43º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Evento virtual - Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador-BA - 1º a 10 de setembro de 2020

ISSN: 2175-4683

ApresentaÇÃo

Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?

Em 2020, o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), foi realizado de 1º a 10 de dezembro em formato virtual, com o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta foi a primeira vez na história do congresso que ele aconteceu de forma virtual, decisão tomada diante dos desafios impostos pela pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo, que inviabilizam a reunião presencial de milhares de pessoas.

A realização virtual do congresso nacional em 2020 tem o intuito de manter a contribuição da Intercom para a constituição do campo científico na área de Ciências Sociais Aplicadas, em interface com diversos campos do conhecimento, inclusive pela natureza interdisciplinar inscrita em seus princípios constitutivos.

O tema do Intercom 2020: “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?” é um chamamento à reflexão científica acerca da zona cinzenta entre extremos na qual nos encontramos. No título, expressa-se a intenção primeira do evento: revisitar o Relatório MacBride quatro décadas após seu lançamento, em um ambiente de intensas mutações no universo comunicacional.

A proposta do Intercom 2020 foi, portanto, convidar a comunidade científica a uma reflexão sobre o mundo, o Brasil e suas muitas vozes, e as imbricações dessa importante temática para o atual momento vivido no País.

Sobre o tema

Os dilemas da interação humano-máquina típicos da ficção científica nunca foram tão reais. Avanços no campo da tecnologia da informação e da comunicação intensificam a superação de barreiras espaço-tempo e conectam indivíduos em escala inimaginável. Essas mesmas tecnologias, porém, promovem o controle quase que absoluto da vida social, cultural, econômica e política, por meio de sofisticados sistemas automatizados de coleta, análise e fluxo de dados.

As contradições e distorções que emergem desse cenário estão historicamente presentes na pauta da Intercom ao longo dos seus 43 anos, investigadas sob múltiplas perspectivas em suas ações e grupos de pesquisa. Neste momento, porém, diante da dimensão e influência que têm adquirido, urge ressaltá-las como tema central do congresso 2020. “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?” é um chamamento à reflexão científica acerca da zona cinzenta entre extremos na qual nos encontramos. No título, expressa-se a intenção primeira do evento: revisitar o Relatório MacBride após quatro décadas do seu lançamento, em um ambiente de intensas mutações no universo comunicacional.

Em 1980, o documento elaborado pela Unesco apresentava o resultado de um ousado e amplo debate realizado pela Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação, presidida pelo Prêmio Nobel da Paz de 1974, Seán MacBride, e composta por especialistas de 16 países, entre eles o jornalista e escritor Gabriel García Márquez. O relatório intitulado originalmente Many voices, one world: communication and society today and tomorrow foi publicado em português, em 1983, com o título Um mundo e muitas vozes: comunicação e informação na nossa época, e anunciava as bases para uma nova ordem mundial da informação e da comunicação (Nomic), a qual seria mais democrática, justa e eficiente, que respeitaria ao mesmo tempo a pluralidade, a diversidade e a identidade dos processos e fluxos comunicacionais. Os desafios foram cuidadosamente mapeados pela comissão, bem como as estratégias para superá-los. Ao apontar quais caminhos seguir, o horizonte utópico apresentado pelo estudo soava factível.

O Relatório MacBride foi tão propositivo e democrático em termos de uma maior participação da sociedade e de países periféricos na produção e circulação de conteúdos comunicacionais, tais como jornalismo, entretenimento, formação e cultura, que, como forma de protesto, os Estados Unidos se retiraram da Unesco. A alegação foi de que as recomendações do documento prejudicavam seu comércio internacional de bens culturais e informacionais. Resultado: os caminhos apontados pelo relatório jamais chegaram e ser efetivamente implementados, sequer pelos demais países.

Nessas últimas quatro décadas, o ambiente da comunicação mudou significativamente e os desafios se intensificaram ou se transfiguraram. Surgiram e se consolidaram grandes corporações especializadas em produzir, minerar e refinar aquela que passou a ser uma das principais mercadorias em tempos pós-industriais: a informação. O mecanismo do seu funcionamento reside basicamente em três elementos: (i) o uso de aparelhos móveis em escala global com acesso à internet; (ii) a explosão das mídias sociais; (iii) e a desconfiança em relação às instituições democráticas. Seus proprietários adquirem status de chefes de Estado a impor uma governança (des)regulatória global, que não apenas desafia a soberania de países como coloca em xeque a própria pertinência da ideia de Estado-nação.

