42º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém-PA - 2 a 7 de setembro de 2019

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT6-CU: GP Comunicação e Culturas Urbanas
[Voltar]

 

1117-1 - A ÁRVORE DE ESPINAFRE: APONTAMENTOS SOBRE A MEMÓRIA, A DÁDIVA E O RIZOMA AMBIENTALISTA
Rodrigo Rossi Morelato
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Ambientalismo, Dádiva, Rizoma, Serra da Misericórdia (RJ)
[Trabalho]


 
1976-1 - A IMAGEM DO MURO: COMUNICAÇÃO E CONSUMO DO/NO ESPAÇO URBANO
Adriana Lima de Oliveira
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação e consumo, cidade, espaço urbano, muro
[Trabalho]



369-1 - A RELAÇÃO DE IMAGINÁRIO, PERTENCIMENTO E IDENTIDADE NA CIDADE DE BRASÍLIA: UM OLHAR SOBRE AS PASSAGENS SUBTERRÂNEAS DO PLANO PILOTO
Tais Aragao de Almeida, Maria Eugênia Rodrigues Alcântara
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Brasília, Passagens Subterrâneas, Imaginários Urbanos, Arte Urbana
[Trabalho]


 
1662-1 - ARTIVISMOS MUSICAIS DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COMUNICACIONAIS
Rosamaria Luiza de Melo Rocha
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  artivismo musical, comunicação, gênero, culturas juvenis, cidade
[Trabalho]



719-1 - AUTOBIOGRAFIAS ÉTNICO-COMUNITÁRIAS: O AUDIOVISUAL COMO ARTICULADOR DE SENTIDOS DE IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE
Lucas Fernando Ribeiro, Mônica Pânis Kaseker
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Audiovisual, construção de sentido, identidade, interculturalidade
[Trabalho]


 
130-1 - CAMINHOS DA CENA DE MÚSICA ELETRÔNICA EM FESTAS DE RUA EM SP: ESTÉTICAS, TERRITÓRIOS E ATIVISMOS NA FESTA E NO PERSONAGEM CARLOS CAPSLOCK
Simone Luci Pereira
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  música eletrônica de pista, cultura urbana, ativismo, culturas juvenis, estética
[Trabalho]


 
2399-1 - CARNAVAL DO CONCRETO: EXPERIÊNCIAS PIRATAS NUM RIO DE JANEIRO EM MOVIMENTO
Victor Henrique Marques Belart
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  culturas urbanas, microeventos, carnaval, corpografia, festa
[Trabalho]


 
2009-1 - CIDADE SITIADA, ACESSOS CONTROLADOS: A INTERVENÇÃO MILITAR EM O GLOBO
Igor Otávio Lacerda Sant´ana
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Intervenção Militar, O Globo, Favelas, Violência , Rio de Janeiro
[Trabalho]



1677-1 - COMIC CON EXPERIENCE: A FESTA DAS EXPERIÊNCIAS
Leonardo Soares da Silva
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Festa, Mediação, Nerd, Consumo de Experiências
[Trabalho]



2260-1 - CONHECENDO A LAMA: A CULTURA DA NOITE NA BAIXADA FLUMINENSE
Natália de Andrade Rocha
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Baixada Fluminense, Rua da Lama, Cultura, Comunicação, Territorialidade
[Trabalho]



1148-1 - DO ESQUENTA! AO TAMANHO FAMÍLIA: ANÁLISE SOBRE A REPRESENTAÇÃO CULTURAL NOS PROGRAMAS E A POLARIZAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA
Ana Catarina dos Santos Holtz
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação e consumo, cultura do consumo, culturas urbanas, Esquenta!, Tamanho Família
[Trabalho]



330-1 - DO SUBÚRBIO PARA A ZONA SUL: VENDA DA FAMOSA BATATA DE MARECHAL EM GASTROBAR DE BOTAFOGO CRIA POLÊMICA NA REDE
Mônica Nunes Neustadt
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Marechal Hermes, Batata de Marechal, polêmica, Suburbano da Depressão
[Trabalho]



662-1 - ESTETIZANDO A MEMÓRIA AFETIVA: CIDADE, MEMÓRIA E NARRATIVA NAS CRÔNICAS MUSICAIS DE CARUARU
Amilcar Almeida Bezerra, Luiz Claudio Ribeiro Sales Fonseca
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Musica, Cidade , Caruaru, Memória , Narrativa
[Trabalho]



63-1 - FERVOGRAFIA: FERVO, COMUNICAÇÃO E “BONS ENCONTROS” NUM SHOW DE LINN DA QUEBRADA
Thiago Tavares das Neves
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  fervografia, cartografia, afeto, fervo, Linn da Quebrada
[Trabalho]



1250-1 - LITERATURA POP FEMININA: AS FÃS DE ROMANCE NO BRASIL
Giovana Santana Carlos
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cultura de fãs, cultura urbana, literatura, romance, histórias de amor
[Trabalho]



1593-1 - MARKETING DE CONTEÚDO COMO FERRAMENTA INOVADORA PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROJETO WASHED BY THE SEA
João Renato de Souza Coelho Benazzi
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Marketing de conteúdo, conteudo audiovisual, consumo, marketing de experiência, Comunicação
[Trabalho]



1609-1 - MCS MULHERES DE PORTO ALEGRE, AUTOPROMOÇÃO MIDIÁTICA E O DIREITO À CIDADE: CONFLITOS, NEGOCIAÇÕES E MOEDAS DE TROCA
Guilherme Barbacovi Libardi
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  funk, mulher, cidade, mídia
[Trabalho]



25-1 - MESTRE MOA DO KATENDÊ, ATO NA PRAÇA DA REPÚBLICA: LÁGRIMAS DOS GUERREIROS NEGROS DA CAPOEIRA
João Marcelo Flores de Bras, Rose Reis de Souza
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Derivas urbanas, Capoeira, Resistência, Corporalidades, São Paulo
[Trabalho]


 
1930-1 - MUSEU DO AMANHÃ E O MANIFESTO FUTURISTA: UMA REFLEXÃO SOBRE O CONSUMO DISCURSIVO DE TEMPORALIDADES E ESPACIALIDADES
Sheila Mihailenko Chaves Magri
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, consumo discursivo, temporalidades, fantasmagorias, heterotopias
[Trabalho]


 
1291-1 - NEOLIBERALISMO, IDENTIDADE E PRECONCEITO: DISCURSOS SOBRE O NORDESTE NAS ELEIÇÕES DE 2018
Amanda Rezende Lopes, Laís Giupponi de Souza Silva
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação, culturas urbanas, identidade cultural, Nordeste, preconceito
[Trabalho]


 
1908-1 - NERDS X GEEKS: IDENTIDADES FRONTEIRIÇAS ENTRE A CULTURA E O CONSUMO
Eric de Carvalho
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  nerd, geek, cultura de mídia, consumo, mídia
[Trabalho]



882-1 - NOTICIÁRIO EXPANDIDO PARA A SAPUCAÍ: O PODER DA NARRATIVA CARNAVALIZADA PARA O JORNALISMO POLÍTICO
Rafael Otávio Dias Rezende, Marco Aurélio Reis
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  narrativa, escola de samba, política, funk, comunicação
[Trabalho]



1246-1 - OS MODOS DE REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO FEMININO NA PUBLICIDADE URBANA: UM ESTUDO DOS OUTDOORS DE NATAL-RN
Patrícia de Souza Nunes
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Consumo, Publicidade, Outdoor, Mulher, Corpo
[Trabalho]



246-2 - PALAVRA, PROFANAR E (RE)EXISTIR NO ESPAÇO PÚBLICO: CORPOS DISSIDENTES NO CENTRO DE SÃO PAULO
Gabriela Cleveston Gelain
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  corpo, slam poetry, culturas urbanas, espaço público, queer
[Trabalho]



742-1 - PAULISTA ABERTA E ARTE PÚBLICA: SOBRE DERIVAS E TERRITORIALIDADES NO ESPAÇO URBANO
Lucimara Rett, Priscila Miranda Bezerra
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Culturas Urbanas, Territorialidades, Derivas, Música de Rua, Paulista Aberta
[Trabalho]



1378-1 - PÉRIPLOS E PALIMPSESTOS: A EXPERIÊNCIA DAS DERIVAS NO ESTUDO DE COMUNICAÇÃO E CULTURAS URBANAS
Felipe Luna Silvatti, João Marcelo Flores de Bras, Lucimara Rett
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Culturas Urbanas, Cidades, Etnografia de rua, Transurbância, Derivas Urbanas
[Trabalho]



1127-1 - PRÁTICAS CULTURAIS URBANAS: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS ARMYS FÃS DO GRUPO DE K-POP BTS
Aline Gomes Santana, Maria Salett Tauk Santos
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Army, BTS, Fãs, Culturas urbanas, K-pop
[Trabalho]



1249-1 - REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES FEMININAS NO RAP: AS PROTAGONISTAS DO DOCUMENTÁRIO “MINAS DOS BECOS DO MONTE”
Flavi Ferreira Lisbôa Filho
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Estudos Culturais, representações, identidades femininas, rap, documentário
[Trabalho]



1890-1 - SLAM DAS MINAS RJ: A ARTICULAÇÃO DAS MULHERES PELA POESIA E PELO TERRITÓRIO
Andréa Almeida de Moura Estevão, Ana Clara Veloso, Fabiano Lacombe, Thaissa Maia, Santiago Naranjo
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Slam das Minas, ativismo cultural, cidade aberta, territorialidades, heterotopia
[Trabalho]



2231-2 - SURFANDO A 4ª ONDA: NEGOCIAÇÕES NA REPRESENTAÇÃO DO FEMINISMO EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DA EMPRESA AVON COM KAROL CONKA
Mariah Christine Rafael Guedes da Silva
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Avon, Circulação, Consumo, Femvertising, Karol Conka
[Trabalho]



1958-1 - TRABALHO DE CAMPO E SEU TEXTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE ALTERIDADE EM UMA PESQUISA COM BLOCOS DE CARNAVAL
Fabiano Thomaz Lacombe
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cartografia, etnografia, metodologia
[Trabalho]



808-1 - TRABALHO DE RUA, ESTIGMA E BIOPOTÊNCIA: TAPAR O ROSTO COMO PERFORMANCE URBANA DOS ENGRAXATES DE LA PAZ
Caio Dayrell Santos
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Traballho de Rua, Máscara, Culturas Urbanas, Bolívia, Engraxate
[Trabalho]



1093-1 - TROCAS DE EXPERIÊNCIAS VIA BASES DIGITAIS: UMA CULTURA COMUNICACIONAL CONTEMPORÂNEA BASEADA NA CONFIANÇA E NA MUTUALIDADE
Fernanda E. Budag
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Consumo, Tecnicidades
[Trabalho]



1310-1 - VTS CREW: PERCURSOS NO BAIRRO PARQUE DOIS IRMÃOS E NA REDE
Fernanda de Façanha e Campos
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Culturas Urbanas, Graffiti, VTS Crew, Comunicação, Etnografia
[Trabalho]



641-1 - “TÁ NO JORNAL, TÁ NA RUA”: PASTICHES E PAISAGENS ESTRANGEIRAS NA FISIONOMIA URBANA CONTEMPORÂNEA DE BELÉM DO PARÁ, NA AMAZÔNIA
Enderson Geraldo de Souza Oliveira
Área: GP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Belém do Pará, jornais, cidade, estrangeirismos, experiência
[Trabalho]