ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01401</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Grafita - Agência Experimental</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ANA PAULA HECK (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER); MATIAS SEBASTIÃO PERUYERA (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER); MYLENA CAROLINE DA SILVA (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter, denominada Grafita, é um projeto de extensão voltado à prática-pedagógica que teve suas atividades iniciadas em agosto de 2008. A Agência consiste em um espaço acadêmico destinado ao desenvolvimento laboratorial de ações e peças de comunicação, próprias da atividade profissional de Publicidade e Propaganda. Trata-se de um ambiente voltado à formação profissional dos (as) estudantes por meio da prestação de serviços à comunidade acadêmica da Uninter. As instalações e objetivos são análogos aos de uma agência profissional. O (a) estudante, após ser aprovado em teste de seleção, cumpre estágio de pelo menos um semestre na área que pretende seguir profissionalmente. Ele (a) atua, de maneira supervisionada, buscando soluções criativas para os problemas comunicacionais de seus clientes. Desta forma, o espaço possibilita a formação profissional, mas também contribui para o desenvolvimento em nível pessoal, proporcionando um espaço que alia a teoria à prática, estimulando posturas pró-ativas e contribuindo para o desenvolvimento de aptidões necessárias a cada área da Publicidade. O ambiente é dividido em células departamentalizadas em Atendimento e Planejamento, Criação (direção de arte e redação publicitária) e Mídia e Produção (gráfica, eletrônica e digital), seguindo os moldes mercadológicos. Os (as) alunos (as) são alocados (as) na condição de estágio e estágio voluntário, conforme critérios estabelecidos em Regulamento homologado pela Reitoria do Centro Universitário Internacional Uninter. A Grafita atende às necessidades de comunicação de todas as Coordenações de Cursos, Sistema de Bibliotecas, Secretaria Acadêmica, Coordenação de Pesquisa, Instituto Wilson Picler de Responsabilidade Sociambiental, Setor de Extensão, Grupo de Trabalho Enade, entre outros, sempre tendo a chancela do Departamento de Marketing do Grupo Uninter para veiculação das peças com as marcas ligadas a este. As atividades envolvem a pesquisa e diagnóstico de mercado, planejamento estratégico em comunicação, a criação de peças publicitárias (on e off-line) e a produção das mesmas. Todas essas são desenvolvidas a partir da base teórica abordada em sala de aula, que visa aplicar os conhecimentos e oferecer oportunidades para que os (as) alunos (as) tenham a experiência necessária para ingressar no mercado de trabalho. O principal objetivo da Grafita é possibilitar aos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda um espaço de envolvimento com a realidade do planejamento, criação e produção publicitária, num ambiente adequado ao exercício, em caráter experimental, de atividades práticas de natureza profissional da publicidade e propaganda. Pretende-se, ainda, proporcionar um ambiente de transdisciplinaridade entre as competências de Publicidade e Propaganda, podendo contar também com a contribuição da habilitação de Jornalismo, comprovando e aplicando a tendência atual da Comunicação Integrada, de forma que o discente possa aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas curriculares, tornando-se mais bem capacitado para a inserção no mercado de trabalho. Busca, então, contribuir de maneira positiva no desenvolvimento profissional, pessoal e social dos (as) alunos (as), promovendo vivências análogas às de uma Agência de Publicidade sem deixar de lado o incentivo à produção no âmbito acadêmico (pesquisa) e a responsabilidade social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A organização do trabalho na Agência Experimental foi pensada de acordo com o exposto por Bona no livro  Publicidade e Propaganda: da agência à campanha (2007), compreendendo: a) Atendimento: realiza um levantamento completo dos problemas de comunicação do cliente, repassando-os à Agência. Responsável pela construção do briefing e, também, pela aprovação do job junto ao cliente; b) Planejamento: em trabalho conjunto com o atendimento, estabelece um plano de comunicação a partir do briefing. Responsável por planejar as ações de comunicação, integradas ao Plano de Marketing do cliente; c) Criação: constrói o briefing criativo a partir do briefing do Atendimento e Planejamento. Cria peças e é responsável pelo desenvolvimento do conceito que sustentará a campanhas/peças; d) Produção gráfica, eletrônica e digital: executa as peças criadas e finaliza os processos. Responsável pela adequação de cada peça à cada mídia. A Grafita está, acadêmica e administrativamente, subordinada à Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda. O seu funcionamento se dá a partir da interação dos seguintes elementos: Professora Ana Paula Heck, coordenadora da agência; Professor Matias Peruyera, orientador da área de criação publicitária; e Professor Alexandre Correia dos Santos, orientador da área de planejamento, sendo que cada um (a) mantém carga horária de 10h/semana; três estagiários (as) remunerados (as), com dedicação de 30h/semana cada  em conformidade com a Lei n. 11.788 que determina que a jornada do estagiário é regida de acordo com resoluções do Conselho Nacional de Educação; e voluntários (as) de Publicidade e Propaganda com dedicação de 10h/semana cada. A Grafita possui uma sala no quinto andar do campus Tiradentes da Uninter na cidade de Curitiba e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h45. A definição desse horário tem por objetivo a integração dos (as) estudantes, visto que os cursos de graduação funcionam pela manhã e noite. A