ISSN 2175-4683

TRABALHOS


DT6-CU: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
[Voltar]


 967-1 - UMA IDENTIDADE (NÃO TÃO) SECRETA: O SUPERMAN E SEU PODER DE CRIAR IDENTIFICAÇÃO
Beatriz Sequeira de Carvalho (Universidade de São Paulo)

Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Superman, identidade, identificação, mito
[Trabalho]


 633-1 - A BOTINHA BRANCA: O SENTIDO DOS OBJETOS NO SISTEMA DE CONSUMO
Olga Carolina Pontes Bon (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Consumo, sistema dos objetos, Baudrillard, simbólico
[Trabalho]


 2677-1 - A CARNAVALIZAÇÃO NO COMÉRCIO INFORMAL: ABORDAGENS ESTÉTICAS E DISCURSIVAS DE UMA PUBLICIDADE VERNACULAR
Sthael Luiza Aleixes Fiabane (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação e culturas urbanas, Comunicação Popular, Carnavalização, Publicidade Vernacular, Comércio Informal
[Trabalho]


 2496-1 - A CIDADE IMAGINADA - UMA ANÁLISE DA ICONOGRAFIA DO FESTIVAL DO RIO
Maria Teresa Mattos de Moraes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Produção/consumo cultural e me, Imaginário urbano, Comunicação e culturas urbanas
[Trabalho]


 3241-1 - A COMUNICAÇÃO NO TURISMO TEMÁTICO DA DISNEY: ONDE OS SONHOS SE TORNAM REALIDADE
Eveline Lima de Castro (Universidade Estadual do Ceará); Marina Kataoka Barros (Faculdade Nordeste)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação, turismo temático, Disney
[Trabalho]


 487-1 - A CULTURA PELA MIDIA NO BRASIL: A INFLUÊNCIA DA REVISTA VEJA.
Roberto Malacrida (Universidade Metodista de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cultura, Midia, Revista Veja, Indústria Cultural
[Trabalho]


 660-2 - A DIACRONIA DA MÍDIA EXTERIOR E O ESPETÁCULO TRANSMIDIÁTICO DO YOUTUBE NOS ESPAÇOS URBANOS DE SÃO PAULO.
Heitor Pinheiro de Rezende (Universidade Anhembi Morumbi); Paula Apolinário Zagui (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Espaço Urbano, Mídia Exterior, Transmídia, São Paulo, Youtube
[Trabalho]


 868-1 - A DIMENSÃO COMUNICACIONAL DOS ROLEZINHOS: A VISIBILIDADE COMO VALOR.
Angelo Bortolon de Alvarenga (Universidade Federal do Espírito Santo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  midiatização, visibilidade, capital social, rolezinhos
[Trabalho]


 2491-1 - A DIMENSÃO AFETIVA NO CONSUMO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: INDÍCIOS DE UMA COMUNIDADE
Liandro Roger Memoria Machado (Universidade Federal do Ceará)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  histórias em quadrinhos, consumo, comunidade emocional
[Trabalho]


 416-1 - A DISPERSÃO DISCURSIVA DE UMA SUBJETIVIDADE MASSIFICADA: O EMPREENDEDOR E A CULTURA BRASILEIRA
Julia Salgado Valentini de Souza E Almeida (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  empreendedor, mídia, subjetividade, juventude, comunicação
[Trabalho]


 3265-1 - A ENERGIZAÇÃO NA INTERNET: DELINEAMENTOS DE UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO
Susan Liesenberg Rafael (ESPM)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, consumo, internet, humor
[Trabalho]


 2360-1 - A FALÁCIA MIDIÁTICA DE UM CARNAVAL QUE PASSOU
Luiz Gustavo de Lacerda Santos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Carnaval de rua, Memória, Comunicação, Culturas Urbanas, Imprensa Brasileira
[Trabalho]


