XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL

UniRitter - Porto Alegre - RS - 20 a 22 de junho de 2019

ISSN: 2177-7896

Trabalhos


IJ: Comunicação Audiovisual
[Voltar]

 
1104-1 - A AIA TEM MAIS A CONTAR: ANÁLISE DE RECEPÇÃO DA SÉRIE THE HANDMAID’S TALE POR ESPECTADORES BRASILEIROS
Tuanny de Paula (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Recepção, Série, The Handmaid's Tale
[Trabalho]


 
1226-1 - A ATUAÇÃO DO CRÍTICO DE CINEMA NO YOUTUBE: UMA ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO INFORMATIVO
Diógenes Manfroi de Barros (Universidade do Planalto Catarinense); Luiz Henrique Zart (Universidade do Planalto Catarinense)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Crítica especializada, Crítica de cinema, Youtube, Jornalismo cultural
[Trabalho]


 
1044-1 - A COR E A COMUNICAÇÃO NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA: A PSICOLOGIA DAS CORES EM “DIVERTIDA MENTE” (2015)
Nauber Valle Blanco Junior (Universidade Federal do Pampa)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema e Audiovisual, Comunicação Visual, Cores, "Divertida Mente", Psicologia das Cores
[Trabalho]


 
653-1 - A FOTOGRAFIA COMO ATIVISMO: DE MULHERES E POR MULHERES
Luana Anita Müller (Centro Universitário Unifacvest); Ricardo Henrique Almeida Dias (Centro Universitário Unifacvest)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  mulheres, arte, fotografia, ativismo
[Trabalho]


 
336-1 - A IDENTIDADE NACIONAL NO CINEMA NOVO E NA PÓS RETOMADA
Jéssica Aparecida Meheret (Universidade Estadual do Centro Oeste)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema Nacional , Identidade , História do Cinema , Análise de Conteúdo
[Trabalho]


 
409-1 - A MONTAGEM EM DUNKIRK: UMA ANÁLISE FÍLMICA SOB A PERSPECTIVA DA CONVERGÊNCIA DE LINHAS TEMPORAIS
Kelvin de Souza Martins (Centro Universitário Curitiba); Janiclei Aparecida Mendonça (Centro Universitário Curitiba)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Dunkirk, linhas temporais, montagem, tempo
[Trabalho]


 
565-1 - A REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA TELENOVELA: QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA EM O TEMPO NÃO PARA
Kassandra Naely Santos Pooch (Universidade Luterana do Brasil); Gabriela Machado Ramos de Almeida (Universidade Luterana do Brasil)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Representação Social, Telenovela, Gênero, Raça
[Trabalho]


 
839-1 - AMOR E SEXO: UM PROGRAMA TELEVISIVO DE QUALIDADE
Laura Fiori (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Mirella Schuch (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Amor e Sexo, qualidade televisiva, formatos televisivos, análise de conteúdo
[Trabalho]


 
1467-1 - AMOR LÍQUIDO DE BAUMAN NO FILME HER
Mateus Brum de Armas (Universidade Federal de Pelotas); Felipe de Andrade Nunes Pereira Zamana (Universidade Federal de Pelotas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  análise fílmica, modernidade líquida, sociologia, audiovisual
[Trabalho]


 
945-1 - ANIMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NARRATIVA NO FILME DOCUMENTÁRIO PEQUEÑAS VOCES
Larissa da Rosa (Universidade Franciscana)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Animação, Cinema, Documentário, Documentário Animado
[Trabalho]


 
1389-1 - AS CORES DE DENIS VILLENEUVE: ANÁLISE FÍLMICA DE BLADE RUNNER 2049
João Alfredo Tosin Misturini (Universidade Federal de Santa Catarina)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema, Cor, Denis Villeneuve, Psicologia das Cores
[Trabalho]


 
796-1 - AS EXPERIÊNCIAS DE HORROR NA INFÂNCIA NO FILME ​CORALINE
Alexia da Luz Rodriguez (Universidade Luterana do Brasil); Ana Maria Acker (Universidade Luterana do Brasil)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Animação, Coraline, Horror, Infância, Medo
[Trabalho]


 
424-1 - AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE CLASSE MÉDIA SOBRE O FILME "QUE HORAS ELA VOLTA?"
Juliane Cristina Bee (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Estudo de recepção, Cinema nacional, Que Horas Ela Volta?, Classes sociais
[Trabalho]


 
173-1 - CINEMA PARANAENSE: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES EM CURITIBA E LONDRINA
Mayara Maier (Universidade Estadual do Centro-oeste)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Análise de Conteúdo, Cinema Paranaense, Comunidade, História do Cinema
[Trabalho]


 
468-1 - CONSTRUÇÃO DE GÊNERO: ANÁLISE FÍLMICA DA PERSONAGEM BREE DO FILME TRANSAMÉRICA
Emmanuelle Schiavon Melgarejo (Universidade Federal de Pelotas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Gênero, Mulher, Figurino, Personagem
[Trabalho]


 
314-1 - CORPO ELÉTRICO: REPRESENTAÇÕES ALTERNATIVAS DO CORPO E DESEJO HOMOSSEXUAL NO CINEMA BRASILEIRO
Tainan de Souza Oliveira (Universidade Federal de Santa Maria)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  homossexualidade, corpo, cinema
[Trabalho]


