ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01424</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Sem Paredes</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;rafael schneider mallmann (Universidade Feevale); Julia Taube do Amaral (Universidade Feevale); Luisa Krummenauer (Universidade Feevale); Cristiane Weber (Universidade Feevale)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O webdocumentário Sem Paredes, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale, com apoio da AGECOM - Agência Experimental de Comunicação Feevale, tem como foco mostrar a realidade de artistas de rua, fazendo uma reflexão sobre a essência e experiências de pessoas que diariamente sofrem do preconceito. Mostrando também um pouco do que é arte em diferentes contextos o webdocumentário tem como objetivo não somente reproduzir a metodologia da produção de um documentário, mas melhorar a compreensão da sociedade e principalmente dos estudantes sobre a vida destas pessoas e arte em geral. A veiculação se deu por meio das redes sociais da Agecom (Facebook e Youtube) e Revista K (vinculada à matéria principal). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A produção do Sem Paredes foi realizada para o "Reticências" - projeto que propõe a produção de um curta documental para internet com tema social ou cultural por semestre, sempre com apoio da pauta principal da Revista K, produzida pelos mesmos acadêmicos - pela Agência Experimental de Comunicação da Universidade Feevale. Iniciou-se a pesquisa do tema e formato em fevereiro de 2018, sob orientação e supervisão das professoras Cristiane Weber e Vanessa Valiati. Considerando que o documentário é caracterizado pela não-ficção e pelo questionamento do mundo, a equipe certificou-se de deixar os entrevistados os mais confortáveis possível, trazendo assim, mais precisão nos relatos, tornando o assunto mais claro e amplo, tornando possível a abordagem cinematográfica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pré-produção: O projeto iniciou-se através de reunião realizadas pela equipes de voluntários e estagiários da Agecom, nas quais decidiu-se que o tema tratado seria arte de rua e o formato documental para internet, juntamente com a matéria para a pauta principal da Revista K. Com o decorrer das pesquisas do tema e referências, definiu-se que o produto audiovisual não teria um locutor e que focaria em histórias desses artistas. Gravação: Com a equipe e as perguntas definidas, os estudantes envolvidos foram até os espaços de trabalho dos artistas. Os equipamentos (duas câmaras, uma fixa e uma móvel) foram instalados e em oito dias, durante oito horas, doze depoimentos foram coletados, capturando a visão dos artistas. A arte de rua é a forma democrática de transmitir ideias e opiniões, de uma forma gratuíta e de livre acesso à população. Colore o cinza das ruas, leva alegria para os motoristas no semáforo e encanta os ouvidos com  a poesia e a música no dia a dia corrido das grandes cidades. Pós-produção: Com o fim das gravações, foram reunidas dezenas de horas de imagens, contendo relatos e apoio. A decupagem para o webdocumentário foi seguindo alguns subtemas: quem são estas pessoas, o que fazem e que tipo de arte eles produzem. Após a seleção das falas, houve a escolha das imagens a serem utilizadas, priorizando sempre as expressões dos entrevistados e carga emotiva das imagens de apoio. Dando sequência, foi feita a montagem, apresentando os personagens, prosseguindo para suas experiências na rua, suas histórias, os preconceitos que já sofreram, e por fim, falando da sua arte, de forma que gerasse compreensão do dia a dia destas pessoas. Também nesta etapa, foi decidido utilizar a imagem com cores vibrantes e coloridas, que além de se enquadrar com a alegria, destaca os sentimentos que eles querem repassar para o seu público. O processo inteiro foi feito pelos acadêmicos de Comunicação Social. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>