 3683-2 - A INTEGRIDADE LEGAL DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NOS ESPAÇOS URBANOS
Benedita de Fátima Delbono (Universidade Anhembi Morumbi); Heitor Pinheiro de Rezende (Universidade Anhembi Morumbi)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Espaço Urbano, Branding, Marketing Cultural, Marketing Ambiental, Função Social
[Trabalho]


 813-1 - A MODA E O LUXO COMO EXPRESSÕES DO TURISMO URBANO NA MÍDIA: CONSUMO E IDENTIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Débora de Paula Falco (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cidade, consumo, turismo, narrativas midiáticas, identidades
[Trabalho]


 2115-1 - A PARIS DE WOODY ALLEN: A CIDADE MONUMENTAL E MÍTICA EM MEIA-NOITE EM PARIS
Lucas Gamonal Barra de Almeida (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Cidade, Turismo, Meia-Noite em Paris
[Trabalho]


 2691-1 - A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O ESPETÁCULO DO TERROR
Erica de Castro Correa (University of Florida)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Sociedade do Espetáculo, Mídias Interativas, ISIS, Terrorismo, Jovens
[Trabalho]


 3512-1 - ANA CAROLINA, VANESSA DA MATA E ZECA BALEIRO: O CONSUMO COMO ESPETÁCULO NO ENTRETENIMENTO MUSICAL
Janaira França (Fundação Getulio Vargas)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Consumo, Espetáculo, Música, Entretenimento
[Trabalho]


 3763-1 - ARRASTÃO NO AR REFRIGERADO? VIOLÊNCIA, CULTURA E REDES SOCIAIS
Nízia Maria Souza Villaça (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Periferia, Consumo, Moda
[Trabalho]


 1138-2 - AS REPRESENTAÇÕES DA CULTURA: A CIDADE COMO CENÁRIO DE INTERCULTURALIDADE
Mônica Nunes Neustadt (Universidade Veiga de Almeida)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cidade, interculturalidade, música, Dominga Petrona
[Trabalho]


 39-1 - BLINDANDO RELACIONAMENTOS: NARRATIVAS TERAPÊUTICAS E RACIONALIZAÇÃO DOS AFETOS NA ESCOLA DO AMOR
Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues (Universidade Federal de Pernambuco); Karla Regina Macena Pereira Patriota (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Narrativas terapêuticas, The Love School, racionalização dos afetos
[Trabalho]


 3354-1 - BLOCK BY BLOCK: REFLEXÕES SOBRE MINECRAFT E A SOCIABILIDADE GAMER
Fabio Bortolazzo Pinto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Conteúdos digitais, Plataformas tecnológicas, Games, Minecraft, Sociabilidade
[Trabalho]


 867-1 - CARACTERÍSTICAS DE UMA DISCOGRAFIA ESTRATÉGICA: O MODELO DO DIANTE DO TRONO
Alan Soares Bezerra (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Música Gospel, Indústria Fonográfica, Lógica Simbólica, Diante do Trono, Discurso Midiático
[Trabalho]


 2810-1 - CIDADE ESPETÁCULO: IMAGINÁRIO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MARCA RIO NA COMEMORAÇÃO DOS SEUS 450 ANOS
Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); Flávia Barroso de Mello (Fundação Getúlio Vargas)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  branding, comunicação e culturas urbanas, imaginário urbano, marca-cidade, representações sociais
[Trabalho]


 2858-1 - CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO E SEU INTERESSE NOS JOVENS DE CLASSE MÉDIA URBANA: UM OLHAR PROSPECTIVO
Rodrigo Bomfim Oliveira (Universidade Estadual de Santa Cruz); Eliana Cristina Paula Tenório de Albuquerque (Universidade estadual de Santa Cruz)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cinema, Culturas juvenis, Sociabilidades
[Trabalho]


 2411-1 - CORAÇÃO CYBORG – AFETOS, CONEXÕES E SOCIABILIDADES MAQUÍNICAS NAS FESTAS DE MÚSICA ELETRÔNICA
Thiago Tavares das Neves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  afeto, conexão, sociabilidade, música eletrônica, comunicação
[Trabalho]


