Trabalhos


Área: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
[Voltar]

 
1508-1 - A BARBÁRIE TAMBÉM ESTÁ NA WEB: UMA REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA NO YOUTUBE À LUZ DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO
Vanessa Cristina Araújo Cavalcanti de Albuquerque (Universidade Católica de Pernambuco)
Orientador/coordenador: João Evangelista Tude de Melo Neto

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Dialética do Esclarecimento, Internet, Youtube, Vídeos de Violência
[Trabalho]


 
1774-1 - A COEXISTÊNCIA DA SEMIÓTICA ENTRE A NARRAÇÃO E A DISSERTAÇÃO: EXEMPLOS DA LITERATURA MODERNISTA DE OSWALD DE ANDRADE
Aldilene Clemente da Silva (Universidade Federal de Alagoas)
Orientador/coordenador: José Aloísio Nunes de Lima

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Dissertação, Narração, Semiótica
[Trabalho]


 
1008-2 - A CONVERGÊNCIA DO OLHAR: ANÁLISE TRANSMIDIÁTICA DO HOMEM-ARANHA
Fernanda Simplicio dos Santos (Universidade Federal do Cariri); Jainara de Sousa Sabino (Universidade Federal do Cariri)
Orientador/coordenador: Alessandro Wilson Gonçalves Reinaldo Fernandes

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Transmídia, Convergência , Homem-Aranha, HQs, Cinema
[Trabalho]


 
1120-1 - A DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA ANIMAÇÃO HORA DE AVENTURA: UMA ANÁLISE MULTIMODAL DA PERSONAGEM PRINCESA JUJUBA
Alexandre Ferrari Anibal (Universidade Federal de Alagoas)
Orientador/coordenador: Magnolia Rejane Andrade dos Santos

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Desenho animado, Estereótipo de gênero, Hora de Aventura, Princesa Jujuba, Multimodal
[Trabalho]


 
1464-1 - A INFLUÊNCIA E O CONSUMO DOS PERSONAGENS MIDIÁTICOS NO FILME O SHOW DE TRUMAN
Antonia Camila de Souza Santos Gomes (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Luana Laise de Araujo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Orientador/coordenador: Maria Soberana de Paiva

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  O show de Truman: o show da vida, Olimpianos, Mídia, Consumo
[Trabalho]


 
382-1 - A LITERATURA ORAL COMO REPRESENTAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA: O POETA JOÃO BATISTA E A TEORIA DO NEOCORDEL.
Emanuele de Freitas Bazilio (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Orientador/coordenador: Adriano Lopes Gomes

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cultura, Folkcomunicação, Literatura oral, Neocordel
[Trabalho]


 
1034-1 - A PRODUÇÃO DE LOCALIDADE EM VIDEOCLIPES DE FORRÓ VEICULADOS NO YOUTUBE: UM EXERCÍCIO EXPLORATÓRIO DE ANÁLISE
Louzianne Neves dos Anjos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Letícia Leite de Paiva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Kalianny Bezerra de Medeiros (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Orientador/coordenador: Juciano de Sousa Lacerda

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Forró, Mediação do local, Natal, Procad, Translocalidade
[Trabalho]


 
425-1 - ATRAVÉS DO ESPELHO NEGRO: A SOCIEDADE SEGUNDO A SÉRIE BLACK MIRROR
Antonia Nirvana Gregorio Lima (Universidade Federal do Cariri)
Orientador/coordenador: Aleksandro Wilson Gonçalves Reinaldo FERNANDES

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Série, Sociedade do Espetáculo, Imagem, Telemorfose
[Trabalho]


 
527-1 - BENCHMARKING E REDES SOCIAIS: AS INTERAÇÕES ENTRE EMPRESÁRIOS JUNIORES NO FACEBOOK
Maria Karolina de Souza Silva (Universidade Federal da Paraíba); Kamylla Silva Rodrigues (Universidade Federal da Paraíba); Pedro Paulo Cardoso Monteiro Formiga (Universidade Federal da Paraíba); Luis Augusto de Carvalho Mendes (Universidade Federal da Paraíba)
Orientador/coordenador: Luis Augusto de Carvalho Mendes

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Benchmarking, Empreendedorismo, Empresa Júnior, Facebook, Redes Sociais
[Trabalho]


 
664-1 - CHICK LIT: A CULTURA DE MASSA E A OBSESSIVA BUSCA PELO AMOR
Marcela de Lima Ferreira (Universidade Católica de Pernambuco); Carla Patrícia Pacheco Teixeira (Universidade Católica de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Carla Patrícia Pacheco Teixeira

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Chick lit, conto de fadas, príncipe encantado, amor, cultura de massa
[Trabalho]


