INSCRIÇÃO: 01577
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP11
 
TÍTULO: Plano de Comunicação - Associação Fênix
 
AUTORES: Amanda Renaly da Silva (Universidade Federal do Paraná); Guilherme Augusto Iguchi Panucci (Universidade Federal do Paraná); Laura Souza da Silva (Universidade Federal do Paraná); Lucas Alves Moreira (Universidade Federal do Paraná); Camila Gigli Fidelis (Universidade Federal do Paraná); Pedro Chapaval Pimentel (Universidade Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Resumo: O presente trabalho visa apresentar o plano de comunicação feito para a organização de terceiro setor Associação Fênix - Ações pela Vida e que vai anexado como Produto para o Expocom. Ele foi elaborado no segundo semestre de 2018 para a disciplina de Projeto Interdisciplinar IV, ministrada pelo Prof. Pedro C. Pimental no curso de Relações Públicas. ਀ DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO਀ A Associação Fênix - Ações Pela Vida é uma Organização Não-Governamental - ONG fundada em 21 de junho de 2006, pela ainda atual presidenta Sandra Lima. Localizada em Curitiba, a organização iniciou seus serviços atendendo casos de violência sexual e doméstica de crianças e adolescentes, bem como conflitos familiares. A ONG também atende crianças, adolescentes e jovens vivendo e/ou convivendo com HIV/AIDS por meio da socialização de informações e acolhimento psicossocial. Por entender que tais contextos podem gerar problemas psicológicos de curto a longo prazo que culminam em processos de automutilação e tentativas de suicídio, a ONG recentemente passou a atender essas demandas. ਀    䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀  挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 琀爀猀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀㨀 爀攀最椀洀攀 䌀䰀吀Ⰰ 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 昀椀砀漀猀 攀 攀猀瀀漀爀搀椀挀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 挀愀爀最漀猀 搀攀 愀氀琀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀猀琀漀 愀 瀀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 攀 愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 攀 愀戀愀椀砀漀 漀猀 挀愀爀最漀猀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 攀 最攀猀琀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀攀猀琀攀猀 切氀琀椀洀漀猀 挀漀洀瀀漀猀琀漀猀 瀀漀爀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀⸀ O objetivo do plano de comunicação foi de analisar, através de um prévio levantamento, como são feitas as comunicações interna e externa da Associação Fênix. Após isso, realizar uma pesquisa detalhada sobre a organização e o ambiente em que está inserida para pensar e planejar ações de comunicação que possam ser usadas pela ONG. O que se espera é melhorar seu desempenho e potencializar o alcance de seus objetivos e, para além disso, mostrar à organização a importância da comunicação como ferramenta para democratização da informação e como meio de assegurar direitos básicos dos cidadãos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 A partir das informações obtidas sobre a organização através de reuniões feitas com dirigentes da mesma e que foram descritas no item anterior, fomos capazes de traçar os passos da pesquisa que embasou o nosso prognóstico e diagnóstico das ações sugeridas à Associação Fênix ao concluir o trabalho. Após a identificação dos dados gerais, história, portfólio de serviços, estrutura organizacional e administrativa, além da identificação de seu negócio, missão, visão, valores e propósito, iniciamos o processo de análise de ambiente na qual a ONG está inserida. ਀ AMBIENTE EXTERNO, INTERNO E SETORIAL਀    䌀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 洀愀挀爀漀愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 愀焀甀椀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 愀猀 昀漀爀愀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 攀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 挀漀洀漀 琀愀椀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 一攀猀琀攀 琀瀀椀挀漀Ⰰ 愀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀㨀 攀挀漀渀洀椀挀愀猀Ⰰ 洀椀搀椀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 氀攀最愀椀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀⸀  O segundo passo foi identificar e analisar os públicos relevantes para a organização, que listamos como sendo: colaboradores, voluntários, apoiadores e patrocinadores, beneficiários (vítimas, familiares e supostos abusadores), mídia e comunidade. A terceira etapa foi a análise do ambiente interno da organização, levando em consideração a sua estrutura de equipe e infraestrutura. ਀    䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀爀愀愀爀 甀洀愀 洀愀琀爀椀稀 匀圀伀吀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 焀甀愀椀猀 攀爀愀洀 愀猀 猀甀愀猀 昀漀爀愀猀 ⠀猀琀爀攀渀最琀栀猀⤀Ⰰ 昀爀愀焀甀攀稀愀猀 ⠀眀攀愀欀渀攀猀猀攀猀⤀Ⰰ 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 ⠀漀瀀瀀漀爀琀甀渀椀琀椀攀猀⤀ 攀 愀洀攀愀愀猀 ⠀琀栀爀攀愀琀猀⤀ 攀 挀漀洀 戀愀猀攀猀 渀攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 愀氀最甀洀愀猀 愀攀猀 瀀愀爀愀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀⸀ ఀ ਀䘀漀爀愀猀㨀  A Fênix atende todo o conjunto familiar envolvido no conflito, incluindo o suposto abusador; ਀       倀漀猀猀甀椀 甀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀⼀愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 愀搀漀琀愀渀搀漀 甀洀 琀漀洀 愀挀漀氀栀攀搀漀爀 攀 洀攀渀漀猀 ᰀ挠氀渀椀挀漀ᴀ㬠  Sintonia e clima organizacional são favoráveis ao trabalho. ਀ Oportunidades:਀       伀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 昀愀瘀漀爀攀挀攀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀攀氀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀愀 伀一䜀 ⠀挀愀猀漀猀 挀漀洀漀 愀 猀爀椀攀 ㄀㌀ 刀攀愀猀漀渀猀 圀栀礀 攀 漀 挀愀猀漀 搀愀 䈀愀氀攀椀愀 䄀稀甀氀⤀㬀  A localização em um bairro nobre de Curitiba pode ser uma oportunidade para conseguir mais doadores; ਀       倀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀 攀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀⸀  ਀䘀爀愀焀甀攀稀愀猀㨀 Não possui sede própria, sendo o aluguel da sede atual uma despesa grande para a ONG; ਀       伀 渀攀最挀椀漀 搀愀 䘀渀椀砀  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀 琀愀戀甀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀㬀  Por tratar de uma temática delicada, a rotatividade dos voluntários é alta; ਀       倀漀甀挀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀琀愀爀 漀 琀攀洀愀⸀  ਀䄀洀攀愀愀猀㨀 A instabilidade/crise econômica do país gera interferência, pois os investimentos sociais são os primeiros a serem reduzidos; ਀       䌀漀洀瀀攀琀椀漀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 伀一䜀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 挀愀甀猀愀 洀愀椀猀 ᰀ猠椀洀瀀琀椀挀愀猀ᴀ†瀀攀爀愀渀琀攀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 䄀倀䄀䔀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 
 
