INSCRIÇÃO: 01549
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT01
 
TÍTULO: Moda com propósito: uma nova abordagem sobre slow fashion aos millennials como inovação para o mercado editorial
 
AUTORES: Thatielle Freitas da Silva (Universidade Federal de Santa Maria); Camila Alves Veloso dos Santos (Universidade Federal de Santa Maria); Laura Simon Marques (Universidade Federal de Santa Maria); Marília de Araujo Barcellos (Universidade Federal de Santa Maria)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O livro Moda com Propósito trata-se de uma produção editorial impressa desenvolvida na disciplina de Projeto Experimental em Edição de Livros, do quinto semestre do curso de Comunicação Social – Produção Editorial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob responsabilidade da Profª Marília de Araujo Barcellos. O projeto é uma reedição da obra de mesmo nome publicada pela editora Paralela em parceira com a Estação das Letras e Cores, de autoria de André Carvalhal. O livro foi reeditado mudando o objetivo da obra original de difusão da discussão dos conceitos de slow fashion e moda sustentável para pessoas dentro do mercado da moda, para, agora, endereçar os maiores consumidores em potencial dessa prática: os millennials. ਀준 攀瘀椀搀攀渀琀攀 焀甀攀 漀 昀愀琀甀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀栀愀洀愀搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 洀漀搀愀  搀攀昀椀渀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀氀琀漀 攀 攀砀甀戀攀爀愀渀琀攀⸀ 䤀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀  挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 挀漀洀 漀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀 攀挀漀渀洀椀挀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀 猀攀最甀渀搀愀 洀愀椀漀爀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 洀愀椀猀 瀀漀氀甀攀渀琀攀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀ 伀 爀攀氀愀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 洀漀搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 䘀甀渀搀愀漀 䔀氀氀攀渀 䴀挀䌀愀爀琀栀甀爀Ⰰ 搀椀稀 焀甀攀 ᰀ瀠愀爀愀 洀甀搀愀爀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀 渀瘀攀氀 猀攀洀 瀀爀攀挀攀搀攀渀琀攀猀 搀攀 愀氀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 攀洀 瀀爀漀氀 搀愀 洀甀搀愀渀愀 攀 搀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀ᴀ⸠ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀愀 洀漀搀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀氀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 渀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀漀猀 挀漀洀 攀氀愀Ⰰ 瀀漀搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 戀攀渀昀椀挀愀⸀ O livro de Carvalhal é único por tratar sobre os conceitos importantes relacionados a moda consciente como slow-fashion, moda brechó e consumo sustentável. Bruna Miranda, colunista do site Review, aponta que o Slow-fashion “incentiva que tenhamos mais consciência dos produtos que consumimos” e que jogamos fora, “retomando a conexão com a maneira em que eles são produzidos e valorizando a diversidade e a riqueza de nossas tradições.’’ Esse ideal vai contra o consumo em larga escala, produção em massa, e a não consciência dos impactos da indústria. Ao invés disso, propõe um consumo em pequena e média escala, autoconsciência, ligação com os impactos de produção e relação de confiança com o mercado. Dentro do slow-fashion podemos encontrar quase todos os conceitos que permeiam o livro, porém, na obra, esses tópicos se expandem individualmente. Além disso, há um público que apresenta grande interesse na iniciativa: os millennials. ਀伀猀 洀椀氀氀攀渀渀椀愀氀猀 猀漀 樀漀瘀攀渀猀 渀愀猀挀椀搀漀猀 攀渀琀爀攀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀猀 愀渀漀猀 㤀   漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 搀漀猀 愀渀漀猀 ㈀   ⸀ 倀攀爀漀搀漀 攀猀琀攀 攀洀 焀甀攀 猀攀 搀椀昀甀渀搀椀甀 漀 搀攀洀愀猀椀愀搀漀 愀挀攀猀猀漀  琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 渀愀 洀愀渀攀椀爀愀 攀洀 挀漀洀漀 攀氀攀猀 挀漀渀猀漀洀攀洀 栀漀樀攀⸀ 䴀攀猀洀漀 挀漀洀 攀猀猀愀 瀀爀ⴀ搀椀猀瀀漀猀椀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀猀攀渀昀爀攀愀搀漀Ⰰ 漀猀 洀椀氀氀攀渀渀椀愀氀猀 猀攀 洀漀猀琀爀愀洀 甀洀愀 最攀爀愀漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀 挀漀洀 漀 昀甀琀甀爀漀 攀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀 栀戀椀琀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 愀挀攀氀攀爀愀搀漀Ⰰ 漀甀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀Ⰰ 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 愀猀 最攀爀愀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 愀 攀氀攀猀 ⠀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀䄀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㄀⤀⸀ 倀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 甀洀愀 爀攀攀搀椀漀 搀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 猀攀 昀攀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀洀戀漀爀愀 琀爀愀最愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀 愀漀猀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 攀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀搀漀琀愀爀 攀猀猀攀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 攀猀琀攀 搀椀愀氀漀最愀 洀愀椀猀 挀漀洀 洀愀爀挀愀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀猀 搀攀 洀漀搀愀⸀ 䴀愀猀 愀最漀爀愀Ⰰ 攀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀爀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ 䔀猀猀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 攀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 琀漀爀渀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 洀漀猀琀爀愀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 愀瀀攀渀愀猀 愀樀甀猀琀攀猀 攀洀 挀漀洀漀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀  琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 攀 椀氀甀猀琀爀愀搀愀⸀ 䄀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀愀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 洀漀搀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 愀椀渀搀愀  渀甀氀愀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 漀渀氀椀渀攀  愀戀爀愀渀最攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀  搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 氀攀最椀琀椀洀椀搀愀搀攀 攀 琀漀爀渀愀 愀 漀戀爀愀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 昀椀洀  搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 洀漀搀愀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀猀 洀椀氀氀攀渀渀椀愀氀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 焀甀攀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 挀攀搀漀 渀愀 瘀椀搀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀搀漀琀愀爀攀洀 攀猀猀愀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 洀愀椀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 猀漀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 琀椀爀愀搀漀猀 搀攀氀愀 ጀ†瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀 攀 瀀愀爀愀 漀 洀甀渀搀漀⸀ 
 
INTRODUÇÃO
Para desenvolvimento do projeto, foi realizado, primeiramente, um mapeamento de uma nova população chave, para que assim, pudesse ser pensado e pesquisado melhores diretrizes e referências gráficas para este público. Sendo ele: todos aqueles enquadrados como jovens e jovens adultos (18 à 34 anos), que consomem e pesquisam sobre artigos de moda e beleza. Entende-se como artigos de moda e beleza roupas, calçados, acessórios e produtos relacionados. Este público está sempre ligado às tendências fashionistas, mas sem serem necessariamente formados ou especialistas no assunto. ਀䄀瀀猀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀愀 愀爀琀攀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀愀爀愀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 戀甀猀挀愀猀 攀洀 氀椀瘀爀愀爀椀愀猀 漀渀氀椀渀攀 攀 搀漀 渀切挀氀攀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 刀匀⸀ 䔀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 愀樀甀搀漀甀 愀 渀漀琀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀攀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 搀攀 洀漀搀愀 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 ⠀猀攀渀搀漀 愀搀愀瀀琀愀搀愀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀洀愀⤀Ⰰ 瀀漀猀椀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 ⠀渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀猀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 洀瀀愀爀攀猀⤀ 攀 挀愀瀀愀猀 挀漀洀 瀀愀搀爀漀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀 漀甀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 昀漀椀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 渀攀渀栀甀洀愀 漀戀爀愀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀 漀 琀攀洀愀 搀攀 猀氀漀眀ⴀ昀愀猀栀椀漀渀 攀 焀甀攀 猀攀 搀椀爀椀最椀猀猀攀 愀漀猀 洀椀氀氀攀渀椀愀氀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀漀爀渀漀甀 瘀椀猀瘀攀氀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 爀攀攀搀椀漀 昀漀椀 愀焀甀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀椀猀琀椀渀最甀椀爀ⴀ猀攀 搀愀 漀戀爀愀 搀愀 䔀搀椀琀漀爀愀 倀愀爀愀氀攀氀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 搀愀 猀甀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 爀椀琀洀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 愀琀 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 樀 焀甀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 