ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01535</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O jogo da vida</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LUCAS RAZIA BUBOLS (Centro Universitário Ritter dos Reis); LEANDRO OLEGÁRIO (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  Jogo da Vida tem por finalidade explorar novas maneiras de produzir conteúdo a partir de técnicas de jornalismo imersivo. A proposta apresentada é a produção de um webdocumentário, ancorado na plataforma de site wix.com. Para a execução do projeto, foi lançado um olhar sobre o desenvolvimento do jovem jogador de futebol brasileiro, em especial, no Rio Grande do Sul. A pergunta norteadora é: De que modo o jornalismo imersivo aplicado ao webdocumentário pode ser um novo modelo para a produção de conteúdos jornalísticos? Assim sendo, o objetivo geral é produzir um webdocumentário sobre o futuro profissional de atletas de futebol, sendo este o produto jornalístico do trabalho prático de conclusão de curso desenvolvido em 2018/1. O trabalho traz como objetivos específicos: aplicar o conceito de jornalismo imersivo; refletir sobre os desafios da produção jornalística no cenário de digitalização dos processos e ainda, propor ao produto informativo novas possibilidades narrativas interativas. Os métodos e técnicas utilizados têm como base a apuração e a entrevista jornalística e, ainda, a aplicação de uma narrativa não-linear oferecida ao internauta. Além da inclusão de materiais em forma de texto, ilustrações, vídeos e fotografias. O conteúdo audiovisual é dividido em quatro capítulos - O Problema, Lado Emocional, Família e Próxima casa: Futuro, estimulando a navegabilidade e a customização do consumo pelo usuário. Dessa maneira, preliminarmente, o trabalho indica que as técnicas de jornalismo imersivo surgem como uma nova opção à defesa e disseminação da importância da profissão, em um cenário que põe em xeque modelos de negócio e consumo de informação na atualidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O webdocumentário realizado tem como propósito tensionar a questão social de que culturalmente muitos pais brasileiros criam uma expectativa, quando nasce um menino, pois apostam que seu filho possa vir um ser novo astro do mundo da bola. Contudo, essa esperança não tem grandes chances de ser concretizada. Em 2015, a Diretoria de Registro e Transferência da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, realizou um relatório com o objetivo de analisar, compreender e refletir a respeito do futebol brasileiro. Seus resultados mostraram que, no Brasil, 27.097 (96%) atletas profissionais de futebol recebem até R$ 5.000,00. Os outros 1.106 (4%) jogadores recebem acima deste valor. De acordo com essa perspectiva, foram escolhidos quatro jovens atletas de futebol no Rio Grande do Sul. Os atletas são: Gabriel Moura, da AS Roma, de Porto Alegre, com 10 anos; Gustavo de Oliveira, do Vasquinho, de Portão, com 15 anos; Carlos Penna, do Cruzeiro, de Porto Alegre, com 15 anos; José Augusto Aguiar, do Grêmio, de Porto Alegre, com 19 anos. O objetivo foi mostrar as diferentes realidades e estabelecer um debate sobre o futuro desses jovens atletas. Propondo um cenário, os cases foram desafiados a imaginar a sua carreira futebolística no futuro: tentando conciliar estudos e esporte profissional ou escolher apenas um deles? Para que se possa estimular o debate sobre a cultura do futebol envolvendo as crianças no Brasil, consideramos de fundamental importância entrevistar fontes que estejam relacionadas ao assunto. Abaixo, segue lista: 1) Atletas entre 10 e 18 anos: Residentes no Rio Grande do Sul; que façam as categorias de bases com pretensões aos grandes clubes. 2) Psicólogo esportivo: Para que possa explicar como e por que as crianças possuem um desejo latente de se tornar um grande jogador de futebol? Por que não desejam estudar? Além deste profissional comentar e opinar sobre os desafios dos jovens atletas de categorias de bases. 3) Pais: Serão de extrema importância, para saber como eles tratam o assunto, orientam e educam seus filhos. Para este webdocumentário foi necessário que as gravações fossem realizadas nos seguintes cenários: residências e locais de treinamento. A intenção do jornalismo imersivo é fazer com que o espectador tenha a possibilidade de imergir essas histórias, por isso, as filmagens feitas deverão compor a realidade dos personagens. Ou seja, o responsável pela filmagem deverá tentar acompanhar o atleta o máximo de tempo possível da sua rotina. Para as gravações do documentário foram utilizadas as seguintes câmeras filmadoras: JVC gy-hm200 4k; Canon vixia hf r800; e uma Samsung Gear 360 (2017). Para a captação de áudio, em alguns casos, foram necessários os microfones de lapela, já em outros momentos o gravador de som do celular do produtor/entrevistador. