42º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém-PA - 2 a 7 de setembro de 2019

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT5-CI: GP Comunicação e Cultura Digital
[Voltar]

 

397-1 - A SUBJETIVIDADE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA
Ana Júlia de Freitas Carrijo
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Aura, Autenticidade, Subjetividade, Comunicação, Ciberespaço
[Trabalho]



1457-1 - A ATUAÇÃO DO REPÓRTER-AMADOR NOS GRUPOS PRIVADOS DE WHATSAPP TIRO CERTO E PERNAMBUCO NEWS
Teresa Leonel Oliveira Costa, Sheila Borges de Oliveira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Repórter-amador, Jornalismo, Grupos privados de whatsapp, Narrativas noticiosas, Comunicação digital
[Trabalho]


 
1464-1 - A POLARIZAÇÃO DAS REDES NO DEBATE ELEITORAL BRASILEIRO E O CETICISMO POLÍTICO
Amelia Aben Athar Olinto Ramos
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Ceticismo, eleições, Facebook, fake news, tecnologia digital
[Trabalho]


 
1476-1 - A PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR COMO PROCESSO COMUNICATIVO, INTERACIONAL E INTERATIVO: CONSIDERAÇÕES NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
Solange de Fátima Wollenhaupt
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  comunicação, interação, interatividade, consumidor, cibercultura
[Trabalho]



323-1 - A RESSIGNIFICAÇÃO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA USUÁRIOS IDOSOS
Melissa Streck
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  mídias digitais móveis, idosos, interface gráfica do usuário, tecnologia, comunicação
[Trabalho]



571-1 - A SEXUALIDADE E OS YOUTUBERS: QUEM SÃO OS PRINCIPAIS COMUNICADORES BRASILEIROS A ABORDAR SEXUALIDADE NO YOUTUBE?
Gabriella Garcia Sanches Feola
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Youtube, educação sexual, sexualidade, midias, redes
[Trabalho]



444-1 - A TECNOLOGIA É AMIGA DE QUEM? INTERAÇÕES DIGITAIS, VIGILÂNCIA E PRIVACIDADE NA SÉRIE “YOU”
Júlia Cavalcanti Versiani dos Anjos
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  tecnologia, vigilância, privacidade, gênero
[Trabalho]



2040-1 - ARCO-ÍRIS NA CRUZ: A MULTIMODALIDADE NO MIDIATIVISMO EM VÍDEOS NO YOUTUBE
Marco Túlio Pena Câmara
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Multimodalidade, Midiativismo, Youtube
[Trabalho]



79-2 - ASSIM FALAM AS PLATAFORMAS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS E COMPORTAMENTOS NOS TEXTOS DE PLATAFORMAS DIGITAIS
Willian Fernandes Araújo
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Análise de Dispositivos Textua, Plataformas digitais, Teoria Ator-Rede, Estudos de Ciência e Tecnologi
[Trabalho]



2253-1 - ATIVISMO DIGITAL E EMPODERAMENTO: UMA ANÁLISE DO CANAL DAS BEE NOS DEBATES SOBRE PAUTAS LGBTQ+
Adrian Busch Pereira Costa
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Comunicação Digital, Ativismo Digital, Empoderamento LGBTQ+, Canal das Bee, YouTube
[Trabalho]



679-1 - CIBERCULTURA E FAVELA: IMPACTOS DOS DEBATES FEMINISTAS NO ÂMBITO DAS REDES SOCIAIS
Beatriz Correa de Araujo, Paula D'Andrea Guaraldo
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  cultura digital, redes sociais, favela, feminismo
[Trabalho]



1554-1 - COMPARTILHAMENTO DE NOTÍCIAS EM REDES SOCIAIS: REVISÃO DA LITERATURA PUBLICADA ENTRE 2015 E 2019
Ana Beatriz Leite de Souza
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  compartilhamento, notícias, redes sociais, revisão sistemática
[Trabalho]



1188-1 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA, CIDADANIA E BIG DATA: O CASO DO APLICATIVO MEU DIGISUS
Rafael Borges Marques, Mayllon Lyggon de Sousa Oliveira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Comunicação Pública, Big Data, Ministério da Saúde, Meu DigiSUS
[Trabalho]



1629-2 - COMUNICAÇÃO, CONSUMO E VISIBILIDADE: REFLEXÕES SOBRE A (DES)CONSTRUÇÃO DE IMAGENS PÚBLICAS NAS REDES DIGITAIS
Gracy Cristina Astolpho Duarte, Lucimar Gonçalves
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Comunicação Digital, Consumo Digital, Redes Digitais, Visibilidade, Imagem Pública
[Trabalho]