 
736-1 - COMUNICAÇÃO E CULTURA POPULAR: O CONCEITO DE LÍDER DE OPINIÃO NA FOLKCOMUNICAÇÃO E OS CORDÉIS BIOLÓGICOS DO PROFESSOR MARCOS MEDEIROS
Francisco José da Silva Rocha Filho (Universidade Federal do Riogrande do Norte)
Orientador/coordenador: Itamar de Morais Nobre

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  ciência, cultura popular, folkcomunicação, comunicação
[Trabalho]


 
76-1 - COMUNICAÇÃO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCOMUNICATIVA COM JOVENS EM JUAZEIRO DO NORTE - CE
Rejane de Sousa Lima (Rejane de Sousa)
Orientador/coordenador: Milene Madeiro de Lucena

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  educomunicação, Juventude, JornalEmCena.com
[Trabalho]


 
1401-1 - CORPO, VIDA NUA E DOMINAÇÃO BIOPOLÍTICA NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
Bruno Santos Barros Leal (Universidade de Fortaleza); Grace Troccoli Vitorino (Universidade de Fortaleza); Marília Romero Campos (Universidade de Fortaleza)
Orientador/coordenador: Marília Romero Campos

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  biopolítica, corpo, estado de exceção, sociedade do espetáculo, vida nua
[Trabalho]


 
692-1 - CORPOS SOB A REGÊNCIA DO CAPITAL: ANÁLISE DA NOVELA "VERDADES SECRETAS" A PARTIR DE MARTÍN-BARBERO.
Maria Gabriela Gonçalves de Araújo Almeida (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Thiago Soares

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Audiovisual, Cotidiano, Estudos Culturais, Ficção seriada, Telenovela
[Trabalho]


 
1115-1 - CROA: FOTOLIVRO E DESIGN
Letícia Azevedo de Andrade Bombonati (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Daniela Nery Bracchi

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  design gráfico, fotografia, fotolivro, semiótica
[Trabalho]


 
750-1 - CURTIR E COMPARTILHAR: BIOPODER E CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES EM CORPOS TRANSGÊNEROS NO FACEBOOK
Caio de Castro Mello Santos (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Carolina Dantas de Figueiredo

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Biopoder, Facebook, Homens Transgêneros, Masculinidade, Redes Sociais
[Trabalho]


 
1072-1 - DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: A DIFUSÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS DOS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO DO ESTADO DA PARAÍBA.
Sarah Maia de Farias Fernandes (Faculdade Internacional da Paraiba); Rodolpho Raphael de Oliveira Santos (Faculdade Internacional da Paraíba)
Orientador/coordenador: Rodolpho Raphael de Oliveira Santos

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Princípio da Publicidade, Portal da Transparência, Redes Sociais, Informação, Facebook
[Trabalho]


 
1093-1 - DON’T BE A DRAG JUST BE A GAGA: PERFORMANCE DE GÊNERO E CORPO CIBORGUE NA CULTURA POP
Pedro do Nascimento Jordão (Universidade Federal de Pernambuco); Thiago Soares (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Thiago Soares

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Lady Gaga, Ciborgue, Montação, Performance, Cultura POP
[Trabalho]


 
1714-1 - IT’S A MATCH: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS SOFRIDAS PELAS DINÂMICAS DE RELACIONAMENTOS ATRAVÉS DO APLICATIVO TINDER
Larissa Emanuelle Pereira do Vale Maciel (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Pedro Victor do Vale Carlos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Fernando Nicolas de Araújo Melo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Orientador/coordenador: Joseylson Fagner dos SANTOS

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  amor líquido, internet, interatividade, relacionamentos, Tinder
[Trabalho]


 
357-1 - LEGENDERS: UMA LOCOMOTIVA PARA O CONSUMO DE SÉRIES DE TV NA INTERNET
Elis Barbosa Andrade Lima (Universidade Federal de Pernambuco); Débora Eloy Falcão (Universidade Federal de Pernambuco); Lais Rilda dos Santos Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Saile Campos Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Susanne Paula Guerra Farias (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Maria Luíza Nóbrega de Morais

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  legenders, motivação, organização, séries de TV
[Trabalho]


 
716-1 - LEITURA CRÍTICA DA PUBLICIDADE INFANTIL NO CINEMA DE ANIMAÇÃO: UMA PESQUISA-AÇÃO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE, PB
João Paulo Queiroz Xavier Fernandes (Universidade Federal de Campina Grande); Rafael Ferreira Tomé (Universidade Federal de Campina Grande)
Orientador/coordenador: Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cinema, Publicidade, Infância, Consumo, Educomunicação
[Trabalho]


