42º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém-PA - 2 a 7 de setembro de 2019

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT2-PP: GP Publicidade e Propaganda
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1954-1 - O CONSUMO FEMININO CRAVADO NA PELE. PAIXÕES E MEMÓRIAS CONSUMIDAS E CONSUMINDO O CORPO DA MULHER
Selma Peleias Felerico Garrini
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Tutuagem, Torcedora de Futebol , Consumo Feminino , Publicização , Midiatização
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1200-1 - A BIOGRAFIA DA CULTURA MATERIAL DE CONSUMO: DE OBJETO A SUJEITO
Maria Clotilde Perez Rodrigues, Eneus Trindade Barreto Filho
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  cultura material, consumo, biografia das coisas, publicidade, semiótica
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2281-1 - A BUSCA PELO ENGAJAMENTO: A RECEPÇÃO DOS DISCURSOS PUBLICITÁRIOS IDEOLÓGICOS PROMOVIDOS PELAS MARCAS EM MÍDIAS SOCIAIS
Tadeu Carvão Ribeiro
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  discurso publicitário, representatividade ideológica, performance da marca, engajamento
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533-1 - A COMUNICAÇÃO PERSUASIVA NO MUNDO HÍBRIDO POR MEIO DOS ALGORITMOS
Daniela Carvalho Monteiro Ferreira
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade, comunicação, algoritmo, rede
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1926-1 - A EXPERIÊNCIA DO CONSUMO, A VIVÊNCIA DA MEMÓRIA: AS MARCAS COMO SUJEITO DO DISCURSO NO ROCK IN RIO
Lize Antunes de Oliveira
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Rock in Rio, festival de música, marcas patrocinadoras, regimes de sentido e interação, discurso
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2263-1 - A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS
George Guerreiro de Carvalho
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Marketing digital, Estratégia empresarial, Lucratividade
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2121-1 - A LEGITIMAÇÃO DOS VALORES ORGANIZACIONAIS NA PRÁXIS DAS MARCAS CORPORATIVAS EM AMBIENTES DIGITAIS
Daniel Dubosselard Zimmermann, Karla de Melo Alves Meira
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  marcas corporativas, valores organizacionais, publicidade, ambientes digitais, midiatização
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1816-1 - A PUBLICIDADE VALORIZANDO O FUTEBOL FEMININO NO BRASIL: O GOLAÇO DA CAMPANHA “SELEÇÃO FEMININA #ÉCOISANOSSA"
Enéias Brum Dias
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade e propaganda, propagabilidade, midiatização, femvertising, marketing esportivo
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2280-1 - ANÁLISE DA ATENÇÃO VISUAL DECLARADA EM CAMPANHAS DA MARCA BENETTON
Diogo Rogora Kawano
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Publicidade, Atenção visual, Moda, Pesquisa de mercado
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1233-1 - AQUILO QUE É TECIDO EM CONJUNTO: O ENSINO DE PUBLICIDADE SOB A LUZ DA COMPLEXIDADE
Lara Timm Cezar
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Complexidade, Ensino, Publicidade, Sistemas, Cartografia
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2042-1 - BIG DATA: CONTEÚDO MEDIADO POR COMPUTADOR - UM ESTUDO SOBRE A ANÁLISE DE GRANDES DADOS NAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Christiane Rocha e Silva
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Mineração de Dados, KDD, Big Data, Publicidade, Marketing
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863-1 - CIDADE E DISCURSO: ENGENDRAMENTOS DISCURSIVOS DA PUBLICIDADE IMOBILIÁRIA NO RECIFE EM 1970 E 2000
Marcela Barbosa Lins
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Publicidade, Cidade, Discurso, Consumo
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380-1 - CLUBE DA ALICE: COMO O GRUPO NO FACEBOOK INFLUENCIOU O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE MULHERES CURITIBANAS
Bruna Marrocos Slongo
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  consumo, Facebook , Clube da Alice , compras online , Curitiba
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2288-1 - COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBJETIVIDADES: DISCURSOS ENGAJADOS EM CAUSAS SOCIAIS NAS EMPRESAS DA ECONOMIA CRIATIVA
Luciana Ferreira Serenini Prado
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Comunicação, Publicidade, Causas Sociais, Subjetividade, Economia Criativa
