Lançamento do Prêmio Luiz Beltrão

O lançamento da 19ª edição do Prêmio Luiz Beltrão de Ciência da Comunicação aconteceu durante o Colóquio Nacional de Midiologia Comparada, que teve como tema “Um dia na imprensa brasileira: 50 anos de jornalismo comparado no Brasil” e foi promovido pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, no dia 17 de março. Além do anúncio do prêmio, houve também a divulgação do Troféu José Marques de Melo – Maturidade Acadêmica Regional, que destaca um pesquisador da área onde se realiza o Congresso Nacional da Intercom – este ano será em São Paulo, na ECA/USP. Neste caso, com indicação da diretoria da entidade.

Todos os sócios da Intercom podem sugerir candidatos ao prêmio em suas quatro categorias: Maturidade Acadêmica, Liderança Emergente, Grupo Inovador e Instituição Paradigmática. As indicações deverão ser feitas no período de 1º a 30 de abril, pelo site da Intercom. É importante que sejam cumpridos rigorosamente os critérios estabelecidos, também disponíveis para consulta no site.

A premiação acontecerá no dia 6 de setembro, durante o Congresso Nacional, e até o dia 31 de maio serão conhecidos os nomes dos vencedores, escolhidos por um colegiado composto pelos ex-presidentes da Intercom.

Vale lembrar que o objetivo do Prêmio Luiz Beltrão é reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual, grupal ou coletiva. Por meio da premiação, identificam-se anualmente pessoas, equipes ou instituições que apresentaram contribuições relevantes para o campo das Ciências da Comunicação, de modo a construir e consolidar a identidade desta comunidade acadêmica.

Luiz Beltrão, pesquisador que dá nome ao prêmio, foi pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira; fundador do Instituto de Ciências da Informação, primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, e de Comunicações & Problemas, primeira revista de Ciências da Comunicação (Universidade Católica de Pernambuco, 1963). Tornou-se também o primeiro Doutor em Comunicação do Brasil (Universidade de Brasília, 1967). Sua obra ganhou reconhecimento nacional e prestígio internacional, nos âmbitos do jornalismo e comunicação de massa.

No link http://www.portalintercom.org.br/premios_new/luiz-... os sócios encontram mais informações sobre o Prêmio Luiz Beltrão.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA