XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE

UFMA / Uniceuma / Estácio - São Luís - MX - 30 a 01 de junho de 2019

ISSN: 2177-790X

Trabalhos


Área: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
[Voltar]

 
103-1 - O GROTESCO E O RISÍVEL NA TELENOVELA: ANÁLISE DA PERSONAGEM LUCRÉCIA, EM DEUS SALVE O REI
Ana Beatriz de Azevedo Oliveira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Telenovela, Grotesco, Risível, Deus Salve o Rei, Lucrécia
[Trabalho]


 
1178-1 - #ELENÃO: ANÁLISE DISCURSIVA DE TÍTULOS E SUBTÍTULOS DE NOTÍCIAS VEICULADAS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE 29 DE SETEMBRO
Nayara Nascimento de Sousa (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise de Discurso Crítica, Eleições, Feminismo, Jornalismo, Portais de notícias
[Trabalho]


 
397-1 - 18 ANOS DE HISTÓRIA: A FALSA DEMOCRACIA RACIAL E A PRESENÇA DO NEGRO COMO PROTAGONISTAS NAS TELENOVELAS DAS 8 E 9 DA REDE GLOBO DE 2000 A 2018
Lucas André Ferreira Serejo (Universidade Federal do Maranhão); Joyce Layanne do Nascimento Nunes (Universidade Federal do Maranhão); Luana Kessia Araujo (Universidade Federal do Maranhão); Lucas Melo Vieira (Universidade Federal do Maranhão); Luiz Gabriel Bastos Cutrim (Universidade Federal do Maranhão); Patricia Rakel de Castro Sena (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  democracia racial, mídia, negro, protagonistas, telenovela
[Trabalho]


 
497-1 - A CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DE AMY WINEHOUSE
Calianne Lima Celedonio (Universidade Federal do Ceará); Rauithy Gomes de Oliveira (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Amy Winehouse, Documentário, Indústria Cultural, Mídia, Sociedade do Espetáculo
[Trabalho]


 
777-1 - A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CELEBRIDADE PELO ESCÁRNIO: O CASO GRETCHEN
João Gabriel Lourenço da Silva Santos (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  celebridades, escárnio, humor, memes
[Trabalho]


 
330-1 - A DUPLA JORNADA DE TRABALHO DAS MULHERES NA FEIRA DE CARUARU
Adriele Maria da Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Thalícia Andressa Sousa Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Sheila Borges de Oliveira (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação , Cultura popular , Dupla jornada , Sociedade
[Trabalho]


 
560-1 - A GLAMOURIZAÇÃO DE TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS NA MÍDIA
Ana Claudia Monteiro Dutra (Universidade Católica de Pernambuco); Maria Carolina Maia Monteiro (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  glamourização, romantização, transtornos psicológicos, fotografia, semiótica
[Trabalho]


 
192-1 - A IMAGEM DO VILÃO: VALÊNCIA, ENQUADRAMENTO JORNALÍSTICO E DISPUTA DE PODER NAS ELEIÇÕES DO MARANHÃO EM 2018
Lucio Silva de Jesus (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Flávio Dino, Enquadramento Jornalístico, Imagem, Eleições
[Trabalho]


 
871-1 - A NARRATIVA DA PÓS-MODERNIDADE EM ‘BLOGUEIRINHA DE MERDA’: (DES)CONSTRUÇÃO E CONTRADIÇÃO
Marcelo Augusto Vieira (Universidade Federal da Paraíba); Carolina Marques de Oliveira (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:   pós-modernidade, youtube, blogueira, comunicação
[Trabalho]


 
493-1 - A POMBAGIRA NA MÍDIA: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES DOS JORNAIS EXTRA ONLINE E DIÁRIO DE PERNAMBUCO
João Victor Rodrigues Soares (Universidade de Fortaleza); Cintia da Silva Martins (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  carnaval carioca, pombagira, construção de sentido, representação, jornalismo
[Trabalho]