 3154-1 - CORPO E CULTURA MIDIÁTICA NA CIDADE DE SÃO PAULO: EVENTOS CORRIDA DE RUA
Rosicler Pereira dos Santos (Universidade Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Corpo, esporte, cidade, cultura visual
[Trabalho]


 2717-1 - CORPO METROPOLITANO: PROTAGONISTA NO PALCO DA CIDADE-ESPETÁCULO
Daniela Menezes Neiva Barcellos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  corpo, cidade-espetáculo, metrópole, comunicação
[Trabalho]


 3873-1 - CORPO, MÍDIA E CONSUMO NO ESPAÇO URBANO CONTEMPORÂNEO
Patricia Jeronimo Sobrinho (Universidade do Grande Rio); Daniele Ribeiro Fortuna (Universidade do Grande Rio)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  corpo, consumo, mídia, espaço urbano
[Trabalho]


 365-1 - CORPO, MÍDIA E JUVENTUDE: UM BREVE ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA EM COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DOS ARTIGOS DA INTERCOM
Isabela Lourenço Pereira (Universidade Federal de Juiz de Fora); Marta de Araújo Pinheiro (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Culturas juvenis, Corpo, Revisão bibliográfica, Revistas femininas jovens, Juventude
[Trabalho]


 3519-1 - DA PROPRIEDADE INDIVIDUALISTA AO ACESSO COMPARTILHADO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS DO CONSUMO COLABORATIVO
Carlise Nascimento Borges (Universidade Federal de Goiás)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  consumo colaborativo, P2P, wiki, inteligência coletiva
[Trabalho]


 3111-1 - DERIVAR E NARRAR: A CAMINHADA COMO PROCEDIMENTO DE REDESCOBERTA DA CIDADE
Patrícia da Veiga Borges (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cidade, Comunicação, Deriva
[Trabalho]


 3173-1 - DO ESTABELECIMENTO DE IDENTIDADES CULTURAIS NA INTERNET: UMA ANÁLISE DOS TRAÇOS DE “CEARENSIDADE” NO PERSONAGEM SURICATE SEBOSO
Lia Dias Aderaldo Mello (Universidade Tuiuti do Paraná)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Identidade Cultural, Internet, Redes Sociais, cearensidade, Suricate Seboso
[Trabalho]


 2860-1 - ESPARTILHOS E ESPADAS: VITORIANOS E MEDIEVALISTAS EM PRÁTICAS JUVENIS
Mônica Rebecca Ferrari Nunes (ESPM); Marco Antonio Bin (ESPM)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  práticas juvenis, cena vitoriana, cena medievalista, consumo, memória
[Trabalho]


 4020-1 - FACEBOOK® E ROLEZINHOS : ALTERIDADE E VISIBILIDADE.
Alexsandro Galeno Araújo Dantas (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Alteridade, Rolezinho, Visibilidade, Facebook, Cidade
[Trabalho]


 933-1 - FÉ NA PONTA DOS DEDOS: PRODUÇÃO DE PRESENÇA E CULTURA DO ENCONTRO NA JORNADA DE FRANCISCO
Joice de Araujo Reis Mendes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Materialidades, Presença, Encontro, Corpo, Sensorialidades
[Trabalho]


 2274-1 - GREED IS GOOD (AND LEGAL): MERCADO, EMPREENDEDORISMO E CARÁTER NOS FILMES WALL STREET
Bruna Werneck de Andrade Bakke (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  empreendedorismo, caráter, análise de discurso, cinema
[Trabalho]


 2270-1 - HARRY POTTER: REFLEXÕES SOBRE PRECONCEITO NA INDÚSTRIA CULTURAL
Milena de Azeredo Pacheco Venancio (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Harry Potter, Preconceito, Indústria Cultural
[Trabalho]


