42º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém-PA - 2 a 7 de setembro de 2019

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT5-G: GP Games
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1101-1 - A INFLUÊNCIA DO TARÔ NA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS NA FRANQUIA PERSONA
Ana Raquel Romeu Aguiar
Área: GP Games
Palavras-chave:  Persona, Personagens, Tarô
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1753-1 - A VISÃO DO OUTRO E DE NÓS MESMOS POR MEIO DE VIDEOGAMES: POSSIBILIDADES DE ENVOLVIMENTO ATRAVÉS DAS TOMADAS DE DECISÃO EM UNDERTALE
Tulio Girelli Rimi
Área: GP Games
Palavras-chave:  videogames, tomada de decisão, self, Undertale
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179-1 - APRENDIZAGEM INVENTIVA EM GTA RIO: COLABORAÇÃO E PRECONCEITO COMO FACES DE UMA MESMA MOEDA?
Alessandra Maia, Renata Nascimento da Silva
Área: GP Games
Palavras-chave:  mods, GTA, GTA Rio, Aprendizagem Inventiva, Apropriação
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1544-1 - ART OF GAMING: GESTUALIDADES FOTOGRÁFICAS EM JOGOS DIGITAIS
Julieth Corrêa Paula
Área: GP Games
Palavras-chave:  fotografia, gestos, jogos digitais, artofgaming, lúdico
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2323-1 - AS HUMANIDADES INVADEM AS EXATAS: MUDANÇA NAS TEMÁTICAS DOS INDIE GAMES BRASILEIROS E SUA RELAÇÃO COM OS PERFIS PROFISSIONAIS NA ECONOMIA CRIATIVA
Érika Fernanda Caramello
Área: GP Games
Palavras-chave:  indie games, formação profissional, economia criativa, temáticas, narrativas
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2156-2 - BOARD GAMES, CULTURA E CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS
Annie Laurie Lattari Ferreira Braga
Área: GP Games
Palavras-chave:  Games Studies, Práticas Lúdicas, Board Games, Antropologia do Consumo, Hipeconsumismo
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1630-1 - DESVENDANDO THE WALKING DEAD: OUR WORLD: UM ESTUDO DE IMERSÃO EM VÍDEO GAMES PERVASIVOS DE REALIDADE AUMENTADA
Ricardo Luís Guimarães dos Santos
Área: GP Games
Palavras-chave:  corpo, imersão, game design, jogos pervasivos, realidade aumentada
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1635-1 - DO REFRESCO ELÉTRICO A BOWSETTE: FORMAÇÃO DE COMUNIDADE NOS JOGOS DIGITAIS
Nilson Valdevino Soares
Área: GP Games
Palavras-chave:  jogos digitais, comunidade virtual, lugar de referência, game studies
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1646-1 - E.T. PHONE HOME OU, DO POÇO PARA CASA: INTERSEÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA E ARQUEOLOGIA DAS MÍDIAS
Emmanoel Martins Ferreira
Área: GP Games
Palavras-chave:  arqueologia, mídias, videogames, Atari, E.T.
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1995-1 - EXPLORANDO A EXTREMA DIREITA BRASILEIRA: DISCURSOS DE ÓDIO E CAMPANHAS DE DESINFORMAÇÃO NA CULTURA DOS GAMES
Thiago Pereira Falcao
Área: GP Games
Palavras-chave:  Games, Ação Técnica, Masculinidade Tóxica, Design, Magic: The Gathering
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1829-1 - GAMES E REPRESENTAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO
Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho
Área: GP Games
Palavras-chave:  Games Políticos, Comunicação, Poder, Cultura Pop, Mundo do Trabalho
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1715-1 - NEWSGAMES: PESQUISA PRÁTICA EXPERIMENTAL E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX)
Rita de Cássia Romeiro Paulino, Mariane Pires Ventura
Área: GP Games
Palavras-chave:  Newsgames, Jornalismo, Pesquisa Prática Experimental, Experiência do Usuário (UX), Interatividade
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216-1 - O EFEITO CULTURAL DO DÉJÀ VU EM JOGOS DENTRO DE JOGOS
Camila de Ávila, Gustavo Daudt Fischer
Área: GP Games
Palavras-chave:  déjà vu, jogos digitais, tecnocultura, archaeogaming
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416-1 - PASSAGENS ENTRE JOGO E TRABALHO: RASTROS DA EXPERIÊNCIA LABORAL MODERNA NOS JOGOS DIGITAIS
Eduardo Harry Luersen
Área: GP Games
Palavras-chave:  tecnocultura, arqueologia das mídias, interação humano-computador, game design, jogos casuais
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18-1 - POR UMA GEOGRAFIA DO E-SPORT: NOTAS SOBRE GEOGRAFIAS DA INTERNET E MEDIAÇÕES ESPACIAIS NA PRÁTICA COMPETITIVA DA AMAZÔNIA
Tarcízio Macedo
Área: GP Games
Palavras-chave:  E-Sports, Espaço, Mediações Espaciais, Geografia do Esporte, Geografias da Internet
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658-1 - REFLEXÕES SOBRE CONSUMO A PARTIR DO VIDEOGAME: JOGO, LOGO PERTENÇO
Fabia Cristiane Ioscote
Área: GP Games
Palavras-chave:  Videogame, Consumo, Interações Sociais, Pertencimento
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1232-1 - RELAÇÕES DE PROXIMIDADE E PODER ENTRE AS PERSONAGENS KRATOS E ATREUS NO JOGO DIGITAL GOD OF WAR (2018): UMA ANÁLISE IMAGÉTICA
Johwyson da Silva Rodrigues
Área: GP Games
Palavras-chave:  Jogos digitais, Gramática do Design Visual, Relações de proximidade e pode, Relações paterno-filiais
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1938-1 - RITMOS VS. REGRAS: JOGOS DE LUTA, TEMPO E CRIATIVIDADE NOS VIDEOGAMES
Ivan Mussa Tavares Gomes
Área: GP Games
Palavras-chave:  Videogames, Ritmo, Tempo, Criatividade
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604-1 - UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ANSIEDADE EM BEYOND: TWO SOULS: INTERFACES ENTRE COGNIÇÃO CORPORIFICADA E GAME STUDIES
Thays Pantuza, José Messias
Área: GP Games
Palavras-chave:  cognição, games, ansiedade, afeto, Beyond:Two Souls
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