 
1145-1 - A REPRESENTAÇÃO DO CABELO (CRESPO/CACHEADO) POR YOUTUBERS: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO DO PROCESSO DE EMPODERAMENTO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA MULHER NEGRA
Emanuely Gonçalves de Lima (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Youtube, estética negra, representação, empoderamento, identidade
[Trabalho]


 
274-1 - A SIMBOLOGIA DAS CORES EM AVATAR: A LENDA DE AANG
Suyane Lima Pereira (Universidade Federal do Ceará); Natielly da Silva Batista (Universidade Federal do Ceará); Felipe Mendes Pinto (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  animação, cores, narrativa, semiótica, simbologia
[Trabalho]


 
957-1 - AGRO – A RIQUEZA DO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TECNICIDADE DE MARTÍN BARBERO
Bárbara Lima Martins (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Emilly Hellen Almeida (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Matheus Rufino Ribeiro Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Kathleen Jéssica Gomes Ribeiro (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  cultura, mediações, comunicação, estudos culturais, Barbero
[Trabalho]


 
1316-1 - APROPRIAÇÃO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO E DA DIVERSIDADE SEXUAL NA PUBLICIDADE BRASILEIRA.
Luis Carlos da Silva (Universidade Federal da Paraíba); Suelen Oliveira de Brito (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Apropriação, Afirmação, Identidade de gênero e diversidade sexual, Publicidade
[Trabalho]


 
1552-1 - BATALHA DO DRAGÃO: COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO ATRAVÉS DO RAP
Italo Antonio Gonçalves Oliveira (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  batalha de rap, comunicação, cultura hip hop, experiência, jovens
[Trabalho]


 
546-1 - CAMPANHA PERMANENTE NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA FANPAGE DO GOVERNADOR FLÁVIO DINO
Luana Fonseca Silva (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Campanha permanente, Comunicação política, Midiatização, Redes sociais
[Trabalho]


 
784-2 - CANAL NANDO MOURA E O HUMOR COMO SUPORTE PARA O DISCURSO DE ÓDIO CONTRA AS FEMINISTAS
Louise Penélope Freitas Dias (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Laise Holanda (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Indyra Cibelle Oliveira Costa (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Nando moura, Humor, Limite do humor, Feminismo, Odio
[Trabalho]


 
690-1 - CATÓLICOS HIPERMODERNOS: A TRANSFORMAÇÃO DE MÚSICAS SECULARES EM RELIGIOSAS NO YOUTUBE
Daniel Aloisio dos Santos Silva (Universidade Federal da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  YouTube, Hipermodernidade, Ciberteologia, Igreja Católica
[Trabalho]


 
21-1 - CHIHIRO E VIAGENS DE TREM: ESPAÇOS INTERVALARES NA CULTURA JAPONESA
Felipe Mendes Pinto (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  animê, comunicação, cultura japonesa, espaço intervalar, ma
[Trabalho]


 
1425-1 - CRIMINALIZAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA NO PROGRAMA CIDADE 190
Calebe Rodrigues da Silva (Universidade Federal do Ceará); Helena Martins do Rêgo Barreto (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  adolescências, programas policialescos, violência
[Trabalho]


 
1357-1 - DA ARTE GREGA À “ARTE DEGENERADA”: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO DOCUMENTÁRIO ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO
Rebeca de Melo Dodt (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Semiótica russa, cultura, análise, filme documentário, comunicação
[Trabalho]


 
1031-1 - DEBATES ELEITORAIS EM SÃO LUÍS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELO CANDIDATO EDUARDO BRAIDE NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES 2016
Sammyla Diwlyenne Maciel Machado (Faculdade Estácio de São Luís); Elthon Ranyere Oliveira Aragão (Faculdade Estácio de São Luís)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  política, HGPE, Eduardo Braide, debate eleitoral televisivo
[Trabalho]


 
860-1 - DITADURA MILITAR: A PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA MANUTENÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA
Ana Luiza Domingues Galves (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Censura , Ditadura, Produção Artística
[Trabalho]