 3840-1 - IDENTIDADE E COMIDA: UMA ANÁLISE DAS SOCIABILIDADES E ENCONTROS INTERCULTURAIS NA FESTA DE NOSSA SENHORA ACHIROPITA – SP
João Renato de Souza Coelho Benazzi (Faculdade de Comunicação Social da UERJ)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  culturas urbanas, identidade, sociabilidade, festa, comunicação
[Trabalho]


 1848-1 - IMAGENS DA CIDADE E DA FAVELA: O MUNDO MARGINAL NO ROMANCE BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Rachel Fátima dos Santos Nunes (Universidade Estácio de Sá)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cidade e favela, imagens urbanas, literatura contemporânea, mundo marginal, romance brasileiro
[Trabalho]


 619-1 - IMAGENS DE UMA CIDADE EM CONSTRUÇÃO: CESAR BARRETO E AS FOTOGRAFIAS DOS CANTEIROS DE OBRAS DA CIDADE OLÍMPICA
Débora Gauziski de Figueredo Bueno (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  paisagem, fotografia, obras públicas, Jogos Olímpicos, Rio de Janeiro
[Trabalho]


 2046-1 - INSEGURANÇA E MEDO – EXAGEROS DA LIQUIDEZ MIDIÁTICA
Mônica Cristine Fort (Universidade Tuiuti do Paraná)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Medo, Mídia, Imaginário, Repercussão
[Trabalho]



 3646-1 - INVISIVEIS. MILITANCIA ESTÉTICO-POLITICA E MODIFICAÇÃO DO IMAGINÁRIO URBANO
Alessandra Vannucci (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Metrópoles, imaginário urbano, cidade espetáculo, cena expandida, hibridismo cultura
[Trabalho]


 914-1 - LORD FANNY, REPRESENTAÇÃO QUEER E UM BONECO VODU PARA O MUNDO
Dandara Palankof E Cruz (Universidade Federal da Paraíba)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  histórias em quadrinhos, representação social, homossexualidade, queer, camp
[Trabalho]


 222-1 - MAL ESTAR NA ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR ETNOGRÁFICO SOBRE O CONSUMO DE JOVENS NO FACEBOOK
João Osvaldo Schiavon Matta (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  consumo, redes sociais, adolescentes, capital simbólico, etnografia
[Trabalho]


 3309-1 - MARAVILHAS E CONTRASTES DE UMA CIDADE - TRADIÇÕES E REPRESENTAÇÕES MUSICAIS DO RIO DE MUITOS JANEIROS
Renato de Almeida Vieira E Silva (Faculdades Metropolitanas Unidas)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Tradição, Construção de Imaginários, Representações Sociais, Música Popular
[Trabalho]


 3134-1 - MATERNIDADE: UM SONHO DE CONSUMO
Beatriz Beraldo Batista (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Consumo, Maternidade, Mediações, Representação Social
[Trabalho]


 714-1 - MEGAEVENTOS NO RIO DE JANEIRO: ESTRATÉGIA DISCURSIVA PARA UM CONSENSO DE CIDADE GLOBAL
Vania Oliveira Fortuna (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação e culturas urbanas, megaeventos, discursos, branding urbano, Rio de Janeiro
[Trabalho]


 3264-1 - MÍDIAS E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DIÁLOGOS ENTRE ANTROPOLOGIA E COMUNICAÇÃO
Nara Maria Emanuelli Magalhaes (Universidade Federal do RS e de Santa Maria)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  mídias tradicionais, novas mídias, questões étnico-raciais, televisão
[Trabalho]


 998-1 - MIMESE NA CULTURA DO FACEBOOK: INDAGAÇÕES SOBRE A REPRODUÇÃO DO COMPORTAMENTO MIMÉTICO NO CAMPO ONLINE
Cláudia Moreira de Jesus Silva (Universidade Federal do Mato Grosso)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação, mimese, performance, cultura da conexão
[Trabalho]