agência conta com computadores Mac e PC com pacotes Office e Adobe, internet banda larga, impressora de grandes formatos, scanner, telefones, guilhotina e mesa de luz, etc. Também são utilizados os equipamentos dos estúdios de Fotografia, TV e Rádio do Centro Universitário Internacional Uninter. O desenvolvimento das tarefas (campanhas, peças e outras ações comunicativas) se dá pelo cumprimento da agenda de trabalho, definida pela Coordenação da Agência juntamente com professores (as) e estudantes. Os (as) alunos (as) desenvolvem as atividades simulando a atuação profissional com o suporte do apoio pedagógico para contribuir com seu desenvolvimento. Desta forma, professores (as) colaboram na orientação e desenvolvimento de conceitos de campanha, auxiliam de maneira teórica e prática, seja no manejo de softwares e execução de peças, bem como no planejamento, produção, etc. Visando a formação de maneira abrangente, aos (às) alunos (as) são direcionadas funções de acordo com seus interesses nas áreas da Publicidade. Contudo, estas funções não são, necessariamente, fixas, sendo que os (as) alunos (as) são incentivados (as) a atuar em diferentes áreas. De grande importância pedagógica e mercadológica, a Grafita possibilita aos estudantes a entrada no mercado de trabalho e opera em conformidade com os princípios éticos que estão no fundamento de todos os cursos da Instituição a que pertence, como também à legislação que regula as diversas formas de se fazer Publicidade e Propaganda, desde a Constituição Brasileira até as normas criadas pelas entidades da categoria profissional - é o caso do CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) que estabelece os padrões éticos mínimos a serem observados na elaboração do anúncio publicitário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os jobs entram em pauta de acordo com a demanda da Instituição  cursos, coordenações, departamentos, etc. À equipe cabe a implementação das rotinas de pesquisa, prospecção, atendimento, planejamento, criação e produção. Para a entrada de jobs, a Grafita conta com o formulário de Pedido de Criação  PC. A partir da entrada deste, o briefing específico é montado pelos (as) estagiários (as). Caso haja dúvida sobre algum aspecto, o (a) requerente é contatado pelo (a) aluno (a) responsável pelo atendimento. Com as informações esclarecidas, o job passa pelas células da agência, sempre sob supervisão dos (as) professores (as). O andamento de todos os trabalhos pode ser acompanhado pela equipe que tem acesso e supre as informações em um documento específico na  nuvem que especifica o (a) solicitante, peças, prazos e status (em andamento, aprovado, encaminhado ao cliente) servindo como base de controle das atividades. Dentre os serviços prestados, a Grafita atua no desenvolvimento de identidades visuais, campanhas, gestão de mídias sociais, produção de vídeo, criação de anúncios, cartazes e banners, diagramação de e-books, entre outros. Entre as identidades visuais, foram desenvolvidos: logo para o programa  Gestão em 5 minutos do curso de Administração (projeto que visou a criação de um conjunto de vídeos sobre gestão de 5 de duração veiculados no youtube); o selo de 10 anos do jornal impresso do curso de Jornalismo Marco Zero; a criação da identidade dos cursos tecnólogos voltados à área digital  DigiTrends e o desenvolvimento de 12 logotipos a partir do padrão proposto. No que diz respeito às campanhas, a Grafita desenvolveu o planejamento e criação para o Creative Soccer Challenge, evento promovido pela Redhook School que consiste em uma disputa entre faculdades de comunicação. Esta inclui desafios esportivo e criativo, e a missão da agência era engajar alunos (as) dos cursos de Comunicação em um torneio de futebol, na montagem de equipes criativas e do próprio time. Com vídeos, cartazes e gestão de redes sociais, a Grafita foi eleita, pela segunda vez, Agência Experimental do ano no evento em função do desempenho de sua campanha junto ao corpo discente. A agência também criou e produziu a campanha para divulgação do evento científico III Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter. Entre as peças, é possível citar o cartaz, site, gestão de evento em redes sociais, bem como todo o material de comunicação visual como banners, crachás, identificação de palestrantes, etc. Peças similares foram desenvolvidas para o II Seminário de Pesquisadores Uninter, o I Encontro de Periódicos Científicos, além da divulgação e promoção do GHESP  Grupo de Estudos e Pesquisa: História, Educação, Sociedade e Política, todos promovidos pela Coordenação de Pesquisa da Instituição. Também partiram da Grafita as peças para promoção da Semana de Gestão e Integração da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) e a II Semana de Fotografia promovida pelos cursos de comunicação. Para esses, a agência criou cartaz, e-flyer e postagens para a rede social facebook. Entre as produções audiovisuais, destaca-se o vídeo de homenagem ao dia dos (as) professores, um stop motion que partiu da criação de paper toys para cada um dos docentes do curso. Ainda foram criadas as capas para as duas edições da revista  Meio Ambiente e Sustentabilidade da Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades. Ademais, compõem o portfólio alguns cartazes para divulgação de eventos como: Madruganda (uma madrugada em que alunos devem criar uma campanha para um cliente real); palestras como a Aula Magna dos cursos de Comunicação e O Mercado da Comunicação na era digital; e a chamada para seleção interna dos trabalhos para o Prêmio Expocom. Nas demais criações, pode-se observar a diagramação de e-books para os cursos da ESGCMN bem como a gestão de redes sociais das páginas do curso de Publicidade e da Agência Experimental. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>