42º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém-PA - 2 a 7 de setembro de 2019

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT8-CR: GP Comunicação e Religião
[Voltar]

 

100-1 - A COMUNICAÇÃO SOCIAL NOS DOCUMENTOS CONCLUSIVOS DAS CONFERÊNCIAS GERAIS DO CELAM: UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM CONSTRUÇÃO
Ricardo Costa Alvarenga, Dimas A. Kunsch
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Comunicação Social, Igreja Católica, Igreja e Comunicação, América Latina, Celam
[Trabalho]


 
432-1 - ANÁLISE DISCURSIVA DA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE OS EVANGÉLICOS: UMA REVISÃO
Mariana Freitas Alvim
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Evangélicos, jornalismo, análise de discurso, estereótipos
[Trabalho]



371-1 - CANDOMBLÉ E MÍDIAS DIGITAIS: SOBRE A PUBLICIZAÇÃO DO SAGRADO E DO PRIVADO NA INTERNET
Ricardo Oliveira de Freitas
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  candomblé, redes sociais, mídias digitais, religiões afro-brasileiras
[Trabalho]


 
1314-1 - COMUNICABILIDADE, INCOMUNICABILIDADE E O DEBATE INTER-RELIGIOSO NO MOVIMENTO HARE KRISHNA: UMA INTERPRETAÇÃO POSSÍVEL
William de Araújo Correia
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  comunicação e religiosidade, religião e comunicabilidade, Movimento Hare Krishna, comunicação e dialogicidade, hinduísmo
[Trabalho]


 
1814-1 - COMUNICAÇÃO NA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA E A OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES NA AMÉRICA LATINA
Elaine Rodrigues Dal Gobbo, Edgard Rebouças
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  comunicação, Igreja Católica, América Latina
[Trabalho]


 
1948-1 - IGREJAS EM EVIDÊNCIA: ABORDAGEM DE TEMAS RELIGIOSOS EM GRANDES EXPEDIENTES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS NO ANO DE 2018
Muriel Felten Pinheiro
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Comunicação e religião, Comunicação pública, Debate público, Interesse público, Messianismo
[Trabalho]



557-1 - LEITURA CRÍTICA DAS MENSAGENS DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2018 À LUZ DA CULTURA DO ENCONTRO E CAPACIDADE DE ESCOLHA
Joana Terezinha Puntel, Luís Henrique Marques
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Papa Francisco, Dia Mundial Comunicações, Cultura do encontro, Mídia
[Trabalho]


 
770-1 - MIDIATIZAÇÃO DO MOVIMENTO NOVA ERA: RELIGIÃO E RACIONALIDADE CIENTÍFICA ARTICULADAS PARA AS LÓGICAS DA MÍDIA
Francys Albrecht da Rosa, Aline Roes Dalmolin
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  religiosidade, midiatização, física quântica, nova era, esoterismo
[Trabalho]



541-1 - MÍDIA E FÉ SERTANEJA: O ARMORIAL A PARTIR DO CATOLICISMO SERTANEJO SUASSUNIANO E SUAS RELAÇÕES COM O MASSIVO
Ana Paula Campos Lima
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  comunicação, religião, catolicismo, Movimento Armorial
[Trabalho]



1964-1 - NARRAR A SI PELO OUTRO: A IDENTIDADE NARRATIVA DA IGREJA UNIVERSAL NA PROGRAMAÇÃO IURD
Marco Túlio de Sousa
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Igreja Universal, Narrativa, Midiatização da Religião
[Trabalho]


 
519-1 - NEOPENTECOSTALISMO, IMAGINÁRIO MIDIÁTICO E CAPITAL: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO DINHEIRO NO PROGRAMA "SHOW DA FÉ"
Guibson Dantas
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Neopentecostalismo, Dinheiro, R. R. Soares, Igreja da Graça, Representações Sociais
[Trabalho]


 
756-1 - NOTAS SOBRE A RELIGIOSIDADE TECNOLÓGICA
Carlos Eduardo Souza Aguiar
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  tecnologia, misticismo, redes digitais, sagrado
[Trabalho]



1104-1 - O TRAJETO ANTROPOLÓGICO NOS FILMES DE SCI-FI: UM ESTUDO DO FILME MATRIX NA PERSPECTIVA DA MITOCRÍTICA
Jorge Miklos
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Comunicação, Religião, Imaginário, Mitocrítica, Matrix
[Trabalho]


 
1162-1 - O YOUTUBE É MEU PASTOR E ELE POSTARÁ: EVANGELIZAÇÃO NOS CANAIS BRASILEIROS FAFISMELO E FABIBERTOTTI
Thais Luiza Oliveira Gomes Rivero, Allysson Viana Martins
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  YouTube, Evangelização, Youtuber, Internet , Religião
[Trabalho]


 
1234-1 - OS 5 PECADOS DA ALIMENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA: NOS LIMITES DA COMIDA DE VERDADE
Bruno Anselmo da Silva, Karla Regina Macena Pereira Patriota
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  alimentação, comida de verdade, consumo, ética, religião
[Trabalho]


 
509-1 - PRESENÇA DOS EVANGÉLICOS NA INTERNET: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA ECOSSISTÊMICA EM ANÁLISE AOS SITES DAS IGREJAS MUNDIAL DO PODER DE DEUS E UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
William Costa da Silva
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  neopentecostais, internet, ecossistemas comunicacionais, religião, comunicação
[Trabalho]


 
51-1 - RELIGIÕES, MIDIATIZAÇÃO E POLÍTICA: O CASO DOS EVANGÉLICOS BRASILEIROS
Magali do Nascimento Cunha
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  midiatização, religião, política, evangélicos, ativismo digital
[Trabalho]


 
1923-1 - SANTIDADE SEM ALTAR: A CULTURA DO BUMBA-MEU-BOI A MIDIATIZAÇÃO EM TORNO DE SÃO MARÇAL
Antonio Jorlan Soares de Abreu
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  culltura, igreja, midiatização, religião, são marçal
[Trabalho]



1584-1 - UM OLHAR DO JORNALISMO SOBRE O RELIGIOSO: COBERTURA SOBRE ATUAÇÃO DO PAPA FRANCISCO NA REAPROXIMAÇÃO ENTRE EUA E CUBA
Adilson Rodrigues da Nóbrega
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Carisma, Newsmaking, Diplomacia, Pluralismo Religioso, Catolicismo
[Trabalho]



1836-1 - UM ROLÊ NA CENA UNDERGROUND/ALTERNATIVA CRISTÃ NO ACRE
Giselle Xavier D Avila Lucena
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Identidade, culturas undergrounds, movimento cristão, Acre
[Trabalho]



449-1 - YOUTUBERS EVANGÉLICAS NAS REDES SOCIAIS: O CASO FABÍOLA MELO
Patricia Garcia Costa
Área: GP Comunicação e Religião
Palavras-chave:  Youtuber Evangélica, Redes Sociais Digitais, Fabíola Melo
[Trabalho]