1659-1 - CONDIÇÕES DA IMPERMANÊNCIA: POR UMA MEMÓRIA VIVA DA ARTE DIGITAL
Renato Medeiros Cordeiro, Daniela Fávaro Garrossini
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  arte digital, memória digital, preservação digital, cultura digital, governança do comum
[Trabalho]



428-1 - CONSUMO MIDIÁTICO EM ARACAJU: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE JOVENS DA GERAÇÃO Y
Madianne Clemildes de Souza Nunes, Matheus Pereira Mattos Felizola
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Consumo Midiático, Consumo Digital, Convergência, Jovens, Aracaju
[Trabalho]



279-1 - CULTURA PARTICIPATIVA NO YOUTUBE: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E PROCESSOS DE INTIMIDADE SOCIALIZADA ENTRE YOUTUBERS E SEUS FÃS
Caroline Mazzer de Souza, Maria Cristina Gobbi
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Identidade, Comunicação, Cultura Digital, Fã, Youtuber
[Trabalho]


 
1219-1 - DA ORIGEM À REINTERPRETAÇÃO: O MEME COMO ESTRUTURA COMPLEXA DA CULTURA
Jessica da Graça Bastos Borges, Pedro Pinto de Oliveira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Meme, Memética, Cultura Digital, Comunicação
[Trabalho]



2035-1 - DATA-DRIVEN STORYTELLING: O PROJETO HIPERMODERNO PARA A NARRATIVA
Rodrigo Costa Maceira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  narrativa, data-driven storytelling, interação conversacional, teorias das mídias, cultura digital
[Trabalho]



180-1 - DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS NO FACEBOOK E NO TWITTER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Karen dos Santos Correia, Douglas Junio Fernandes Assumpção, Analaura Corradi
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Universidades, Sites de Redes Sociais, Cortes na Educação, Análise do Discurso
[Trabalho]



1729-1 - ESFERA PÚBLICA E INTERNET: QUESTIONAMENTOS E NOVAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO NET-ATIVISTAS
Matheus Soares Macedo Cruz
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Esfera pública, Comunicação digital, Internet, Ecologias da comunicação, Net-ativismo
[Trabalho]



2127-1 - ESSE BRILHO É MEU E NINGUÉM VAI TIRAR: LIBERDADE, REPRESENTATIVIDADE E AUTENTICIDADE COMO PERFORMANCE NO INSTAGRAM
Erly Guedes Barbosa, Rodolfo R. Viana de Paulo
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Narrativas, Salon Line, IZA, Performance , Corpo
[Trabalho]



650-1 - FANFIC: DIÁLOGOS E RESSIGNIFICAÇÕES COM A NARRATIVA DE SUPERNATURAL
Matheus Pereira Soares
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Fanfiction, Supernatural, ficção seriada, competência midiática
[Trabalho]



680-1 - FINANCIAMENTO COLETIVO ONLINE COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O USO DAS LEIS DE INCENTIVO FISCAL: UM MODELO DE CULTURA PARTICIPATIVA E EMPODERAMENTO SOCIAL
Larissa Gaspar Coelho Pinto
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  cultura participativa, financiamento coletivo, cibercultura, leis de incentivo fiscal
[Trabalho]



1857-2 - GERAÇÃO SEMENTES: ATIVISMO POLÍTICO INSTITUCIONAL DAS MULHERES NEGRAS, CULTURA DO MEDO, REDE SOCAIS E REGIMES DE VISIBILIDADE
Monique Paula dos Santos Teixeira de Oliveira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  política, mulheres negras, geração, redes sociais, visibilidade
[Trabalho]



498-1 - GÊNERO(S) NA FICÇÃO FANTÁSTICA: ENTRE REDES DE CONSUMO E MILITÂNCIA
Kellen do Carmo Xavier
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  sagas fantásticas, gênero, feminismos, cultura digital, comunicação
[Trabalho]



576-1 - GOLDEN SHOWER E IMORALIDADES CARNAVALESCAS: DISPUTAS POR SENTIDOS E POLARIZAÇÃO NAS REDES
Allan Carlos dos Santos
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  circulação de sentidos, polarização política, Bolsonaro, golden shower, Carnaval
[Trabalho]



1542-1 - GOVERNANÇA EM PLATAFORMAS ALGORÍTMICAS: ENTRE CONTROLE E AGÊNCIA
Julio Cesar Lemes de Castro
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  controle, agência, vigilância, governança algorítmica, plataformas algorítmicas
[Trabalho]



1912-1 - GRINGOS REACT TO BRAZIL: UMA PROPOSTA DE CONCEITUAÇÃO DOS REACTION VIDEOS EM DIÁLOGO COM AS NARRATIVAS ESTRANGEIRAS SOBRE UM SUL GLOBAL “BASTARDO”
Davi de Menezes Rebouças, Luana Inocêncio, Andrea Meyer Landulpho Medrado
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Reaction videos, YouTube, User Generated Content, Sul Global, Colonialidade
[Trabalho]



196-1 - INFLUENCIADORES POR HERANÇA: APROPRIAÇÃO DO “EU” DO RECÉM-NASCIDO POR PAIS INFLUENCIADORES QUE COMPARTILHAM CONTEÚDO EM SEU NOME
Daniele Rodrigues
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  influenciadores digitais, instagram, apropriação do eu, estratégias narrativas, marketing de influência
[Trabalho]




2327-1 - INSTAGRAM E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE: UMA ANALISE DAS POSTAGENS NO PERFIL OFICIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)
Mauricio Santana de Oliveira Sobrinho
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Instagram, UFPI, Identidade, Universidade, Redes Sociais
[Trabalho]



17-1 - INTERDISCIPLINARIDADE E TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA EM PESQUISAS NO CAMPO DA CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES A PARTIR DO AFROEMPREENDEDORISMO
Tais Silva Oliveira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Interdisciplinaridade, Triangulação Metodológica, Cultura Digital, Mídias Sociais, Afroempreendedorismo
[Trabalho]



1230-1 - INTERNET DAS COISAS E A NOVA CONFIGURAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E CONSUMO DIGITAL
Marcos Júlio Sergl, Grace da Cunha
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Internet das Coisas, pós-modernidade, comunicação, cultura digital, consumo digital
[Trabalho]



782-1 - INTERVENÇÃO MILITAR JÁ: OS MEMES DA INTERNET E O IMAGINÁRIO DA NOVA DIREITA BRASILEIRA SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR
Guilherme Popolin
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Memes políticos, Nova direita, Imaginário, Mito da Era de Ouro, Internet
[Trabalho]



249-1 - JUVENTUDE E LETRAMENTO MIDIÁTICO: PENSANDO O COMPORTAMENTO ONLINE NUM CENÁRIO PRÉ-ELEITORAL
Carla Baiense Felix
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Juventude, letramento midiático, eleições, redes sociais
[Trabalho]



1716-1 - MARKETING DO AMOR PRÓPRIO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DOS APELOS DE AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
Sthael Luiza Aleixes Fiabane
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Identidade, Mídia, Cotidiano, Consumo , Redes Sociais Digitais
[Trabalho]



963-1 - MÁQUINAS FALANTES: PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA PENSAR A AGÊNCIA A PARTIR DAS ASSISTENTES PESSOAIS DIGITAIS
Luiza Carolina dos Santos
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Comunicação, Inteligência Artificial, Assistentes Pessoais Virtuais, Agência, Machine Learning
[Trabalho]




441-1 - MOBILIZAÇÕES DE ENGAJAMENTO NA DINÂMICA TRANSMÍDIA: AS ESTRATÉGIAS DA NETFLIX PARA BLACK MIRROR
Aline Monteiro Xavier Homssi Borges
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Transmídia, Engajamento, Black Mirror, Netflix
[Trabalho]



131-1 - NARRATIVAS PESSOAIS DE MULHERES SOBRE A MATERNIDADE NAS MÍDIAS SOCIAIS: PRINCIPAIS RESULTADOS DE PESQUISA
Ana Luiza de Figueiredo Souza
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  maternidade, narrativas pessoais, vivência materna, mídias sociais, ADMC
[Trabalho]



1489-1 - NET-ATIVISMO E POLÍTICA NA ERA DO BIG DATA E DOS ALGORITMOS
Marina Magalhães de Morais
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  net-ativismo, política, redes sociais digitais, algoritmos, big data
[Trabalho]



1711-1 - NÓS CONTRA ELES: A UTILIZAÇÃO DE FAKE NEWS COMO AMEAÇA A DEMOCRACIA
Carolina Toscano Maia
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  comunicação digital, fake news, democracia
[Trabalho]



1523-1 - O ESTILO DE VIDA DA INFLUENCIADORA DIGITAL, GABRIELA PUGLIESI, E O CAPITAL SOCIAL NO INSTRAGRAM
Raissa Gomes Freire Cardoso
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  estilo de vida, Gabriela Pugliesi, influenciadora digital, Instagram, redes sociais
[Trabalho]



