de cores, a trilha sonora e o recurso utilizado para a animação do logotipo. A primeira etapa foi a escolha do logo mais adequado para a animação dentre os três oficiais do Animal Planet, sendo baseada na necessidade de uma identidade visual simples e reconhecível, que não possuísse nenhum ícone ou símbolo, visto que o objetivo era tornar a tartaruga o foco principal da vinheta. O logotipo escolhido foi apresentado pela marca em 2008 e tinha o objetivo de modificar a imagem de canal apenas educativo para que houvesse um foco maior no entretenimento. Em relação à animação, definiu-se que as palavras emergiriam da superfície aquática, representada no cenário como um oceano, por meio do software de modelagem tridimensional 3ds Max, no qual foram realizadas as demais animações e renderizações. Posteriormente, decidiu-se que a sensação de tranquilidade almejada seria transmitida por meio de recursos sonoros, pela paleta de cores presentes e pela iluminação do cenário. O céu, por exemplo, é um degradê entre tonalidades de azul claro e rosa salmão, definindo o período como o início da manhã ou o fim de tarde, uma vez que foi criado no 3ds Max um ponto de iluminação no cenário para simular a luz do sol. A escolha da música e dos sons foi feita a partir de uma coleta em bancos de dados sonoros com direitos autorais livres, como o site FreeSound. Foram criadas três câmeras em diferentes posições para que fossem visualizados, em ordem, a ambientação, a movimentação da tartaruga em direção à água e o logotipo emergindo e boiando no oceano. Após essa etapa, iniciou-se o processo de renderização das imagens que iriam compor o vídeo, equivalendo a 121 frames na primeira câmera, no início do vídeo, 271 frames na segunda câmera, cena em que a tartaruga se movimenta até o oceano e mergulha, e 441 frames na terceira câmera, quando a tartaruga emerge da água em sintonia com o logotipo do Animal Planet. No total, 883 imagens foram criadas. Por fim, a união das imagens foi realizada no software de edição de vídeo Adobe Premiere. Cada segundo do vídeo possui cerca de 60 imagens, ou frames, a fim de transmitir uma animação fluida e natural aos olhos do espectador. A renderização final do projeto audiovisual foi realizada em tamanho 1920x1080 pixels, padrão para vídeos em definição Full High Definition, uma resolução de imagem semelhante ao padrão de alta definição usado na televisão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>