No ritmo frenético das redes sociais digitais, novas relações de poder são estruturadas a reforçar assimetrias e desigualdades em termos de fluxos comunicacionais. A instrumentalização das interações sociais se evidencia como ferramenta estratégica indispensável ao capitalismo de dados, em que diversidade de vozes e pluralismo de pontos de vista flutuam ao sabor do mercado.

Assim, expectativas de democratização da comunicação perdem espaço para a construção de uma espécie de modelo panóptico ideal, de tal forma que a palavra “controle” passa a adjetivar os mais diversos fenômenos nesse cenário – da publicidade à própria democracia. Populariza-se, portanto, a hipótese segundo a qual vivemos uma distopia sem precedentes. Será que não já se passou o momento de se propor uma nova-Nova Ordem Mundial da Informação e da Comunicação?

É preciso ir além da dicotomia e problematizar, conforme sugerido pelo tema do congresso, "Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?". Se a realidade se impõe por vezes desanimadora, revisitar o Relatório MacBride é buscar inspiração para persistir por um mundo mais justo, mais humano, mais democrático e menos instrumentalizado. A despeito das contingências adversas, é missão da ciência e de nós, cientistas da Comunicação, fazer deste um mundo melhor, por meio da investigação com rigor teórico-metodológico e do compartilhamento de conhecimento qualificado.

Esse desafio é assumido pela Intercom, entidade comprometida com a interdisciplinaridade e, por isso, com as múltiplas dimensões por meio das quais é possível interpretar, explicar e apresentar soluções aos mais variados problemas da sociedade. A compreensão dos fenômenos associados a esse cenário pressupõe a comunicação como chave-analítica incontornável.

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Presidente
Giovandro Marcus Ferreira (UFBA/Intercom)

Coordenação Geral
Nair Prata (Ufop/Intercom)
Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA/Intercom)

Coordenação Adjunta
Sônia Caldas Pessoa (UFMG/Intercom)
Fábio Sadao Nakagawa (UFBA)

Comissão organizadora
Adriano de Oliveira Sampaio (UFBA)
Annamaria da Rocha Palácios (UFBA)
Claudiane de Oliveira Carvalho Sampaio (FSBA)
Cristina Cunha (Uneb)
Dayanne Pereira (UFBA)
Fábio Sadao Nakagawa (UFBA)
Fernando Ferreira de Almeida (Intercom)
Genio Nascimento (UAM/Intercom)
Giovandro Marcus Ferreira (UFBA/Intercom)
Janine Falcão (UFBA)
José Roberto Severino (UFBA)
Juliano Domingues da Silva (Unicap)
Juliana Linhares (UFBA)
Leonardo Costa (UFBA)
Lidiane Lima Pinheiro (Uneb)
Marcelo Briseno Marques de Melo (Intercom)
Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro (UFBA)
Marcos Oliveira Carvalho (UFBA)
Maria do Carmo Silva Barbosa (Estácio/Intercom)
Nair Prata Moreira Martins (Ufop/Intercom)
Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (Cecult/UFRB)
Renata de Paula Trindade Rocha de Souza (UFBA)
Rodrigo Rossoni (UFBA)
Roseli Aparecida Figaro Paulino (USP/Intercom)
Sérgio Sobreira (UFBA)
Sônia Caldas Pessoa (UFMG/Intercom)
Suzana Oliveira Barbosa (UFBA)
Tarcisio de Sá Cardoso (UFBA)
Thaiane Alves Torres (Intercom)
Washington José de Souza Filho (UFBA)

Comissão de trabalho
Fábio Sadao Nakagawa (UFBA)
Fernando Ferreira de Almeida (Intercom)
Genio Nascimento (UAM/Intercom)
Giovandro Marcus Ferreira (UFBA/Intercom)
Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA)
Juliano Domingues da Silva (Unicap)
Maria do Carmo Silva Barbosa (Intercom)
Nair Prata Moreira Martins (Ufop/Intercom)
Sônia Caldas Pessoa (UFMG/Intercom)
Suzana Oliveira Barbosa (UFBA)
Tarcisio de Sá Cardoso (UFBA)
Thaiane Alves Torres (Umesp/Intercom)