戀甀猀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 琀愀洀戀洀 渀漀 昀漀椀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 漀猀 琀攀洀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀愀 漀戀爀愀⸀  Com a finalidade de transmitir os conceitos de: moda sustentável, consumo consciente, representatividade, acessibilidade e ser effortless and cool (“sem esforço e descolado’’ em uma tradução livre) foi definido as dimensões, iconografia, tipografia, cores, diagramação e diretrizes de impressão do projeto. Assim o processo de construção do novo livro se dividiu em quatro etapas iniciais, sendo elas: análise do texto, transcrição, revisão e ensaio fotográfico, para que posteriormente fossem aplicadas no projeto gráfico. ਀䜀爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀搀椀挀愀搀漀 愀 攀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀最甀渀搀漀 倀氀渀椀漀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀椀氀栀漀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 䔀搀椀琀漀爀愀漀 攀 䔀猀琀椀氀漀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 愀 攀搀椀漀 搀漀 琀攀砀琀漀  甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 猀攀爀 琀漀 瘀椀猀瘀攀氀Ⰰ 琀攀洀 椀最甀愀氀 漀甀 洀愀椀漀爀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 最氀漀戀愀氀 搀攀 攀搀椀琀漀爀愀漀ᴀ†⠀䴀䄀刀吀䤀一匀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 昀漀挀漀 搀愀 攀搀椀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀椀 攀砀琀爀愀椀爀 愀瀀攀渀愀猀 漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 甀洀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀愀 洀漀搀愀Ⰰ 攀 挀漀洀 椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 椀爀椀愀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 攀琀愀瀀愀 焀甀攀 猀攀 猀甀挀攀搀攀甀 昀漀椀 愀 搀攀 琀爀愀渀猀挀爀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀 栀愀瘀椀愀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 氀椀瘀爀漀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 琀爀愀渀猀挀爀椀漀 洀愀渀甀愀氀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 伀䌀刀 ጀ†伀瀀琀椀挀愀氀 䌀栀愀爀愀挀琀攀爀 刀攀挀漀最渀椀琀椀漀渀⸀  Os livros de moda utilizados como referência davam exemplo fotográficos ou ilustrados dos movimentos ou tendências que dialogavam sobre. Por isto, as dezessete fotografias inseridas no novo livro foram produzidas pelo próprio grupo e os modelos foram convidados a partir de três critérios. Primeiro, por se enquadrarem na população chave optada, millennials; segundo, por serem adeptos ao slow-fashion, o que contribuiria na escolha das peças do ensaio; terceiro porque se decidiu utilizar modelos de etnias e corpos diversificados a fim de fugir da padronização encontrada nos livros de moda – visto que o projeto tinha uma premissa diferente da já encontrada no mercado. Assim, todas as fotos foram feitas com roupas dos modelos, seguindo tendências primavera-verão 2018, mesma época da realização do trabalho. Durante o processo dos ensaios fotográficos, foi possível compreender como esses hábitos ligados ao slow-fashion e a expressão individual se materializam no dia a dia, promovendo um esclarecimento dos espectros teóricos estudados. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 昀猀椀挀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 昀攀挀栀愀搀漀 搀攀 ㄀㠀砀㈀㄀Ⰰ㔀 挀洀 攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 㠀  瀀最椀渀愀猀⸀ 伀 瀀愀瀀攀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 洀椀漀氀漀 昀漀椀 漀 爀攀挀椀挀氀愀琀漀 搀攀 最爀愀洀愀琀甀爀愀 ㄀㔀  洀最눀Ⰰ 挀漀氀漀爀 㐀砀㐀Ⰰ 琀爀愀搀甀稀椀渀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 ᰀ猠甀猀琀攀渀琀瘀攀氀ᴀ†搀愀 漀戀爀愀Ⰰ 愀 挀愀瀀愀 攀 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀 昀漀爀愀洀㨀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 猀挀爀愀瀀戀漀漀欀 琀攀氀愀搀漀 攀洀 昀漀氀栀愀 䄀㐀 搀攀 最爀愀洀愀琀甀爀愀 ㄀㠀  洀最눀Ⰰ 猀攀洀 漀爀攀氀栀愀Ⰰ 猀攀洀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀氀漀爀 㐀砀㐀 攀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 爀攀琀爀愀琀漀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 戀氀漀挀漀猀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 攀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 攀猀琀爀愀琀攀最椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀猀 栀 挀愀搀愀 焀甀愀琀爀漀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀愀爀 漀 爀椀琀洀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 伀猀 戀氀漀挀漀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 愀爀爀愀渀樀愀搀漀猀 攀洀 甀洀 最爀椀搀 洀漀搀甀氀愀爀Ⰰ 攀洀 焀甀攀Ⰰ 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 攀猀琀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 渀愀猀 氀愀琀攀爀愀椀猀 挀漀洀 洀愀爀最攀渀猀 猀甀瀀攀爀椀漀爀攀猀 攀 椀渀昀攀爀椀漀爀攀猀 挀漀洀 漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 ㌀挀洀Ⰰ 猀甀愀 挀漀洀 攀猀焀甀攀爀搀愀 㔀挀洀 攀 挀漀洀 搀椀爀攀椀琀愀 ㄀Ⰰ㔀挀洀 瀀愀爀愀 瀀最椀渀愀猀 洀瀀愀爀攀猀⸀ 一愀猀 瀀最椀渀愀猀 瀀愀爀攀猀 愀猀 洀愀爀最攀渀猀 猀甀瀀攀爀椀漀爀攀猀 攀 椀渀昀攀爀椀漀爀攀猀 琀攀洀 漀 洀攀猀洀漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 ㌀挀洀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 愀 攀猀焀甀攀爀搀愀 攀 搀椀爀攀椀琀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀最漀爀愀 漀猀 琀愀洀愀渀栀漀猀 猀甀戀瘀攀爀琀椀搀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀 ㄀Ⰰ㔀 挀洀 攀 㔀挀洀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 刀漀戀攀爀琀 䈀爀椀渀最栀甀爀猀琀 搀椀稀 焀甀攀 愀猀 洀愀爀最攀渀猀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 瀀爀漀琀攀最攀爀 漀 戀氀漀挀漀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 攀 琀漀爀渀愀渀搀漀 漀 洀愀渀甀猀攀椀漀 挀漀渀瘀攀渀椀攀渀琀攀 ⠀漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 嬀⸀⸀⸀崀 搀攀椀砀愀渀搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀漀氀攀最愀爀攀猀⤀⸀ᴀ†⠀㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀㄀㠀㄀⤀⸀ 䨀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀猀琀漀 瀀漀爀 琀漀搀漀 瀀爀攀攀渀挀栀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 挀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀漀 昀椀最甀爀椀渀漀⸀ Levamos em consideração a orientação de Plinio Martins Filho sobre capítulos: “Devem ser sempre iniciados em páginas ímpares [...] o original obedecerá, para todas as aberturas, a um padrão coerente e uniforme, no qual fique evidente que se inicia um novo capítulo”(MARTINS FILHO, 2016, p. 93), portanto o início de cada capítulo é marcado por uma fotografia, numeração e título, e cada página inicial não possui texto em seu verso, apenas uma coloração pastel, e assim o conteúdo sempre se inicia na página ímpar.਀䨀 愀 椀挀漀渀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  搀攀洀愀爀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 猀洀戀漀氀漀猀 搀攀 氀愀瘀愀最攀洀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 攀琀椀焀甀攀琀愀猀 搀攀 爀漀甀瀀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀愀猀 搀漀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䔀猀猀攀猀 猀洀戀漀氀漀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀洀愀爀挀愀爀 洀漀洀攀渀琀漀猀 渀漀 琀攀砀琀漀 漀渀搀攀 愀 瘀漀稀 搀漀 愀甀琀漀爀 猀攀 琀漀爀渀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 猀甀最攀爀椀渀搀漀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 搀椀挀愀猀 焀甀攀 攀氀攀 瀀漀搀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀爀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀氀攀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀 挀漀洀漀 甀洀 猀椀渀愀氀 搀攀 ᰀ愠琀攀渀漀ᴀ⸠  A fonte Heurística Regular, de tipologia com serifa humanista, com aparência amigável e possui excelentes características de legibilidade em suas letras, foi a escolhida para o corpo do texto. Em citações diminuímos e coloração em 20% e o seu tamanho, pois: “Para não haver confusão entre o texto principal – do autor – e o da citação [...] há a absoluta necessidade de se apresentarem, de modo claro, as fontes utilizadas, por meio de sinais gráficos que marquem onde começa e termina o trecho citado”. (MARTINS FILHO, 2016, p.115). Coolvetica, que é uma fonte de melhor visibilidade à longa distância, foi usada para os títulos dos capítulos. Na capa Bubble Boddyneue Regular foi escolhida para demarcar as palavras mais importantes, como “Moda”, “Propósito”, a autoria e a organização – e a Gotham Thin, fonte sem serifa com peso extremamente fino, é usada apenas para demarcar o conector “com” do título da obra.਀䄀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀  挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 琀漀渀猀 愀瘀攀爀洀攀氀栀愀搀漀猀 攀 琀漀渀猀 瀀愀猀琀椀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 琀漀渀猀 甀猀愀搀漀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀愀猀⸀ 䌀漀洀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 搀攀 䔀爀椀挀 倀⸀ 䐀愀渀最攀爀 ⠀㄀㤀㜀㌀⤀Ⰰ 挀漀爀攀猀 昀漀爀琀攀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 挀漀洀瀀爀愀搀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀 猀漀 洀愀椀猀 愀琀爀愀搀漀猀 瀀漀爀 挀漀爀攀猀 瘀椀戀爀愀渀琀攀猀 攀 猀漀 洀愀椀猀 漀甀猀愀搀漀猀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀漀⸀ 伀猀 琀漀渀猀 瀀愀猀琀椀猀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 搀攀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀⸀ Optou-se por uma encadernação manual: bordado de um ponto atrás, que aparenta ser uma produção realizada por uma máquina de costura, assim como a maioria das roupas. Foi escolhida tal técnica pois vai contra a produção em massa presente na indústria atual, privilegiando o artesanal. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