ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01599</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT14</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;La Donna</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Valéria Wojcik (Centro Universitário Internacional); Giovanna Talamini (Centro Universitário Internacional ); Natália Chimborski De Oliveira (Centro Universitário Internacional ); Alexsandro Ribeiro (Centro Universitário Internacional )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina Projeto Laboratorial de Criação e Edição de Imagens Vetoriais do curso de Publicidade e Propaganda. O jogo de tabuleiro La Donna é uma releitura do clássico Detetive, tendo inspiração nos aspectos relacionados às regras. A história gira em torno do assassinato de uma mulher, onde os jogadores devem coletar informações referentes ao local, o assassino e a sua motivação, desvendando os mistérios da execução. O objetivo principal é conscientizar um público abrangente sobre a violência contra mulheres, tema constantemente abordado nos dias atuais, devido ao grande número de casos registrados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jogo Detetive serviu como base para a construção do trabalho. A sua narrativa investigativa, leva os jogadores a desvendar os mistérios do crime. A partir disso, o modificamos com fatos que são ocorridos diariamente. Em 2017, foram registrados 193.482 casos de violência doméstica (FOLHA DE S. PAULO, 2019). E um segundo levantamento de dados revela que 15.925 foram mortas em 2018 (MAPA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, 2018). Pensando nesses números e em todas as mulheres que ainda correm o risco de sofrerem algum tipo de agressão, o La Donna surge com a proposta de tornar um instante de lazer e entretenimento em um momento de aprendizado e conscientização, apresentando de uma maneira mais informal um tema preocupante, trazendo o que acontece na vida real para dentro de um jogo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pela escolha da temática, os elementos do jogo apresentam uma aparência mais realista. A cor preta empregada em todos os designs refere-se ao mistério que o jogo traz e a história a ser desvendada. De acordo com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - Câmara dos Deputados (2018), 95,2% dos casos de feminicídio no Brasil foram realizados por companheiros, ex-companheiros, namorados ou esposos das vítimas. Por essa razão, as cartas dos suspeitos apresentam apenas personagens do gênero masculino. Os lugares foram pensados nos pontos comuns em uma cidade, pois  não há separação entre espaço público e privado para elas  a morte está à espreita dentro das casas, no transporte público, nas ruas e nos espaços de educação e lazer. A violência compõe um cotidiano perverso sustentado por relações sociais profundamente machistas (FOLHA DE S. PAULO, 2019). Em Detetive, os jogadores devem descobrir qual arma foi utilizada no crime. No La Donna, optamos pela troca dos armamentos por cartas que constam as motivações do assassino que o levaram a realizar a execução. Como bônus, criamos um processo crossmidiático com duas cartas douradas, onde através de QR codes é possível acessar na internet um vídeo com relatos baseados em histórias reais, e retratos representando os resultados da violência, fazendo com que o jogador possa adentrar um pouco mais na narrativa, tornando a experiência mais imersiva. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>