Adriana Cristina Omena dos Santos (UFU/Intercom)
Anamaria Fadul (Intercom)
Ariane Carla Pereira Fernandes (Unicentro/Intercom)
Cicilia Maria Krohling Peruzzo (UERJ/Intercom)
Cristiane Finger Costa (PUCRS/Intercom)
Daniela Cristiane Ota (UFMS/Intercom)
Felipe Pena de Oliveira (UFF/Intercom)
Giovandro Marcus Ferreira (UFBA/Intercom)
Juliano Mendonça Domingues da Silva (Unicap/Intercom)
Marcelo Briseno Marques de Melo (Umesp/Intercom)
Margarida Maria Krohling Kunsch (USP/Intercom)
Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP/Intercom)
Nair Prata Moreira Martins (Ufop/Intercom)
Nelia Rodrigues Del Bianco (UnB/UFG/Intercom)
Roseli Aparecida Figaro Paulino (USP/Intercom)
Roseméri Laurindo (Furb/Intercom)
Sandro Adalberto Colferai (Unir/Intercom)
Sônia Caldas Pessoa (UFMG/Intercom)
Sonia Maria Ribeiro Jaconi (Intercom)

Coordenação Geral: Nair Prata Moreira Martins (Ufop)

DT 1 - JORNALISMO

Gêneros Jornalísticos
Coordenação: Marli dos Santos (FCL)
Vice: Clarissa Clarissa Josgrilberg Pereira (Furb)

História do Jornalismo
Coordenação: Beatriz Corrêa Pires Dornelles (PUCRS)

Jornalismo Impresso
Coordenação: Avelina Oliveira de Castro (UFPA)

Teoria do Jornalismo
Coordenação: Monica Martinez (Uniso)
Vice: Marcos Paulo da Silva (UFMS)

Telejornalismo
Coordenação: Edna de Mello Silva (Unifesp)
Vice: Flávio Antônio Camargo Porcello (UFRGS)

DT 2 - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Publicidade e Propaganda
Coordenação: Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (UFG)
Vice: Eneus Trindade Barreto Filho (USP)

DT 3 - RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Coordenação: Isaura Mourão Generoso (UFRGS)
Vices: Daniel Reis Silva (UFMG)

DT 4 - COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

Cinema
Coordenação: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (UFRJ)
Vice: Luiza Cristina Lusvarghi (Unicamp)

Ficção Seriada
Coordenação: Ligia Maria Prezia Lemos (USP)
Vice: Larissa Leda Rocha (UFMA)

Fotografia
Coordenação: Ana Taís Martins Portanova Barros (UFRGS)

Rádio e Mídias Sonoras
Coordenação: Marcelo Kischinhevsky (UFRJ)
Vice: Debora Cristina Lopez (Ufop)

Estudos de Televisão e Televisualidades
Coordenação: Gustavo Daudt Fischer (Unisinos)
Vice: Francisco Machado Filho (Unesp)

DT 5 - COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

Comunicação e Cultura Digital
Coordenação: William Fernandes Araújo (Unisc)
Vice: Caio César Giannini Oliveira (PUCMG)

Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas
Coordenação: Alan César Belo Angeluci (USCS)
Vices: Carlos Henrique Sabino Caldas (UEMG) e Marcio Carneiro dos Santos (UFMA)

Games
Coordenação: Emmanoel Martins Ferreira (UFF)
Vice: Ivan Mussa Tavares Gomes (UFRN)

DT 6 - INTERFACES COMUNICACIONAIS

Comunicação e Culturas Urbanas
Coordenação: Simone Luci Pereira (Unip)
Vice: Thiago Tavares das Neves (ESPM)

Comunicação e Educação
Coordenação: Rose Mara Pinheiro (UFMS)
Vice: Ana Luisa Zaniboni Gomes (USP/ Oboré/ IVH)

Comunicação e Esporte
Coordenação: José Carlos Marques (Unesp)
Vice: Tatiane Hilgemberg Figueiredo (UFRR)

Comunicação, Música e Entretenimento
Coordenação: Felipe da Costa Trotta (UFF)
Vice: Nadja Vladi Cardoso Gumes (UFRB)

