Pensacom 2019 discutirá a desinformação na era da informação

13 de novembro de 2019

A VI Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2019) discutirá nos dias 9 e 10 de dezembro, em São Paulo, o tema central “Desinformação na Era da Informação” em quatro mesas formadas por pesquisadores e profissionais da Comunicação e em nove Grupos de Trabalho (GTs), nos quais serão apresentados estudos selecionados por meio de chamada pública.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Pensacom Brasil 2019 foi idealizado pelo professor José Marques de Melo (1943-2018) como um espaço de diálogo entre a academia e o mercado profissional para o fortalecimento criativo da sociedade democrática.

O debate de abertura do evento começará às 10h30 da segunda-feira, dia 9, logo após a sessão de boas-vindas aos participantes. Discutindo o tema central, estarão o professor e pesquisador Moisés Sbardelotto (Unisinos), que também atua como jornalista e consultor de organizações civis e religiosas; a professora Roseli Fígaro (ECA-USP), pesquisadora que coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) e o Laboratório de Pesquisa em Educomunicação (Labidecom), além de ser diretora de Relações Internacionais da Intercom; e a professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA-USP), conselheira da Intercom que coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP (CETVN), o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP (Cecom) e o Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel e Obitel Brasil). A mesa será coordenada pela diretora Científica da Intercom, professora Nair Prata (UFOP), e comentada pelo diretor Financeiro da entidade, professor Marcelo Briseno Melo (Umesp).

Ao meio-dia, a jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes (USP), diretora da Oboré Projetos Especiais e curadora dos prêmios do Instituto Vladimir Herzog, o professor Adilson Citelli (ECA-USP), pesquisador e autor de diversos livros na área de educomunicação, a professora Ariane Carla Fernandes (Unicentro-PR), pesquisadora nas áreas de telejornalismo, linguística (análise do discurso) e História da/na mídia e diretora de Planejamento da Intercom, e Thiago Gomes, líder de Relações Institucionais do Canal Futura, debaterão o tema “Educação formal e informal para a mídia e pelas mídias”. O Colóquio 1 terá coordenação do professor Rodrigo Gabrioti (ESAMC Sorocaba) e comentários da professora Anamaria Fadul, conselheira da Intercom.

O período da tarde será dedicado a sessões de cinco GTs: Pensamento Comunicacional, Comunicação Popular e Alternativa, Comunicação Digital e Tecnologias, Folkcomunicação e Comunicação e Religiões. Às 18h, será a realizada a primeira sessão de lançamento de livros, com coordenação de Flávio Santana (Umesp).

A terça-feira, dia 10, começa com o Colóquio 2 – Modos de construção das fake news: dos laboratórios nos grupos à guerra semiótica, coordenado por Roseméri Laurindo (FURB), diretora Editorial da Intercom. Os palestrantes convidados serão os professores Erick Felinto (UERJ), pesquisador e autor de livros nas áreas de cibercultura, epistemologia da Comunicação, imaginário, estudos de cinema e teoria literária; Daniel Reis Silva (UFMG), pesquisador do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (Mobiliza-UFMG); e Felipe Pena (UFF), diretor Regional Sudeste da Intercom e que também atua como jornalista e escritor.

Coordenado pela professora Maria Cristina Gobbi (Unesp Bauru), o terceiro e último colóquio do Pensacom Brasil 2019 abordará o tema “Algoritmos e fator humano: entre fatos, invenções e emoções”. Participarão da conversa Thiago Berlitz Rondon, fundador e presidente do AppCívico e codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E); o professor Juliano Mendonça Domingues da Silva, coordenador do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCriativas/Unicap) e do Grupo Temático Sociedade da Informação e Políticas da Comunicação da Federação Lusófona de Ciências da da Comunicação (Lusocom) e vice-diretor científico da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), além de diretor Regional Nordeste da Intercom; e Pollyana Ferrari, escritora e professora de hipermídia e narrativas transmídias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A professora Sônia Virginia Moreira (UERJ), do Conselho Curador da Intercom, será a comentarista da mesa.

O período da tarde será novamente dedicado aos Grupos de Trabalho. Além dos GTs Comunicação e Mercado, Comunicação e Política e Comunicação e Juventudes, o segundo dia do Pensacom Brasil 2019 terá a estreia do GT Comunicação e Ensino, uma iniciativa do Fórum Ensicom – espaço da Intercom dedicado ao ensino de Comunicação. Durante o GT do Ensicom, serão realizadas duas mesas especiais, intercaladas por apresentações de trabalho. A primeira mesa tratará da avaliação dos cursos de Comunicação, com palestras de Laura Bernardes da Silva, coordenadora geral da Comissão Técnica de Classificação de Cursos (CTCC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), e de Patrícia Carolina Santos Borges, da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep. Na segunda mesa, os professores Eneus Trindade (ECA-USP), Maria Clotilde Perez (ECA-USP) e André Tezza (Universidade Positivo) apresentarão a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Publicidade e Propaganda, finalizada após um processo de construção coletiva realizado pela Subcomissão que assessora o Conselho Nacional de Educação (CNE).

A partir das 18h, será realizada a segunda sessão de lançamento de livros, seguida pelo encerramento do Pensacom Brasil 2019.

Confira a programação completa no Portal Intercom.


E atenção: autores têm até o dia 23 de novembro para enviar propostas de títulos para as sessões de lançamento do Pensacom Brasil 2019. Saiba mais aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br