INSCRIÇÃO: 01704
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP01
 
TÍTULO: REATIVAÇÃO DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE RP DA UNIPAMPA: APLICANDOA PRÁTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
 
AUTORES: MATHEUS PEREIRA RIGI (FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); GABRIEL PINHEIRO BOLZAN (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); RAFAELA GIOVANNI MAGALHÃES BASTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); ELISA LÜBECK (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O curso Bacharelado em Relações Públicas, iniciou suas atividades em 2010 com o objetivo de integrar os demais cursos de comunicação já existentes na Unipampa - campus São Borja (Publicidade e Propaganda e Jornalismo). A primeira turma ingressou em 2010-2; e atualmente, o curso já está com a sua nona turma em andamento. Por se tratar de uma região tradicionalista e divisa com a Argentina a cidade não possui muito investimento em comunicação, o que faz os cursos aqui presentes de extrema importância para a cidade. ਀伀 挀甀爀猀漀 瀀漀猀猀甀椀 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 焀甀攀 瀀爀攀猀琀愀 猀攀爀瘀椀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 䔀猀琀最椀漀 䌀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 匀甀瀀攀爀瘀椀猀椀漀渀愀搀漀 伀戀爀椀最愀琀爀椀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 愀 愀最渀挀椀愀 攀猀琀愀瘀愀 搀攀猀愀琀椀瘀愀搀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 愀渀漀 ㈀ ㄀㠀 栀漀甀瘀攀 愀 爀攀愀琀椀瘀愀漀 搀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 猀甀愀 洀椀猀猀漀 攀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀 猀甀愀 爀攀最椀漀 搀攀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀 愀爀琀椀挀甀氀愀漀Ⰰ 瀀爀漀洀漀漀 攀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀攀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 攀 攀砀琀攀爀渀愀猀  唀渀椀瀀愀洀瀀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀椀挀椀愀渀搀漀 愀瀀漀椀漀 猀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 搀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ O trabalho desenvolvido dentro da agência experimental se divide em atividades਀爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀攀爀椀洀漀渀椀愀氀 攀 瀀爀漀琀漀挀漀氀漀Ⰰ 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 猀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 猀椀琀攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀最椀渀愀 漀昀椀挀椀愀氀 搀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 攀最爀攀猀猀漀猀⸀ Essas atividades realizadas dentro da agência foram pensadas sobre a ótica organizacional do curso, com objetivos práticos de atualização das redes que o curso possui e que estavam desatualizadas, além de também dar uma atenção maior aos diversos públicos que o curso possui, desde egressos, discentes, docentes até a comunidade local.
 