2092-1 - O USO DOS SITES DE REDES SOCIAIS PARA MOBILIZAÇÃO. A CONSTRUÇÃO DO ENGAJAMENTO EM MOBILIZAÇÕES FEMINISTAS SOBRE O ASSASSINATO DE MARIELLE FRANCO
Bruna Martins Bulegon
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  socialização online, análise de redes sociais, comunicação digital, ativismo
[Trabalho]



2193-2 - O VÍDEO DO YOUTUBE “SEMENTINHA DO MAL PROTEGIDA PELO ECA”: A INFÂNCIA NA MIRA DO CLICK
Amanda de Cássia Campos Reis Bezerra Filgueira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Autocomunicação de massa, Infância, Interação, Policial, Violência
[Trabalho]



1322-1 - OPINIÃO E ESFERA PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DO PODER DA PERFORMANCE DO INFLUENCIADOR DIGITAL
Nathalie de Almeida Hornhardt
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  influenciador digital, opinião pública, redes sociais digitais, mídia pós-massiva, identidade
[Trabalho]



514-1 - OPINIÃO PÚBLICA NAS PLATAFORMAS DE CIRCULAÇÃO MEDIADAS POR ALGORITMOS
Kérley Winques
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  algoritmos, mídias digitais, opinião pública, jornalismo, comunicação
[Trabalho]



1802-1 - OS COMENTÁRIOS CRÍTICOS À EA GAMES NO LANÇAMENTO DE STAR WARS BATTLEFRONT II
Thiérri Parmigiani
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Comunicação e consumo, cultura fã, Crítica, Star Wars
[Trabalho]



1480-1 - POSSIBILIDADES TECNOUTÓPICAS: PROCESSOS DE MEMÓRIA NA ERA DA CONECTIVIDADE EM REDE
Alessandra Campos Tótoli, Daniela Fávaro Garrossini
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  memória, cibercultura, conectividade em rede, comunidades, comunicação
[Trabalho]



1460-1 - PRÁTICAS DE SUGESTÃO DE CONTEÚDO MUSICAL ONLINE: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DAS PLATAFORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ARQUIVOS MUSICAIS VIA STREAMING
Matheus Ayrton Cardoso Demarco
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Consumo musical, Cultura, Plataformas musicais, Sreaming
[Trabalho]



1953-1 - PRÁTICAS DISCURSIVAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE: REFLEXÕES METODOLÓGICAS PARA MAPEAMENTO E ANÁLISE DE SENTIDOS
Raquel Timponi Pereira Rodrigues, Mirna Tonus, Ivanise Hilbig de Andrade
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Discursos polarizados, Jornalismo independente, Redes sociais on-line, Análise do Discurso
[Trabalho]



757-1 - PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE O FACEBOOK: UMA PROVOCAÇÃO SOBRE A PLATAFORMAIZAÇÃO DAS ATIVIDADES SOCIAIS NA INTERNET
Caio Cesar Giannini Oliveira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Plataformas Sociais, Facebook, Comunicação Digital
[Trabalho]



2053-1 - PROCESSOS DE ESTILIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DE TWEETS
Anna Christina Bentes, Inês Etulain
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  estilização, tweet, identidade social, registro, recursos de linguagem
[Trabalho]



581-1 - PROPAGAR PARA IMPACTAR: A INCORPORAÇÃO DA CULTURA DOS MEMES EM AÇÕES DE COMUNICAÇÃO DO CARTOON NETWORK BRASIL
Ana Clara Camardella Mello
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  memes, redes sociais, cultura da participação, comunicação
[Trabalho]



822-1 - QUANDO O FEMINISMO NÃO CAUSOU O FRACASSO DE CAPITÃ MARVEL NOS CINEMAS: ATIVISMO DIGITAL DE ANTIFÃS, PERFORMANCES E CIBERACONTECIMENTOS POP NA CULTURA GEEK/NERD
Christian Gonzatti, Guilherme Sfredo Miorando, Larissa Tamborindenguy Becko
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Ciberacontecimento, Cultura pop, Redes Digitais, Gênero, Performance
[Trabalho]




1131-1 - REDES SOCIAIS, SÁTIRA E EX-PRESIDENTES PRESOS: APONTAMENTOS SOBRE OS MEMES EM TORNO DAS PRISÕES DE LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA E MICHEL TEMER EM ESTADO.COM E FOLHA.COM
Flavia Daniela Pereira Delgado
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Memes, Humor, Política, Opinião pública, cultura digital
[Trabalho]



