ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01545</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;#meucorponãoécomida</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus Peres Brandão (Pontificia Universidade Católica do Paraná); Breno Pölzl (Pontifícia Universidade do Paraná); Vinicius Meirelles (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Fernanda Bogoni (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Contexto geral: A sociedade atual está em constante mudança e diversos grupos que antes eram tratados de maneira inferior, estão ganhando respeito e espaço. No entanto, a batalha por igualdade e respeito em grupos, considerados minorias, como mulheres, homossexuais, negros, entre outros é diária, afinal por mais que a grande maioria desses grupos tenha conquistado diversos direitos, como voz, reconhecimento, liberdade, autonomia e grande parcela de respeito se comparado há 30 anos atrás, ainda há resquícios de diversos preconceitos e estereótipos na nossa sociedade. Esses estereótipos e preconceitos são muitas vezes levados como brincadeiras e não é dada a devida atenção para os mesmos, entretanto isso faz com que muitas ideias antiquadas acabem se propagando e ganhando força entre aqueles que consideram certos preconceitos e estereótipos certos. Briefing: O projeto foi feito para as matérias de Redação Publicitária II e Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo como briefing um projeto que abordasse o tema cultura da paz. A partir disso o grupo optou por captar a questão da mulher e de como ela é objetificada em diversos casos do cotidiano, afinal segundo pesquisa nacional do Datafolha realizada com 1427 mulheres, quatro em cada dez brasileiras relatam ter sido vítimas de algum tipo de assédio sexual. No entanto existem diversos tipos de assédio e muitas vezes dependendo do nível que é feito esse assédio, o mesmo é levado como brincadeira, como por exemplo comentários que as mulheres recebem na rua sendo muitas vezes tratada como uma comida. Com isso foi escolhido um cliente do segmento de restaurantes, afinal a mensagem principal da campanha tem relação direta com o produto final do cliente. A partir disso criamos a campanha #meucorponãoécomida, para que as pessoas e principalmente nosso público alvo, universitários percebam que a partir do momento que se objetifica uma mulher, de qualquer maneira, mas nesse caso especificamente comparando-a com uma comida, o respeito pela mesma é inexistente. Objetivo: O jingle tem como objetivo fazer com que as pessoas percebam que certas palavras que tenham duplo sentido, só podem ser usadas em determinados contextos e com finalidades especificas que não ofendam e/ou desrespeitem ninguém. Além disso, a campanha tem como finalidade atingir o público em geral, mostrando que a partir do momento que certas frases ou palavras fogem do contexto correto, as pessoas ao redor e principalmente quem tiver sendo atingido pode levar para outro lado. E por fim, o principal objetivo é que o público da campanha não objetifique a mulher e a trate de modo respeitoso. Campanha: Acreditamos que nossa sociedade está em um momento de polarização, afinal ao mesmo tempo que temos ativistas políticas, que batalham por direitos das minorias e acima de tudo os das mulheres sendo assassinadas, também temos uma vertente imensa de força feminina, batalhando por algo que começou no início do século passado por fatores como direitos, voz e respeito. A partir disso, percebemos que nossa sociedade ao mesmo tempo tão avançada em certos pontos, está muito atrasada em outros, por conta de fatores como os citados acima. Então, a campanha foi criada com o intuito de fazer com que pequenos atos que no fim causam grandes efeitos negativos sejam corrigidos. Estes atos seriam comentários de objetificação da mulher e nossa campanha tem como meta corrigir isso nas pessoas. Cliente: Apontada pelo Jornal Gazeta do Povo entre as 10 melhores churrascarias do Brasil, a Jardins Grill fica localizada na região central de Curitiba, sendo uma das churrascarias mais tradicionais da cidade. Servindo desde os melhores cortes de carne até sushi a churrascaria tem como compromisso proporcionar ao cliente uma verdadeira experiência gastronômica, com o que há de melhor em pratos, bebidas, sobremesas e o melhor atendimento da cidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A ideia central desse projeto é promover a reflexão a respeito de atitudes machistas e que denigrem a mulher, com o intuito de mudar a visão e discurso de pessoas que tem esse tipo de atitude e até as que não tem mas compactuam com isso, ou omitem sua opinião por acharem que são  comentários inofensivos ou  só palavras e mostrar que esses comentários são inadmissíveis em quaisquer contextos que sejam usadas. O assunto foi abordado com um cliente que abrange um público diversificado e grande, e com isso foi visto uma oportunidade de conscientizar as pessoas, afinal o mote da campanha tem completa relação com o produto que o cliente oferece. O tema escolhido foi o assédio, no entanto o grupo não queria abranger o tema de uma forma simples que ficasse na cara o assunto do jingle, então foi decidido que dentro do pagode teriam as palavras de duplo sentido, porém que são usadas sempre como brincadeira. A partir disso, ficou decidido que o jingle teria que atingir um público geral, afinal muitas vezes homens assediam mulheres com comentários contendo essas palavras, as deixando desconfortáveis e ninguém leva a sério, pois levam sempre como brincadeira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O jingle foi produzido através de uma campanha que tinha como objetivo central conscientizar os indivíduos de que certas palavras usadas como  brincadeira tem duplo sentido e são consideradas assédio. A ideia de ter como cliente uma churrascaria tradicional da cidade foi o fato de que abrangeria um público grande e diversificado. O jingle teve como ideia central ser um pagode fazendo uma relação direta com churrasco, afinal a ideia é que as palavras que sejam de duplo sentido e que o espectador fique confuso com o que está sendo cantado, e que no final entenda o por que as palavras foram usadas. Para composição da música foi feito um brainstorm no qual foram citadas palavras que tinham duplo sentido e a partir disso procuramos uma base de pagode na internet para ver como as palavras se encaixavam na música. Na execução do jingle foram usados instrumentos como bumbo, caixa e pandeiro em um estúdio no Laboratório de Comunicação da PUCPR, o LabCom. Os instrumentos foram tocados por integrantes da bateria de comunicação, a Narcóticos e as vozes usadas foram de alunos pertencentes a escola de comunicação e artes da PUCPR. A ideia de colocar as mulheres cantando somente no final, na parte que o jingle deixa explicito sua intenção, veio somente na hora da gravação, além de ter sido colocado uma mulher para falar a assinatura da campanha. Após a execução do jingle em estúdio, editamos as vozes dos homens e mulheres e juntamos com a música através do Adobe Audition, colocando a assinatura da campanha após a música. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>