XXIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE

Fumec – Belo Horizonte - MG - 07 a 09 de junho de 2018

ISSN: 2177-7888

Trabalhos


IJ: Comunicação Audiovisual
[Voltar]

 
1078-1 - A BISSEXUALIDADE EM TELENOVELAS: AMOR À VIDA E EM FAMÍLIA
Fernanda Santos Rossi (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Pablo Moreno Fernandes Viana (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  bissexualidade, telenovela, gênero, sexualidade, representação
[Trabalho]


 
663-1 - A CONSTRUÇÃO DO HORROR NO CURTA-METRAGEM CANA
Giovani Simoneti Beloto (Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio); Fernanda Cristina Cobo de Sousa (Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema, Ficção, Horror, Direção
[Trabalho]


 
378-1 - A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA MULHER NEGRA EM "KBELA"
Larah Camargo Barbosa (Universidade Estadual de Campinas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema brasileiro, Cinema negro, Documentário perfomático, Negritude
[Trabalho]


 
1409-1 - A SUBSTITUTA: UMA RADIONOVELA LIVREMENTE INSPIRADA EM “A USURPADORA”
Carla Baldutti Rodrigues (Universidade Federal de Juiz de Fora)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Radialismo, Radionovela, Dramatização, Radiodrama, Produto Radiofônico
[Trabalho]


 
363-1 - A TV NO FACEBOOK: MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS DE EMISSORAS TELEVISIVAS
Mariana Solis Corrêa (Universidade Federal de Uberlândia)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Facebook, Monitoramento, Redes Sociais, Televisão
[Trabalho]


 
1155-1 - A “EPISTEMOLOGIA DO ARMÁRIO” NO CINEMA DE LAÍS BODANZKI: RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE GAY COM BASE EM UMA PERSPECTIVA FEMININA.
Tadeu Barbuto Bousada (Universidade Federal do Espírito Santo)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Armário, identidade gay, coming out, cinema nacional
[Trabalho]


 
326-1 - ADENTRANDO NO COTIDIANO, NA SENSIBILIDADE E NAS CARÊNCIAS DO OUTRO: UMA REFLEXÃO SOBRE “A FALTA QUE ME FAZ”
Angélica Franceschini Ghilardi (Universidade Estadual de Campinas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  “A Falta que me Faz”, documentário, cotidiano , sensível, Marília Rocha
[Trabalho]


 
15-1 - ATIVISMO E AUDIOVISUAL: O CINEMA ANIMALISTA NO CENÁRIO BRASILEIRO
Daniel Rossmann Jacobsen (Universidade Federal do Espírito Santo)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cinema animalista, cinema brasileiro, animalismo, audiovisual, comunicação
[Trabalho]


 
1691-1 - DOS GAMES À REALIDADE VIRTUAL
Guilherme de Souza Almeida (Universidade Estácio de Sá); Francisco Carlos Malta (Universidade Estácio de Sá)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema, Roteiro, Game, Realidade Virtual
[Trabalho]


 
827-1 - ESTADO ISLÂMICO: A ESPETACULARIZAÇÃO DA MORTE ATRAVÉS DA PROPAGANDA
Rodrigo Siqueira Rodrigues (Pontifícia Universidade Catolica)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Espetáculo, Estado Islâmico, Propaganda, Terrorismo
[Trabalho]


 
183-1 - EVGEN BAVCAR: TÉCNICAS FOTOGÁFICAS DO NÃO-OLHAR
Marlene Gomes Reverte (Universidade do Oeste Paulista)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Ensino de Fotografia, Fotografia, Acessibilidade, Deficiência Visual, Evgen Bavcar
[Trabalho]


 
26-1 - MARIA DE FÁTIMA E PERPÉTUA: O INÍCIO DO DOMÍNIO FEMININO NAS VILANIAS DE TELEDRAMATURGIA PÓS-CENSURA
Marcellus Fonseca Cataneo (Faculdade Cásper Líbero)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  censura, personagem-sujeito, teledramaturgia, vilãs, vilania
[Trabalho]


 
933-1 - MERCHANDISING EDITORIAL NA NETFLIX: "ESTUDO DE CASO SANTA CLARITA DIET"
Karen Cristine Sobue Sérgio (Universidade de Ribeirão Preto); Guilherme Bianco Benedini Sica (Universidade de Ribeirão Preto); Renato Márcio Martins de Campos (Universidade de Ribeirão Preto)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Audiovisual, Ficção Seriada, Merchandising Editorial, Netflix, Streaming
[Trabalho]


