INSCRIÇÃO: 01510
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Rebranding comemorativo para cerveja Blue Moon
 
AUTORES: Bárbara da Silva Pinto (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Bibiana Cardenas Duarte (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Roberto Tietzmann (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente trabalho foi realizado para a disciplina de Tecnologias e Processos Produtivos III do curso de Design da Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, ministrada pelos professores André Luis Marques da Silveira e Mauro Erlei Schneider Martin. A disciplina tem a finalidade de aprofundar os conhecimentos e habilidades em design gráfico e produção gráfica, bem como finalização de arquivos para envio e impressão. Além disso, realizamos atividades práticas de etapas de criação e estudos dos processos de impressão.਀伀 搀攀猀愀昀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 爀攀洀漀搀攀氀愀最攀洀 搀攀 洀愀爀挀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 挀攀爀瘀攀樀愀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀愀渀搀漀 甀洀愀 攀搀椀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀愀琀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 漀甀 攀猀琀愀攀猀 搀漀 愀渀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 渀漀瘀漀 爀琀甀氀漀 瀀愀爀愀 愀 最愀爀爀愀昀愀 搀攀 瘀椀搀爀漀 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 愀爀琀攀 瀀愀爀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 氀愀琀愀 搀攀 愀氀甀洀渀椀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀漀爀 瘀爀椀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 最攀爀愀漀 搀攀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀琀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 氀愀礀漀甀琀Ⰰ 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 瀀愀爀愀 最爀昀椀挀愀 攀 挀爀椀愀漀 搀攀 洀愀渀甀愀氀⸀ A empresa escolhida para a revitalização da marca foi a Blue Moon brewing and Co., fundada em 1995 em Golden, Colorado, nos Estados Unidos. Criada por Keith Villa, a cervejaria tem como objetivo fabricar cervejas artesanais inspiradas no estilo belga, com notas refrescantes e adição de ingredientes não convencionais, como laranja ou abóbora. Decidiu-se remodelar a marca Blue Moon pois a empresa possui destaque em seu segmento e apresenta grande potencial de evolução ao apostar em edições comemorativas e sabores diferenciados. Em nosso desenvolvimento de projeto realizamos a remodelagem da Blue Moon sabor Harvest Pumpkin Wheat, que combina a abóbora com diversas especiarias, como canela e noz-moscada.
 
INTRODUÇÃO
No contexto da sala de aula foram desenvolvidas várias práticas e pesquisas que fundamentam este texto, como a diferenciação dos sistemas de cores, substratos e sistemas de impressão, bem como a geração da arte-final com prova de cores e separação de cores. Por fim, analisamos os diferentes tipos de acabamentos e produzimos mockups físicos dos produtos desenvolvidos.਀倀愀爀愀 愀 爀攀洀漀搀攀氀愀最攀洀 搀愀 洀愀爀挀愀 愀渀愀氀椀猀愀洀漀猀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 洀攀猀洀愀 愀瀀漀猀琀愀 渀愀 漀爀椀最椀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 漀甀猀愀搀椀愀 搀漀猀 猀愀戀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 攀渀最愀樀愀爀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 樀漀瘀攀渀猀 愀搀甀氀琀漀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 氀攀瘀愀搀愀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 愀琀甀愀氀 攀猀琀琀椀挀愀 攀 瀀愀搀爀漀 瘀椀猀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀 瀀愀爀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 搀愀猀 最愀爀爀愀昀愀猀 搀攀 瘀椀搀爀漀 攀 琀愀洀戀洀 搀愀猀 氀愀琀愀猀 搀攀 愀氀甀洀渀椀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 愀 挀漀渀猀椀猀琀渀挀椀愀 挀漀洀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 攀洀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀⸀ 唀洀 椀渀瘀攀渀琀爀椀漀 搀愀猀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 愀渀漀猀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀 琀爀愀搀椀攀猀 甀猀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 洀愀椀猀 搀攀 瘀椀渀琀攀 愀渀漀猀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 愀渀氀椀猀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 最爀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 漀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀愀搀爀漀 瀀愀爀愀 愀 挀攀爀瘀攀樀愀 䈀氀甀攀 䴀漀漀渀 猀愀戀漀爀 䠀愀爀瘀攀猀琀 倀甀洀瀀欀椀渀 圀栀攀愀琀Ⰰ 挀漀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 䠀愀氀氀漀眀攀攀渀⸀ 伀 䠀愀氀氀漀眀攀攀渀Ⰰ 挀漀洀攀洀漀爀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 ㌀㄀ 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀Ⰰ  甀洀愀 搀愀猀 搀愀琀愀猀 洀愀椀猀 愀最甀愀爀搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 昀愀氀愀渀琀攀猀 搀愀 氀渀最甀愀 椀渀最氀攀猀愀 攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀攀愀 愀 最愀渀栀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀愀洀戀洀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 甀渀椀爀 漀 猀愀戀漀爀 漀甀猀愀搀漀 搀愀 挀攀爀瘀攀樀愀 挀漀洀 愀 搀椀瘀攀爀猀漀 搀攀猀猀愀 搀愀琀愀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀⸀ Após pesquisas sobre a estética desse evento, montamos um novo padrão cromático para a identidade da marca, atentando para o uso dos diferentes sistemas de cores para que pudessem ser impressos posteriormente. O sistema de cores aditivas, formado por vermelho, verde e azul (RGB), é utilizado para reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores, televisores e câmeras. Este sistema é conhecido como aditivo pois a adição dessa cores-luz resulta na cor branca. Como o rótulo da garrafa de vidro e a lata de alumínio seriam impressos, convém-se fazer uso do sistema subtrativo de cores, composto pelas cores ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK). Este sistema é usado em impressoras, onde as cores são atingidas através da mistura das quatro tintas em diferentes porcentagens.