INSCRIÇÃO: 01412
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Próxima Parada - Estação Amor
 
AUTORES: Giovana Canova (Universidade Positivo); Brayan da Silva Valêncio (Universidade Positivo); Dieneffer Mayara dos Santos (Universidade Positivo); Nicole Smicelato (Universidade Positivo); Patrícia Nasser Sankari (Universidade Positivo); Karina Sonaglio (Universidade Positivo)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O projeto Próxima Parada: Estação Amor é uma radionovela produzida para a matéria de Projetos em Rádiojornalismo e é levemente inspirada no conto shakespereano de Romeu e Julieta. A história é contextualizada na cidade de Curitiba (PR) e conta com participações especiais de personalidades como o jornalista e ex-editor chefe da Rádio Clube Paranaense Luiz Witiuk, além do fotográfo André Ambonatti, e do mágico Rodrígo Botura, que imitou o prefeito da capital paranaense Rafael Greca em um dos episódios.਀伀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  椀渀猀瀀椀爀愀搀漀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 搀漀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 倀愀甀氀漀 䰀攀洀椀渀椀猀欀椀 攀 䠀攀氀攀渀愀 䬀漀氀漀搀礀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 漀猀 渀漀洀攀猀 搀漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀⸀ 倀愀甀氀漀 攀 䠀攀氀攀渀愀 猀攀渀搀漀 搀漀椀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀攀 瀀漀挀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀 挀漀洀 琀愀渀琀愀猀 挀漀椀猀愀猀 攀洀 挀漀洀甀洀Ⰰ 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 戀甀猀挀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀猀 搀漀椀猀 攀洀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀漀 攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀
 
INTRODUÇÃO
Para produzir o conteúdo, a principal fonte de referência foi o livro “Nas ondas do Rádio” (2005) de Maí Nascimento Mendonça, que conta a história da criação e do desenvolvimento das rádios em Curitiba e do Paraná. Através de depoimentos das personagens que construíram e moldaram essa história, o livro narra passo a passo as origens da radiocomunicação paranaense. Desde os primórdios das rádios de clubes voltadas apenas para o entretenimento, até as rádios modernas datadas da época em que o livro foi escrito. Expondo não somente as histórias tradicionais mas também as anedotas e causos dos bastidores e do burocrático de praticamente todas as emissoras de radiodifusão de relevância do paraná.਀伀 氀椀瘀爀漀 挀漀洀攀愀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 昀甀渀搀愀搀愀 攀洀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 愀 刀搀椀漀 䌀氀甀戀攀 倀愀爀愀渀愀攀渀猀攀 ⠀焀甀攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 琀攀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀漀 攀砀ⴀ攀搀椀琀漀爀ⴀ挀栀攀昀攀 搀愀 爀搀椀漀 渀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀⤀Ⰰ 昀漀椀 椀渀愀甀最甀爀愀搀愀 攀洀 ㄀㤀㈀㐀 猀攀渀搀漀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 猀甀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 愀琀爀愀攀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 挀漀渀猀攀爀琀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀Ⰰ 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀 椀渀猀琀爀甀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀攀渀琀爀漀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 洀切猀椀挀愀猀 搀攀 搀愀渀愀猀 攀 渀漀琀挀椀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 最攀爀愀氀Ⰰ 攀猀琀愀 切氀琀椀洀愀 愀椀渀搀愀 猀攀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 猀攀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀⸀ 䄀 愀甀琀漀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 漀 氀椀瘀爀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀漀猀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 爀愀搀椀漀 搀椀昀甀猀漀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 愀猀挀攀渀猀漀 焀甀攀搀愀 攀 爀攀琀漀洀愀搀愀⸀ 䌀漀渀琀愀渀搀漀 琀漀搀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 洀攀氀栀漀爀愀 搀漀 爀搀椀漀 愀琀 漀 猀攀甀 猀琀愀琀甀猀 搀攀 栀漀樀攀⸀   O grande destaque do livro é o fato dele ser composto basicamente de relatos e entrevistas ou de personalidades que trabalhavam nas rádios antigamente, ou dos veículos locais que noticiavam os grandes acontecimentos do momento. Criando uma áurea especial para o livro, já que ele é formado pelas vozes reais que davam vida ao rádio durante toda a sua trajetória e demonstrando como eram as radionovelas, para que a Próxima Parada: Estação Amor imprimisse um ar real e mais próximo do que foi feito durante muito tempo nas rádios curitibanas.਀伀 氀椀瘀爀漀 渀漀猀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 最爀愀渀搀攀猀 昀攀椀琀漀猀Ⰰ 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 漀甀 搀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀爀愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 猀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀攀洀 渀漀 焀甀攀 攀猀琀漀 昀愀稀攀渀搀漀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀 琀愀洀戀洀 昀愀氀愀 焀甀攀 愀 琀挀渀椀挀愀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 甀搀椀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 琀甀搀漀  愀 攀洀漀漀⸀ A parte profissional também é importante estudo e conhecimento já que, um projeto em rádio não se faz só de locução, mas também de profissionais treinados e que dominem toda a aparelhagem de uma rádio. Também é preciso talento, isso porque para conseguir cativar o ouvinte e transforma-lo em espectador é preciso ser talentoso e possuir uma boa oratória, porque só assim é possível conquistar o ouvinte, e essa é uma característica que não se ensina. ਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀 昀愀稀攀爀 爀搀椀漀 愀渀琀椀最愀洀攀渀琀攀Ⰰ 栀漀樀攀Ⰰ 攀 渀漀 昀甀琀甀爀漀  瀀爀攀挀椀猀漀 搀攀搀椀挀愀漀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 洀攀氀栀漀爀椀愀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀漀洀椀渀愀爀 漀猀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 攀 愀 瀀愀爀琀攀 琀挀渀椀挀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 氀椀瘀爀漀ⴀ戀愀猀攀 攀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀  瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 瘀爀椀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 甀洀 洀愀椀漀爀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀㬀 猀椀琀甀愀漀 焀甀攀 瘀椀猀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 洀愀椀漀爀 攀渀琀爀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀 愀 漀戀爀愀⸀ 吀愀洀戀洀 攀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 ᰀ蘒渀椀挀愀ᴀ†搀漀 爀搀椀漀 攀  椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 瘀攀挀甀氀漀⸀ O projeto busca entender a trajetória do rádio principalmente após as condições pós-televisão e internet. ਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀甀猀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 愀挀愀戀愀爀愀洀 瀀漀爀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 最爀愀渀搀攀 愀琀攀渀漀 搀愀猀 洀愀猀猀愀猀⸀ 䄀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 爀攀昀氀攀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀Ⰰ 挀氀愀爀漀Ⰰ 搀漀 爀搀椀漀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