 
1656-1 - LEITURA CRÍTICA DA PUBLICIDADE INFANTIL NO CINEMA DE ANIMAÇÃO: UMA PESQUISA-AÇÃO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE, PB
Rafael Ferreira Tomé (Universidade Federal de Campina Grande); João Paulo Queiroz Xavier Fernandes (Universidade Federal de Campina Grande); Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário (Centro Universitário do Vale do Ipojuca – Unifavip/devry)
Orientador/coordenador: Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cinema, Publicidade, Infância, Consumo, Educomunicação
[Trabalho]


 
537-1 - LIVE FOR THE NIGHT: MÚSICA ELETRÔNICA, TRIBOS E CONSUMO
Alice Diógenes Olimpio Dote Sá (Universidade de Fortaleza)
Orientador/coordenador: Marília Romero Campos

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  consumo, música eletrônica, tribo clubber, tribos urbanas, modernidade
[Trabalho]


 
418-1 - MASS MEDIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Marla Graziela Batalha (Universidade Ceuma); Jadna Patrícia Costa Lins (Universidade Ceuma); Vitor Sampaio Soares (Universidade Ceuma)
Orientador/coordenador: Daiane Bentivi

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Social, Psicologia Social Sócio Histórica, Cultura de Massa, Identidade Social
[Trabalho]


 
1608-1 - MODA CIBORGUE
Rodrigo Lopes Costa (Universidade Federal do Ceará); Hércules Gomes de Lima (Universidade Federal do Ceará)
Orientador/coordenador: José Riverson Araújo Cysne Rios

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Moda, Ciborgue, Corpo, Cibercultura, Teorias
[Trabalho]


 
1709-1 - MODA, CORPO E SUBJETIVAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA CULTURA DE MASSA NA CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE FASHION FEMININA ATRAVÉS DE CROQUIS REALIZADOS EM LOJA DE TECIDOS EM JUAZEIRO DO NORTE – CE
Edla Freitas Ribeiro (Universidade Federal do Cariri)
Orientador/coordenador: Paula Perin

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  corpo, vestimenta, indumentária, moda, consumo
[Trabalho]


 
417-1 - NOVOS CENÁRIOS DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DA CARREIRA DA CANTORA MADONNA ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DE DIVULGAÇÃO DE MÚSICA
Mateus Silomar Melo da Silva (Faculdade Maurício de Nassau); Alan Mangabeira Mascarenhas (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Alan Mangabeira Mascarenhas

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  música, streaming, reconfiguração, cultura pop
[Trabalho]


 
1591-1 - O CAMP E O QUEER COMO RESISTÊNCIA PERFORMÁTICA À HETERONORMATIVIDADE
Bruna Silva Rodrigues (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Francisco das Chagas de Medeiros Júnior (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Orientador/coordenador: Sandro Sousa Soares

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  camp, queer, heteronormatividade, resistência
[Trabalho]


 
368-1 - O GÊNERO DA TATUAGEM: OS SENTIDOS DAS MARCAS NA PELE ATRAVÉS DE HASHTAGS NO INSTAGRAM
Leonardo Chagas Vieira (Centro Universitário do Vale do Ipojuca)
Orientador/coordenador: Carolina Cavalcanti Falcão

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Tatuagem, Masculina, Feminina, Instagram, Gênero
[Trabalho]


 
867-1 - O IMPACTO DO MARKETING DIGITAL NA DIVULGAÇÃO DE EVENTO ACADÊMICO: UMA PESQUISA-AÇÃO
Lucas Barros de Andrade (Universidade de Pernambuco); Ayrton Hascemberg M. Pires (Universidade de Pernambuco); Felipe Xavier de Freitas Gomes (Universidade de Pernambuco); Wylliams Barbosa Santos (Universidade de Pernambuco); Denys Raphael Freire Sousa (Universidade de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Patricia Takako Endo

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  redes sociais, marketing digital, evento acadêmico, comunicação
[Trabalho]


 
1099-1 - O SOFRIMENTO DE ADELE COMO POTÊNCIA DE CONSUMO DO ÁLBUM 21
Saile Campos Silva (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Thiago Soares

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Adele, álbum 21, sofrimento, desilusão amorosa
[Trabalho]


 
229-1 - OLHA! RECIFE: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE TURISMO QUE IMPULSIONA A ERRÂNCIA URBANA E O FLUIR PELA CIDADE?
João Pedro dos Santos Araujo (Faculdade de Comunicação, Tecnologia E Turismo de Olinda); Rebecca de Nazareth Costa Cisne (Facottur)
Orientador/coordenador: Rebecca Cisne

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Turismo, Estado de Fluxo, Errância Urbana, Comunicação
[Trabalho]