1567-1 - REGULAÇÃO E REMOÇÃO DE CONTEÚDOS E A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS SOBRE AS CONCEPÇÕES POLÍTICAS
Daniel Jorge Teixeira Cesar
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Mídias Sociais, Esfera Pública, Regulação de Conteúdos
[Trabalho]



2268-1 - SMARTPHONES: USO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL EM CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
Nathália da Franca Cavalcanti
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  infância, smartphone, mídias digitais, sociedade, consumo digital
[Trabalho]



907-2 - SOBRE DADOS E COMPARTILHAMENTO: REFLEXÕES SOBRE A EXPANSÃO DA PLATAFORMA AIRBNB
Rosa Alexandra Fonseca
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Comunicação e Consumo, Capitalismo de Dados, Plataformas Digitais, Economia do Compartilhamento, Airbnb
[Trabalho]



2215-1 - SOBRE O QUE FALAM OS FÃS DE OLAVO DE CARVALHO? UMA ANÁLISE COMPUTACIONAL DE COMENTÁRIOS NO FACEBOOK
Celina Lerner
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  redes sociais digitais, comentários, redes de palavras, direita política
[Trabalho]



1211-3 - STUDYGRAMS: COMUNICAÇÃO, CONSUMO E OS NOVOS MODOS DE ESTUDAR DO ESTUDANTE CONECTADO
Gisela Grangeiro da Silva Castro, Bianca Natalia de Souza Mier Biadeni
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  comunicação e consumo, Instagram, studygram, redes sociais digitais, modos de estudar
[Trabalho]



434-1 - TEORIA RACIAL CRÍTICA E COMUNICAÇÃO DIGITAL: CONEXÕES CONTRA A DUPLA OPACIDADE
Tarcizio Roberto da Silva
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  teoria racial crítica, algoritmos, plataformas digitais, raça, comunicação digital
[Trabalho]



832-1 - WIZARDING WORLD BOOK CLUB: O LAÇO SOCIAL NO CLUBE DO LIVRO DE HARRY POTTER NO FACEBOOK
Vanessa Coutinho Martins, Cláudia de Albuquerque Thomé
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  clube do livro, cultura digital, fãs, laço social, redes sociais
[Trabalho]



794-1 - WME & MIM: A CRIAÇÃO DE CATÁLOGOS ONLINE COMO FORMA DE VEICULAR O TRABALHO DE MULHERES NA INDÚSTRIA DA MÚSICA
Beatriz Azevedo Medeiros
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  etnografia digital, cultura digital, estudos de gênero, indústria fonográfica
[Trabalho]



1450-1 - “CADA UM DE NÓS É UMA EMISSORA DE TV”: ATORES POLÍTICOS NO NOVO ESPAÇO PÚBLICO BRASILEIRO
Rogério Martins de Souza, Fernanda Paiva Pereira de Faria
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Democracia, Esfera pública, Imprensa, Smartphones, Internet
[Trabalho]



2020-1 - “DESCONHECIDOS ÍNTIMOS”: A TRANSFORMAÇÃO DA INTIMIDADE NO FACEBOOK
Renata de Rezende Ribeiro
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Cibercultura, Redes Sociais Dogitais, Intimidade, Cotidiano, Facebook
[Trabalho]



1053-1 - “DESCONSTRUINDO A MATERNIDADE”: NARRATIVAS PESSOAIS E CONFIANÇA EM MÍDIAS SOCIAIS
Beatriz Brandão Polivanov, Ana Luiza de Figueiredo Souza
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Desconstruindo a maternidade, confiança, narrativas pessoais, mídias sociais
[Trabalho]



61-1 - “NÃO TIRA O BATOM VERMELHO: TRÂNSITOS DE EXPERIÊNCIAS NAS PRÁTICAS AUTOBIOGRÁFICAS EM VÍDEO
Kárin Klem Lima
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  práticas autobiográficas em ví, experiência, narrativas íntimas, cultura digital
[Trabalho]



104-1 - “ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA”: CARTOGRAFIA DAS CONTROVÉRSIAS MIDIATIZADAS SOBRE INFÂNCIA E GÊNERO NA PUBLICIDADE DE UMA MARCA DE SABÃO EM PÓ
Vanessa Cardozo Brandao
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Controvérsias midiatizadas, Teoria Ator-Rede, Associações Discursivas em Red, Publicidade Digital, Ideologia de Gênero
[Trabalho]