 3561-1 - MUROS ENTRE IMAGENS: RESULTADOS DA CONSTRUÇÃO DE UM MÉTODO PARA COLETA E ANÁLISE DE IMAGENS DE MANIFESTAÇÕES COMUNICACIONAIS NA CIDADE DE FORTALEZA
Tarcísio Bezerra Martins Filho (Universidade de Fortaleza); Alessandra Oliveira Araújo (Universidade Federal do Ceará)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Cidade, Imagem, Fotografia, Método
[Trabalho]


 2812-1 - NARRATIVA, HISTÓRIA E MEMÓRIA CARIOCA A PARTIR DE SEUS PATRIMÔNIOS IMATERIAIS
Ana Carolina Costa Paradas (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Rio de Janeiro, Patrimônio Imaterial, Narrativa, Memória, Identidade Cultural
[Trabalho]


 2488-1 - O CONSUMO DO ESPAÇO E O CONSUMO DO CORPO NAS PRAIAS CARIOCAS NA DÉCADA DE 1920
Rosane Feijão de T. Camargo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cidade, Corpo, Moda, Consumo, Praias
[Trabalho]


 2032-1 - O CORPO NA CIDADE: AS RELAÇÕES DO HOMEM COM A CIDADE DE SÃO PAULO SOB A ÓTICA DA COMUNICAÇÃO
Agnes de Sousa Arruda (Universidade de Mogi das Cruzes)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Corpo, Espaço, Cidade, Visibilidade Midiática
[Trabalho]


 2685-1 - O DESIGN WITH INTENT COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS
Caio Favero Marchi (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  sociedade disciplinar, sociedade de controle, Design with Intent
[Trabalho]


 3839-1 - O GOSTO DOS OUTROS: ARTE E KITSCH COMO MARCADORES DE DISTINÇÃO NA OBRA DE JEFF KOONS
Pedro Pinheiro Neves (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  artes visuais, estética, kitsch, consumo, distinção
[Trabalho]


 2553-1 - O JORNALISMO NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES RESIDENTES NA MARÉ: DIÁLOGOS SOBRE O ACESSO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Marcia Rodrigues Lisboa (Fundação Oswaldo Cruz)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Jornalismo, Adolescentes, Acesso aos meios de comunicaçã, Culturas juvenis
[Trabalho]


 418-1 - O MANGÁ BRASILEIRO: IMPACTO NAS MÍDIAS E OS PROCESSOS DE MESTIÇAGEM CULTURAL
André Noro dos Santos (Pontificia Universidade Católica de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cultura pop japonesa, mangá, mangá brasileiro, mestiçagem cultural
[Trabalho]


 2454-1 - O MEDO DO OUTRO: IDENTIDADE E DIFERENÇA NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
Flora Fernandes Lima (Universidade Federal do Piauí)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Crime, Identidade, Normalização, Fala do crime, Pânico Moral
[Trabalho]


 742-2 - O MIS-SP E A ARTE POP DE DAVID BOWIE NA TRAJETÓRIA DAS EXPOSIÇÕES ESPETACULARES
Márcia Eliane Rosa (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Exposição, MIS-SP, Sociedade do Espetáculo, David Bowie, Museus
[Trabalho]


 2365-1 - O OLHAR ESTRANGEIRO NA MÍDIA: REPRESENTAÇÃO, CULTURA E IDENTIDADE SOBRE O REINO DAS MULHERES NO GLOBO REPÓRTER
Aline Feijó Bianchini (Pontifícia Universidade Católica do RS); Camila Lângaro Becker (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cultura, Identidade, Representações Sociais, Práticas Socioculturais
[Trabalho]


 3478-1 - O PASSINHO COMO CULTURA HÍBRIDA NAS PAISAGENS TRANSCULTURAIS URBANAS
Luna Maria Pacheco do Nascimento (Universidade Federal do Espírito Santo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação e culturas urbanas, funk, hibridismo cultural, estudos culturais
[Trabalho]


 921-1 - O PROCESSO DE MESTIÇAGEM NOS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA JOVEM.
Marina Gabriela Agustoni (Pontifícia Universidade Católica)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  quadrinhos, mangá, mestiçagem, Turma da Mônica Jovem
[Trabalho]


