A Intercom

Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a reunir pesquisadores e profissionais da Comunicação em uma perspectiva interdisciplinar. Seus sócios estão distribuídos por todas as regiões do Brasil e, também, no exterior. É associação representativa da área de Comunicação Social, membro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Em âmbito internacional relaciona-se com fóruns legitimados pelas Ciências da Comunicação: CONFIBERCOM - Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação; ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación; LUSOCOM – Associação Lusófona de Comunicação; ASSIBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação; e IAMCR – International Association of Mass Communication Researchers, entre outros.

Promove um congresso anual – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – agendado tradicionalmente para a primeira semana de setembro. A INTERCOM incentiva e promove ainda a organização de Congressos Regionais de Ciências da Comunicação, nos meses de maio e junho, com a finalidade de ampliar as discussões do campo da comunicação para regiões e cidades fora do eixo Rio-São Paulo, criando oportunidades para pesquisadores e promovendo a interiorização da difusão do conhecimento.

• Contribuir para a reflexão plural sobre problemas emergentes da Comunicação;

• Contribuir para a formação de modelos de análise da Comunicação pertinentes à sociedade e cultura brasileiras;

• Contribuir para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos sócios, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área da Comunicação;

• Contribuir para a superação da dependência política, cultural e tecnológica do sistema nacional de Comunicação;

• Contribuir para o aperfeiçoamento das instituições democráticas, provendo e difundindo a liberdade de expressão e de pensamento, assim como o livre exercício da Comunicação;

• Contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, estimulando e facilitando o seu acesso à Ciência, à Tecnologia e à Cultura;

• Contribuir para a promoção da cultura nacional e regional, estimulando a preservação dos bens e valores culturais do País;

• Contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País;

• Manter intercâmbio com organismos congêneres, em âmbito local, regional, nacional e internacional.

• Realização de congresso oficial anual, congressos regionais de pesquisa, seminários, simpósios especiais, cursos de curta duração, grupos de estudo sobre aspectos da realidade brasileira no campo da Comunicação;

• Realização de Colóquios Bi-Nacionais de forma a promover a pesquisa conjunta e integrada de pesquisadores brasileiros e pesquisadores de diversos países da Europa, Asia, América Latina e Estados Unidos;

• Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas;

• Edição e co-edição de livros e volumes que tratem de temas específicos e de aspectos interdisciplinares da Comunicação;

• Produção, edição e distribuição de vídeo, áudio, CD-ROM e outras peças de reprodução sonora e visual de caráter científico, tecnológico, cultural e artístico na área da Comunicação;

• Manutenção da PORTCOM – Rede de Informação em Comunicação dos Países de Língua Portuguesa – em convênio com instituições de ensino ou de cultura; assim como apoio à organização de entidades de Comunicação – museus, arquivos ou bibliotecas de acesso público;

• Incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da Comunicação, mediante contato com organizações distintas para a concessão de bolsas de estudos;

• Estabelecimento de acordos e convênios com entidades congêneres, institutos e órgãos de fomento à pesquisa, do País e do exterior, para o intercâmbio de informações;

• Concessão de prêmios a pesquisadores, autores, artistas e técnicos em concursos e eventos da área da Comunicação produzidos e realizados no Brasil;

• Planejamento e administração de cursos sobre temas científicos, tecnológicos, culturais ou artísticos relacionados com a Comunicação e sua interdependência com a Educação para formar, informar e aperfeiçoar profissionais vinculados a instituições de ensino;

• Estimular a realização de pesquisas continuadas nos Grupos de Pesquisa, agrupados por Divisões Científicas.

Pode ser sócio da INTERCOM qualquer pesquisador que se dedique ou se interesse pelos estudos avançados na área de Comunicação. Para ser admitido como sócio basta o interessado se filiar através do Portal da INTERCOM acessando a Ficha de Filiação.

Presidente
Marialva Carlos Barbosa

Vice-Presidente
Ana Sílvia Lopes Davi Médola

Diretor Financeiro
Fernando Ferreira de Almeida

Diretor Administrativo
Sonia Maria Ribeiro Jaconi

Diretora Científica
Iluska Maria da Silva Coutinho

Diretora Cultural
Adriana Cristina Omena dos Santos

Diretor Editorial
Felipe Pena de Oliveira

Diretora de Documentação
Ana Paula Goulart Ribeiro

Diretor de Projetos
Tassiara Baldissera Camatti

Diretora de Relações Internacionais
Giovandro Marcus Ferreira

Diretora Regional Norte
Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues

Diretor Regional Nordeste
Aline Maria Grego Lins

Diretora Regional Centro-Oeste
Daniela Cristiane Ota

Diretora Regional Sudeste
Nair Prata Moreira Martins

Diretora Regional Sul
Marcio Ronaldo Santos Fernandes

Elza Aparecida de Oliveira Filha
Luiz Alberto de Farias
Osvando J. de Morais
Raquel Paiva
Sandra Lucia Amaral de Assis Reimão

José Marques Melo
Anamaria Fadul
Antonio Carlos Hohlfeldt
Cicilia Maria Krohling Peruzzo
Gaudêncio Torquato
Margarida Maria Krohling Kunsch
Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Manuel Carlos Chaparro
Sonia Virgínia Moreira

Maria do Carmo Silva Barbosa (Intercom)
Genio Nascimento (UAM/Intercom)
Thaiane Torres (Metodista/Intercom)



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