O professor Adolpho Queiroz nasceu em 1956, em Piracicaba (SP), onde graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista e começou a trabalhar como jornalista. Ainda adolescente, dividia-se entre os estudos, a Rádio Difusora e o Diário de Piracicaba, jornal em que, aos 19 anos, já era editor. Fã de O Pasquim, fez parte do grupo fundador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, mostra criada em 1974, em plena ditadura militar, que em 2016 chega a sua 43ª edição como a maior do país na área.
Seu mestrado foi realizado em 1992, na Universidade de Brasília, sobre jornalismo de televisão. A ida para a capital ocorreu quando Adolpho Queiroz, no início de sua atuação no setor de marketing político, assessorou o deputado federal João Hermann Neto, que havia sido prefeito de Piracicaba. O doutorado foi feito em 1998, na Universidade Metodista de São Paulo, sobre o centenário do Jornal de Piracicaba, e o pós-doutorado se deu em 2009, na Universidade Federal Fluminense, quando o professor trabalhou com marketing político.
Seu primeiro contato com a Intercom aconteceu no final dos anos 1980. Já sócio da entidade, ele gostaria de ter comparecido ao congresso nacional realizado no Rio de Janeiro, mas não pôde. Depois, foi a Porto Alegre, no congresso seguinte, e passou a se aproximar mais da Intercom, assumindo primeiro um cargo no Conselho Fiscal e, em seguida, a presidência, para um mandato entre os anos 1993-1995.
Em sua gestão, Adolpho Queiroz destaca a evolução financeira da entidade, alcançada com o apoio fundamental do professor Fernando Ferreira de Almeida, convidado por ele para a Tesouraria; a maior abertura da Intercom a alunos de graduação, com a criação do Expecom, depois chamado de Expocom; e a realização de dois grandes congressos: o primeiro, para mais de mil pessoas, em Piracicaba, e o segundo, para 1,5 mil pessoas, em Aracaju, o que exigiu um grande esforço logístico.
Fundador da Politicom (Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político), com participação na gestão da ABP2 (Associação Brasileira dos Pesquisadores de Publicidade e Propaganda) e Socicom (Federação das Associações Científicas de Comunicação do Brasil), Adolpho Queiroz é atualmente presidente do Conselho Consultivo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Entre os mais de 30 livros que escreveu ou atuou como organizador, estão: Na arena do marketing político, TV de Papel – a imprensa como instrumento de legitimação da televisão e No espaço cênico de propaganda política: mídia, comunicação e marketing político nas campanhas presidenciais brasileiras.
Em 19/11/2015