OBJETIVO
Desta forma, o plano de comunicação elaborado foi proposto a partir da análise sobre as informações da organização e a análise ambiental e matriz SWOT. Definimos também questões como Brand Persona e ações relacionadas ao clima organizacional da Associação Fênix. ਀ As ações que foram sugeridas à ONG foram divididas em: ਀ Prioritárias - para implantação imediata; ਀    䔀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 搀攀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀㬀  Elaboração de um manual de marca e aplicação nas redes sociais e site institucional; ਀    䔀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 ⴀ 倀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 渀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀⸀  Reelaboração do Negócio, Missão, Visão, Valores e Propósito da organização. ਀ Importantes - para implantação à médio prazo; ਀    䔀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 搀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀㬀  Captação de estagiário de comunicação; ਀    倀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀瘀攀渀琀漀猀 攀 一漀琀愀 倀愀爀愀渀⸀  ਀䄀攀猀 瀀愀爀愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀  氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀 Parcerias com a Prefeitura de Curitiba e Influenciadores - embaixadores da Fênix. ਀ Para complementar o projeto e se tratando de um trabalho oriundo de uma disciplina interdisciplinar, foram anexadas à ele duas seções. A primeira intitulada de “A Fênix no contexto na comunicação pública” para a disciplina de Comunicação Pública, com o intuito de explicitar a importância da comunicação a serviço da comunidade. Já na outra seção foi inserido o projeto criativo com stories institucionais para o Instagram da Associação Fênix, pensado e produzido para a disciplina de Produção Institucional em TV e Cinema, e que poderiam servir de base para produções futuras da organização਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