41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade da Região de Joinville - Joinville-SC - 2 a 8 de setembro de 2018

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT6-ME: GP Comunicação, Música e Entretenimento
[Voltar]


 

597-1 - VIVA MEU SAMBA VERDADEIRO! A AUTENTICIDADE DAS RODAS ACÚSTICAS NO MUNDO DO SAMBA CARIOCA

Leonardo Brito Arouca
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Rio de Janeiro, Rodas de Samba, Gêneros Musicais, Cenas Musicais
[Trabalho]




 
574-1 - A MÚSICA ERÓTICO-DANÇANTE E OS RECEIOS SOBRE SEUS EFEITOS

Ledson de Oliveira Chagas
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Músicas Erótico-Dançantes, Interação Humanos-Música, Constituição do Self, Pagode Baiano
[Trabalho]




 
608-1 - A MÚSICA NO ÔNIBUS: INCÔMODO, VIOLÊNCIA E TENSÃO SOCIAL

Felipe da Costa Trotta
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Música popular, Violência, Juventude, Som
[Trabalho]




 
211-1 - A PERFORMANCE DE UMA IDENTIDADE CROSSOVER E “WIGGER” POR IGGY AZALEA

Mário Augusto Oliveira Monteiro Rolim
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  performance, crossover, Iggy Azalea, música, raça
[Trabalho]




 
924-1 - A PUTA EM PAUTA: PERFORMANCES QUEER DE MADONNA E TERRITORIALIDADES SEMIÓTICAS NO JORNALISMO (DE CULTURA POP)

Christian Gonzatti
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  jornalismo, cultura pop, queer, gênero, redes digitais
[Trabalho]




 
280-1 - A REAPROPRIAÇÃO DA INDÚSTRIA DE CULTURA POP SUL-COREANA COMO ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO GLOBAL E CONQUISTA DE FÃS

Naiane Batista de Almeida
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Reapropriação, fandom, K-pop, soft power, hibridismo
[Trabalho]




 
885-1 - A SUBCULTURA DIGITAL DOS SAMPLE HUNTERS: UMA ANÁLISE DOS PERFIS NO SITE WHOSAMPLED

Lucas Alves de Brito
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  música sampleada, cultura de fã, cultura do remix, comunidades virtuais
[Trabalho]




 
261-1 - BATALHAS DE RIMAS MEDIADAS PELO YOUTUBE E A NOVA GERAÇÃO DO RAP NACIONAL: A BATALHA DO TANQUE E AS TRANSFORMAÇÕES DO GÊNERO MUSICAL

Rômulo Vieira da Silva
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  rap nacional, batalhas de rimas, gênero musical, youtube
[Trabalho]




 
69-1 - BE AN AIDORU: A INDÚSTRIA DA FAMA NO JAPÃO

Mayara Soares Lopes Pinto de Araujo
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  idols, industria da fama, celebridades, japao
[Trabalho]




 
1755-1 - BITCH I'M MADONNA: AS RUPTURAS NO ROTEIRO PERFORMÁTICO DE UMA DIVA POP

Leonam Casagrande Dalla Vecchia ; Tatyane Larrubia
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Performance, Videoclipe, Cultura Pop, Diva Pop, Comunicação
[Trabalho]




 
1749-1 - BLOCOS DE CARNAVAL CARIOCAS E AS RELAÇÕES COM MERCADO E O PODER PÚBLICO

Fabiano Thomaz Lacombe
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  carnaval, mercado, música, política pública
[Trabalho]




 
23-1 - CHARME CHULO E O FLERTE DO PÓS-PUNK BRITÂNICO COM A MÚSICA E A CULTURA DO CAIPIRA BRASILEIRO

Antonio Carlos Persegani Florenzano
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Charme Chulo, pós-punk britânico, música caipira, rock brasileiro, jornalismo cultural alternativ
[Trabalho]




 
626-1 - DA ESCUTA REDUZIDA ÀS ESCUTAS EXPANDIDAS NAS INTERSEMIOSES DA MÚSICA DIGITAL

Cássio de Borba Lucas
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  escuta, escuta musical, comunicação, música digital
[Trabalho]




 
688-1 - DO REGIONAL AO MODERNO: OS MÚSICOS NORDESTINOS NOS ANOS 1970 E O REPROCESSAMENTO DAS TRADIÇÕES

Renata Louriane Moreira da Silva Menezes Constant
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  música popular brasileira, tradição nordestina, sonoridade
[Trabalho]




