EXPOCOM 2019: CONFIRA MAIS 3 VENCEDORES DA CATEGORIA PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

15 de outubro de 2019

Na segunda matéria da série especial sobre a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação em 2019 (Expocom 2019), o JORNAL INTERCOM traz os vencedores da etapa nacional nas modalidades Ensaio Fotográfico Artístico, Produção Multimídia e Design Gráfico, na categoria Produção Transdisciplinar. Confira.

MINHA COR É NEGRA
MODALIDADE: PT03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)
EQUIPE: Fabio dos Santos Assunção
ORIENTADOR: Aislan de Paula Ferreira da Silva
INSTITUIÇÃO: Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
DESCRIÇÃO: O ensaio fotográfico apresenta as lutas vividas pelos negros, a partir da canção-poema “Me Gritaram Negra”, da autora e compositora peruana Victória Santa Cruz, que carrega reflexões sobre os conflitos vivenciados pelos negros no processo de reconhecimento e afirmação de sua própria identidade. A autora também traz, desde sua infância, marcas que ferem sua autoestima, além de reafirmar a dor da mulher negra transmitida entre as gerações. O ensaio também debate essa visão preconceituosa em relação à mulher negra e às pessoas que sofrem essas agressões diariamente.
DEPOIMENTO: “[Vencer a Expocom] Foi uma explosão de sentimentos. Me senti realizado ao representar o Norte e ganhar em casa. Esse reconhecimento é muito válido, devido à carga que esse prêmio carrega tanto no âmbito acadêmico como profissional. Ele mostra a qualidade dos trabalhos feitos por estudantes e a importância desse incentivo. Agora, é investir cada vez mais na parte de criação e nos conceitos, tanto para futuros ensaios fotográficos como para poder trabalhar com empresas e marcas construindo uma identidade visual de acordo com seu posicionamento.” – Fabio dos Santos Assunção

INTROVERTENDO
MODALIDADE: PT11 Produção multimídia (avulso)
EQUIPE: Tiago Florencio de Abreu
ORIENTADOR: Ricardo Pavan
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Goiás (UFG)
DESCRIÇÃO: O Introvertendo é o primeiro podcast no Brasil e um dos primeiros no mundo criado e gerenciado por autistas. Atualmente com uma equipe de oito pessoas, o Introvertendo é produzido sob o comando do jornalista Tiago Abreu e conta com podcasts disponíveis nas plataformas digitais (como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e Castbox) e com um canal no YouTube. Também está presente em diferentes mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, onde são publicadas novidades sobre o projeto e conteúdo informativo sobre autismo.
DEPOIMENTO: “Concorri em 2018 na Expocom Centro-Oeste, com o radiodocumentário ‘Autismo e Autonomia’; perdi ainda na etapa regional. Na Expocom 2019, fiquei em um certo estado de choque [quando meu trabalho foi anunciado] e, em seguida, tive uma sensação muito grande de alívio. Passei muito sufoco em Belém: o hostel que eu tinha reservado me deu um golpe e quase fiquei sem ter onde dormir (fui salvo pelo alojamento do IFPA) e ainda tive uns problemas com bagagem. Passei por muitas situações difíceis nesta viagem e, considerando todo o trabalho desenvolvido no Introvertendo como jornalista e como autista, foi um esforço recompensado.
Acho que esse reconhecimento na Expocom indica o quanto o Introvertendo, como projeto, é relevante não só para a comunidade do autismo. Foi difícil reunir tantas pessoas em torno de uma ideia, mas o que temos colhido de lá pra cá são muitos depoimentos de outros autistas, de pais e até de profissionais. E isso chegar à Expocom, um prêmio da área de Comunicação, me dá a sensação de que estamos realmente utilizando elementos da área para fazer comunicação de fato.
A meta agora é manter o Introvertendo e, sem dúvida, aprimorar o conteúdo. Temos dialogado cada vez mais com a comunidade do autismo fora do ambiente da universidade e tudo tem sido muito promissor. Acreditamos no nosso potencial e, claro, na imensa responsabilidade que temos em mãos.” – Tiago Abreu

PROJETO GRÁFICO DO JORNAL IMPRESSÕES DA ARTE

MODALIDADE: PT02 Design Gráfico (avulso)
EQUIPE: Alexandre Valério Ferreira (aluno líder), Isabela Santana de Oliveira e Sâmia do Nascimento Martins
ORIENTADORA: Gabriela Ramos Souza
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Ceará (UFC)
DESCRIÇÃO: Design gráfico do jornal laboratório Impressões da Arte, desenvolvido em 2018 pelos alunos da disciplina Jornal Laboratório. Uma equipe foi responsável pela diagramação e projeto gráfico de todo o produto. Cada membro seria diretor de arte de uma edição.
DEPOIMENTO: “A sensação é de um sonho realizado. Queríamos muito ter um produto de qualidade e reconhecido por isso. Fizemos um trabalho com muito empenho e dedicação. Em alguns casos, como o meu, adiei o TCC para desenvolver algo de maior qualidade. Saber que nosso trabalho foi reconhecido por sua qualidade é motivo de grande alegria e satisfação, tanto no quesito pessoal como profissional. Ser vencedor da Expocom nos deixou extasiados e com a certeza de dever cumprido. Finalizamos o curso com chave de ouro.

Agora, pretendo continuar trabalhando na área de design gráfico, diagramação, direção de arte. O reconhecimento motivou-me a continuar me empenhando cada vez mais.” – Alexandre Valério Ferreira



intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br