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448-1 - DIÁLOGOS MERCADOLÓGICOS NA REDE: AS ESTRATÉGIAS DAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NA ERA DIGITAL
Monique Araújo de Oliveira
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  comunicação, consumo, redes sociais, marcas, interatividade
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1311-1 - DO INTERESSE E DAS VANTAGENS DA ÁRVORE COMO MODELO METAFÓRICO DA MARCA: NEXOS HISTÓRICO-CULTURAIS E AMPLITUDE CONCEITUAL
Jean-charles Jacques Zozzoli
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  marca, metáfora, semiótica, autopoiese, epistemologia da marca
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717-1 - EAM – ESPELHO DE AVALIAÇÃO DE MARCAS: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA A LINHA DE BRANDING – ANÁLISE DE MARCA DO PROJETO DE GRADUAÇÃO UNICURITIBA
Fabiano Christian Pucci do Nascimento, Mariana Santos Chaves
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  branding, marcas, comunicação, análise, ensino em publicidade
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1406-1 - ENDOMARKETING COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA EMPRESAS
Leneide Austrilino Petta, Josenilda Almeida Cavalcante, Iolanda Pereira Santana
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Comunicação, organização, endomarketing
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1061-1 - ESTUDO DOS FÃS E O CONSUMO DA CULTURA POP COREANA
Raíssa Abraçado Pereira
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Hallyu, K-drama, Fã, Consumo, Cibercultura
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1405-1 - FACES DA MANIPULAÇÃO: UMA ANÁLISE DA FACHADA DO SHOPPING VITÓRIA E DA SUA RELAÇÃO COM O SUJEITO PASSANTE
Glauber Pinheiro Rocha, Flávia Mayer dos Santos Souza
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  fachada, publicidade, semiótica, shopping center
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761-1 - FILMES PUBLICITÁRIOS DE PERFUMES – ABORDAGEM CINEMATOGRÁFICA E ANÁLISE COMPARATIVA DE ELEMENTOS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Guilherme Bento de Faria Lima
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Filme publicitário, Audiovisual, Publicidade, Cinema, Semiótica
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2292-1 - GAME ADVERTISIGN: A PUBLICIDADE NO JOGO DIGITAL FORZA HORIZON
Eduardo Zilles Borba
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Game advertising, Publicidade, Videogames, In-game advertising, Around the game advertising
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1005-1 - HÁ VIDA SEM ZARA: REFLEXÕES SOBRE CONSUMO, MODA E PUBLICIDADE
Silvio Koiti Sato, Bruno Pompeu, Clotilde Perez
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  consumo, publicidade, moda, blog, fast-fashion
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2018-1 - HISTÓRIA E ESTILO NO CAMPO DA PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIOVISUAL
Tatiana Güenaga Aneas
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade audiovisual, filme publicitário, história da publicidade
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439-1 - INFÂNCIA E GÊNERO NA COMUNICAÇÃO DE MARCAS: REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS EMBALAGENS DE BRINQUEDOS
Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes, Rogério Luiz Covaleski
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade infantil, infância, gênero, brinquedos, embalagens
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765-1 - MILENNIALS E AS MEDIAÇÕES NO CONSUMO: O CASO BRASILEIRO
Mariangela Machado Toaldo, Jane Aparecida Marques
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Jovens millennials, consumos, publicidade, tomada de decisão, mediações
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1395-1 - MODELO PARA DIAGNÓSTICO DA MARCA E DECISÃO ESTRATÉGICA DE CAMPANHA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Christiane Monteiro Machado
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Planejamento de Comunicação, diagnóstico de marca, estratégia de campanha, Canvas de Planejamento
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1847-1 - MULHERES GORDAS E SUA REPRESENTAÇÃO EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE MODA
Mayra Cristine de Melo Waquim
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Representação, Plus Size, Corpo gordo, Marcas, Moda
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1400-1 - NOVA PROPAGANDA PARA VELHOS ROSTOS: ANÁLISE DA IMAGEM DE IDOSOS EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Glauce Daiana da Silva, Paula D'Andrea Guaraldo