 
108-1 - DJ, PUT IT BACK ON: DESIGN DE EMBALAGENS E BRANDING NO K-POP COMO ESTRATÉGIA PARA VENDAS DE CDS
Isadora Carolina Crespo Pereira (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  branding, design de embalagens, k-pop, marketing
[Trabalho]


 
791-1 - DOS BECOS AOS PALCOS INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE CULTURAL DA BANDA SOULVENIR
Giovana Marinho Ferreira (Universidade Federal do Maranhão); Letícia Conceição Martins Cardoso (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Consumo, Globalização, Identidade, Mediações, Música independente
[Trabalho]


 
1382-2 - ELAS SÃO FEIAS E NÓS SOMOS LINDAS: A PERFORMANCE DA IDEOLOGIA DE GÊNERO DA MINISTRA DAMARES NOS VÍDEOS DO CANAL DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO
Amanda Veríssimo da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Luiza Gurgel Queiroz de Almeida (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, mídia independente, ideologia de gênero, ministra, DCM
[Trabalho]


 
1335-1 - ENTREVISTA EM JORNALISMO E EM HISTÓRIA ORAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
Hugo Pereira de Sousa Leite (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Entrevista, História, Jornalismo
[Trabalho]


 
715-1 - FAKE NEWS: UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA DESTE FENÔMENO SOCIAL
Icaro Heron Ferreira da Costa (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  fake news, sociedade do espetáculo, redes sociais, bolhas sociais, comunicação
[Trabalho]


 
467-1 - GÊNERO COMO TEMA DE PESQUISA: UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DOS ARTIGOS PUBLICADOS NAS PRINCIPAIS REVISTAS DA ÁREA DA COMUNICAÇÃO
Gabriela Almeida Silva (Universidade Federal do Maranhão); Rayssa de Sousa da Silva (Universidade Federal do Maranhão); Nayara Nascimento de Sousa (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Gênero, Mulheres, Metodologia, Revistas científicas
[Trabalho]


 
201-1 - GÊNERO E DISTOPIAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE A REPRESENTATIVIDADE FEMININA DE JOGOS VORAZES (2010) E DE 1984 (1949)
Raissa Silva de Oliveira (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  teorias de recepção, representação feminina, literatura distópica
[Trabalho]


 
1346-1 - HOLOCAUSTO NEGRO: INTERSEÇÕES ENTRE COMUNICAÇÃO E PSICANÁLISE PARA UM ESTUDO DE CASO DO “HOLOCAUSTO BRASILEIRO”
Lucas Daniel da Silva (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Raça, Saúde mental, Racismo, Holocausto brasileiro, Luta antimanicomial
[Trabalho]


 
1239-1 - ICONOGRAFIA DE MACEIÓ: ESTUDOS DE ELEMENTOS-EMBLEMAS NA FOTOGRAFIA DA CIDADE NOS SÉCULOS XIX E XX
Viviane da Silva Lima (Universidade Federal de Alagoas); Jade Katlen Wesley de Sena (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Fotografia, Emblemas, Maceió, Memória visual
[Trabalho]


 
1428-1 - IMPACTOS SOCIAIS E DE CONSUMO DOS DESENHOS INFANTIS NA SUBJETIVIDADE DOS TELESPECTADORES
Alberto Joaquim Goveia Diniz Neto (Universidade Federal do Maranhão); Ricardo Costa Alvarenga (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  desenhos infantis, televisão, consumo simbólico
[Trabalho]


 
492-1 - INFLUÊNCIA DA MÚSICA: COMO AFETA A ROTINA DOS ESTUDANTES
Lucas Araujo Calixto (Universidade Federal do Maranhão); Izani Mustafá (Universidade Federal do Maranhão); Angela Lima Freitas (Universidade Federal do Maranhão); Ana Karla de Sousa Silva (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Música, Comunicação, Universitários;, Rotina, Estudantes
[Trabalho]


 
792-1 - LEONILSON: UMA PERSPECTIVA ACADÊMICA ACERCA DO ARTISTA
Ádrian Felipe Meneses Teixeira (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Estado da Arte, Leonilson, Corpo, Comunicação
[Trabalho]


