ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01498</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Isto não é um caminho</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fayller Augusto dos Santos Aprato (Centro Universitário Ritter dos Reis); Geferson Barths (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho foi realizado para a instituição Cruz Vermelha Brasileira do Rio grande do Sul, ONG que presta serviços assistenciais na área da saúde para as comunidades. A atividade era propor para um cliente um anúncio envolvendo algum problema que esse cliente tenha ou puderá ter. Um dos problemas da ONG é conscientizar a população sobre os malefícios do crack, além de mostrar para os parentes e amigos que existe um lugar para buscar ajuda do ente-usuário. A proposta criativa possui uma ideia diferenciada dos anúncios convencionais para ter um destaque entre as campanhas sobre o tema, realçar o valor à vida por outros meios, como a arte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa do anúncio teve como embasamento o modo como é debatido o assunto na sociedade. É de comum acordo que o usuário de crack perde a noção da realidade e dos costumes sociais, destruindo-se psicologicamente, vivendo a margem entre o real e surreal. Partindo desse processo fomos encontrar nas artes visuais, os diferentes estilos que tivemos ao longo da história, encontrando a relação da surrealidade psicológica que um usuário de crack com o estilo de pintura surrealista que ficou conhecida nos anos 20 - que completará 100 anos na próxima década - do século passado. Os artistas referenciados para o anúncio foram René Magritte (A traição das imagens, 1929) e Salvador Dalí (A persistência da memória, 1931).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta criativa teve como base reescrever os quadros dentro do anúncio, uma maneira de exaltar o surreal artístico e o surreal psicológico sem haver um entendimento direto do leitor. Os usuários de crack usam "cachimbos" para consumir essa droga, a imagem representa fielmente um cachimbo clássico com os dizeres "Isto não é um caminho". A mensagem já está concluída, o texto abaixo auxilia a compreensão que precisamos de algo a mais em nossas vidas que não sejam drogas corrosivas, todavia o conceito por trás é instigar e destacar um anúncio como uma "obra de arte", algo que nos afete, além da visão ou do entendimento raso sobre o autor e sim sobre o que sentimos quando nos deparamos com as artes (visuais). A predominância de vermelho é para destacar a Cruz Vermelha Brasileira, entretanto ela também se transforma no sangue que sai pelo fornilho, alertando sobre o risco que há em usar a substância. Os nomes dos quadros também foram fator importante para a criação do anúncio. Necessitamos persistir em algo bom e fazer o melhor de nossas memórias, assim como não devemos nos trair por uma "imagem" com prazer efêmero, no caso apresentado aqui, o crack.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>