 
529-1 - OS NÚMEROS DA VEJA: UMA ANÁLISE SOBRE AS MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS NAS REDES SOCIAIS
Kamylla Silva Rodrigues (Universidade Federal da Paraíba); Igor Alex Duarte de Miranda (Universidade Federal da Paraíba); Maria Karolina de Souza Silva (Universidade Federal da Paraíba); Pedro Paulo Cardoso Monteiro Formiga (Universidade Federal da Paraíba); Luis Augusto de Carvalho Mendes (Universidade Federal da Paraíba)
Orientador/coordenador: Luis Augusto de Carvalho Mendes

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Facebook, Redes Sociais, Manifestações, Veja
[Trabalho]


 
2150-1 - QUANDO O LOOK DO DIA VALE MAIS QUE O PREÇO DA ETIQUETA: UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO DE SLOW FASHION E A CADEIA DE PRODUÇÃO DE MODA.
Raynna Pedrosa de Carvalho (Universidade Federal do Ceará)
Orientador/coordenador: Kleyton Rattes GONÇALVES

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Slow fashion, trabalho, moda, consumo, sustentabilidade
[Trabalho]


 
2272-1 - REGULAÇÃO MIDIÁTICA E ABORDAGEM DO JORNAL NACIONAL NOS DESDOBRAMENTOS POLÍTICOS QUE ANTECEDERAM O IMPEACHMENT 2016
Marcos Vinícius Souza Santana (Universidade do Estado da Bahia); José Carlos de Jesus Lima (Universidade do Estado da Bahia - Uneb)
Orientador/coordenador: GISLENE MOREIRA

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  regulação, mídia, política, comunicação
[Trabalho]


 
86-1 - REPRESENTAÇÕES DA TRADIÇÃO NA CULTURA NORDESTINA: OS VAQUEIROS DA CIDADE DE UNIÃO-PIAUÍ
Sanny Ravanne da Cunha Rêgo (Universidade Estadual do Piauí); Josiel Lima Nascimento (Universidade Estadual do Piauí)
Orientador/coordenador: Leila Lima de Sousa

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cultura Nordestina, Identidade Cultural, Representatividade, União-Piauí, Vaqueiro
[Trabalho]


 
1746-1 - REVENDO O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO POPULAR E AS CONCEPÇÕES SOBRE O ESTUDO DOS MEIOS
Ingrid Marques de Sousa (Universidade Federal de Campina Grande); Juliana Rodrigues de Aquino (Universidade Federal de Campina Grande); Gessiane Maria de Aquino Silva (Universidade Federal de Campina Grande)
Orientador/coordenador: Lígia Beatriz Carvalho de Almeida

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Alternativa, Comunicação para a Educação, Comunicação Popular, Educomunicação
[Trabalho]


 
255-1 - ROTEIRO TURÍSTICO E COMUNICAÇÃO: AS FUNÇÕES DA INTERPRETAÇÃO PATRIMONIAL E GUIAMENTO ROTEIROS DO PROGRAMA “OLHA! RECIFE”
Darcilene Francisca Santana Guggelberger (Faculdade de Comunicação, Tecnologia E Turismo de Olinda); Dione de Ribamar Serejo Esteves (Faculdade de Comunicação, Tecnologia E Turismo de Olinda); Rebecca de Nazareth Costa Cisne (Faculdade de Comunicação, Tecnologia E Turismo de Olinda)
Orientador/coordenador: Rebecca Cisne

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Roteiro Turístico, Guiamento, Interpretação Patrimonial, Comunicação, Programa
[Trabalho]


 
228-1 - ROTEIRO TURÍSTICO E COMUNICAÇÃO: AS FUNÇÕES DA INTERPRETAÇÃO PATRIMONIAL E GUIAMENTO ROTEIROS DO PROGRAMA “OLHA! RECIFE”
Dione de Ribamar Serejo Esteves (Faculdade de Comunicação, Tecnologia E Turismo de Olinda); Darcilene Guggelberger (Facottur)
Orientador/coordenador: Rebecca Cisne

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Roteiro Turístico, Guiamento, Interpretação Patrimonial, Comunicação, Programa "olha! Recife"
[Trabalho]


 
260-1 - TEORIA CULTUROLÓGICA E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR FRENTE AO PRODUTO MUSICAL DA CULTURA DE MASSA: SORRY, BITCH
César Rodrigo Moura Sousa do Nascimento (Universidade Federal da Paraíba)
Orientador/coordenador: Dorneles Daniel Barros Neves

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  teoria culturológica, música pop, cultura de massa, indústria cultural, teorias da comunicação
[Trabalho]


 
2052-1 - “MANDA NUDES”: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DO GRUPO NO FACEBOOK NUDES TOUR GROUP
Bruno Luiz de Oliveira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Samir Magoya de Medeiros Santos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Gleicy Louis Souza Santiago (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Orientador/coordenador: Joseylson Fagner dos Santos

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Nudes tour, Nudez, Redes sociais
[Trabalho]

 



2016 © Todos os direitos reservados à INTERCOM.
Adaltech