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade, idoso, comunicação, imagem, representação
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1521-1 - O ENSINO DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL: TRANSDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS
Rodolfo S Marques
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Publicidade, Propaganda, Metodologias, Ativas, Interdisciplinaridade
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 1562-1 - O FENÔMENO DA PROMOCIONALIDADE NA TV POR ASSINATURA: O CANAL GNT
Fabiane da Silva Verissimo, Maria Lilia Dias de Castro
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  fenômeno da promocionalidade, função e gênero, semiótica discursiva, TV por assinatura, GNT
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542-1 - O PROTAGONISMO NEGRO NA ESFERA PUBLICITÁRIA BRASILEIRA E SUAS REPRESENTAÇÕES
Pedro Henrique Conceição dos Santos
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade, protagonismo negro, representação, consumo, identidade negra
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724-1 - O USO DA PROPAGANDA DE GUERRILHA PARA A DIVULGAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Diego Henrique Oliveira de Paiva, Talita Garcez Guimarães
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  propaganda de guerrilha, cadeirante, terceiro setor, ONG, Instagram
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396-1 - OS ALGORITMOS EM APLICATIVOS E REDES SOCIAIS: COMO O CONTEÚDO DE MARCA É DISTRIBUÍDO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE GRANDES VAREJISTAS?
Pedro Nogueira
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade, marca, consumo, algoritmos, comunicação integrada
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378-1 - OS DONOS DO DISCURSO VERDE: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E PROPAGANDA DE MASSA
Francisco dos Santos
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Sustentabilidade Ambiental, Publicidade e Propaganda, Revista Veja
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268-1 - PABLLO VITTAR E A CONSTRUÇÃO DE UM PERSONAL BRANDING NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Juliana Souto, Danilo Cariolano
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Comunicação, Consumo , Personal Branding, Celebridade , Pabllo Vittar
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1454-1 - PERFORMANCE DE AUTENTICIDADE NAS AÇÕES E EXPOSIÇÕES DE INFLUENCIADORES
Amanda de Almeida Antunes
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  influência, influenciadores, performance, performance de autenticidade, consumo
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798-1 - PUBLICIDADE E COMPLEXIDADE: NOTAS SOBRE TRANSFORMAÇÕES EM MOVIMENTO
Maria Cristina Dias Alves
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade, empatia marcária, processos criativos, pensamento complexo, literacia midiática
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187-1 - PUBLICIDADE, IDENTIDADE E REGIONALISMO: ANÁLISE ENUNCIATIVA DO “PARAENSISMO” EM COMERCIAIS TELEVISIVOS DA CERVEJARIA CERPA E DA MINERADORA HYDRO
Leonardo Santana dos Santos Rodrigues
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  comunicação e consumo, publicidade, identidade paraense, cervejaria Cerpa, mineradora Hydro
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285-1 - SER FELIZ HOJE! AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DA PUBLICIDADE E AS PROMESSAS DE REALIZAÇÕES NAS TEIAS DO CONSUMO
Goiamérico Felício Carneiro dos Santos
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Cultura de Consumo, Publicidade, Felicidade, Linguagem, Identidade
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1477-1 - UM TOM REDENTOR PARA O DISCURSO PUBLICITÁRIO DIANTE DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA
Lívia Valença da Silva, Flávia Gonçalves de Moura Estevão
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  consumo, análise crítica do discurso, discurso publicitário
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1045-1 - UMA INTERAÇÃO ENTRE MARCAS: DA CENSURA DO COMERCIAL DO BANCO DO BRASIL NA TV ABERTA À REPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE NA POSTAGEM DO BURGER KING NO FACEBOOK
Andre Iribure Rodrigues
Área: GP Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  LGBTQIA+, Publicidade, Gênero, Sexualidade, Representações
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