Produção Editorial
Coordenação: Bruno Guimarães Martins (UFMG)
Vice: José de Souza Muniz Júnior (Cefet-MG)

Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade
Coordenação: Maria Érica de Oliveira Lima (UFC)
Vice: Marcelo Sabbatini (UFPE)

Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
Coordenação: Katia Lerner (Fiocruz)
Vice: Arquimedes Pessoni (USCS)

DT 7 - COMUNICAÇÃO, ESPAÇO E CIDADANIA

Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local
Coordenação: Magnolia Rejane Andrade dos Santos (Ufal)
Vice: Maria Salett Tauk Santos (UFRPE)

Comunicação para a Cidadania
Coordenação: Pablo Nabarrete Bastos (UFF)
Vice: Suelen Aguiar (Umesp)

Geografias da Comunicação
Coordenação: Roberta Brandalise (FCL)
Vice: Daniela Cristiane Ota (UFMS)

América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais
Coordenação: Jane Aparecida Marques (USP)
Vice: Sandro Adalberto Colferai (Unir)

Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros
Coordenação: Gabriela Machado Ramos de Almeida (ESPM-SP)
Vice: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho (UFRB)

DT 8 - ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Comunicação, Imagem e Imaginários
Coordenação: Adriana Cristina Omena dos Santos (UFU)

Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão
Coordenação: Andrea Limberto Leite (USP)

Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Coordenação: Manoel Dourado Bastos (UEL)

Políticas e Estratégias de Comunicação
Coordenação: Elen Cristina Geraldes (UnB)

Semiótica da Comunicação
Coordenação: Nísia Martins do Rosário (UFRGS)
Vice: Fátima Aparecida dos Santos (UnB)

Teorias da Comunicação
Coordenação: Claudiane de Oliveira Carvalho Sampaio (UFBA/FSBA)
Vice: Márcio Telles da Silveira (UFRGS)

Comunicação e Religião
Coordenação: Magali do Nascimento Cunha (Intercom)
Vice: Ricardo Costa Alvarenga (Umesp/Estácio São Luís)

Coordenação geral: Sônia Caldas Pessoa (UFMG)

Jornalismo
Coordenação: Hendryo Anderson André (UP/UFSC)

Publicidade e Propaganda
Coordenação: Vanessa Cardozo Brandão (UFMG)

Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Coordenação: Fábia Pereira Lima (UFMG)

Comunicação Audiovisual
Coordenação: Kátia de Lourdes Fraga (UFV)
Vice: José Tarcísio Oliveira Filho (UFRR)

Multimídia
Coordenação: Mayra Fernanda Ferreira (USC/Unesp)

Interfaces Comunicacionais
Coordenação: Dario Brito Rocha Júnior (Unicap)
Vice: Vinícius Ferreira (UFRJ)

Comunicação, Espaço e Cidadania
Coordenação: Suzana Cunha Lopes (UFPA)

Estudos Interdisciplinares
Coordenação: Allyson Viana Martins (Unir)
Vice: André Kron Marques Zapani (UFPR)

Coordenação geral: Ariane Carla Pereira (Unicentro)

Categoria Jornalismo
Coordenação: Mirna Tonus (UFU)

Categoria Publicidade e Propaganda
Coordenação: João Carlos Picolin (Claretianos)

Categoria Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Coordenação: Lirian Maria Meneghel (Intercom)

Categoria Cinema e Audiovisual
Coordenação: Genio Nascimento (UAM/Intercom)

Categoria Produção Transdisciplinar
Coordenação: Aleta Tereza Dreves (Ufac)

Categoria Rádio, TV e Internet
Coordenação: Marcelo Briseno Marques de Melo (Umesp/Intercom)

Assessoria de comunicação da Intercom
Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA)
Mariana Leite

Promoção
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom

Realização
Universidade Federal da Bahia– UFBA

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Appris Editora

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - Conj. 36/38 - Bela Vista
01318-002 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 3892 7558
URL: portalIntercom.org.br

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Faculdade de Comunicação da UFBA - FACOM
R. Barão de Jeremoabo, s/n - Ondina
40301-110 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: +55 (71) 3283-6174
URL: facom.ufba.br