INTRODUÇÃO
Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o curso de Relações Públicas e a Agência Experimental para entender um pouco melhor as atividades que o curso realizava e as principais necessidades que o curso necessitava nesse determinado momento. Além de analisar a viabilidade da reativação da agência naquele semestre.਀䄀瀀猀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 爀攀愀琀椀瘀愀漀 搀愀 愀最渀挀椀愀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀瘀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Logo após a liberação dos responsáveis, começou-se uma análise por toda a comunicação do curso, desde as suas redes sociais, informativos, releases além das atividades com os discentes do curso.਀倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀猀 愀渀氀椀猀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀爀漀樀攀琀愀搀愀猀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 攀猀琀最椀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀愀猀 椀搀攀椀愀猀 愀瀀爀漀瘀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀甀爀愀渀琀攀 爀攀甀渀椀漀⸀ Após a realização das atividades, foi realizado uma pesquisa com os discentes sobre as atividades realizadas e logo após foi realizada uma última reunião com os professores e coordenadores do curso para mostrar os resultados alcançados e também a importância que a agência experimental possui para o curso de Relações Públicas, auxiliando os discentes do curso a colocar em prática as teorias aprendidas além de manter o curso de RP com suas mídias e seus públicos informados.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 ᰀ删倀 攀洀 䘀漀挀漀ᴀ† 甀洀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 搀攀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 焀甀椀渀稀攀渀愀氀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 氀攀瘀愀爀 漀 爀攀猀甀洀漀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 渀漀琀挀椀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀倀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀猀 渀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 搀漀挀攀渀琀攀猀 攀 攀最爀攀猀猀漀猀⸀ 䔀氀攀  甀洀 洀攀椀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀漀 愀氀甀渀漀Ⰰ 昀椀挀愀爀 愀 瀀愀爀 搀攀 琀甀搀漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀 no curso como um todo, até o final do semestre foram previstas 4 edições e uma especial com a retrospectiva do ano.਀伀甀琀爀愀 愀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 漀 倀爀漀樀攀琀漀 䤀渀琀攀最爀愀搀漀爀 ⴀ 䔀渀猀椀渀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀漀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 瘀椀猀愀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀 ⴀ 䔀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 倀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀洀 刀倀 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀 攀洀 刀倀Ⰰ 搀漀 㐀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 de Relações Públicas, através do desenvolvimento de produção acadêmica. Resultando na਀䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀愀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 ⠀䄀䔀刀倀⤀ 焀甀攀  甀洀 攀瘀攀渀琀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䤀渀琀攀最爀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 挀漀渀瘀攀渀椀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ Além disso, foram realizados semanalmente na fanpage no facebook, posts informativos, nos quais eram divulgadas atividades realizadas em aula, divulgação de eventos, atividades realizadas na cidade de São Borja e notícias pertinentes aos alunos, como por exemplo, sobre a profissão e o profissional de Relações Públicas, totalizando 67 postagens, resultando no alcance de na média 786 pessoas por postagem e um aumento de 5% de curtidas na página, totalizando 1185 curtidas.਀䄀椀渀搀愀 渀愀 昀愀渀瀀愀最攀 搀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀 洀甀搀愀渀愀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 瘀椀猀甀愀氀 洀愀椀猀 洀漀搀攀爀渀漀 攀 攀洀 挀漀洀攀洀漀爀愀漀 愀漀猀 㠀 愀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 渀漀瘀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀愀Ⰰ 挀漀渀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀洀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀愀 洀甀搀愀渀愀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀 䌀漀渀昀爀愀爀椀愀 刀倀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 昀漀椀 挀漀洀攀洀漀爀愀搀漀 漀猀 㠀 愀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ Também foram realizadas as pesquisas de opinião para discentes para entender o grau਀搀攀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 搀漀猀 搀漀椀猀 semestres do ano. As pesquisas foram divulgadas de forma on-line para os alunos, através da ferramenta do Google, ficou disponível por aproximadamente 30 dias respectivamente e਀漀戀琀攀瘀攀 甀洀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 㔀  搀椀猀挀攀渀琀攀猀⸀ Para os egressos do curso, foram realizadas atividades com enfoque no digital, possuindo uma página no Facebook de uso exclusivo para os egressos do curso, foi-se buscando atualizá-la quinzenalmente, as postagens resultaram na produção de 8 postagens e਀攀洀 甀洀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 㠀㔀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀爀 瀀漀猀琀愀最攀洀 攀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 㔀─ 搀攀 挀甀爀琀椀搀愀猀 渀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 ㈀ 㘀 挀甀爀琀椀搀愀猀⸀ Para a comunidade de São Borja, levando em consideração uma breve análise do ambiente comunicacional da cidade, buscou-se uma forma tradicional de comunicação para ter êxito no atingimento desse público. Utilizamos do jornal local da cidade para a divulgação das principais notícias e atividades do curso, foram publicados 17 notícias, sendo que todas਀攀氀愀猀 昀漀爀愀洀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 椀渀挀氀甀搀愀猀 渀漀 猀椀琀攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 渀愀 愀戀愀 挀氀椀瀀瀀椀渀最 搀椀最椀琀愀氀⸀ E por fim, foi realizado um planejamento de alteração e renovação do site institucional do curso. Este, que já estava há mais de dois anos sem grandes modificações. Foram excluídas e atualizadas notícias e informações antigas, foram acrescentadas novas abas com novas informações, como por exemplo as abas: Galeria, Prêmios, Clipping digital, Vídeo institucional e RP em Foco, foi criado e produzido em conjunto com o componente curricular਀倀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀倀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 愀渀琀攀爀椀漀爀 havia sido produzido há mais de cinco anos, o mesmo foi disponibilizado no site institucional਀搀漀 挀甀爀猀漀 渀愀 愀戀愀 ᰀ䤠渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀ᴀ⸠㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