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para iniciar o processo de construção e concepção do webdocumentário, buscamos o apoio de um aluno do curso de Design de Games, da UniRitter, especificamente, o colega Bruno Fraga. Iniciamos as conversas com Bruno e meu orientador, professor Leandro Olegário, em uma reunião no Campus Zona Sul. Apresentamos como seria feito o trabalho, nossas expectativas, ideias, discutimos sobre o assunto e respondemos às dúvidas do aluno do Design de Games. Salientamos a importância de que o site precisava ter uma navegabilidade em formato snowfall. Para facilitar o entendimento e compreensão, classificamos o formato como sendo similar ao jogo de tabuleiro  Jogo da Vida (Briquedos Estrela, 1986).O exemplo foi aplicado a trajetória e carreira do jovem jogador de futebol de categoria de base. Cada fase seria um capítulo do documentário, aliando ao conceito de webdoc. Esse conceito de navegabilidade se apresenta como diferente dos padrões e estabelece a construção de uma linha temporal, facilitando o entendimento para o consumidor/espectador. Alinhamos sobre o perfil dos cases e montamos um pré-roteiro. Definimos que o primeiro capítulo iria contextualizar o trabalho, a proposta e os problemas relacionados com as categorias de base do futebol gaúcho. O segundo seria abordado a parte mais psicológica e emocional do atleta com a família. Num terceiro momento, o tratamento dado iria abordar a questão da família na formação desse jovem atleta. E no último capítulo, teria uma projeção da vida e da carreira desse menino que está iniciando no futebol. Os títulos foram os seguintes:  1. O Problema ;  2. Lado Emocional ;  3. Família ;  4. Próxima Casa: Futuro . Estabelecemos que cada um dos capítulos teria no máximo cinco minutos. Um dos diferenciais dessa produção do documentário está na inserção de passagens do autor do trabalho, que foi também o produtor e entrevistador. Entendemos que é um modelo pouco usual em documentários jornalísticos, mas, ao mesmo tempo, oferece um diferencial ao material. O recurso da utilização da passagem foi utilizado, porque acreditamos que a universidade, também, deve servir como espaço para experimentação. O primeiro capítulo apresenta o problema do trabalho, que é norteado pela seguinte pergunta: Será que todo menino que nasce no Brasil tem que ser jogador de futebol? Será esse um mercado atrativo? Os elementos contidos no produto induzem o espectador a esses questionamentos e respostas. São apresentados, também, dados sobre a pesquisa feita pela Diretoria de Registro e Transferência da CBF, em 2015. O segundo capítulo procura abordar os desafios que aumentam conforme a idade do jovem atleta em formação, sua trajetória fica mais difícil. Por isso, nessa parte do produto buscamos tensionar a discussão da face emocional, de como o atleta deve procurar lidar com fatores psicológicos. Já no terceiro capítulo, ficará em evidência o tema sobre relação familiar, tenda como segundo plano o futebol e psicologia. Como esses jovens se convivem com a família, se possuem apoio em suas escolhas e em suas decisões. Desistir da carreira ou tentar segui-la, mesmo com tantos problemas há amparo? Por fim, com o quarto e último capítulo, a ideia é avançar na projeção da carreira e da vida dos cases. Portanto, o encaminhamento é de pensar em opções e soluções após o término do ensino médio, quem sabe buscar conciliar estudos acadêmicos com o futebol, ou até mesmo optar apenas por um dos caminhos. E o vídeo é finalizado com uma proposta imaginária do futuro profissional esportivo do filho daqui 10 anos. Este vídeo foi realizado com os pais do Gabriel. Mesmo com os quatro capítulos/fases, foi inserido um vídeo em formato 360º com o objetivo de ser um conteúdo extra, acrescentando assim mais uma forma de imersão para o consumidor/espectador. A proposta foi gravar um vídeo com duração média de dois minutos e que pudesse exemplificar como funciona uma parte do treinamento de um jovem atleta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>