 136-1 - O QUE É SER IDOSO NA ATUALIDADE? UMA ANALISE DAS CONSTRUÇÕES INDENTITARIAS NO AMBIENTE DIGITAL
Diego Antonio de Oliveira (Faculdade Casper Libero)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Idoso, Identidade, Ambiente Digital, Mercado, Atualidade
[Trabalho]


 386-1 - OUTROS ÂNGULOS: OS OLHARES PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM PERFIS DO INSTAGRAM
Clara Maria Abdo Guimarães (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  olhar, fotografia, Instagram, Rio de Janeiro, cidade
[Trabalho]


 3473-1 - PAISAGENS, AMBIÊNCIAS E SITUAÇÕES COMUNICATIVAS NA PRAÇA DA SAVASSI EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO
Juliana Lopes Dias (Universidade Federal de Minas Gerais)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Praça da Savassi, paisagem, ambiência e situação, Copa do Mundo FIFA, comunicação
[Trabalho]


 1362-1 - PERFORMANCES NARRATIVAS DE TEMPORALIDADE HÍBRIDA: DA EUROPA MEDIEVAL AO RETROFUTURISMO
Éverly Pegoraro (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Temporalidade, Nostalgia, Memória, Cultura Urbana
[Trabalho]


 133-1 - PORTO ALEGRE DA COPA: SONHOS DE UMA CIDADE IMAGINADA POR ZH
Andressa dos Santos Pesce (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  maginário, jornalismo, Copa do Mundo 2014, Porto Alegre, comunicação
[Trabalho]


 329-1 - PRÁTICAS AMBULANTES E DISPOSITIVO DE MEMÓRIA
Prussiana Araújo Fernandes Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  nomadismo urbano, dispositivo, poder, táticas, resistência
[Trabalho]


 3244-1 - PRÁTICAS SOCIAIS EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: UMA ANÁLISE DOS JOVENS NORDESTINOS
Matheus Pereira Mattos Felizola (Universidade Federal de Sergipe); Vitor José Braga Mota Gomes (Universidade Federal de Sergipe)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Consumo Cultural, Convergência midiática, Jovens, Nordeste
[Trabalho]


 3276-1 - PROJETO OLHO VIVO: JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO EM SÃO GONÇALO E NITERÓI
Camila de Lima Garroux (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Rita de Cássia Alves Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Juventude, São Gonçalo, educação, Protagonismo Juvenil, Olho Vivo
[Trabalho]


 2151-1 - QUANDO AS ESTÁTUAS PENSAM A CIDADE: IRACEMA GUARDIÃ
Tiago Coutinho Parente (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  estátuas, monumentos, leitura estetizante, espaços urbanos
[Trabalho]


 3436-1 - QUE ONDA É ESSA? A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA MODA COMO ELEMENTO DE REAFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA ENTRE JOVENS RECIFENSES MEMBROS DA TORCIDA ORGANIZADA
Álamo Bandeira Miguel (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Moda, Comunicação, Tribos Urbanas, Identidade, Torcida Jovem
[Trabalho]


 2379-1 - QUINTAIS DE SUBÚRBIO: TERRITORIALIDADE E CULTURA NO IMAGINÁRIO DA FEIRA DAS YABÁS
Adelaide Cristina Rocha de La Torre Chao (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  COMUNICAÇÃO, SUBÚRBIO CARIOCA, CULTURA POPULAR, FEIRA DAS YABÁS
[Trabalho]


 367-1 - REFLEXÕES SOBRE UM CARTAZ DAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO A PARTIR DO PARADIGMA MATERIALISTA
Tatiani Daiana de Novaes (Universidade Tuiuti do Paraná e Instituto Federal)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  práticas comunicacionais, cartazes de protesto, análise do discurso
[Trabalho]