 
1338-1 - E LA NAVE VÀ... NEL BLU, TI PINTO DI BLU... CRUZEIROS TURÍSTICOS: CIDADES FLUTUANTES E PAISAGENS MUSICAIS

Heloísa de Araújo Duarte Valente
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  paisagem sonora, cartões postais sonoros, cruzeiros marítimos, Muzak
[Trabalho]




 
1279-1 - EXPRESS YOURSELF(IE): DE IMACULADA RAINHA DO POP À PROFANADA DO INSTAGRAM

Danilo Postinguel ; Wesley Moreira Pinheiro
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Madonna, militância pop, cultura da mídia, cultura pop
[Trabalho]




 
1101-2 - FESTIVAL DE JAZZ & BLUES DE RIO DAS OSTRAS: POTENCIALIDADES E LIMITES DO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA CIDADE

Micael Maiolino Herschmann
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Comunicação, Cultura Urbana, Música, Políticas Públicas, Desenvolvimento Local
[Trabalho]




 
1209-1 - LIKE A MEDUSA OU A PERFORMATIVIDADE EM MADONNA

Cíntia Sanmartin Fernandes ; Patricia da Gloria Ferreira Gomes
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Performatividade, Imaginário, Madonna, Feminismo, Performance
[Trabalho]




 
191-1 - MADONNA E SEU ACERVO MULTIARTÍSTICO: OS FETICHISMOS VISUAIS NA OBRA DO MAIOR MITO POP DO SÉCULO XX

Rafael Nacif de Toledo Piza
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Madonna, cronologia, fetichismos visuais
[Trabalho]




 
1947-1 - MADONNA EROTICA E O POPULAR NO CLÁSSICO CONTEMPORÂNEO

Fernando Gonzalez
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  música clássica, música popular, música contemporânea, Madonna, música pop
[Trabalho]




 
1902-1 - MADONNA, LIKE A VIRGIN: (PÓS)FEMINISMOS E AS MATERNIDADES DOS VIDEOCLIPES DE MADONNA

Simone Evangelista Cunha ; Luiza Bittencourt
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Madonna, Performance, Videoclipe, Feminismo, Gênero
[Trabalho]




 
1691-2 - MAIS DO QUE UMA QUESTÃO CULTURAL: O DESPRESTÍGIO ACADÊMICO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO CONSEQUÊNCIA DO REPÚDIO À CULTURA DE MASSA

Beatriz Sequeira de Carvalho
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  história em quadrinhos, cultura de massa, legitimação acadêmica, campo científico
[Trabalho]




 
248-1 - MINHA LÍNGUA É MINHA PÁTRIA: A CIRCULAÇÃO DE ARTISTAS “MULTICULTURAIS” NA CENA DOS FESTIVAIS NA CIDADE DE MONTREAL (CANADÁ)

Nadja Vladi Cardoso Gumes
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Cenas Musicais, Festivais, Espaços Urbanos, Cosmopolitismos
[Trabalho]




 
789-1 - MODOS DE ESCUTA: PRÁTICAS DE OUVIR ENTRE DISPOSITIVOS

João Marcelo Pontes Ferraz
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Streaming, Modos de Escuta, Usuário, Dispositivos
[Trabalho]




 
1071-1 - O DIA EM QUE MADONNA TOMOU CAIPIRINHA EM COPO DE PLÁSTICO

Thiago Soares
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  performance, teatralidade, Madonna, territorialidade
[Trabalho]




 
925-1 - POR QUE ESTA ERVA É PROIBIDA? LEGALIZAÇÃO E DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO DA MACONHA NO SAMBA DE BEZERRA DA SILVA E NO RAP DE MARCELO D2

Evandro Luiz da Conceição
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Música, Bezerra da Silva, Marcelo D2, rap, samba
[Trabalho]




 
835-1 - PORTO ALEGRE: UM NÃO-LUGAR PARA O VAPORWAVE?

