Margarida Kunsch



Margarida Maria Krohling Kunsch nasceu em 1947, em Domingo Martins, no Espírito Santo. Viveu no estado até os 23 anos de idade, quando se mudou para São Paulo, onde estudou Relações Públicas, formando-se na Universidade Anhembi-Morumbi (na época Faculdade de Comunicação Social Anhembi). Em 1977, deu início a sua carreira docente e, a partir de então, trabalhou em diversas instituições paulistas – Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade de Santo Amaro, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Anhembi-Morumbi e Faculdade de Comunicação Cásper Líbero – até se dedicar integralmente à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é professora concursada desde 1988.


Mestre, doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente pela ECA, Margarida Kunsch está entre os pesquisadores que pioneiramente se dedicaram aos estudos de comunicação organizacional no Brasil. Em 1979, em seu mestrado, quando o país iniciava uma transição democrática e precisava de novas formas de atuação da área de comunicação, tratou do planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Em seu doutorado, abordou a comunicação integrada para a universidade, com a proposta de que houvesse uma política e uma estrutura para difundir sua produção científica, sua pesquisa. Como no mestrado, o doutorado resultou em um livro, este chamado Universidade e Comunicação na Edificação da Sociedade. Na USP, pôde colocar em prática a proposição teórica, no período em que atuou na Coordenadoria de Comunicação Social da instituição.


Como professora da ECA, Margarida Kunsch começou a ministrar aulas na pós-graduação na metade da década de 1990. Por muitos anos foi vice-coordenadora do Programa de Ciência da Comunicação e, depois, presidente da Comissão de Pós-Graduação da ECA, que reúne seis programas. Desde 2013, é diretora da Escola, em mandato que se encerra no ano de 2017.


Na Intercom, sua primeira participação aconteceu em 1978, quando começou a frequentar os encontros anuais da entidade. De lá para cá, só não compareceu a dois deles. Nesse período, integrou diretorias e foi presidente por duas vezes: de 1987 a 1989 e de 1991 a 1993. Em seus mandatos, destaca como principais contribuições a nacionalização da Intercom, com a realização do primeiro congresso nacional fora de São Paulo, em Viçosa (MG), e a implantação dos simpósios regionais; e, num segundo momento, a internacionalização da Intercom, com a realização sistemática de eventos como os colóquios que reúnem pesquisadores do Brasil e de outros países.


Margarida Kunsch foi, também, presidente da Alaic (Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação) por dois mandatos, entre 1998 e 2005, contribuindo para a consolidação da entidade; participou da criação da Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas), entidade que dirigiu por duas vezes consecutivas, entre 2006 e 2010; e preside, atualmente, a Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação).


Sempre envolvida com pesquisas – a mais recente tratando de comunicação e sustentabilidade –, a professora Margarida Kunsch escreveu, além do já citado Universidade e Comunicação na Edificação da Sociedade, os livros Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada e Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional, além de ter organizado coletâneas e de ter escrito diversos capítulos de obras importantes na área.


Em 17/11/2015



intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477
RUA JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR | (11) 3596 4747

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIZ ANTONIO, 2050 - CONJ. 36- BELA VISTA