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀焀甀攀爀攀洀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀攀瀀愀爀愀漀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀猀愀搀愀猀 焀甀愀渀搀漀 搀攀猀攀樀愀ⴀ猀攀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 挀漀洀 洀攀渀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀愀爀椀愀漀Ⰰ 漀甀 攀洀 挀漀爀攀猀 椀洀瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 愀琀椀渀最椀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 䌀䴀夀䬀⸀ 一漀 爀琀甀氀漀 搀愀 最愀爀爀愀昀愀 搀攀 瘀椀搀爀漀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 猀椀猀琀攀洀愀 䌀䴀夀䬀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 搀甀愀猀 挀漀爀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀Ⰰ 樀 渀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 愀氀甀洀渀椀漀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 猀攀椀猀 挀漀爀攀猀 渀漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 琀漀搀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 瀀攀氀愀 攀猀挀愀氀愀 倀愀渀琀漀渀攀⸀ O novo padrão tipográfico manteve a estética da empresa, a fim de garantir o reconhecimento da marca pelo público. Utilizou-se as fontes Avenir Next Condensed Regular, Beaufort Bold, Clarendon Regular, Clarendon Black BT e Impregnable.਀伀 渀漀瘀漀 爀琀甀氀漀 瀀愀爀愀 愀 最愀爀爀愀昀愀 搀攀 瘀椀搀爀漀 甀琀椀氀椀稀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 伀昀昀猀攀琀 挀漀洀 爀攀琀挀甀氀愀 䄀䴀 攀 氀椀渀攀愀琀甀爀愀 搀攀 ㄀㜀㔀 䰀倀䤀 挀漀洀 瀀漀渀琀漀 爀攀搀漀渀搀漀⸀ 伀 昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀 椀渀搀椀挀愀搀漀 昀漀椀 愀 䤀䜀䔀䰀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䤀渀搀甀猀琀爀椀愀氀 搀攀 䌀愀挀栀漀攀椀爀椀渀栀愀Ⰰ 刀匀⸀ 䄀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 愀搀攀猀椀瘀漀 漀昀昀猀攀琀 ㄀㌀㐀倀 搀攀 最爀愀洀愀琀甀爀愀 㘀㈀⼀洀눀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀 洀攀猀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 猀攀椀猀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀 愀猀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 䌀䴀夀䬀 攀 琀愀洀戀洀 愀猀 倀愀渀琀漀渀攀 䌀漀愀琀攀搀 㜀㔀㤀㤀䌀 攀 ㈀㤀㠀䌀⸀ 䄀瀀猀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 漀 爀琀甀氀漀 猀攀爀 愀搀攀猀椀瘀愀搀漀 攀洀 甀洀愀 最愀爀爀愀昀愀 洀戀愀爀 搀攀 ㌀㔀㔀洀䰀 吀眀椀猀琀ⴀ漀昀昀Ⰰ 昀漀爀渀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 嘀攀爀愀氀氀椀愀Ⰰ 焀甀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀ⴀ猀攀 渀愀 娀漀渀愀 䤀渀搀甀猀琀爀椀愀氀 搀攀 䌀愀洀瀀漀 䈀漀洀Ⰰ 刀匀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀漀猀猀甀椀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀 搀攀 昀愀挀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 挀漀洀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀攀 ㄀㈀㔀Ⰰ㘀㄀㠀洀洀 砀 㠀洀洀Ⰰ 猀愀渀最爀愀 搀攀 ㈀Ⰰ㔀洀洀 攀 洀愀爀最攀洀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀攀 ㈀洀洀⸀ Já para a impressão da arte para a lata de alumínio, utilizou-se o sistema offset seco, com retícula AM, lineatura de 80 LPI e ponto elíptico. Desta vez, o fornecedor indicado é a REXAM, localizado em Águas Claras, Viamão - RS. A impressão será feita em um corpo de alumínio com diâmetro de 66mm (modelo 211) e tampa de diâmetro 57mm (modelo 206), resultando em uma lata com 473mL de capacidade. O sistema de cores utilizado para este tipo de impressão foram as cores da escala Pantone Coated, na qual utilizamos a Pantone 7599 C, Pantone 298 C, Pantone 158 C, Pantone 7690 C, Pantone 663 C, Pantone 7547 C. Por fim, a impressão também possui sangra e margem de segurança de 2mm.਀䄀瀀猀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 最攀爀愀洀漀猀 愀猀 瀀爀漀瘀愀猀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 焀甀攀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀洀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 琀攀氀愀 搀漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 琀攀猀琀攀 瀀愀爀愀 瘀愀爀椀愀攀猀 渀漀 瀀椀最洀攀渀琀漀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 最攀爀愀搀愀猀 愀猀 猀攀瀀愀爀愀攀猀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀漀 爀琀甀氀漀 攀 搀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀愀 氀愀琀愀⸀ 䔀猀猀攀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 猀攀瀀愀爀愀渀搀漀 挀愀搀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 琀椀渀琀愀 䌀䴀夀䬀 漀甀 倀愀渀琀漀渀攀 攀洀 甀洀愀 挀栀愀瀀愀 漀甀 挀漀氀甀渀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䘀椀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 瀀攀愀猀 最爀昀椀挀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 洀漀挀欀甀瀀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀 昀猀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 琀攀猀琀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀洀漀猀 愀 椀渀琀攀最爀椀搀愀搀攀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