 
1382-1 - LIBERDADE DE IMPRENSA VERSUS PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA NO CONTEÚDO MIDIÁTICO MOSSOROENSE
Amanda Veríssimo da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Presunção de Inocência, Mídia, Direitos Fundamentais
[Trabalho]


 
1069-1 - LITERATURA E ANSEIOS DO SOCIAL EM O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
João Marcos dos Santos Silva (Universidade Federal do Maranhão); Thiago Pereira Falcão (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise, Literatura, Salinger, Sociedade
[Trabalho]


 
228-1 - MEDIAÇÕES: A COMUNICAÇÃO PARA ALÉM DA MÍDIA
Nádia Barros de Sousa (Universidade Federal do Maranhão); Thalia França Gonçalves (Universidade Federal do Maranhão); Letícia Conceição Martins Cardoso (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Cultura, Mapa das Mediações
[Trabalho]


 
893-1 - MÍDIA E JORNALISMO: AS REPRESENTAÇÕES E OS ESTEREÓTIPOS SIMBOLICAMENTE MEDIADOS
Pedro Victor Lacerda da Silveira (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Estereótipo, Ética, Gênero, Jornalismo, Representações midiáticas
[Trabalho]


 
414-1 - MY COMPUTER LIKES ME: UMA ANÁLISE SOBRE RELACIONAMENTO HOMEM VS. MÁQUINA NO FILME HER
Alexandre Cesar Oliveira Torres (Universidade Estadual da Paraíba); Fábio Ronaldo da Silva (Universidade Estadual da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cinema, Her, Pós-modernidade, Relacionamentos, Homem-Máquina
[Trabalho]


 
913-1 - NETFLIX E IDENTIDADE SOCIAL: A REPRESENTAÇÃO E DESESTIGMATIZAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE NAS SÉRIES DA PLATAFORMA STREAM
Rian Paulo Ferreira Silva (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Homossexualidade, Netflix, Séries, Stream
[Trabalho]


 
13-1 - NOMES-COISAS NA AUSÊNCIA PRESENTE: UMA RELEITURA DO KOTODAMA A PARTIR DO NOME EM NEON GENESIS EVANGELION
Josieldo Silva Pereira (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Kotodama, anime, identidade, língua japonesa, semiótica
[Trabalho]


 
468-1 - NÓS MULHERES: A CONSTRUÇÃO DO FEMINISMO BRASILEIRO
Amanda Holtz Brito de Almeida (Universidade Salvador)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Ditadura Militar, História, Mídia Alternativa, Movimento Feminista
[Trabalho]


 
641-1 - O CONCEITO DE MIDIATIZAÇÃO NOS ENCONTROS ANUAIS DA COMPÓS: ANÁLISE COMPARATIVA DOS GTS DE EPISTEMOLOGIA E RECEPÇÃO
Aline Fiuza Menezes (Universidade Federal do Cariri); Rosa Ravena Alves dos Santos (Universidade Federal do Cariri); Bianca Sobral Fernandes (Universidade Federal do Cariri)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  midiatização, Teorias da Comunicação, epistemologia
[Trabalho]


 
825-1 - O CONSUMO CULTURAL DE JOVENS NO BRASIL PROFUNDO: UMA EXPERIÊNCIA QUALITATIVA NA MICRORREGIÃO DE PROPRIÁ - SE
Malu Costa de Araújo (Universidade Federal de Sergipe); Suelem Lopes de Freitas (Universidade Federal de Sergipe)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Consumo Cultural, Convergência Midiática, Juventude
[Trabalho]


 
624-1 - O ESTADO DA ARTE : DESIGN APLICADO NAS ANIMAÇÕES DAS PRINCESAS DISNEY
Mário Maciel de Souza Junior (Universidade de Fortaleza); Icaro Heron Ferreira da Costa (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  princesas, disney, animação, design, estado da arte
[Trabalho]


 
637-1 - O ESTADO DA ARTE SOBRE O DESIGN DE INTERAÇÃO
Beatriz Bernardo Santiago Nascimento (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Design de Interação, Usabilidade, Interface, Estado da Arte
[Trabalho]