 
1498-2 - O LADO EMPODERADOR DA SÉRIE GREY’S ANATOMY
Victória Santos Baccarelli de Almeida (Fundação Armando Alvares Penteado); Danielle Mendes Thame Denny (Fundação Armando Alvares Penteado)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Grey's Anatomy, empoderamento, feminismo, gênero, igualdade
[Trabalho]


 
163-1 - O NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO EM 2015
Letícia Soares Santos (Universidade Estadual de Campinas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  negro, cinema, representação, sociedade, estereótipos
[Trabalho]


 
908-1 - O OLHAR MASCULINO NO FILME MENINAS MALVADAS
Barbara Torisu Lemos (Universidade Federal de Ouro Preto)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  patriarcado, meninas malvadas, análise fílmica, olhar masculino
[Trabalho]


 
539-1 - O QUE É PLÁSTICA SONORA? A PLÁSTICA SONORA NA NOVELA CAMINHO DAS ÍNDIAS
Juliane Natacha Teixeira de Araújo (Faculdade Paulus de Comunicação)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Comunicação, Rádio, Tv & Internet, Plástica sonora, Telenovela, Trilha Sonora
[Trabalho]


 
763-1 - O SILÊNCIO QUE GRITA: UMA ANÁLISE SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO SERIADO “BIG LITTLE LIES”
Matheus Effgen Santos (Universidade Federal de Ouro Preto); Igor Pereira Mattos (Universidade Federal de Ouro Preto); Gabriel Rodrigues de Lima (Universidade Federal de Ouro Preto); Wandeir Lucas Campos (Universidade Federal de Ouro Preto)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Big Little Lies, Gênero, Sororidade, Violência Doméstica
[Trabalho]


 
1380-1 - O TURISMO NAS TELENOVELAS: NOTAS DE UMA INTERLOCUÇÃO TEÓRICA
Natiele Lopes (Universidade Federal de Minas Gerais); José Tarcísio Oliveira Filho (Universidade Federal de Minas Gerais)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  consumo, história, telenovelas, turismo, TV Globo
[Trabalho]


 
1625-1 - RECEPÇÃO DOS PRODUTOS MIDIÁTICOS: A CONSTRUÇÃO SOCIAL E INTERPRETAÇÃO DOS SIGNOS NA MINISSÉRIE CAPITU, DE LUIZ FERNANDO CARVALHO
Iago Porfírio (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Recepção, Capitu, Construção social, Literatura, Cinema
[Trabalho]


 
1359-1 - SEM MEMÓRIA
Monica Eiko Ogaya (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Fernanda Cobo (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Curta-metragem, memória, fotografia, selfie, audiovisual
[Trabalho]


 
116-1 - SOMOS TODOS CAMPEÕES: O PROCESSO EVOLUTIVO DAS VINHETAS DO CANAL SPORTV EM ANOS OLÍMPICOS (1996-2016)
Maikon Nunes da Costa Silva (Universidade Presidente Antônio Carlos); Sarah Braga Dias (Universidade Presidente Antônio Carlos); Enir Cimino Andrade Junior (Universidade Presidente Antônio Carlos); Adelaine Graciet de Carvalho (Universidade Presidente Antônio Carlos); Ketley Costa Silva Brito (Universidade Presidente Antônio Carlos); Ricardo Matos de Araújo Rios (Universidade Presidente Antônio Carlos)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Ethos, Jogos Olímpicos, SporTV, Televisão, Vinhetas
[Trabalho]


 
1225-1 - UM PROGRAMA CONCEITO: ARTIVISMO
Victor Luis Faria dos Santos (Universidade Federal de Juiz de Fora); Iluska Maria da Silva Coutinho (Universidade Federal de Juiz de Fora)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Artivismo , Diversidade, Jornalismo Cultural, Audiovisual , Comunicação Pública
[Trabalho]


 
831-1 - VIDEODOCUMENTÁRIO E MEMÓRIA: RELAÇÕES E REFLEXÕES
Fabio Figueirinha Silveira (Universidade do Oeste Paulista); Fabio Henrique dos Santos Reis (Universidade do Oeste Paulista); Paulo Roberto Ribeiro (Universidade do Oeste Paulista); Thaisa Sallum Bacco (Universidade do Oeste Paulista)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  videodocumentário, memória, futebol amador, Sete Copas, Indiana (SP)
[Trabalho]


 
1279-1 - “CONFISSÕES DE ADOLESCENTE” E O TRATAMENTO DE TEMAS TABUS PARA OS ADOLESCENTES NA TELEVISÃO BRASILEIRA
Guilherme Augusto Hansen (Universidade Estadual Paulista - Unesp)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Adolescente, Televisão, Tabus
[Trabalho]