INSCRIÇÃO: 01409
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP14
 
TÍTULO: Floreie Desculpas
 
AUTORES: Carolina Sellmer Scortegagna (CENTRO UNIVERSITARIO RITTER DOS REIS); Bianca Geisler Garcia Machado (PUCRS)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Floreie Desculpas é um projeto da disciplina de Mídia de Publicidade e Propaganda da faculdade Uniritter, realizado no ano de 2017, cujo objetivo é alertar sobre a violência contra a mulher.਀䌀愀爀琀攀猀 昀漀爀愀洀 搀攀椀砀愀搀漀猀 渀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 攀洀 焀甀攀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀戀甀猀椀瘀漀 攀爀愀 爀攀氀愀琀愀搀漀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 攀渀瘀攀氀漀瀀攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 甀洀愀 挀愀爀琀愀 爀漀猀愀 挀漀渀琀椀愀 甀洀 瀀攀搀椀搀漀 搀攀 搀攀猀挀甀氀瀀愀猀 攀洀 攀猀挀爀椀琀漀猀 瘀攀爀洀攀氀栀漀猀 昀愀稀攀渀搀漀 愀氀甀猀漀 ⠀挀漀洀 愀 挀漀爀 瘀攀爀洀攀氀栀愀⤀ 愀漀 攀猀瀀爀椀琀漀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀爀椀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀洀漀 攀猀猀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 愀洀漀爀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 洀甀椀琀漀猀 挀愀猀漀猀  甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 搀攀猀挀甀氀瀀愀 瀀愀爀愀 琀漀洀愀爀 搀攀挀椀猀攀猀 攀最漀猀琀愀猀 攀 愀最爀攀猀猀椀瘀愀猀⸀ 一愀 挀愀爀琀愀 漀 瀀愀爀挀攀椀爀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 瀀攀搀椀愀 搀攀猀挀甀氀瀀愀猀 瀀漀爀 琀攀爀 洀愀挀栀甀挀愀搀漀 猀甀愀 愀洀愀搀愀 攀 搀椀稀椀愀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 挀爀椀愀搀漀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 挀漀洀 爀愀稀攀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀 瘀漀氀琀愀爀 瀀愀爀愀 攀氀攀⸀ 䔀猀猀愀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀 昀漀椀 甀猀愀搀愀 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 䈀爀愀猀椀氀  漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 瀀愀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 甀猀甀爀椀漀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 挀栀攀最愀渀搀漀 愀 ㄀㈀㜀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀 洀攀渀猀愀椀猀 猀攀最甀渀搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 ㈀ ㄀㠀 瀀攀氀漀 猀椀琀攀 匀琀愀琀椀猀琀愀⸀  O texto era curto e direto.਀∀䴀攀甀 愀洀漀爀Ⰰ Você sabe que amo você. Eu estava irritado e chateado, mas juro que nunca mais vai acontecer. Você recebeu minhas flores? O que o médico disse sobre seu braço? Eu juro que nunca quis machucar você desse jeito.਀䔀甀 愀琀 挀爀椀攀椀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 瀀愀爀愀 瘀漀挀℀ 匀攀椀 漀 焀甀愀渀琀漀 瘀漀挀 最漀猀琀愀 搀攀猀猀愀猀 挀漀椀猀愀猀 昀漀昀愀猀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 攀渀琀漀 攀猀挀爀攀瘀椀 氀 爀愀稀攀猀 瀀愀爀愀 瘀漀挀 瘀漀氀琀愀爀 瀀愀爀愀 洀椀洀⸀ 伀 渀漀洀攀 搀愀 瀀最椀渀愀  䘀氀漀爀攀椀攀 䐀攀猀挀甀氀瀀愀猀 攀 樀 瘀椀爀愀氀椀稀漀甀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀㼀 Por favor, me desculpe.਀䔀甀 愀洀漀 瘀漀挀⸀∀ O nome "Floreie Desculpas" fora escrito com maior intensidade, direcionando o leitor para o Facebook (https://www.facebook.com/floreiedesculpas/) e a postagem fixada na página online afirmava não haver motivo algum para se estar em um relacionamento abusivo em que se acredita que desculpas e flores possam apagar a violência sofrida.਀䘀漀椀 昀攀椀琀漀 攀渀琀漀 甀洀 瘀搀攀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀 瀀愀爀愀 栀愀瘀攀爀 漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 愀 搀攀渀切渀挀椀愀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 渀愀爀爀愀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 ⠀焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 樀 猀漀昀爀攀爀愀洀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀 愀最爀攀猀猀漀⤀ 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀甀 昀氀漀爀攀猀 挀漀洀漀 瀀攀搀椀搀漀 搀攀 搀攀猀挀甀氀瀀愀 瀀漀爀 甀洀 愀琀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 䌀攀渀愀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 洀愀挀栀甀挀愀搀愀猀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 甀洀 昀甀渀搀漀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀 挀漀洀 漀 瀀攀猀漀 焀甀攀 漀猀 洀愀挀栀甀挀愀搀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀⸀ 伀 昀甀渀搀漀  戀爀愀渀挀漀 瀀漀爀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 瀀愀稀Ⰰ 搀攀 ᰀ琠甀搀漀 攀猀琀 戀攀洀ᴀ†焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀  愀猀猀甀洀椀搀漀 挀漀洀漀 洀猀挀愀爀愀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀㨀 攀氀愀猀 渀漀 瀀漀搀攀洀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀爀爀漀爀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀Ⰰ 攀渀琀漀 猀甀愀 愀甀爀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 瀀甀爀愀Ⰰ 挀漀渀琀椀搀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 戀爀愀渀挀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀 㜀㌀ 洀椀氀 搀攀渀切渀挀椀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀⸀ 䔀洀 搀攀稀 愀渀漀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 㘀Ⰰ㐀─ 渀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 ⠀䴀䐀䠀⤀Ⰰ 漀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 琀愀砀愀 搀攀 㐀Ⰰ㔀 栀漀洀椀挀搀椀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 ㄀   洀椀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀⸀ 一漀琀愀ⴀ猀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀渀琀椀渀甀愀 猀攀渀搀漀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 渀漀 爀攀猀漀氀瘀椀搀愀⸀ Há uma certa dificuldade em colocar o cidadão dentro da situação de violência e dos motivos pelos quais as mulheres perdoam seus parceiros, por isso a estratégia do projeto foi a de focar em fazer as pessoas sentirem emoções que as fizessem compreender que denunciar é importante, assim como não permanecer em uma relação que não é saudável.