ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01777</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Goodies Bakery: Upgrade de marca através de análise de dados e sistema interativo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;aline da silva grosso voos (Universidade Positivo); Jessica Cristina de Sobral (Universidade Positivo); Ana Beatriz de Santi Azevedo (Universidade Positivo); Jonatan Thiago Barbosa (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Goodies Bakery é uma confeitaria curitibana especializada em doces americanos criativos e divertidos (como cupcakes, cookies, donuts, milkshakes e muitas outras gostosuras), que nasceu no ano de 2007 com a iniciativa da Chef pâtissière Larissa Perini e sua irmã Andressa Perini. É também considerada a primeira cupcakeria do Brasil a produzir apenas mini cupcakes. A empresa hoje possui possui 6 unidades e é formada 55 colaboradores. Em cada unidade atuam em média de 4 colaboradores full time e 2 part time. Além de serem responsáveis por todo o desenvolvimento e elaboração dos cardápios semestrais, produção dos cupcakes e demais produtos, a Goodies Bakery oferece uma experiência gastronômica lúdica aos seus consumidores sustentada por produtos criativos e diferenciados como mini cupcakes, donuts, cookies e outros produtos. O objetivo do trabalho aumentar em 20% o faturamento total da empresa através de uma campanha de divulgação de lançamento de um novo cardápio. A marca já possuía uma forte presença online, seu marketing digital possui uma abordagem bastante efetiva. O publico-alvo descrito pela marca é o percebido pelas donas através dos relatórios retirados das redes sociais da marca, porém desde sua fundação nenhuma pesquisa de averiguação desse público foi realizada diretamente nas lojas ou em outros meios. As proprietárias da marca também relataram que não enxergavam outras marcas competidoras para si mesmas que pudessem ameaçar os seus negócios. Porém após a equipe realizar pesquisas inicias de sondagem da percepção da marca pelos consumidores curitibanos e potenciais consumidores percebemos que apenas campanha de divulgação do cardápio da marca não seria suficiente para alcançarmos o objetivo de marketing proposto. A pesquisa de mercado mostrou a equipe que a marca possuía uma visão distorcida de si mesma, e que uma intervenção na jornada de consumo do cliente dentro da loja poderia aumentar de forma muito mais eficiente o faturamento da marca. O objetivo do trabalho passou a ser então entender claramente com os consumidores da marca quais seriam suas principais dificuldades e momentos de "f'elicidade" em relação a sua experiência na loja e a partir disso criar, desenvolver e sugerir para marca uma nova experiência de consumo aos seus clientes que solucionassem suas principais dificuldades e ainda ressaltassem seus pontos de felicidade dentro das lojas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o desafio de validar a premissa inicial informada pela empresa, a agência aplicou dois tipos de pesquisa para coleta e validação das informações a respeito do perfil demográfico, psicológico e cultural dos clientes da marca. Primeiro, um questionário quantitativo de 15 perguntas direcionada ao público consumidor da Goodies Bakery. Depois, uma pesquisa qualitativa de observação do comportamento do consumidor, realizada in loco durante 1h30min. A primeira pesquisa, quantitativa, direcionada apenas ao público consumidor da marca, foi aplicada no início de abril, durante dois dias. Foi utilizado, como ferramenta para coleta dos dados, um questionário de respostas abertas e fechadas. O questionário foi divulgado por meio de posts na timeline dos membros da equipe, solicitando aos contatos consumidores da Goodies que respondessem e compartilhassem o questionário com outros consumidores da marca. Ao final da semana foram coletadas 90 respostas e o resultado da pesquisa levantou um perfil consideravelmente diferente da premissa inicial. A partir dessas informações coletadas por meio do questionário, a equipe ainda decidiu realizar mais uma validação, dessa vez com uma pesquisa qualitativa, realizada por método de observação. Feita no dia 8 de abril, na loja da marca situada na avenida Vicente Machado, número 2012, no bairro do Batel, a pesquisa teve duração de 1h30min no período da tarde. Durante esse período, três integrantes do grupo observaram cerca de 36 consumidores no local. Além dos dois tipos de pesquisa relatados acima também foi realizado um diagnostico de mercado validando aspectos do macro e micro ambiente de marketing da empresa. Para realizarmos o embasamento desse diagnostico foram utilizadas fontes oficias de dados populacionais como IBGE, Instituto de pesquisa da FGV, Relatórios de institutos de pesquisas nacionais e internacionais e ainda relatórios oficiais disponibilizados pelas associações reguladoras dos segmentos de panificação e confeitaria brasileira.