 
767-1 - O FUTEBOL FEMININO BRASILEIRO COMO IDENTIDADE NACIONAL DURANTE OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016
Bruno Henrique Marinho de Souza (Universidade Federal da Paraíba); Suelly Maria Maux Dias (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Estudos de Gênero, Futebol Feminino, Futebol Masculino
[Trabalho]


 
433-1 - O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL: UMA ANÁLISE SOBRE O DESENHO ANIMADO COMO FERRAMENTA COMUNICAIONAL DEMOCRÁTICA
Layla Gabriele Shasta Rodrigues de Oliveira (Universidade do Estado da Bahia); Beatriz Reis de Oliveira (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  análise do discurso , democratização da mídia, desenho animado, cartoon network
[Trabalho]


 
810-1 - O LIMITE SAI PELA “PORTA DO FUNDOS”: UMA DISCUSSÃO SOBRE O HUMOR
Laíse Holanda de Lira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Louise Penelope Freitas Dias (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Indyra Cibelle Oliveira Costa (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  limite do humor, liberdade de expressão, Porta dos Fundos, Youtube
[Trabalho]


 
1306-1 - OS CARTAZES CINEMATOGRÁFICOS DE FILMES BLOCKBUSTERS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Rannah de Oliveira Silva Ferraz Cabral (Centro Universitário Maurício de Nassau); José Allan Nogueira Cavalcante (Centro Universitário Maurício de Nassau)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cartaz de Cinema, Semiótica, Blockbuster, Marvel
[Trabalho]


 
623-1 - OS CENÁRIOS QUE MOLDARAM A ASCENSÃO DE HITLER NA ALEMANHA E A ELEIÇÃO DE BOLSONARO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE CONTEXTO E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Maria Eduarda Pessoa Castro (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Hitler , Bolsonaro , propaganda política , estratégias , comunicação
[Trabalho]


 
83-1 - OS LIMITES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA INTERNET: DISCURSO DE ÓDIO NO TWITTER
Tayane Monick Pereira de Carvalho (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Discurso de ódio, Intolerância no Twitter, Liberdade de expressão, Twitter
[Trabalho]


 
534-1 - RADIODIFUSÃO E OLIGARQUIA: UM OLHAR SOBRE OS TRAÇOS HISTÓRICOS DO CORONELISMO ELETRÔNICO EM PETROLINA, PE
Cássio Felipe de Lima Silva Viana (Universidade do Estado da Bahia); Anette Maria Rodrigues Silva Bento Oliveira (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  coronelismo, coronelismo eletrônico, telecomunicações, sertão pernambucano
[Trabalho]


 
691-2 - RELATÓRIO DA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO LOCAL-REGIONAL DO JORNAL “MARCO ZERO” EM RECIFE
Aíla Cristhie dos Santos Cardoso (Universidade Federal de Sergipe); Rafaelle Silva Pereira (Universidade Federal de Sergipe)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, regional, geografia
[Trabalho]


 
1049-1 - REPRESENTAÇÕES SOBRE POLÍTICO E RELIGIOSO NO DISCURSO DE PRÉ-CANDIDATOS NA MARCHA PARA JESUS
Ana Rebecca Bryner de Queiroz (Centro Universitário Inta)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Religião, Política, Esfera Pública, Noticiabilidade, Discurso
[Trabalho]


 
309-1 - REZADEIRAS: UMA ANÁLISE DE COMO A FÉ PODE SER DISSEMINADA POR MEIO DA COMUNICAÇÃO
Jose Matheus Luz Silva (Instituto de Educação Superior Raimundo Rsá); Guilherme dos Santos Alves (Instituto de Educação Superior Raimundo Rsá); Mateus Milton da Silva (Instituto de Educação Superior Raimundo Rsá)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cultura, Rezadeiras, Tradição, Memória
[Trabalho]


 
38-1 - SUPER-HERÓIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: RELAÇÃO DE AMOR ENTRE MARCA E CONSUMIDORES
Letícia Bezerra Silva (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  história em quadrinhos, super-heróis, lovemarks, consumidor
[Trabalho]


