ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01558</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blog Capital da Notícia Zona Leste</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Carolini Dea (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Fernanda Facchini Ogibowski (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Maria Carolina Coelho (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Matheus Ribeiro dos Santos (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Juan Felype Lamonatto (UniBrasil); Maura Martins Oliveira (Centro Universitário Autônomo do Brasil)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Blog Capital da Notícia Zona Leste Carolini Déa, Fernanda Facchini, Juan Felype Lamonatto, Maria Coelho, Matheus Ribeiro. Maura Martins Oliveira, Centro Universitário Autônomo do Brasil  UniBrasil. Resumo O Capital da Notícia Zona Leste é um jornal laboratorial feito por alunos de Jornalismo do Centro Universitário Autônomo do Brasil, a partir do quarto período. As disciplinas de redação e radiojornalismo pretendem focar na região leste de Curitiba. As matérias são desenvolvidas buscando contemplar essa região que tem precariedade em jornais que trazem notícias que são relevantes para o local. O Blog traz conteúdos hiperlocais para os bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Tarumã e Bairro Alto. O jornal  que integrou o projeto multimidiático do curso, com a produção sobre os bairros em diversas plataformas e com a colaboração de todas as turmas  trouxe a vivência jornalística mais próxima dos estudantes. A produção de pautas, reportagens, editorias fixas, contribuiu para a preparação a um mercado de trabalho cada vez mais exigente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog Capital da Notícia Zona Leste foi desenvolvido pelos alunos do quarto período do curso de jornalismo do UniBrasil Centro Universitário, integrando a disciplina  Redação IV . A turma, composta por dezessete estudantes, foi dividida dentro de quatro grupos, cada um cobrindo um dos bairros contemplados pelo jornal. Todas as matérias dos jornais foram supervisionadas pela professora orientadora Maura Martins. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia era integrar os estudantes com a comunidade próxima à instituição de ensino, trazendo a vivência jornalística ainda mais perto do acadêmico, criando laços com seu público alvo. Foram produzidas 45 reportagens no blog, em uma média de dez matérias por bairro. Todas estão disponíveis no blog do Capital da Notícia Zona Leste (https://capitalzonaleste.wordpress.com/). A aposta da instituição, em conjunto com coordenadores e professores, é no jornalismo hiperlocal. Prática que tornou-se comum após o jornalismo pós-industrial (ANDERSON; BELL; SHIRKY, 2003), que reforça a importância do local na cobertura jornalística. Nesse tipo de jornalismo, busca-se o consumidor interessado no lugar onde mora, e que quer receber informações que afetem diretamente na sua vida diária. "A dimensão hiperlocal no jornalismo (já que ele é sempre local) refere-se, em primeiro lugar, a informações que são oferecidas em função da localização do usuário (sobre o bairro, a rua, etc), e em segundo lugar, pelas características pós-massivas desse novo jornalismo onde qualquer um pode ser produtor de informação. Essa é uma das tendências atuais do jornalismo: vinculação de notícias cruzando diversas fontes, oficiais, profissionais e cidadãs à geolocalização." (LEMOS, 2011, p.3) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>