ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01627</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Design Thinking como metodologia para o Planejamento de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional: o caso do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa (PPGCIC)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Eduarda Campanholi Ferro (Universidade Federal do Pampa); Marcela Guimarães e Silva (Universidade Federal do Pampa); Fabio Frá Fernandes (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objeto de estudo do presente trabalho é o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), o qual é uma organização governamental que atua na área de educação em nível de pós-graduação stricto sensu. A proposição deste planejamento acontece no componente curricular obrigatório de Gestão de Mídias Sociais do Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde o trabalho final do componente foi realizar a elaboração e, se possível, a execução de um Planejamento de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional para uma organização de São Borja/RS, focando em estratégias para as mídias e redes sociais. O PPGCIC foi escolhido para ser cliente deste trabalho devido à necessidade de o Programa estruturar e profissionalizar sua comunicação organizacional. Sendo assim, tivemos como fundamentação para este planejamento as bases teóricas da Comunicação Organizacional. E como abordagem metodológica o Design Thinking, aplicado nas etapas de pesquisa, diagnostico e proposição de estratégias e ações de comunicação organizacional. Nesse planejamento entendemos que o Design Thinking surge a partir da necessidade de incluir as pessoas que estão relacionadas ao PPGCIC em discussões, debates e leituras de cenário para, assim, engajar estes públicos a reconhecer o Programa como uma organização necessária para São Borja e região e, também, para experimentar de maneira prática as ideias construídas em coletivo, materializadas em estratégias de comunicação organizacional. A partir disso o serviço de assessoria de comunicação do PPGCIC é apresentado na forma de Planejamento de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional, organizado em modelo de relato, facilitando a leitura por parte do cliente, mas também dos professores do componente. Sua estrutura contempla a contextualização do PPGCIC, justificando sua escolha enquanto cliente, diagnóstico comunicacional e estratégias propostas e executadas utilizando a metodologia do Design Thinking.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O PPGCIC é uma organização nova (2017), e por isso, o mesmo ainda não possuía um profissional para gerir seu processo de comunicação. As práticas comunicativas eram realizadas pelos professores que o coordenam. Sua escolha como cliente está ligada à limitada visibilidade do Programa diante da comunidade acadêmica e também da comunidade são-borjense e regional. O desenvolvimento deste planejamento também qualifica a formação teórico-prática da discente, devido ao desafio de pensar comunicação e relacionamento para uma organização que não possui produtos físicos, não tem fins lucrativos, mas precisa manter e ampliar sua quantidade de clientes e apreciadores. Trabalhar relações públicas para o segmento de prestação de serviços é sempre um desafio e, sua consecução, para o futuro profissional, é um diferencial de mercado. A oportunidade de realizar este trabalho e a escolha desse cliente em particular, são elementos que dão suporte para esse diferencial profissional. Para alcançarmos os objetivos, cumprindo o desafio de inovar metodologicamente no planejamento e na proposição das estratégias e ações, o processo se inicia com a utilização do Design Thinking como metodologia para o diagnóstico sobre a realidade do Programa. O diagnostico ocorreu em duas etapas, à primeira sendo a técnica de imersão preliminar e em profundidade, realizando encontros com o coletivo de professores e estudantes do Programa e também em conversas individuais. Nesta etapa foram percebidas as fragilidades sobre as práticas de comunicação interna e administrativa do Programa, o qual se apresentou engessada e utilizando meios de comunicação não coerentes com seus públicos de interesse. A partir dessas informações, a segunda etapa constituiu-se na ideação, onde representantes dos nossos públicos internos, técnicos administrativos da universidade e membros da comunidade local, influenciadores, representantes de organizações e do poder público municipal de São Borja foram convidados a participar de uma sessão de Design Thinking com o objetivo de colher informações sobre a perspectiva do PPGCIC para com a comunidade. Com isso, identificamos a falta de estratégias de comunicação e relacionamento com a comunidade local, o uso de mídias adequadas para a cultura da região, ampliação de eventos para apresentar o Programa junto à comunidade e maneiras de promover a produção técnico-científica do PPGCIC. As ferramentas do Design Thinking empregadas nesse encontro foram: brainstormings; criação de personas; e um cardápio de ideias, sistematizando graficamente as ideias geradas com cada ferramenta. Após as etapas de imersão e ideação concluídas, iniciou-se a prototipação, onde as ideias coletadas nos encontros e sessões de Design Thinking foram materializadas, permitindo assim uma avalição e melhoramento das mesmas. A prototipação se deu por meio de workshops de cocriação, envolvendo o mesmo grupo da etapa inicial. Esta materialização se deu em forma de um desenho do mapa conceitual das estratégias idealizadas para a comunicação organizacional do PPGCIC. Após vencer as etapas do Design Thinking o próximo passo foi consolidar o diagnóstico e propor soluções para as situações apresentadas durante o processo do mesmo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir do nosso objetivo geral, o qual é utilizar do Design Thinking para a organização e qualificação das práticas de relações públicas e do processo de comunicação organizacional, para promover suas atividades, bem como fortalecer os relacionamentos e a imagem institucional do PPGCIC. Após realizar as etapas do Design Thinking e com os resultados obtidos traçamos os métodos, as técnicas e os recursos para desenvolver o Planejamento de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Para atingir o nosso público de interesse, os quais estão divididos em dois grupos. Para as ações internas os públicos são discentes regulares, discentes em regime especial e docentes permanentes e colaboradores do Programa. Para o público externo demarcamos a comunidade acadêmica da Universidade, moradores de São Borja e região. Para contemplar os nossos públicos e atingir o nosso objetivo geral o nosso produto foi desenvolvido, a partir do diagnóstico apresentado pelo Design Thinking, e guiado por meio de quatro eixos temáticos, os quais são: Comunicação no PPGCIC (I); Conteúdo Criativo (II); Comunidade Criativa (III); e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no PPGCIC (IV). Com isso, busca-se sanar as dúvidas dos públicos e fazer com que a comunicação e os relacionamentos com os públicos de interesse sejam efetivos. No eixo I as estratégias foram focadas na normatização da comunicação entre docentes e discentes e a modernização da identidade visual do Programa. No eixo II a atuação foi centrada na produção de conteúdo sobre o Programa sobre a abrangente área da comunicação e informação e suas conexões com a indústria criativa e também a estruturação de uma assessoria de imprensa para o Programa. Já o eixo III está centrado na extensão universitária, onde busca estreitar as relações entre o PPGCIC e a comunidade, materializando-se em forma de eventos, pesquisa, entre outros. O eixo IV tem como objetivo a produção técnica e científica do Programa, onde buscamos organizar e publicizar as produções dos docentes e discentes. Como avaliação das estratégias e ações que foram realizadas ao longo do ano de 2018 propostas nesse Planejamento, torna-se difícil mensurar resultados de questões tão abstratas como a comunicação, situação potencializada pelo curto espaço de tempo em que a mesma é praticada. Entende-se como resultados iniciais a aproximação do Programa com a comunidade empresarial, política e civil de São Borja e região, e também com o estreitamento do relacionamento com a comunidade acadêmica da Unipampa. Em todas as ações é a ética e a estética de Relações Públicas que norteia e organiza o processo. Como gestora da comunicação organizacional, propõe e dispõe de estratégias que vão além da comunicação e dos relacionamentos midiáticos, mas conduzindo estreita relação entre as pessoas, as mídias e as ambiências on-line e off-line. Assim, espera-se a qualificação, o desenvolvimento e a orientação das práticas de comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa com este Planejamento prestado ao cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>