 
975-1 - THE HANDMAID’S TALE: QUANDO O URBANO REFLETE A CRISE DE UMA SOCIEDADE
Maria Célia Santos (Universidade Federal da Paraíba); Alexandres Carlos de Albuquerque Farias Filho (Universidade Federal da Paraíba); Alana Carla Lucena Farias (Universidade Federal da Paraíba); Norma Meireles (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cidade, Distopia, Liberdade, Entretenimento, Sociedade
[Trabalho]


 
379-1 - TRÁFICO E RELIGIÃO: ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A INFLUÊNCIA DO PROTESTANTISMO NOS ATAQUES DE TRAFICANTES A TERREIROS DE UMBANDA E CANDOMBLÉ, NO RIO DE JANEIRO
Jesica Carvalho Sales (Universidade Federal do Piauí); Valéria Noronha de Oliveira (Universidade Federal do Piauí)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise do Discurso, Candomblé e Umbanda, Ideologia, Tráfico
[Trabalho]


 
664-1 - UMA ANÁLISE DO EPISÓDIO NOSEDIVE, DA SÉRIE BLACK MIRROR, SOB OS OLHARES DE BAUMAN E DEBORD
Beatriz Barros Souza (Universidade Federal da Paraíba); Joyci Mendes Medeiros (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cibercultura, Relações sociais, Modernidade, Capitalismo , Espetáculo
[Trabalho]


 
890-1 - UMBANDA: UMA ANÁLISE DAS TRADIÇÕES E RITUAIS UMBANDISTAS
Jeremias Francisco Santos Moura (Instituto de Educação Superior Raimundo Sá); Guilherme dos Santos Alves (Instituto de Educação Superior Raimundo Sá); Mateus Milton da Silva (Instituto de Educação Superior Raimundo Sá); José Matheus Luz Silva (Instituto de Educação Superior Raimundo Sá)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Umbanda, Cultura, Terreiro de Iemanjá
[Trabalho]


 
69-1 - VOGUE E A MODA: UM ESTUDO SEMIOLÓGICO DA REPRESENTAÇÃO DE SALVADOR DALI NA CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA NAS CAPAS DA REVISTA
Barbara Kauany de Castro Cunha (Universidade Federal do Ceará); Alan Clyverton da Silva (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Moda, Salvador Dali, Semiologia, Surrealismo, Vogue
[Trabalho]


 
1333-1 - YOUTUBE E DEMOCRACIA DIGITAL: RESULTADOS DA ANÁLISE DO CANAL FLÁVIO DINO NA CAMPANHA ELEITORAL 2018
Hellen Cristina Silva Nunes (Estácio de Sá São Luís); Elthon Ranyere Oliveira Aragão (Estácio de Sá São Luís)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  YouTube, Eleições 2018, Maranhão, Flávio Dino, Interação
[Trabalho]


 
321-1 - “#ELENÃO VAI NOS DESVALORIZAR, #ELENÃO VAI NOS OPRIMIR #ELENÃO VAI NOS CALAR” O POSICIONAMENTO DA CANTORA MADONNA NO MOVIMENTO DA HASHTAG “#ELENÃO”
Sérgio Lucas da Silva Júnior (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Celebridades, Madonna, Bolsonaro, Política
[Trabalho]


 
711-1 - “A RUA É NOIZ”: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA DA C&A EM COLABORAÇÃO COM A LABORATÓRIO FANTASMA
Cintia da Silva Martins (Universidade de Fortaleza); Janayde de Castro Gonçalves (Universidade de Fortaleza); Jean D’ Carlo Silva Júnior (Universidade de Fortaleza); Brenda de Menezes da Silva (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Moda, Hip-hop, Identidade Negra, Comunicação
[Trabalho]


 
116-1 - “VIDA E ARTE”: ARTE E A CRISE DE IDENTIDADE NA SÉRIE “EASY” DA NETFLIX
Bianca Patrícia da Silva (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  arte, crise de identidade, comunicação, pós-modernidade
[Trabalho]