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fim de validar os dados coletados no briefing da marca e também servir como fundamento para a argumentação da análise SWOT, a agência aplicou três pesquisas direcionadas aos consumidores da Goodies e de confeitarias e bakeries em Curitiba. " Pesquisa Perfil de Consumidor Goodies Bakery Justificativa  com o crescimento e expansão da marca, a Goodies não apresentava ferramentas para identificação do perfil real de seus consumidores. Hoje a marca utiliza como base apenas o relatório extraído de sua página no Instagram. Por isso, buscando conseguir dados mais apurados, a pesquisa foi proposta. Objetivo  a pesquisa tem como objetivo traçar o perfil demográfico, cultural e psicológico do público consumidor da marca, além de validar seu uso e frequência de consumo das mídias on e off-line, bem como a frequência, satisfação e motivação de consumo dos produtos da marca. Outro objetivo é validar as informações inicialmente fornecidas pela própria bakery. Caráter da pesquisa  a agência decidiu utilizar o método quantitativo para garantir uma noção ampla e inicial, com um caráter exploratório e de mapeamento. Local e período de aplicação  a pesquisa foi aplicada utilizando como local de hospedagem o Google Forms, e como plataforma de divulgação o Facebook. Todos os integrantes da agência divulgaram posts solicitando que seus amigos consumidores da Goodies Bakery respondessem ao questionário e o repassassem a outros consumidores. A pesquisa foi ao ar do dia 8 ao dia 10 de abril de 2018. Amostra  foram coletadas 90 respostas durante a aplicação da pesquisa. " Pesquisa do Perfil de Consumidor Bakery e Confeitaria Curitiba Justificativa  a proposta dessa pesquisa é descobrir o posicionamento da marca no inconsciente coletivo. Também se pretende validar a existência de outras marcas concorrentes da Goodies Bakery na visão do público-alvo. Objetivo  descobrir quais são as bakeries e confeitarias mais lembradas pelo público curitibano, e se há concorrentes ainda não mapeados pela agência. Caráter da pesquisa  nesta pesquisa decidiu-se utilizar o método quantitativo para garantir uma noção ampla dos possíveis concorrentes da marca. Local e período de aplicação  a pesquisa foi aplicada utilizando como plataforma de hospedagem o Google Forms, e como local de divulgação o Facebook. Todos os integrantes da agência divulgaram posts solicitando aos seus amigos consumidores de bakeries e confeitarias de Curitiba que respondessem ao questionário e os encaminhassem a outros consumidores. A pesquisa foi ao ar entre os dias 8 e 12 de abril de 2018. Amostra  foram coletadas 135 respostas. " Pesquisa Observatória Perfil do Consumidor Goodies Bakery Justificativa  a proposta dessa pesquisa foi validar in loco o perfil demográfico coletado por meio dos resultados prévios do questionário online e do perfil informado pela marca. Também se verificou se o ticket médio, informado pela empresa no briefing, correspondia à realidade do negócio. Objetivo  validar in loco o perfil demográfico do consumidor da Goodies Bakery. Também foi pretendido validar o real ticket médio da loja, tempo e comportamento de consumo. Caráter da pesquisa  nesta pesquisa aplicou-se o método qualitativo de observação do cliente no local de consumo, a fim de garantir uma averiguação real do público-alvo da marca. Local e período de aplicação  a pesquisa foi aplicada por três componentes da agência, que se dispuseram a visitar a loja da Goodies Bakery durante 1h e 30 minutos. Verificou-se durante esse período quantas pessoas passaram pelo estabelecimento, seus perfis, quais produtos consumiram, comportamentos de consumo e o tempo de permanência. A pesquisa observatória aconteceu no dia 08 de abril de 2018 das 15h às 16h30min. Amostra  o comportamento de 36 consumidores foi analisado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>