 716-1 - REPRESENTAÇÕES DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: A “SELEÇÃO” DOS RESPONSÁVEIS PELA VIOLÊNCIA URBANA NAS PÁGINAS DO JORNAL O GLOBO
Érica Oliveira Fortuna (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  narrativas jornalísticas, representações, violência urbana, redução da maioridade penal
[Trabalho]


 1115-1 - RESÍDUOS URBANOS E MIDIÁTICOS DA COPA DO MUNDO EM NATAL: A MEMÓRIA SOCIAL DE UM MEGAEVENTO ESPORTIVO NA PAISAGEM COMUNICATIVA DA CIDADE
Josimey Costa da Silva (Universidade Federal do Rio Grande Do Norte)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Resíduos simbólicos, Memória, Realidade social, Natal, Copa do Mundo
[Trabalho]


 485-1 - RIO DE JANEIRO, CIDADE HIPER-REAL PARA CONSUMO TURÍSTICO
Ana Teresa Gotardo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  turismo, cidade, consumo, televisão, hiper-realidade
[Trabalho]


 1868-1 - ROBERTO LEAL, O MEDIADOR: IDENTIDADES IMIGRANTES E ENGAJAMENTOS AFETIVOS NO FILME MILAGRE, O PODER DA FÉ
Tiago José Lemos Monteiro (Instituto Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Imigração portuguesa no Brasil, Roberto Leal, música portuguesa, cinema luso-brasileiro
[Trabalho]


 651-1 - SÃO PAULO CIDADE CRIATIVA E PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL (ESTUDO DE CASO DO CINE BELAS ARTES)
Ethel Shirashi Pereira (Faculdade Cásper Líbero)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  economia criativa, patrimônio imaterial, comunicação, Cine Belas Artes
[Trabalho]


 1937-1 - SÃO PAULO: PAÍS DAS MARAVILHAS - A CONSTRUÇÃO DA METRÓPOLE CONTEMPORÂNEA NA SÉRIE ALICE
João Vitor Resende Leal (Universidade de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  São Paulo, cinema paulistano, espaço urbano, realismo
[Trabalho]


 782-1 - SIMBOLISMOS, CULTURA E O IDEOLÓGICO DA FESTA DE SÃO BENEDITO, EM APARECIDA
Adriana Rabelo Rodrigues Marcelo (Universidade Metodista de São Paulo); João Rangel Marcelo (Universidade de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cultura, ideologia, sincretismo, religiosidade popular, discurso social
[Trabalho]


 3635-3 - SLAMS E SARAUS: ESPAÇOS TÁTICOS DA PERIFERIA NA CULTURA URBANA
Claudia de Azevedo Miranda (Universidade Estacio de Sa)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cultura urbana, poetry slam, sarau, literatura marginal
[Trabalho]


 888-1 - SOB O DOMÍNIO DOS FÃS: O USO DAS REDES SOCIAIS DE VÍDEOS EM TORNO DA SÉRIE GAME OF THRONES.
Nathalia Michelle Grisi Rezende (Universidade Federal da Paraíba)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cultura do Fã, Vídeo, Game Of Thrones, Interação, Produção de Conteúdo
[Trabalho]


 3589-1 - SOCIABILIDADES JUVENIS NA CIDADE IMPERIAL – A RODA CULTURAL DO CDC NA AGENDA CULTURAL DE PETRÓPOLIS/RJ
Jarlene Rodrigues Reis (Centro Federal de Ed. Téc. Celso Suckow da Fonseca); Frederico Ferreira de Oliveira (Centro Federal de Ed. Téc. Celso Suckow da Fonseca)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Petrópolis, Hip hop, Roda Cultural
[Trabalho]


 2532-1 - TRAVESTIMENTAS E TRANSEXUALIDADES NO ENTRETENIMENTO TELEVISIVO
Joseylson Fagner dos Santos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  travestimentas, transexualidade, identidade de gênero, ficção televisiva
[Trabalho]


 1747-1 - UMA CIDADE APAIXONANTE EM TEMPOS DE MEGAEVENTOS: REFLEXÕES SOBRE A REDESCRIÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO FILME “RIO EU TE AMO
Gabriel Chavarry Neiva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Rio de Janeiro, estereótipos, cinema, representações, megaeventos
[Trabalho]