਀匀漀爀愀椀愀 匀挀栀甀琀攀氀Ⰰ 攀猀琀甀搀椀漀猀愀 搀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀 渀漀 洀甀渀搀漀 洀漀搀攀爀渀漀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 ᰀ瀠漀爀 洀愀椀猀 攀瘀漀氀甀搀漀猀 焀甀攀 攀猀琀攀樀愀洀漀猀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 渀甀渀挀愀 猀攀 昀漀挀漀甀 琀愀渀琀漀 渀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 栀甀洀愀渀漀 焀甀攀 愀猀 洀焀甀椀渀愀猀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀ᴀ†⠀㈀ ㄀㠀⤀ 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 挀愀爀琀愀猀 攀猀挀爀椀琀愀猀  洀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 愀氀甀猀漀 愀漀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 愀漀 爀攀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀琀攀椀爀漀 猀攀 戀愀猀攀漀甀 渀愀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 愀漀 猀攀爀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀爀椀愀搀漀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀愀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 猀攀洀 洀愀椀漀爀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 漀甀 瀀爀漀搀甀攀猀 洀椀爀愀戀漀氀愀渀琀攀猀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀  洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 爀攀愀氀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀最愀 攀洀瀀愀琀椀愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 ᰀ戠甀猀挀愀洀漀猀 挀漀椀猀愀猀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀愀猀Ⰰ 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀爀攀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 猀攀渀琀椀搀漀⸀ 䤀猀猀漀 渀甀渀挀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 攀洀 洀愀猀猀愀Ⰰ 洀愀猀 栀漀樀攀  甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 最氀漀戀愀氀 最攀渀攀爀愀氀椀稀愀搀漀ᴀ†挀漀洀漀 挀椀琀愀 䐀愀搀漀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀 攀洀 猀甀愀 瀀愀氀攀猀琀爀愀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀 䤀渀渀漀瘀愀琀椀漀渀 圀攀攀欀 ⠀㈀ ㄀㤀⤀⸀ 䘀氀漀爀攀椀攀 䐀攀猀挀甀氀瀀愀猀 攀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 戀甀猀挀漀甀Ⰰ 渀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀Ⰰ 挀愀琀椀瘀愀爀 愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀甀搀漀 挀漀洀攀漀甀 挀漀洀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀琀爀愀搀椀漀 搀攀 甀猀愀爀 甀洀愀 昀氀漀爀 ⠀焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 瀀甀爀漀 攀  氀攀瘀愀搀漀 挀漀洀漀 猀洀戀漀氀漀 搀攀 戀攀氀攀稀愀⤀ 挀漀洀漀 甀洀 瀀攀搀椀搀漀 搀攀 搀攀猀挀甀氀瀀愀 瀀漀爀 甀洀 愀琀漀 焀甀攀 渀漀 搀攀瘀椀愀 猀攀爀 瀀攀爀搀漀愀搀漀⸀ 䄀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀 焀甀攀爀椀愀 瀀愀猀猀愀爀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 攀爀愀 搀攀 焀甀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 渀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀愀 攀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 渀攀渀栀甀洀 挀愀爀琀攀爀 戀漀渀椀琀漀 攀洀 渀攀渀栀甀洀愀 猀椀琀甀愀漀⸀ Então, depois que o texto foi desenvolvido, foi escolhido como as cartas seriam feitas. Papel rosa, tinta vermelha, envelope branco. Trinta e cinco cartas. Três linhas diferentes de ônibus (T7, T10 e 520) da linha Carris. Uma semana de cartões sendo perdidos em horários diferentes; alguns pela manhã, outros no almoço e alguns no horário da noite, para que todos os públicos possíveis pudessem ter a oportunidade de encontrar esses alertas em formato de carta. O caráter único da carta (escrita à mão, cor distinta) contribuiu para sua diferenciação no ambiente, causando estranhamento e curiosidade que levou o leitor a procurar explicações plausíveis para a natureza daquele relacionamento descrito.਀䄀 挀爀椀愀漀 搀漀 瘀搀攀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀愀猀攀椀爀愀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 漀 洀攀猀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 爀攀猀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀猀 昀氀漀爀攀猀 昀漀爀愀洀 挀漀洀瀀爀愀搀愀猀 渀愀 昀氀漀爀椀挀甀氀琀甀爀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 搀攀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 昀椀稀攀爀愀洀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 琀甀琀漀爀椀愀椀猀 漀渀氀椀渀攀 攀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 愀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 洀甀椀琀漀 渀琀椀洀愀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 攀爀愀 搀攀 琀爀愀琀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀  甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀氀椀挀愀搀漀 攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 挀漀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀甀氀栀攀爀⸀ Por utilizar-se de uma plataforma alternativa, o projeto causa surpresa (uma carta deixada em um ônibus não é algo comum) ao mesmo tempo que proporciona certa proximidade, uma vez que os bilhetes estão ao alcance das mãos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