 
1653-1 - CULTURA DIGITAL E CONSUMO DE MÍDIAS NO BRASIL
Nathalia Arantes (Universidade Franciscana); Maurício Dias Souza (Universidade Franciscana); Fabiana da Costa Pereira (Universidade Franciscana)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cultura digital , Consumo de mídia, Internet, Dispositivo mobile
[Trabalho]


 
1521-1 - DESIGN DE PERSONAGENS POR MEIO DA TEORIA DA FORMA
Rodrigo Clark Rossi (Universidade Federal de Santa Catarina); Lucas Emanuel Leite da Rosa Gomes (Universidade Federal de Santa Catarina)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Concept Art, Design de Personagens, Gestalt, Teoria da Forma
[Trabalho]


 
487-1 - ELEMENTOS SONOROS E TEORIA EXPRESSIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO NO RÁDIO: AS CITAÇÕES AO VIVO NOS PROGRAMAS REVISTA 97 E LINHA ABERTA DE SÃO BORJA/RS
Jhandrei Dias Nunes (Universidade Federal do Pampa)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  elementos sonoros no radio, teoria expressiva, atos da fala, publicidade e propaganda
[Trabalho]


 
1502-1 - ENTRE FREUD E TARKOVSKI: PRINCÍPIOS DE UMA ANÁLISE DA ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA
Luana Carolina de Macedo (Centro Universitário de Cascavel); Letícia Agapito Sampaio (Centro Universitário de Cascavel); Ana Rafaela Ferreira (Centro Universitário de Cascavel); Cristian Cipriani (Centro Universitário de Cascavel)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Estética Cinematográfica, Andrei Tarkovski, Sigmund Freud
[Trabalho]


 
745-1 - LIBERE SUA RAIVA: O HORROR SOCIAL NA FRANQUIA THE PURGE
Everton Ferreira Barboza (Universidade Luterana do Brasil); Ana Maria Acker (Universidade Luterana do Brasil)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Horror, Violência, Alteridade, Cinema, Comunicação
[Trabalho]


 
70-1 - MULHER NO RÁDIO DE FRONTEIRA: PRODUÇÃO JORNALÍSTICA E COMUNICAÇÃO NA RCC FM DE SANTANA DO LIVRAMENTO – RS
Marjorie Barros Bock (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  rádio de fronteira, RCC FM Livramento, jornalismo, mulher
[Trabalho]


 
90-1 - O ESTEREÓTIPO FEMININO APRESENTADO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS: UMA ANÁLISE DO FILME #NAOPRECISOMASQUERO DA MARCA MAKE B. DE O BOTICÁRIO
Thalia Godóz Pereira (Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  audiovisual, estereótipo, estereótipo feminino, publicidade, persuasão
[Trabalho]


 
230-2 - O JORNALISMO RADIOFÔNICO HOJE À LUZ DO REPÓRTER ESSO- UMA ANÁLISE DO PROGRAMA PANORAMA NOTÍCIAS DA RÁDIO SEPÉ TIARAJÚ DE SANTO ÂNGELO.
Lara Cristina dos Santos (Lara Cristina)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Repórter Esso , Radiojornalismo , Rádio Sepé Tiarajú, Síntese Noticiosa, Panorama Notícias
[Trabalho]


 
230-1 - O JORNALISMO RADIOFÔNICO HOJE À LUZ DO REPÓRTER ESSO- UMA ANÁLISE DO PROGRAMA PANORAMA NOTÍCIAS DA RÁDIO SEPÉ TIARAJÚ DE SANTO ÂNGELO.
Lara Cristina dos Santos (Lara Cristina)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Repórter Esso , Radiojornalismo , Rádio Sepé Tiarajú, Síntese Noticiosa, Panorama Notícias
[Trabalho]


 
1208-1 - O PERCURSO GERATIVO DA ANIMAÇÃO EM LOOP FEAR DE ALEX KLEXBER
Bruna Goddini de Oliveira Ferreira (Universidade Federal de Santa Catarina)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  semiótica discursiva, percurso gerativo de sentido, animação em loop
[Trabalho]


 
1329-1 - PADRONIZAÇÃO VISUAL DE EFEITOS ESPECIAIS 2D EM ANIMAÇÕES
Luciana Moura Trussardi Siqueira (Universidade Federal de Santa Catarina)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  efeitos especiais, animação, padrão visual, design
[Trabalho]


 
91-1 - PESQUISA EXPLORATÓRIA PARA CONHECER O CONTEXTO CIENTÍFICO DOS PODCASTS JORNALÍSTICOS NO SPOTIFY
Emília dos Santos Sosa (Universidade Federal do Pampa)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:   ​pesquisa exploratória, podcast, spotify, webjornalismo
[Trabalho]


 
935-1 - REPRESENTAÇÃO DA MULHER LATINA NA SÉRIE ORIGINAL NETFLIX THE GET DOWN
Caroline Kuviatkoski de Barros (Universidade Federal do Paraná)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  estereótipo, ficção seriada, mulher latina, representação social
[Trabalho]


 
675-1 - SIGNOS DE HUMOR NOS TRAILERS DA FRANQUIA DEADPOOL
Fernanda Caroline Sombrio (Centro Universitário Ritter dos Reis); Camila Pereira Morales (Centro Universitário Ritter dos Reis)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Trailer, Humor , Semiótica
[Trabalho]


 
768-1 - TELEJORNALISMO LITERÁRIO: USO DE TÉCNICAS NARRATIVAS NO JORNALISMO AUDIOVISUAL DA REDE GLOBO
Gabriela Lourenço de Lara (Universidade Positivo)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  jornalismo, ficcção, telejornalismo literário, rede globo
[Trabalho]