 705-1 - UMA EXPERIÊNCIA URBANA NA BUENOS AIRES DO FILME MEDIANERAS
Vanessa Paula Trigueiro Moura (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cinema, medianeras, buenos aires, espaços urbanos
[Trabalho]


 382-2 - VIAJANDO NA CIDADE, NA REDE E NA CAMA
Eduardo Bianchi (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, cidade, tecnologias de geolocalização, errância, identificação
[Trabalho]


 1447-1 - VISIBILIDADE E VIGILÂNCIA NA INTERNET: UM ESTUDO SOBRE O PODER E O ESPETÁCULO NO CONTEXTO DA BOA FORMA
Angélica Fonsêca de Freitas (Universidade de Brasília)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, visibilidade, corpo, cultura do espetáculo, subjetividades
[Trabalho]


 3501-1 - “A GALERIA DO AMOR”: CIDADE, CORPO E EMOÇÕES NA MÚSICA DE AGNALDO TIMÓTEO
Silvia Oliveira Cardoso (UFRJ); Heitor Leal Machado (UFRJ)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Emoções, cidade, corpo, sociabilidade, homoafetividade
[Trabalho]


 1117-1 - “CIBER-CULTURA-REMIX”: A EXPERIÊNCIA DO CARRINHO MULTIMÍDIA NA CIBERCIDADE DE SALVADOR – BAHIA
Tiago Ribeiro Nery (Universidade Federal da Bahia)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cibercultura, Comunicação e culturas urbanas, Metrópoles e hibridismo
[Trabalho]


 3193-1 - “CRIANÇA PODE CANTAR E DANÇAR FUNK?” – AS REPERCUSSÕES DOS VÍDEOS DE MC MELODY E AS DISPUTAS NO CAMPO DA INFÂNCIA
Renata Tomaz (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  MC Melody, infâncias, funkeiros mirins, teoria fundamentada
[Trabalho]


 57-1 - “EU GOSTO DE COMPARTILHAR O QUE SINTO”: SOBRE AS APROPRIAÇÕES DE SMARTPHONES NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS AFETIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS
Romulo Oliveira Tondo (Universidade Federal de Santa Maria)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  afetos, consumo, juventude, tecnologia afetiva, smartphones
[Trabalho]


 1595-1 - “I DO MARATHONS (ON NETFLIX)”: AS PRÁTICAS DOS FÃS NAS NOVAS FORMAS DE VER E COMPARTILHAR TV
Mayka Juliana Castellano Reis (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Netflix, fãs, televisão, consumo cultural, comunidades online
[Trabalho]


 3162-1 - “MEU CELULAR, MEU MUNDO”: NOTAS SOBRE CONSUMO E JUVENTUDE NAS PÁGINAS DE ZERO HORA
Camila Rodrigues Pereira (Universidade Federal de Santa Maria); Romulo Oliveira Tondo (Universidade Federal de Santa Maria)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Consumo, Juventude, Tecnologia, Telefone Celular
[Trabalho]


 338-1 - “OTAKU É VOCÊ!”: OS FÃS DA CULTURA POP JAPONESA NO BRASIL E SUA TRIBO
Paula Rozenberg Travancas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  otaku, cultura pop japonesa, tribos urbanas, sociabilidade, hibridação
[Trabalho]


 958-1 - “VAMOS TROCAR?”: CULTURA, REDE DE SOCIABILIDADE E RESSIGNIFICAÇÃO NA COLEÇÃO DO ÁLBUM DE FIGURINHAS DA COPA DO MUNDO DE 2014.
Mariana Nascimento Bispo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Camila Augusta Alves Pereira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Anderson de Almeida Cano Ortiz (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Figurinhas, sociabilidade, futebol, cultura
[Trabalho]


©2015 - Todos os direitos reservados a INTERCOM
Adaltech