Marcelo Bergamin Conter
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  vaporwave, lo-fi, arqueologia da mídia, Porto Alegre, comunicação
[Trabalho]




 
1835-1 - REVOLUTION DE ATAHUALPA Y US PANQUIS E A ARQUEOLOGIA DE UM PROTO-SPOOF

Felipe Viana Estivalet
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Arqueologia da mídia, estéticas da comunicação, materialidades da comunicação, ruído, Atahualpa Y Us Panquis
[Trabalho]




 
494-1 - SINGULARIDADES E DIFERENÇA NA MÚSICA POP. UMA CRÍTICA À NARRATIVA MIDIÁTICA DO TERMO WORLD MUSIC

Nilton Faria de Carvalho
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  world music, diferença, gêneros fonográficos, hibridismos, experimentalismo
[Trabalho]




 
1547-1 - STRIKE A POSE – A MEDIAÇÃO DO VIDEOCLIPE VOGUE NAS PERFORMANCES DE CORPOS LGBT PERIFÉRICOS NO CARNAVAL DAS ESCOLAS DE SAMBA

Rodolfo R. Viana de Paulo
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  madonna, vogue, escolas de samba, videoclipe, perfomance
[Trabalho]




 
515-1 - THIS IS SHOW BUSINESS: A CULTURA DOS MEGAESPETÁCULOS POP E A INVENÇÃO DO "PADRÃO MADONNA"

Mariana Lins Lima
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  performance, música pop, Madonna, Broadway, show
[Trabalho]




 
1562-1 - VEM, NÃO TEM IGUAL: VISIBILIDADE E CONTROVÉRSIAS DO QUEER NA MÍDIA A PARTIR DA CAMPANHA #FANFEAT COCA-COLA

Rafael Ribeiro de Castro Moraes
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Queer, Cultura Drag, Consumo, Mídia, Ativismo de fã
[Trabalho]




 
2199-1 - “A GENTE AMA DEMAIS”: DRAMAS SOCIAIS NA PEREGRINAÇÃO DE FÃS A SHOWS DE DIVAS POP

Alan Mangabeira Mascarenhas
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Fandom, Britney Spears, consumo, las vegas, turismo biográfico
[Trabalho]




 
175-1 - “ARRUMANDO LETRAS” NO MEGAFONE DA INTERNET: PRODUÇÕES DE SENTIDOS, MISOGINIA, LÓGICA DO PATRIARCADO, DESCONSTRUÇÕES E RESSIGNICAÇÕES NAS NARRATIVAS DA MPB

Sheila Ferreira Pinto
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  narrativas, lógico do patriarcado, música, redes sociais, ressignificação
[Trabalho]




 
742-1 - “AS LOIRAS PREFEREM OS HOMENS?”: UMA ANÁLISE SOBRE PERFORMANCES, APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTO ENTRE MARILYN MONROE E MADONNA

Thiago Pereira Alberto ; Fernanda de Faria Medeiros
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  CELEBRIDADES, CULTURA POP, MADONNA, MARILYN MONROE, PERFORMANCE
[Trabalho]




 
1635-1 - “DANÇANDO SOBRE ARQUITETURA” – DESAFIOS ATUAIS DA CRÍTICA DE MÚSICA

Rafael Machado Saldanha
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Crítica de música, Prescrição musical, Jornalismo cultural, Música popular, Curadoria
[Trabalho]




 
1944-1 - “EU NÃO SOU UM CAUBÓI, MAS GOSTO DE FINGIR QUE SOU”: TRADIÇÃO E DIVERSIDADE NA MÚSICA DA CANADENSE LISA LEBLANC

João Vicente Ribas
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  canção, diversidade, cowboy, tradição, comunicação
[Trabalho]




 
202-1 - “MADONNA DO BREGA” - COSMOPOLITISMO ESTÉTICO NA PERFORMANCE DE MICHELLE MELO

Pedro Alves Ferreira Júnior
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  cultura pop, performance, música, brega, madonna
[Trabalho]




 
291-1 - “NAS CADÊNCIAS BONITAS DO SAMBA”: APROXIMAÇÕES E APROPRIAÇÕES DO SAMBA E SUA RECEPÇÃO EM “ESPIRAL DE ILUSÃO”, DO RAPPER CRIOLO

Jonas Pilz ; Thiago Pereira Alberto ; Rômulo Vieira da Silva ; Leonardo Arouca
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  criolo, rap, samba, youtube
[Trabalho]




 
1991-1 - “OPEN YOUR HEART”. DOS FLUXOS MIDIÁTICOS ENTRE O MAINSTREAM E O UNDERGROUND –OS ENCONTROS E DESENCONTROS DE MADONNA E AS SUBCULTURAS (OU QUANDO A RAINHA DO POP VIROU EBM)

Caroline Govari Nunes
Área: GP Comunicação, Música e Entretenimento
Palavras-chave:  Fluxos Midiáticos, Mainstream, Underground, Subculturas, Madonna
[Trabalho]